Documento assinado pela delegada da Polícia Federal Erika Marena elenca o tríplex do ex-presidente Lula no condomínio Solaris, no Guarujá (SP), como um dos imóveis que indicam "alto grau de suspeita" quanto à real titularidade.
MIUDINHAS GLOBAIS:
1. (BBC/BRASIL) O escândalo da Petrobras e outros casos envolvendo propinas e desvios de recursos públicos no Brasil levaram o país a ser o que mais perdeu posições no Índice de Percepção da Corrupção 2015 da Transparência Internacional, publicado nesta quarta-feira.
2. O Brasil caiu sete posições no índice em relação ao ano anterior, e ocupa o 76° lugar entre 168 países analisados pela organização não governamental sediada em Berlim e especializada no combate à corrupção internacional.
3. "O resultado do Brasil não é surpresa. A corrupção foi um dos principais temas discutidos no Brasil em 2015 e também em 2014. Houve muitos escândalos e a descoberta de redes que desviam recursos públicos", disse à BBC Brasil Alejandro Salas, diretor para as Américas da Transparência Internacional.
O Brasil obteve 38 pontos, cinco a menos do que no estudo referente a 2014. A escala de pontuação vai de zero (setor público visto como extremamente corrupto) a 100 (muito íntegro).
4. Empatados com o Brasil estão Bósnia, Burkina Faso, Índia, Tunísia e Zâmbia, que também obtiveram 38 pontos e ocupam o 76° lugar no índice.
5. Com essa nota, o Brasil se situa abaixo da média mundial, de 43 pontos, e também das Américas, que totalizou 40 pontos.
6. No total, dois terços dos 168 países listados no índice de 2015 têm uma pontuação abaixo de 50.
Mudança em cinco anos
7. "A queda do Brasil no índice é um mau sinal. Há quatro ou cinco anos, o país era visto como bem-sucedido pela comunidade internacional", afirmou Salas.
8. Além de ser, naquele período, uma economia em crescimento, o Brasil, segundo ele, tinha posição mais sólida no grupo dos Brics (que inclui ainda Rússia, China, Índia e África do Sul) por ter "uma democracia funcionando" e estar "na moda" em razão de eventos como a Copa do Mundo.
*****
9. O prefeito ACM Neto recebe a imprensa nesta quinta-feira (28), às 9h, no Palácio Thomé de Souza, para apresentar a programação final do Carnaval de Salvador e fazer o lançamento do guia e do site oficiais da folia.
10. Na coletiva, o prefeito vai falar também sobre os investimentos realizados pela Prefeitura e pelos patrocinadores para a realização da festa e anunciar novidades em relação à participação de atrações sem cordas nos circuitos oficiais e nos bairros.
11. Jaguaquara/Chuvas: uma representação do Governo do Estado, formada por técnicos da Defesa Civil, Seinfra, e outras Secretarias, irá ao município neste sábado (30). decisão foi tomada pelo secretário Josias Gomes após audiência com o prefeito do município, Giuliano de Andrade Martinelli (PP), que esteve acompanhado pelo deputado estadual Aderbal Caldas e por Rodrigo Hita, titular da Superintendência de Proteção e Defesa Civil (Sudec) do Estado.
12. Será realizado na tarde de quinta (28), às 14h, um encontro com Maria da Penha, que será a madrinha da campanha de enfrentamento à violência contra a mulher do Carnaval da Bahia deste ano. O evento acontecerá no Sheraton da Bahia Hotel, no Campo Grande.
13. No local, serão apresentadas as ações da campanha “Vá na moral ou vai se dar mal!”, que está em sua segunda edição, e será executada durante o Carnaval da Bahia, que tem início no próximo dia 04 de fevereiro.
14. 9. A Superintendência de Proteção e Defesa do Consumidor (PROCON-BAHIA) promoveu nesta terça-feira (26) uma reunião com representantes da Companhia de Eletricidade do Estado da Bahia - COELBA.
15. O encontro foi pautado na avaliação do atendimento prestado aos consumidores baianos pela concessionária de energia do Estado. Na ocasião foram traçadas metas de qualidade para diminuir
gradativamente as demandas registradas no órgão.
16. “A busca pela melhoria dos serviços prestados na capital e interior, será uma constante em nossa gestão, principalmente para serviços essenciais”, ressalta Marcos Medrado, superintendente do PROCON-BA.
17. (VEJA): Documento assinado pela delegada da Polícia Federal Erika Marena elenca o tríplex do ex-presidente Lula no condomínio Solaris, no Guarujá (SP), como um dos imóveis que indicam "alto grau de suspeita" quanto à real titularidade.
18. No organograma dos policiais, a unidade residencial é registrada como de propriedade da OAS, investigada por integrar o clube do bilhão de empreiteiras e que já teve seus executivos, incluindo o ex-presidente Leo Pinheiro, condenados na Lava Jato pelo juiz Sergio Moro.
19. Nesta quarta-feira a PF deflagrou a 22ª fase da Lava Jato, batizada de Triplo X, que investiga a atuação casada entre a offshore Murray, criada pela empresa Mossack Fonseca no Panamá, e a empreiteira OAS.
20. As suspeitas são de que imóveis no condomínio Solaris, construídos pela OAS, possam estar sendo utilizados para camuflar o pagamento de propina do escândalo do petrolão. Segundo o delegado Igor Romário de Paula e o procurador Carlos Fernando Lima, o apartamento de luxo do ex-presidente petista é alvo de investigação.
21. Em abril do ano passado, VEJA revelou que, depois de um pedido feito por Lula ao então presidente da OAS, Léo Pinheiro, a empreiteira assumiu a construção de prédios da cooperativa. O favor garantiu a conclusão das obras nos apartamentos do ex-tesoureiro do PT João Vaccari Neto, enquanto outros cooperativados ainda aguardam - e brigam na justiça - para conseguir receber seus imóveis.
22. Com o objetivo de poder auxiliar os desabrigados que perderam tudo na enchente da cidade de Riachão do Jacuípe, o deputado Alex da Piatã (PMDB) solicitou, de imediato, ao superintendente do SAC (Serviço de Atendimento aos Cidadão), Carlos Henrique Azevedo, a ida do SAC Móvel ao local. A ideia é auxiliar na confecção dos principais documentos perdidos pelos desabrigados da cheia do Rio Jacuípe.
23. “Solicitei ao SAC a ida do veículo, após a minha visita à cidade. Percebi que muitos perderam suas carteiras de identidade e tantos outros documentos e teriam dificuldades de tirarem as segundas vias. Tratei desse assunto também com o governador durante a visita dele. Mobilizei todos os órgãos possíveis que possam amenizar os problemas enfrentados pelo povo de Riachão”, disse o deputado.
24. Governo diz que o SAC Móvel vai a Riachão do Jacuipe.
25. Para inibir a venda ilegal e reduzir fraudes, os adesivos que credenciam moradores do entorno dos circuitos do Carnaval a acessar as zonas de suas residências são dotados de código de barras que identificam o proprietário. Uma sequência de números permitirá à Transalvador verificar para que endereço cada adesivo foi enviado e o nome do responsável por ele.
26. De acordo com o superintendente Fabrizzio Muller, “o código de barras se soma aos demais elementos de segurança implantados nos anos anteriores”. “Alguns casos de tentativa de venda pela internet estão sendo monitorados pelas autoridades competentes e, no ano passado, um homem foi preso em flagrante tentando vender as credenciais”.
27. A deputada estadual Neusa Cadore (PT) apresentou Moção de Solidariedade ao município de Riachão do Jacuípe (a 183 km da capital) atingido pelas fortes chuvas da última semana. Nesta terça-feira (26), Neusa e o governador Rui Costa visitaram as áreas mais afetadas e acompanharam o trabalho do poder público e dos voluntários. Segundo a prefeitura já são cerca de quatro mil moradores desabrigados e desalojados.
28. O SAC Empresarial, mantido pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico - SDE - e que presta serviços para micro, médios e pequenos empresários em todos os serviços necessários à abertura e legalização de empresas, terá o seu atendimento descentralizado a partir de 10 de março com novos postos no SAC Cajazeiras, no Comércio (prédio do Instituto do Cacau) e no Shopping Bela Vista, no Cabula, deixando de atender no espaço do Multishop, na Boca do Rio.
29. “O objetivo da mudança é facilitar a vida dos micro e pequenos empreendedores, além do empreendedor individual, que terá um serviço mais próximo de seu negócio”, explica Paulo Sérgio Ferraro, superintendente de Desenvolvimento de Empreendimentos da SDE.