Colunistas / Miudinhas
Tasso Franco

Publicitária presa disse ter ouvido ‘zum-zum-zum’ s/ tríplex de Lula

O serviço itinerante de castração animal promovido pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS) desembarca a partir desta segunda-feira (1º) em Paripe.
29/01/2016 às 20:29
   MIUDINHAS GLOBAIS:

   1. (VEJA): Segundo seu advogado, a publicitária Nelci Warken, presa temporariamente na 22ª fase da Operação Lava Jato, disse nesta sexta-feira, em depoimento à Polícia Federal, ter ouvido um "zum-zum-zum" e boatos de que o ex-presidente Lula tinha um apartamento no condomínio Solaris, no Guarujá, empreendimento da Bancoop, a Cooperativa Habitacional dos Bancários de São Paulo, que foi assumido pela empreiteira OAS. 

   2. De acordo com o defensor Alexandre Crepaldi, Nelci disse que apenas "ouviu dizer" que Lula teria um imóvel no condomínio, afirmou que não tem provas sobre isso e declarou que não conhece e nem viu o petista nem a ex-primeira-dama Marisa Letícia na unidade no Solaris.

   3. A nova fase da Operação Lava Jato, batizada de Triplo X e deflagrada na quarta-feira, faz uma varredura em todos os apartamentos do condomínio Solaris, cuja construção a enrolada empreiteira OAS, investigada por participar do petrolão, assumiu a construção dos imóveis após um calote da Bancoop. 

   4. A cooperativa deu calote em seus associados enquanto desviava recursos para os cofres do PT, quebrou em 2006 e deixou quase 3.000 famílias sem seus imóveis, enquanto petistas graúdos, como o ex-presidente Lula, receberam seus apartamentos. 

   5. Embora oficialmente a fase esteja focada nas atividades criminosas do escritório de São Paulo da empresa Mossack Fonseca, que providenciava a abertura de offshores e tinha contas no exterior para esquemas de lavagem de dinheiro, a relação do próprio presidente Lula e de seus familiares com um tríplex reservado a eles pela construtora OAS também será investigada pela Polícia Federal e pelos procuradores da Lava Jato.

   6. Em abril do ano passado, VEJA informou que, depois de um pedido feito por Lula ao então presidente da OAS, Leo Pinheiro, a empreiteira assumiu a construção de prédios da cooperativa. O favor garantiu a conclusão das obras nos apartamentos de João Vaccari Neto, por exemplo. Conforme revelou VEJA nesta semana, no processo que tramita em São Paulo, Lula será denunciado por ocultação de propriedade. Aliás, o nome da operação Triplo X se refere aos tríplex investigados.

   7. Aos policiais, a publicitária Nelci Warken negou ser testa de ferro de um esquema que envolve a abertura de empresas offshore para repassar propina do petrolão, disse que "não é laranja de ninguém" e afirmou que a tríplex 163-B no Solaris, em nome da offshore Murray Holdings, é de sua propriedade e foi registrado como sendo da companhia para que ela pudesse preservar o patrimônio, que estava sendo alvo de cobranças fiscais. 

   8. A defesa da publicitária, feita pelo criminalista Alexandre Crepaldi, admitiu ao site de VEJA que a transferência dos bens de Nelci para a Murray pode significar "algum ilícito é de ordem fiscal", mas negou a possibilidade de a transação ter sido uma estratégia para lavar dinheiro.

   9. Para os investigadores da Lava Jato, chama atenção a descoberta de que a Murray teve uma execução decretada por dívidas de cerca de 1,22 milhão de reais, mas apenas o tríplex 163-B, avaliado em 1,8 milhão de reais, conseguiria quitar o débito. 

   10. As suspeitas ficaram mais fortes depois da constatação que a empresa Paulista Plus Promoções Ltda, que tem Nelci Warken como proprietária, teve o imóvel transferido para a Murray. Um terreno baldio, uma consultoria de imóveis em um local atualmente disponível para locação e duas empresas registradas no mesmo endereço da Mossack Fonseca, no Panamá, reforçaram os indicativos, segundo o Ministério Público, de que Nelci era uma laranja do esquema.

   11. Em depoimento à Polícia Federal, porém, Nelci Warken alegou que o tríplex registrado em nome da Murray no condomínio Solaris foi comprado por ela depois de a Bancoop ter sugerido que parte de uma dívida da entidade com ela fosse abatida do valor do imóvel. 

   12. Segundo o advogado Alexandre Crepaldi, após o abatimento de uma dívida por serviços de banners e placas prestados à Bancoop, Nelci pagou prestações do imóvel, depois aportes mais expressivos quando o empreendimento foi repassado da cooperativa para a empreiteira OAS. Por fim, a publicitária precisou, segundo o defensor, de um empréstimo e teve de vender um flat para quitar a escrituração do tríplex.

   13. "Tudo que ela conseguiu foi fruto de mais de 40 anos de trabalho na área de publicidade. Sempre fez publicidade para empreendimentos imobiliários e às vezes ela recebia em imóvel. No caso do Solaris, ela comprou na planta negociando uma dívida. Nunca teve relação em nível de diretoria ou presidência da Bancoop", alegou Crepaldi.
                                                                           *****
   14. O governador Rui Costa participou de uma videoconferência com a presidente Dilma Rousseff, no Colégio Modelo Luís Eduardo Magalhães, em Vitória da Conquista, nesta sexta-feira (29). Ao lado do secretário da Saúde, Fábio Vilas-boas, Rui apresentou à presidente  as ações que o Governo do Estado tem realizado com o objetivo de apoiar as prefeituras no enfrentamento ao mosquito Aedes aegypti. 

   15. O governador também anunciou uma mobilização com as prefeituras para combate ao Aedes no retorno às aulas, além de campanha  em rádio e TV para informar sobre os riscos da doença.

   16. no próximo domingo (31) acontecerá o Seminário da Campanha da Fraternidade 2016, que este ano tem uma proposta ecumênica. O evento será realizado no Centro Arquidiocesano de Pastoral - Cúria Bom Pastor (avenida Leovigildo Filgueiras, 270 - Garcia), das 7h às 17h.

   17. O Hapvida está com seleção aberta para técnicos de enfermagem para integrar o quadro de funcionários do Hospital Teresa de Lisieux e Hapclínicas. Das oito vagas oferecidas, três são para
candidatos com curso de especialização em gesso. O recrutamento também está aberto para profissionais com deficiência.

   18. Para se candidatar é preciso ter COREN ativo e disponibilidade para trabalhar 180 horas mensais. Experiência na área será considerada um diferencial. Os interessados devem enviar o currículo para recrutamentoba@hapvida.com.br, até o dia 03 de fevereiro.

   19. O turista que chegar de navio ou de avião para o Carnaval da Bahia receberá o carinho do baiano e será agraciado com a tradição do Estado. A Superintendência de Fomento ao Turismo (Bahiatursa) preparou receptivo no porto e no aeroporto internacional de Salvador entre os dias 3 e 9 de fevereiro.

   20. A ação será composta por baianas tipicamente caracterizadas, que distribuirão fitinhas do Senhor do Bonfim. No porto, o Rixô Elétrico vai alegrar o ambiente com músicas do Carnaval baiano. 

   21. Essa é do tempo do 'onça'.

   22. O Clube de Desconto do Servidor e a escola de idiomas CCAA acabam de firmar parceria, concedendo 40% de abatimento nas mensalidades da instituição. O benefício é extensivo a todos os funcionários
 estaduais do Poder Executivo, que agora têm mais um bom motivo para iniciar o ano de 2016 investindo na sua formação. A oferta é valida apenas para a unidade do CCAA na Graça, localizada na Av. Euclydes da Cunha, nº 66.

   23. O desconto concedido aos servidores se aplica aos cursos de Inglês e Espanhol e incide sobre o valor total do semestre. Entretanto, o benefício não se aplica às aulas na modalidade VIP Course
 e nos matérias didáticos. É importante ressaltar que, para ter acesso às ofertas do Clube, os servidores devem estar de posse do crachá funcional ou contracheque, juntamente com documento original com foto. 

   24. Para mais informações, basta entrar em contato pelo telefone (71) 3245-6000 ou pelo e-mail ccaagraca@hotmail.com. Iniciativa da Secretaria da Administração (Saeb), o Clube de Desconto conta com  parceiros na capital e interior. A lista completa está disponível no Portal do Servidor (www.portaldoservidor.ba.gov.br). 

   25. A Prefeitura Municipal de Lauro de Freitas (PMLF), através da Secretaria de Saúde (Sesa), participou de encontro nas Obras Assistenciais Irmã Dulce, localizado nos Dendezeiros, em Salvador, com o intuito de firmar convênio com a unidade de saúde, para programa de estágios com estudantes de medicina. 

   26. Estiveram presentes o secretário de saúde municipal, Emanuel Carvalho e equipe, com o
diretor do hospital, Sandro Barral e a superintendente, Maria Rita.

   27. Transformar a palha da piaçava e o coco em colares e pulseiras –chamadas biojóias -, mandalas, cestos e vasilhames. As peças são resultado do Projeto Artes Associadas dos Quilombos,
da Comunidade Quilombola de Jatimane, localizada no município de Nilo Peçanha, na região Baixo-Sul do estado.

   28. O projeto que é apoiado pela Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre), por meio do Edital 001/2014 de apoio a Empreendimentos Econômicos Solidários e a Redes de Economia
Solidária no Âmbito dos Espaços Socioculturais de Matriz Africana, também desenvolve ações nas áreas de culinária, cultura, estética afro e desenvolvimento do turismo, este último com apoio da Secretaria de Cultura da Bahia.

   29. O serviço itinerante de castração animal promovido pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS) desembarca a partir desta segunda-feira (1º) em Paripe. O Castramóvel ficará estacionado na sede da Prefeitura-Bairro do Subúrbio Ferroviário, localizada na Rua Pará (em frente à Casa Paroquial), até o dia 26 de fevereiro.

   30.  Podem ser levados cães e gatos domésticos ou em situação de vulnerabilidade social, de oito meses a cinco anos de idade. As fêmeas que serão submetidas ao procedimento não podem estar em período gestacional.

    31. Segundo o chefe do Setor de Vigilância Contra a Raiva do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), Aroldo Carneiro, a pretensão é realizar castrações gratuitas com objetivo de controlar a população de cães e gatos, além de prevenir a contaminação por raiva e diversas enfermidades. “A procura tem sido satisfatória. As pessoas estão assumindo a guarda responsável de seus animais de estimação”, enfatiza Carneiro.

   32. Uma semana após perder os bens e ter sua casa invadida pela água, João Martins da Paixão foi um dos primeiros a ser atendido pelo SAC Móvel, em Riachão do Jacuípe, na manhã desta sexta-feira (29). 

    33. A carreta que faz atendimento itinerante aos cidadãos está instalada na Praça Marcolino Mascarenhas, onde irá atender de hoje (29) até a próxima quarta-feira (3), inclusive sábado e domingo (30 e 31). O SAC Móvel tem funcionamento  das 8h, até às 18h, oferecendo gratuitamente a emissão dos documentos de RG, CTPS e CPF. A prioridade é atender aqueles cidadãos cujos documentos foram perdidos durante as fortes chuvas.