Colunistas / Miudinhas
Tasso Franco

FRENTE PARLAMENTAR tenta evitar que a Bahia perca produção petróleo

Produção industrial (de transformação e extrativa mineral) da Bahia, ajustada sazonalmente, avançou 2,6% em janeiro de 2016 frente ao mês imediatamente anterior.
09/03/2016 às 18:14
MIUDINHAS GLOBAIS:

  1. A luta e o movimento para que a Petrobras não suspenda a exploração dos campos terrestres na Bahia, hoje, produzindo 40 mil barris diários em 16 blocos com 900 poços, ganha uma nova dimensão na próxima segunda-feira, 14, com uma reunião suprapartidária que acontecerá na Assembleia Legislativa, a partir das 9h, com a presença de senadores, deputados federais e deputados estaduais.

   2. Segundo o deputado Rosemberg Pinto, líder do PT na Casa, o objetivo é tirar um documento (Carta da Bahia) para sensibilizar o governo federal, em especial o presidente da Petrobras, e o ministro Jaques Wagner, que é possível manter esses campos em produção "e ampliar essa capacidade produtiva".

   3. A proposta da Petrobras é de repassar os campos de Miranga e Buraquinho que produzem 6 mil barris para a iniciativa privada  e desativar os demais alegando que são poços saturados. 

   4. Na opinião de Rosemberg, o grupo que se encontrará na segunda com apoio da FUP e Sindipetro advogará suspender a venda dos campos de Miranga e Buraquinho, a Petrobras seguir explorando os 900 poços e mudar o marco regulatório abrindo um maior espaço para a iniciativa, em blocos.

   5. "A Bahia tem 16 blocos de exploração e assim fica mais fácil sensibilizar as empresas e não limitando as ações a dois campos", concluiu.
                                                                                 *****
   6. Com a presença confirmada do presidente nacional do PPS, deputado Roberto Freire (SP), e do prefeito de Salvador, ACM Neto (DEM), o deputado federal  Arthur  Maia realiza, na sexta-feira (11), às 18h00, no Centro de Cultura da Câmara de Vereadores, em Salvador, ato público de filiação na sigla. 

   7. “Eu queria um partido que tivesse posicionamento coincidente nos planos federal e estadual. Ou seja, que fosse oposição nos dois níveis. O PPS é um partido que faz uma política responsável e de forma coerente, que trabalha em prol de um Brasil que quer crescer e prosperar.

   8. Eu venho para o PPS como um soldado, incorporando a voz da Bahia na construção de um Brasil melhor”, destaca Maia. Além dele, os deputados estaduais Soldado Prisco e Targino Machado, o vereador Euvaldo Jorge e os pré-candidatos à Prefeitura de Porto Seguro, Roberta Caires, de Vitória da Conquista, Armênio Santos, e de outras cidades baianas como Lauro de Freitas, Paratinga, Itagi e Itabuna  também se filiarão.
 
   9. Foi entregue, nesta quarta-feira 9, ao secretário do Trabalho e Esporte, Álvaro Gomes, troféu comemorativo aos 60 anos de fundação do Departamento Intersindical de Estatística e Estudos
Socioeconômicos – Dieese, celebrado em dezembro do ano passado.

  10. Além do troféu, a coordenadora de Estudos de Desenvolvimento do Dieese, Ângela Schwengber, presenteou o secretário com o primeiro volume da coleção Por Que Cruzamos os Braços -
Greves no Brasil (de 1968 aos dias atuais). Também parte das comemorações dos 60 anos do Dieese, a coleção traz depoimentos de 60 lideranças de greves ocorridas no Brasil nas últimas décadas.

   11. Segundo levantamento da Secretaria Municipal de Educação de Salvador junto às Gerências Regionais de Educação (GREs), cerca de 60 % dos professores da rede municipal de ensino não aderiram à greve.

   12.  “A baixa adesão ocorre porque é uma greve eleitoreira e mesquinha da APLB Sindicato. Quero enaltecer o espírito público dos professores que não se curvaram a interesses partidários e botaram a educação das nossas crianças  em primeiro lugar", frisou o vice-líder do Governo e líder do DEM na Câmara Municipal de Salvador, Leo Prates. 

   13. Segundo o vereador, este posicionamento da “maioria dos professores é uma vitória para a educação; Salvador e, principalmente, para os 138.231 alunos da rede municipal de ensino, incluindo as crianças e jovens da Educação Infantil e Ensino Fundamental; além dos adultos da Educação de Jovens e Adultos (EJA), que são os mais prejudicadas com a falta de aulas”, finalizou. 

   14. Ainda de acordo com a secretaria, há regiões de Salvador onde 80% dos docentes estão em sala de aula

   15. O combate ao mosquito transmissor da dengue, zika e febre chikungunya em Salvador contará com mais um importante aliado. Profissionais do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia da Bahia (Crea-BA) serão capacitados pelo Centro de Controle de Zoonoses, nesta quinta-feira (10), a partir das 09 horas, no auditório do órgão, localizado na Rua Professor Aloísio de Carvalho Filho, 402 – Engenho Velho de Brotas, para atuarem no enfrentamento da proliferação do Aedes aegypti em todo estado.

   16. A meta do Crea-BA é visitar até dezembro desse ano 150 empreendimentos por dia, sensibilizando os trabalhadores nos canteiros de obras de toda a Bahia sobre medidas de prevenção e como
eliminar criadouros do mosquito. 

   12. Acontecerá amanhã (10), a inauguração da Sede da Ronda Maria da Penha (RMP) em Salvador. A solenidade acontecerá às 10h, no Distrito Integrado de Segurança Pública em Periperi – DISEP.

   13. A ação além de celebrar o mês de Março, dedicado às mulheres, remete à criação da Ronda Maria Penha, que completou um ano no último dia 08 de março, Dia Internacional da Mulher.

  14. Realizada pelo Comando Geral da Polícia Militar da Bahia, a inauguração conta com o apoio da Secretaria Estadual de Políticas para as Mulheres da Bahia (SPM-BA), e faz parte da programação especial de atividades do “Março Mulheres 2016”. 

   15. A deputada estadual Luiza Maia (PT) chamou o juiz federal Sérgio Moro de "irresponsável e perseguidor".

   16. O deputado Carlos Geilson (PSDB) defendeu o juiz Moro e disse que ele "está passando o Brasil a limpo".

   17. Em pronunciamento na Assembleia, o deputado Rosemberg Pinto (PT) fez o que mais gosta: atacar a Rede Globo de TV.

   18. O prefeito ACM Neto já está sendo apelidado pela oposição na Assembleia de "Neto festinha". 

  19. Brasil sem lei: MST mulher invade áreas públicas, destroi o patrimônio público e não acontece nada.

  20. Falta de valorização dos profissionais, alimentação escolar de baixa qualidade, não cumprimento de demandas como a universalização da reserva de jornada, além da falta de diálogo e a tentativa de criminalizar o movimento grevista. Esses são alguns dos assuntos pautados pelos professores municipais de Salvador, que estão em greve há uma semana. 

   21. Nesta quarta-feira (9), o deputado federal Valmir Assunção (PT-BA) disse a situação na capital baiana é insustentável e já ameaça o ano letivo de 2016. “Tentam criminalizar a greve dos professores e empurrar os problemas para debaixo do tapete. É assim que a gestão carlista sempre fez. Antigamente era debaixo do chicote e hoje é na pressão usando meios de comunicação ligados à família Magalhães, com mentiras, para criar um clima onde os professores sejam considerados culpados, quando, na verdade, é a prefeitura que deixa de cumprir suas obrigações”, dispara o petista.

   22. O Secretário de Desenvolvimento, Trabalho e Emprego (Sedes), Severiano Alves representou nesta quarta-feira (09), a Coordenadoria de Proteção e Defesa do Consumidor (Codecon) na abertura do Iº Congresso Baiano de Defesa do Consumidor. 

   23. O evento é promovido pelo Ministério Público estadual, por meio da 5ª Promotoria de Justiça do Consumidor, em parceria com a Associação Baiana de Defesa do Consumidor (ABDECON), na condição de projeto de extensão da Universidade Federal da Bahia (UFBa). Além do secretário, também estiveram presentes representantes do MP, da Superintendência de Proteção e Defesa do Consumidor da Bahia (PROCON-BA), e do Instituto Baiano de Metrologia e Qualidade (Ibametro).

   24. A  produção industrial (de transformação e extrativa mineral) da Bahia,  ajustada sazonalmente, avançou 2,6% em janeiro de 2016 frente ao mês  imediatamente anterior. Esta é a segunda taxa positiva consecutiva neste  tipo de confronto. 

   25. Na comparação com igual mês do ano anterior, a  indústria baiana assinalou crescimento de 10,3%. O indicador, no  acumulado dos últimos 12 meses, recuou 5,2% frente ao mesmo período do  ano anterior, queda mais intensa do que a observada em dezembro último  (-6,9%).

   26. No  confronto com igual mês do ano anterior, a indústria apresentou  crescimento de 10,3%, com quatro das doze atividades pesquisadas  assinalando aumento da produção. O setor de Coque, produtos derivados de petróleo e biocombustíveis  (66,6%) apresentou a principal influência positiva no período,  explicada não só pela maior fabricação dos itens óleo diesel, óleo  combustível e gasolina automotiva, mas também pela baixa base de  comparação, uma vez que essa atividade recuou 50,9% em janeiro de 2015,  em razão de parada para manutenção seguida de acidente. 

   27. Outros  resultados positivos no indicador foram observados nos segmentos de Metalurgia (24,0%), Equipamentos de informática, produtos eletrônicos e ópticos (40,4%) e Bebidas (6,2%). A principal contribuição negativa ficou com Veículos  (-14,6%), influenciada pela menor fabricação de automóveis e painéis  para instrumentos dos veículos. 

   28. Outros setores que apresentaram  resultados negativos foram: Extrativa (-10,4%), Minerais não-metálicos (-19,4%), Couros, artigos para viagem e calçados (-12,5%), Produtos alimentícios (-4,5%), Celulose, papel e produtos de papel (-4,0%e Borracha e material plástico (-7,4%).

   29. No acumulado dos últimos 12 meses, comparado com o mesmo período do ano anterior, a taxa da produção industrial baiana registrou decréscimo de 5,2%. Onze dos 12 segmentos da Indústria geral influenciaram o resultado no período, com destaque para Coque, produtos derivados de petróleo e biocombustíveis, que teve queda de 6,2%.

   30.  Importante ressaltar também os resultados negativos assinalados por Metalurgia (-7,0%), Produtos químicos (-4,6%), Equipamentos de informática, produtos eletrônicos e ópticos (-51,1%) e Indústria extrativa (-6,7%). Apenas o segmento de Celulose, papel e produtos de papel (0,4%) registrou acréscimo na produção.