Colunistas / Miudinhas
Tasso Franco

LIDICE deve ser nome mais forte na estratégia de Rui para 2016 em SSA

Conselho Regional de Psicologia da Bahia lamenta e muito o assassinato do ex-professor e militante Marcus Vinicius Oliveira e Silva
05/02/2016 às 20:09
  MIUDINHAS GLOBAIS:

   1. Ao que tudo indica, pela euforia da senadora Lidice da Mata (PSB) ao dizer neste Carnaval que o seu nome está posto como candidata a prefeita de Salvador, em 2016, as forças políticas de oposição ao prefeito ACM Neto deverão comparecer ao primeiro turno cada uma delas com um candidato próprio com o objetivo de reunir a maior quantidade de votos possíveis e forçar um segundo turno.

   2. Essas forças políticas do PT, PCdoB, PSB, Pros, PP e PSD teriam desde já o apoio do governador Rui Costa, o qual tem boa avaliação na capital. No segundo turno, se houver, essas forças se uniriam em torno do nome que fosse ao segundo turno e, com isso, tentaria chegar ao Tomé de Souza para governar a cidade.

   3. Não é tarefa fácil, porém, possível. E é nessa estratégia que o PSB acredita que pode emplacar o nome de Lidice considerada entre os pré-candidatos no primeiro turno aquela que tem maior densidade eleitoral. Acreditar que Rui possa optar desde o primeiro turno por um nome preferencial não parece sensato, mesmo o PT tendo um candidato, como deverá ter. O negócio é pulverizar e depois unir. 

   4. O PT, a rigor, tem 4 nomes na pré disputa: Gilmar Santiago, Valmir Assunção, Juca Ferreira e Yulo Oiticica. Nenhum desses nomes tem densidade eleitoral expressiva. Ainda assim, sendo o PT o partido do governador justifica-se uma candidatura petista ainda que seja no primeiro turno. Exceto esses, o nome mais expressivo no PT é o do deputado Nelson Pelegrino, mas, este já perdeu 4 eleições. Ainda assim é o mais forte entre os petistas (eleitoralmente) e se for pra fazer número é o melhor. 

   5. Duvida-se, no entanto, que qualquer um desses petistas e os outros nomes já postos no cenário, Alice Portugal (PCdoB) e deputado sargento Isidório (Pros) tenham mais votos do que Lídice. O PP não tem nomes na capital e o PSD de Otto, muito menos. E Lidice, hoje, é do grupo socialista dilmista no Planalto Central.

   6. Esse é o quadro nas oposições diria animador para Lidice, parlamentar sempre bem votada na capital e que tem um discurso forte contra o 'carlismo' de ACM, a quem imputa o fato de ter sido o político que teria inviabilizado sua desastrosa administração na capital quando a cidade (1993/1996) ficou repleta de lixo, abandonos nos postos de saúde e assim por diante. Mas, a memória do povo é curta e Lidice é forte.

   7. Na situação, o prefeito ACM Neto viverá o drama da escolha de um vice. Ao que tudo indica, na configuração das alianças, o nome deverá sair do PMDB ou do PSDB partidos mais fortes desse grupo. Nesses casos, concorrem, o secretário Bruno Reis (PMDB) e o presidente da Câmara, Paulo Câmara (PSDB).

   8. Imaginar que o prefeito vai colocar um democrata (do DEM) é improvável porque seria DEM/DEM; ou que venha ser PV (Célia Sacramento) ou Pros (Silvio Pinheiro). Um 'out-sider' do tipo José Antonio Rodrigues, seu secretário da Saúde, o melhor da equipe também seria arriscar; e Bellitani, da Educação, um 'obrista', muito menos.

   9. O nome mais forte, no nosso entendimento, é Bruno Reis. Quando Neto o encaminhou para o PMDB e depois retirou-o da Assembleia para levá-lo a uma secretaria de visibilidade junto à população de baixa renda representou um sinal do tipo: 'agora faça sua parte'. E é isso que, nos parece, Bruno está fazendo. Se deu certo essa estratégia, o prefeito vai avaliar no meio do ano.

   10. Esse é o cenário, em nossa opinião, mais provável para a campanha 2016, em Salvador.
                                                                           ****** 

   11. A Prefeitura de Salvador depois de quebrar uma tradição de abrir o Carnaval na quinta-feira, antecipando para quarta, agora quer mudar o nome do 'Beco do Off' para 'Beco das Cores'. Será que esse pessoal não sabe que cultura popular não se mexe por decretos!

   12. Veja: Este ano, a Prefeitura, através da Empresa de Turismo (Saltur), organizou um espaço especial para unir a diversidade. Localizado na Rua Dias D’Ávila (Barra), o famoso Beco da Off será o Beco das Cores durante a folia momesca. O local, que funcionará a partir de hoje (5) até a próxima terça-feira (9), terá muita música eletrônica em sua programação.

   13. De acordo com o presidente da Saltur, Isaac Edington, o Carnaval consegue abrigar todos os ritmos e os admiradores do balanço eletrônico não poderiam ficar de fora. “Somos democráticos. Em pleno Carnaval temos o palco do rock. Há espaço para todos como o afoxé, bloco afro, axé. Esse ano evoluímos com o Palco Multicultural, atendendo à demanda dos grupos de hip hop, rap, reggae. E por que não ter um espaço para a música eletrônica? Assim, concretizamos e o público curtirá esses cinco dias com muitas atrações”, destacou.

   14. Ainda segundo Edington, o espaço já recebe um grande público que gosta de música eletrônica. “Os Djs tocarão os maiores e melhores sucessos nos intervalos dos blocos. Temos certeza que será um espaço que terá aprovação dos frequentadores tradicionalmente do local”, salientou. 

   15. Se depender do DJ Jheff, que trabalha na área há sete anos, não faltará alegria para o público. “Tocarei vários estilos para alegrar os foliões que estão neste espaço”, contou.

   16. Agentes da Secretaria Municipal de Urbanismo (Sucom) interditaram um depósito que estava funcionando sem alvará em Nazaré, na Rua Clara do Desterro, e apreenderam 104.550 mil latas cervejas na tarde desta sexta-feira (05). A interdição foi feita com base no Artigo 228, do Código de Polícia (5503/99), que autoriza o fechamento do local caso o proprietário esteja com a documentação irregular. 

   17. As cervejas apreendidas pelos fiscais da secretaria estavam em área de recuo (fora do depósito) e foram recolhidas porque eram vendidas a ambulantes que comercializavam as bebidas nas áreas do Carnaval e no entorno, onde é permitida apenas as vendas de produtos do patrocinador oficial. Já as cervejas que estavam dentro do depósito foram lacradas e mantidas no local.

   18. O secretário da Sucom, Silvio Pinheiro, comentou a retirada dos produtos para garantia do acordo com o patrocinador oficial. “Os responsáveis pelo estoque em Nazaré estavam abastecendo os vendedores e ambulantes que compravam as cervejas fora da área de restrição e comercializam na festa. Desta forma, estamos cumprido os decretos que estabelecem as zonas de restrição e a fiscalização do comércio regular de bebidas”, afirmou. 

   20. A Polícia Militar convida a imprensa para acompanhar às 20h de sábado sábado de carnaval, no Posto de Reunião de Tropa localizado no Estacionamento São Raimundo, Vale dos Barris, a
apresentação das esquetes do Grupo de Teatro da PM e a ginástica laboral desenvolvidas para proporcionar momentos de relaxamento para os policiais
militares antes de atuarem no policiamento dos circuitos. 

   21. Além das ações de entretenimento e de preparação da musculatura para o policial assumir o serviço, serão oferecidas reflexologia, massoterapia e verificação da pressão arterial. 

   22. O governador Rui Costa acompanhou nesta sexta-feira a saída do Olodum, no Pelourinho.

   23.  OCONSELHO REGIONAL DE PSICOLOGIA da 3ª REGIÃO-BA vem a público comunicar o falecimento do psicólogo e professor Marcus Vinícius Oliveira e Silva, assassinado nessa madrugada em Pirajuía, em circunstâncias ainda não esclarecidas.

   24. Marcus Vinícius era professor aposentado do Instituto de Psicologia da Universidade Federal da Bahia e um grande militante da Luta Antimanicomial, reconhecido internacionalmente, além de ter marcado profundamente a formação de gerações de psicólogas/os, ensinando, com seu exemplo, a necessidade de não se calar diante das injustiças e de lutar para a construção de uma sociedade mais justa. 

   25. Ele foi importante também na organização do Sistema Conselhos de Psicologia, construindo, junto com outras/os companheiras/os, o atual modelo de gestão democrática da entidade, e colocando a profissão a serviço da população brasileira. 

   26. O XIV Plenário do CRP-03 lamenta profundamente essa perda incomensurável para a Psicologia Brasileira e também para a sociedade, que perde um defensor crítico e atuante da justiça social. Mas além da dor e da incredulidade, ficamos com a tarefa de dar continuidade à sua luta por uma sociedade mais justa, democrática, sem coronelismos e sem manicômios, pois jamais deixaremos que sua
trajetória seja esquecida.