Juiza é quem vai decidir se manda prender Lula ou não. Neste país tão conturbado dos últimos dias, ninguém arrisca um palpite. Tem passeata domingo, 13, contra Dilma. Tudo é urgente.
MIUDINHAS GLOBAIS:
1. Caso do ex-presidente Lula e o pedido de prisão preventiva pelo MP/SP: Segundo o anexo, publicado pelo site jurídico Jota, os promotores acusam Lula de atentar contra a ordem pública ao desrespeitar as instituições que compõem o sistema de Justiça, especialmente a partir do momento em que as investigações do Ministério Público do Estado de São Paulo e da Operação Lava Jato se voltaram contra ele.
2. O Ministério Público alega ainda que, se não for preso, Lula poderia fugir facilmente, além de inflamar a militância para blindá-lo de qualquer investigação. "Os motivos são suficientes para permitir a conclusão de que movimentará ele toda a sua 'rede' violenta de apoio para evitar que o processo crime que se inicia com a presente denúncia não tenha seu curso natural, com probabilidade evidente de ameaças a vítimas e testemunhas e prejuízo na produção das demais provas do caso", diz o MP.
3. Os promotores atacam também a postura da presidente Dilma Rousseff, que nos últimos discursos criticou a Operação Lava Jato e as investigações contra o padrinho político.
4. "A sociedade civil, a imprensa livre e as instituições públicas assistiram, surpresas, a uma presidente da República, em pleno exercício de seu mandato, interromper seus caros compromissos presidenciais para vir a público defender pessoa que não ocupa qualquer cargo público, mas que guarda em comum com a chefe máxima do Governo Federal a mesma filiação partidária", criticam os promotores, que classificaram como "lamentável" a viagem às pressas feita por Dilma para se solidarizar com o ex-presidente.
5. "A presidente da República veio novamente a público externar sua opinião em defesa do denunciado sobre fatos de que deveria se abster, porquanto relativos a decisão judicial relacionada a investigação que não guarda qualquer relação com os atos do governo federal", resume o MP.
6. A despeito de o ex-presidente ter inflamado sua militância para afirmar que ele nunca se furtou a prestar esclarecimentos à justiça, os promotores evidenciam que o petista "não aceitava ser investigado" e buscou "manobras" para interromper o caso, seja por meio de recursos ao Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP) ou de pedido direto contra os investigadores encaminhado à Corregedoria-Geral do MP.
7. "Valendo-se de sua rede político-partidária o denunciado Luiz Inácio Lula da Silva sempre buscou manobras para evitar que a investigação criminal do Ministério Público não avançasse. Sempre tentou ele se valer de terceiras e interpostas pessoas para evitar que tivesse de comparecer na investigação criminal do Ministério Público do Estado de São Paulo para ser ouvido na condição de 'investigado'", registraram os promotores.
******
8. A Estácio, uma das maiores instituições de Ensino Superior do Brasil, lança o Prêmio Estácio de Jornalismo – edição 2016, que irá escolher as melhores reportagens veiculadas no país sobre Ensino Superior. Criado em 2011, o Prêmio Estácio de Jornalismo tem o objetivo de fomentar a produção pela imprensa de matérias jornalísticas que abordem o Ensino Superior no Brasil, de forma a ampliar o debate e a importância do tema para o desenvolvimento do país.
9. O prêmio é hoje o único em nível nacional dedicado exclusivamente a esta temática. Veículos de imprensa de todo o Brasil podem concorrer nas mídias TV, Rádio, Internet e Impresso, tanto na modalidade Nacional, quanto na Regional. São elegíveis reportagens que tenham sido publicadas ou veiculadas pela primeira vez entre 11 de junho de 2015 e 10 de junho de 2016.
10. As mobilizações que acontecem desde a última sexta-feira (4) seguem ganhando força em cidades da Bahia e de outros estados do país. Nesta quinta-feira (10), o deputado federal Valmir Assunção (PT-BA) defendeu os militantes do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) e de todos os movimentos sociais que estão tomando as ruas para o que considerou de “estado de vigília constante”.
11. De acordo com Assunção, políticos do PSDB disseram que no dia 13 de março vão fazer manifestações pedindo a cassação da presidente Dilma Rousseff. “Acreditamos em um país onde todos tenham seus direitos e sejam respeitados. Do mesmo jeito que o PSDB está dizendo que vai fazer manifestação, os sem-terra, ou quem quer que seja, aqueles que sempre estiveram na rua têm o mesmo direito de fazer manifestação”.
12. Os jogadores do time do Galícia foram para o estádio no jogo contra o Bahia usando buzú.
13. A Câmara Municipal de Camaçari aprovou, nesta quinta-feira (11), moção de repúdio à forma como o Ministério Público do Estado fixou o horário de encerramento dos cultos nas igrejas evangélicas da cidade, localizada na Região Metropolitana de Salvador.
14. A partir de agora, as igrejas evangélicas de Camaçari estão obrigados a encerrar os cultos às 22h, nos dias de semana, e deverão submeter-se a uma série de outras restrições, a serem fixadas em um termo de ajustamento de conduta (TAC) a ser firmado nos próximos meses com o Ministério Público e cujo descumprimento poderá ensejar multa, interdição e até mesmo o fechamento de templos.
15. As restrições foram estabelecidas em uma reunião no escritório regional do Ministério Público, procurado pelo deputado federal Luiz Caetano (PT) à frente de uns poucos líderes religiosos. Os resultados do encontro, contudo, estão sendo questionados pela maioria dos pastores do município, que não se sentem representados na reunião.
16. A situação do promotor Wellington Lima e Silva no Ministério da Justiça é complicada. Se renunciar ao MP perde tudo o que construiu na vida. Como não é um jurista que atua em causas civeis e criminais, não está vinculado a escritórios, etc, a tendência é deixar o Ministério da Justiça. Até porque, com essa instabilidade em que vive o país ninguém sabe se o governo Dilma seguiraá até 2018 ou se um impeachment a retirará do poder.
17. Aí, o promotor Wellington pode ficar sem o mel e a cabaça.
18. No próximo sábado, na Convenção do PMDB, a tendência deste partido é desgarar-se do PT.
19. Enquanto a Câmara dos Deputados sofre os impactos da crise política, o líder Bacelar (PTN-BA) pede pressa na aprovação da Proposta de Emenda à Constituição (PEC), que promete ser um marco nas decisões do Congresso Nacional. Bacelar é autor da PEC 51/2015, que proíbe parlamentares de ocupar cargos no Poder Executivo, como secretarias e ministérios.
20. Nesta quinta-feira (10), o deputado fez um apelo aos colegas pela aprovação da matéria, para que a Câmara dê uma demonstração de independência . “Nós vivemos em um regime presidencialista.
21. É indesejável o vínculo da presença de membros do Legislativo no Executivo. Isso fere a independência dos poderes. Como um deputado, que tem a função de fiscalizar as ações do Executivo, pode ceder às vontades e as determinações do governo? Essa medida vai no sentido da moralização no Brasil, reivindicada pela população nas ruas. O presidencialismo de coalizão é uma das causas dos graves problemas de corrupção que o Brasil atravessa", afirmou.
22. As mulheres do Bairro da Paz participarão nesta sexta-feira (11) de um café da manhã, promovido pela Base Comunitária de Segurança. O evento é comemorativo ao Dia Internacional da Mulher, comemorado no último dia 8.
23. A programação, que acontecerá a partir das 8 horas, na sede da Base, contará também com oficinas de arte, de dança, atividades aeróbica, alongamento, e sessão de cinema. As homenageadas ainda terão à disposição profissionais para cuidar da beleza, com serviços de maquiagem.
24. A Associação Bahiana de Imprensa (ABI), por decisão de sua diretoria em reunião realizada nesta quarta-feira (9), divulgou hoje uma nota para manifestar publicamente sua solidariedade e apoio ao jornal A Tarde, diante do momento de dificuldades que a instituição enfrenta. No documento, a ABI expressa sua preocupação e ressalta que A Tarde "é parte da cultura e da tradição do povo baiano".
25. A entidade também conclama outras instituições – instâncias governamentais, culturais, organizações sociais e lideranças em geral – para que contribuam para preservar a missão de A Tarde em defender legítimos interesses da Bahia.