A Tarde era um patrimônio da Bahia que passa ao controle dos paulistas e a mantém como veiculo importante no estado
MIUDINHAS GLOBAIS:
1. A venda do Grupo A Tarde - jornal A Tarde/centenário, emissora de rádio e Portal - para a holding paulista Piatra SP Participações S/A, liderada pelos empresários Felício Rosa Valarelli Junior, sócio da WYX Holding, e Roberto Lázaro, sócio do Grupo DX Investimentos é um fato de alta relevância para a Bahia.
2. Isso porque, a familia de Ernesto Simões Filho, ministro de Educação do segundo governo Getúlio Vargas, nascido em Cachoeira, e fundador do jornal em 15 de outubro de 1912, perde o controle acionário do grupo e o pouco poder que ainda lhe restava. Já teve muito e, no dizer popular, 'mandou' na Bahia por longos anois.
3. A Tarde tinha uma força política imensa desde as lides com Simões Filho liderando, entre as décadas de 1920/1950, e depois com Regina Simões, sua filha e herdeira majoritária, a redação no comando de Jorge Calmon e Cruz Rios.
4. A Tarde - dizia-se - não elege ninguém; mas quando quer, seu adversário não ganha. Assim foi com Waldir Pires, na campanha de 1962, quando fez uma campanha duríssima contra o pesedista, e Rios passou uns 4 anos pisando nos calos do governador Antonio Balbino de Carvalho. Quem quiser saber detalhes disso é só ler o livro de Rios, em memória.
5. Detonou Jorge Hage, quando prefeito nomeado de Salvador, tratou ACM à distância protolocar sem lhe fazer uma oposição severa, bajulou o quando pode os governos da chamada "Revolução de Março de 1964", Luis Viana Filho, governador era um dos seus queridos colaboradores, 'atirou' o quando pode para derrubar Fernando Collor desde o momento em que ele confiscou a poupança, e sempre foi o jornal da familia baiana, católica.
6. Cunhou um dos slogans mais firmes da imprensa brasileira "Saiu na Tarde é verdade" e sempre foi um jornal muito cauteloso ao dar uma noticia, cercando-a de todos os cuidados, ouvindo as partes, daí que, ainda hoje, é um dos veiculos de maior credibilidade na Bahia e que repercute suas matérias na Assembleia, nas campanhas politicas e assim por diante.
7. Creio que todos os jornalistas de minha geração passaram em A Tarde. Eu mesmo fui editor de Cidade e Política e fundei com Jorge Calmon o suplemento de Cultura, já extinto. Também durante anos, como 'frila' produzi o Carnaval.
8. A familia Simões derrapou, no entanto, na administração. Isso é antigo, desde o tempo em que lá estive no final dos anos 1980 e inicio dos anos 1990. O que se dizia é que, um dia, 'a galinha dos ovos de ouro' não aguentaria as possíveis mordomias dos Simões.
9. Nos últimos dez ou mais anos o grupo passou por uma série de mudanças, Silvio Simões (Neto de Ernesto, no comando), perdera a chance de ter um canal de TV nos anos 1970, e vinha tentando se equilibrar. Silvio era um misto de 'politico' sem votos amparado no poder de A Tarde e um visionário. Não deu certo. Havia Renato, o velho, equilibrado.
10. Com a morte de dona Regina, a familia Simões chegou a se afastar do comando executivo das empresas, mas, de nada adiantou. Só postergou o final do episódio anunciado hoje, a transferência do controle acionário para um grupo de São Paulo.
11. A Tarde, portanto, deixa de ser uma empresa baiana, uma das poucas centenárias em todos os campos. Mas, pior teria sido se fosse fechada e os empregados postos no olho da rua. Ao que tudo indica quem comprou vai trabalhar, agora sim, com novo capital, nova direção, para retirá-la do buraco. Diz-se que o passivo trabalhista é imenso e há outras dívidas.
12. O importante é que a Bahia não perdeu A Tarde como veiculo. Toda mudança é trumática, porém, há esperança, há fé de que o grupo vai se soerguer.
*****
13. Outro fato lamentável é Salvador e sua RMS relacionadas como uma das áreas mais violentas do mundo, o que é verdade, especialmente nos últimos anos com o crescimento desordenado da violência, sem uma politica de segurança pública bem estabelecida e com altos investimentos.
14. O que se vê é que os anos passam e a situação só se complica ainda que os governos tenham trabalhndo muito no sentido de conter essa violência, sobretudo com o Pacto pela Vida, seu melhor programa. A questão é que o crime organizado está evoluindo mais do que a estrutura da SSP e os crimes, furtos, roubos e assassinatos se sucedem, incluindo a explosão de agências e caixas bancários.
******
15. Ministro da Saáude balança: O vice-presidente Michel Temer afirmou nesta terça-feira (26) que o ministro da Saúde, Marcelo Castro, merece ficar no cargo. A afirmação de Temer ocorreu após ele ser questionado sobre as recentes polêmicas de Castro em relação ao combate ao mosquito Aedes aegypti.
16. Castro se tornou alvo de críticas em razão de declarações polêmicas concedidas à imprensa. O último episódio envolvendo o titular da Saúde que gerou contrariedade no Palácio do Planalto, segundo informou o Blog do Camarotti, por conta da avaliação de Castro de que o país está perdendo a “guerra” contra o mosquito Aedes aegypti.
17. "Eu acho que ele merece", disse Temer nesta terça, após ser questionado sobre se Castro segue "firme e forte" no cargo.
18. As comunidades do Calabar e Alto das Pombas têm até esta sexta-feira (29) para usufruir dos serviços oferecidos gratuitamente pelo SAC Móvel. A unidade de atendimento itinerante disponibiliza
serviços de emissão da carteira de identidade, carteira de trabalho, primeira via do CPF e certidão negativa de antecedentes criminais.
19. O atendimento da carreta do SAC à Base Comunitária do Calabar acontece na Praça Nossa Senhora das Pombas, a partir das 8h até 13h. A iniciativa integra as ações da Secretaria da Administração
(Saeb), Polícia Militar e Governo do Estado para ampliar aos cidadãos baianos a oferta dos documentos essenciais para o exercício da cidadania.
20. Outras duas unidades do SAC Móvel reforçam o atendimento na capital baiana e região metropolitana de Salvador. Em Dias D’Ávila, a carreta está instalada na Praça do Rio Imbassaí, onde fica até dia 3 de fevereiro. A terceira rota está no Largo do Papagaio, até esta quarta-feira (27) para atender a população da Península Itapagipana.
21. O prefeito ACM Neto terá agenda na área de habitação nesta quarta-feira (27). Pela manhã, ele participa da solenidade de assinatura do contrato residencial Lagoa da Paixão, setor 1, do programa federal Minha Casa, Minha Vida.
22. O conjunto está localizado no bairro de Fazenda Coutos, mas o evento será realizado às 9h30 no auditório da Faculdade Unopar, na Av. Santiago da Compostela, Ed. Monte Rey no Parque Bela Vista, ao lado do G. Barbosa que fica próximo ao Shopping da Bahia. Pela tarde, ACM Neto inicia as obras do programa municipal Morar Melhor em Vila Canária, a partir das 18h30, na Rua Lindolfo Barbosa, próximo ao final de linha.
23. O juiz federal João Paulo Pirôpo de Abreu, da Vara Única de Paulo Afonso, deferiu liminar que suspende “a transação envolvendo a aquisição de 49% da Gaspetro pela empresa japonesa Mitsui Gás e Energia do Brasil”. A decisão do magistrado atendeu ação popular movida pelo membro da Executiva Estadual do Partido Democratas, José Gama Neves. Entre outros efeitos, a aquisição da cota de ações pela Mitsui incidiria no controle da Bahiagás, distribuidora de gás canalizado no estado baiano.
24. Além de impedida legalmente de executar e operar as atividades de distribuição de gás em âmbito estadual, por se tratar de concessionária e permissionária de serviço público federal de energia elétrica, a Mitsui, junto com a Petrobras e a Gaspetro, foi intimada a apresentar, num prazo de cinco dias, cópia de toda a documentação relativa à transação dos 49% da empresa ao valor de R$ 1,9 bilhão.