Colunistas / Miudinhas
Tasso Franco

ENCHENTES NO INTERIOR DA BAHIA: Governo é lento no socorro às vitimas

Oposição está de férias e nada fala sobre as enchentes e a atuação do governo. Deputada petista faz poesia com o drama das enchentes e visita cidades.
24/01/2016 às 15:25
MIUDINHAS GLOBAIS:

   1. O governo do Estado tem estado presente no socorro às vitimas das enchentes no interior da Bahia em várias localidades, especialmente na cidade de Riachão do Jacuípe, mas tem recebido criticas diante da atuação discreta dos seus órgãos, especialmente a Defesa Civil. Até o momento o governador do Estado, Rui Costa, não esteve (ou sobrevoou) as áreas atingidas pelo Jacuípe e pelo Itapicuru e decidiu convocar uma reunião com o objetivo de reunir as informações sobre os municípios castigados pelas chuvas nos últimos dias.

   2. A reunião está prevista para às 11h deste segunda-feira (25) com secretários e representantes de
órgãos que estão envolvidos na assistência à população. "Desde o primeiro momento, a Defesa Civil está acompanhando e dando assistência aos municípios castigados pela chuva. Vamos avaliar nosso trabalho feito até agora e definir um plano de ação para a reestruturação dessas cidades. É hora de trabalhar", disse o governador. 

   3. Em Riachão do Jacuípe - uma das cidades mais afetadas pelas fortes chuvas - mais de 400 famílias estão desabrigadas -  foram fornecidos alguns colchões e água. Por meio de seu perfil oficial no Facebook, Rui lamentou a morte de um soldado do Corpo de Bombeiros Militar durante uma das ações da corporação neste final de semana. Louve-se, como sempre, a atuação da PM (na segurança) e do Corpo de Bombeiros.

   4. Pelo twitter, o prefeito ACM Neto usando uma mensagem do Democratas faz apelo para ajudar as vitimas em Riachão do Jacuipe. Os deputados da oposição nada comentaram. Estão de férias.

   5. Quem teve atuação destacada foi o deputado Alex da Piatã (PMDB), de Conceição de Coité. Quando recebeu os dados da situação do município que aproximadamente 669 famílias estavam desalojadas, o que representa mais de 3 mil jacuipenses; a interdição da ponte do rio Boqueirão, no km 438,9 da BR 324, que quebrou o acesso com a força da água e um trecho da altura do sagrador do açude do Cedro na BA-120, que liga o município a Conceição do Coité, que invadiu a rodovia, Alex mobilizou o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), a Superintendência da Defesa Civil (Sudec), a Companhia Nacional de Abastecimento (CONAB), as secretarias da Saúde do Estado da Bahia (Sesab) e da Infraestrutura (SEINFRA), a Embasa e a Coelba para cobrar as providencias imediatas e emergenciais no município.
   
   6. O apelo surtiu efeito. Já na sexta-feira, chegaram ao município engenheiros do DNIT e da Seinfra para observar os estragos nas rodovias e encontrar a solução mais rápida de ambas as pistas. Um técnico da Sudec também esteve na localidade e orientou a equipe da Defesa Civil da prefeitura como estabelecer uma logística de atendimento aos desalojados.

   7. Diante da gravidade da situação, o parlamentar estadual convidou os superintendentes do DNIT, Amauri Sousa Lima e da Sudic, Rodrigo Hita, para visitarem pessoalmente a cidade, o que ocorreu no sábado (23), pela manhã. Sousa, de imediato, foi ao local danificado pelas águas na BR 324 e Hita, acompanhado pelo deputado Alex, se reuniu com a prefeita Tania Matos (PDT) na sede do CRAS, onde também acontecia distribuição de roupas e alimentos aos desalojados.

   8. De acordo com o site Hora da Verdade, durante todo o dia de ontem (23), funcionários da prefeitura estiveram fazendo o cadastramento das famílias que ainda estão desabrigadas e perderam tudo, muitos moradores limpavam as casas mas ainda com medo que o rio volte a subir. 

    9. A preocupação agora são casas que estão com água empossada em seus cômodos, e os moradores ainda não foram limpar e pode se tornar foco do mosquito da dengue que também transmite zica e chikungunya. 
 
   10. Os moradores desabrigados foram alojados no colégio do bairro e também na igrejinha da comunidade. No CRAS estão sendo feitas as refeições para os desabrigados e o recebimento e seleção das doações, no local também se precisa da ajuda de voluntários na separação das doações que chegam e nos preparativos de refeições para os desabrigados.

   11. As marcas de destruição está em toda parte, muita lama que ficou pela passagem das águas toma conta das ruas, o concerto da cabeceira da ponte que foi levada pelas águas já começou, segundo o engenheiro João Oliveira responsável pelo consórcio da empresa que fará o serviço tudo está sendo feito o mais rápido possível, mas com segurança e um bom material para dar mais força e segurança à pista e também ao fluxo de veículos no local e que tudo irá se normalizar o quanto antes.

  7. A deputada Fátima Nunes dez poesia: “Pedi pra chover, mas chover de mansinho”. Com o verso da canção de Gordurinha, famosa na voz de Luiz Gonzaga, a deputada estadual petista demonstrou sua preocupação com as cheias dos rios e açudes provocadas pelas chuvas intensas da última semana. 

   8. Representante da região do semi-árido baiano, a parlamentar visitou algumas cidades e alertou a população ribeirinha entre o Jorrinho e Conde para a possibilidade das águas subirem e ameaçarem
casas e criações. 

   9. “O ‘Lamento Sertanejo’ é a mais bela expressão do dilema das populações que convivem com a seca em diversas regiões do País. ‘Senhor, desculpe eu pedir a toda hora para chegar o Inverno’, resume muito bem a angústia do sertanejo”. O momento, segundo a deputada é de alegria pelo retorno
das chuvas e também de alerta para a possibilidade de enchentes, como aconteceu na região de Feira de Santana e que levou parte de uma ponte em Riachão do Jacuípe.

   10. Completa:  “Estive na Seinfra reforçando o apelo para que a secretaria apoie as comunidades e mantenha o alerta. Mas, precisamos é agradecer a Deus pelas chuvas ‘pra ver se nasce uma planta no chão’”. 

   11. Veja o que diz o deputado Alex Lima (PTN) em nota: - Apesar de ser uma região castigada pela seca, nem sempre o Nordeste brasileiro comemora os períodos chuvosos. Nos últimos dias, muitas cidades baianas têm sofrido com enchentes e desabamentos. Além de Riachão de Jacuípe, que ficou totalmente cercada de água, a principal ponte que liga a cidade de Itiúba à Filadélfia, na BA 381, foi arrastada pelas fortes chuvas. 

   12. No início do mês, em Cipó, a prefeitura declarou estado de calamidade. Já no Conde, litoral norte da Bahia, a prefeitura declarou estado de alerta e disponibilizou uma central de atendimento 24 horas por causa do risco de enchente no rio Itapicuru. Preocupado com a situação do interior baiano, o deputado estadual Alex Lima  (PTN) se solidarizou com os municípios e garantiu intermediar ajuda através dos governos estadual e federal.

   13. "O nordeste precisa das chuvas, porém muitas vezes a força da natureza causa transtornos e deixa famílias desabrigadas. Não vou medir esforços para mobilizar todos os governos em busca de ajuda para os mais castigados", disse o parlamentar.                                                                                      

   14. Ultrapassou as 36 horas a falta de energia que atinge aproximadamente 70 mil residências no Sudoeste Baiano. O problema teve início após o desabamento de uma torre com as chuvas da madrugada do sábado (23), causando apagão nos municípios de Itapetinga, Itambé, Caatiba, Encruzilhada, Ribeirão do Largo, Cândido Sales e Macarani. 

   15. Segundo a Companhia de Eletricidade do Estado da Bahia (Coelba), equipes técnicas trabalharam no local. As atividades foram suspensas por conta da baixa visibilidade e retomado 6h30 deste domingo (24). A Coelba afirma que o acesso de equipamentos como tratores ao local é complicado porque o terreno está molhado. Ainda não há previsão para conclusão das atividades.
                                                                           *****
   16. O secretário estadual do Turismo, Nelson Pelegrino, esteve essa semana em Ilhéus para prestigiar o evento de inauguração da Chocolat, loja multimarcas de chocolate de origem instalada no Espaço Cultural Bataclan e lançamento do livro “Bataclan, A História”, da escritora Maria Luiza Heine. 

   17. “A iniciativa da Chocolat é muito positiva. Estou absolutamente convencido de que Ilhéus pode se projetar para o mundo como uma grande produtora de chocolates finos, de qualidade. Isso agrega uma opção a mais ao destino turístico, além da história e belezas naturais”, elogiou.

   18. (Blog do Anderson): Sequestros relâmpagos também estão na lista dos crimes que vem acontecendo em Vitória da Conquista. Somente nesta semana foram dois, ambos envolvendo duas mulheres. O fato da tarde deste sábado (23) teve início na rua Glicério Borba, próximo a Capelinha do São Vicente quando as vítimas foram surpreendidas por dois bandidos. 

   19. Eles tentaram fuga pela região do Distrito Industrial dos Imborés, quando as duas pessoas sequestradas foram liberadas e a dispersão dos ladrões após o carro atolar. Equipes da 77ª Companhia Independente de Polícia Militar e da Companhia Independente de Policiamento Tático (RONDESP) fizeram rondas, mas até às 19h20 não haviam capturado nenhum suspeito pelo crime. Ninguém ficou ferido. A ocorrência fora registrada no Distrito Integrado de Segurança Pública (DISEP).

  20. O Primeiro levantamento da safra brasileira de café de 2016 estima que a produção brasileira deverá ficar entre 49,13 e 51,94 milhões de sacas de 60 quilos de café beneficiado. Se considerada a média de produção desse intervalo (50,5 milhões de sacas), esta pode ser a segunda maior safra de café da história, ficando atrás da safra de 2012, que foi de 50,8 milhões de sacas. 

   21. A previsão indica um acréscimo de 13,6% a 20,1% em relação à safra de 2015, que foi de 43,24 milhões de sacas produzidas no País.

   22. Com relação à estimativa de 2016 (Acompanhamento da Safra Brasileira – Primeiro Levantamento 2016) da Companhia Nacional de Abastecimento - Conab, as condições climáticas favoráveis nas principais regiões produtoras de arábica, aliadas ao ciclo de bienalidade positiva da cultura (a planta obtém melhores rendimentos em anos alternados, especialmente o café arábica), beneficiaram as lavouras com ganhos de produtividade e melhoria do produto verificados na maioria das regiões produtoras.

   23.  Além disso, destacam-se também os investimentos realizados em pesquisa, extensão rural e ensino, em parceria com o setor privado, que têm permitido ao nosso País manter o protagonismo mundial na cafeicultura.

   24. Um duplo homicídio voltou a chocar o Sudoeste Baiano. Os crimes aconteceram numa estrada de acesso a comunidade de Sobradinho, em Belo Campo, por volta das 19h30 desta quinta-feira (21), conforme noticiou o BLOG DO ANDERSON. 

   25. De acordo com o delegado Marcus Vinícius Morais de Oliveira, da 10ª Coordenadoria de Polícia do Interior, as buscas pelos autores estão em curso. Diversas equipes estão em diligência pela região. Os corpos de Dernevaldo Dias Rocha, conhecido como “Valdo de Dé”, 59 anos, e o de Mauro José Buriti, o popular Conda, 52, foram encaminhados ao Departamento de Polícia Técnica de Vitória da Conquista.

   26. O projeto de Lei nº 21.479/2015, que Institui a Política Estadual de Agroecologia e de Produção Orgânica, de autoria do deputado estadual Marcelino Galo (PT), foi apresentado e debatido na Câmara Técnica de Agroecologia e Educação Ambiental, recentemente criada e coordenada pela Secretaria do Meio Ambiente (SEMA) e pela Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR) do Governo do Estado.

   27.  A exposição foi feita a convite do secretário de Desenvolvimento Rural e presidente do Conselho Estadual de Desenvolvimento Rural Sustentável (CEDRS), Jerônimo Rodrigues. O objetivo da Câmara Técnica é preparar uma proposta com base no texto da Política Nacional de Agroecologia e no Projeto de Lei que tramita na Assembleia Legislativa para apresentar a CEDRS em março de 2016 e outros Conselhos Estaduais para apreciação.

   28. Durante a audiência, Galo destacou a importância da estruturação de uma cadeia que fomente uma politica e um plano para a agroecologia na Bahia, tendo setores do Estado, das universidades e do setor produtivo, como aliados no fortalecimento e estimulo a diversificação da produção agrícola e consumo de alimentos orgânicos.

   29. Faltando poucos dias para o início do Carnaval, a hotelaria de Salvador já registra ocupação média de 85%, segundo levantamento realizado pela Associação Brasileira da Indústria de Hotéis da Bahia (ABIH-BA). O resultado é cinco pontos percentuais superior ao verificado na última pesquisa divulgada pela entidade, em 7 de janeiro.