O prefeito Ademar Delgado (PT) descartou qualquer possibilidade de apoio ao nome do ex-prefeito e deputado federal, Luiz Caetano, para a disputa municipal de outubro.
MIUDINHAS GLOBAIS:
1. Em café da manahã com jornalistas nesta sexta-feira, 15, a presidente Dilma Rousseff se apresentou bem humorada e disse que a "questão mais importante para o país é a Previdência. Isso não quer dizer que tentativas golpistas não sejam importantes". A questão do impeachment tem uma repercussão política no médio, longo prazo, que é a estabilidade democrática do país".
2. Ou seja, a presidente (segue a tese petista) de que o processo do impeachment é uma tentativa de golpe desconhecendo propositadamente os princípios constitucionais.
3. Sobre a Lava Jato, Dilma classificou as recentes mensagens sobre o ministro Jaques Wagner e ligam ela mesma ao esquema operado na Petrobras como "repetições" e não trazem novidades.
4. "Nos últimos dias têm havido denúncias. São vazamentos. Eu nem sei se as delações tão feitas ou não. Se é mesmo delação, de quem é o vazamento. Essas últimas que saíram são repetições. Mas nós responderemos qualquer coisa em quaisquer circunstâncias. Enviamos a todos os jornalistas que nos pedem as respostas. Nos falta clareza: quem falou o quê? Falou mesmo? Então, por favor, aquilo que está ali é repetição. Parte já é pública e notória".
5. Outra grande perocupação do governo, segundo a presidente, justo quando o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) informou que a taxa de desemprego no Brasil subiu a 9% no trimestre encerrado em outubro, "é o desemprego".
6. A petista rapidamente jogou a solução do problema para o Congresso. Segundo Dilma, para a retomada do emprego, algumas medidas são urgentes, como o reequilíbrio fiscal. Ela defendeu que o Congresso aprove a recriação da Contribuição Provisória sobre Movimentação Financeira (CPMF), a prorrogação da Desvinculação de Receitas da União (DRU) e os juros sobre capital próprio e ganhos de capital.
7. "Precisamos reverter a situação que leva à queda da atividade econômica, garantindo equilíbrio fiscal e volta do crescimento", disse.
8. A população desocupada alcançou 9,1 milhões de pessoas, um aumento de 5,3% em relação ao trimestre de maio a julho e de 38,3% em comparação com o mesmo período de 2014. Já a população ocupada atingiu 92,3 milhões de pessoas, mostrando estabilidade nas comparações mensal e anual. Entre os setores, a indústria foi o que mais dispensou trabalhadores em um ano, com queda de 5,6% no total de pessoal ocupado no período, o equivalente a 751.000 postos de trabalho.
9. "Reequilibrar o Brasil em um quadro em que há queda da produtividade implica necessariamente, a não ser que nós façamos uma fala demagógica, ampliar impostos. Estou me referindo à CPMF", afirmou, ao ser perguntada sobre as dificuldades que o governo terá este ano na relação com o Congresso Nacional.
10. Dilma argumentou que a CPMF é a solução mais viável do ponto de vista da arrecadação do governo, pois é de "baixa intensidade" e ao mesmo tempo "permite controle de evasão fiscal". Ainda segundo a presidente, o imposto também é o que menos impacta na inflação.
11. Dilma reiterou a necessidade de uma reforma da Previdência. Segundo ela, há duas alternativas para lidar com o déficit: o aumento a idade mínima para aposentadoria e a continuidade da fórmula 85/95 - soma do tempo de contribuição e idade até atingir 85, para as mulheres, e 95 para os homens.
*****
12. Nas denúncias que apresentou ao Supremo Tribunal Federal (STF) no ano passado, o procurador-geral da República, Rodrigo Janot, pediu que seja declarada, em caso de condenação, a perda do mandato dos senadores Fernando Collor de Mello (PDT-AL) e Delcídio do Amaral (PT-MS), ex-líder do governo no Senado.
13. A crise hídrica que atinge duramente a bacia hidrográfica do rio São Francisco será tema de nova reunião na sede da Agência Nacional de Águas (ANA), no dia 18 de janeiro (segunda-feira), em Brasília (DF).
14. A discussão será em torno dos reservatórios de Sobradinho (BA) e Três Marias (MG). O presidente do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco (CBHSF), Anivaldo Miranda, acompanhará a reunião por videoconferência, na secretaria do colegiado, em Maceió.
15. A pauta principal da reunião será a avaliação dos impactos provenientes das restrições de vazão do Velho Chico. A prática se tornou recorrente desde 2013, quando a vazão do rio foi reduzida de forma paulatina, de 1.300 metros cúbicos por segundo (m³/s) para o nível atual, de 850 m³/s.
16. O Projeto PJe Aviso, do Tribunal de Justiça da Bahia, foi selecionado pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ) para participar da 1ª Maratona do Processo Judicial Eletrônico (PJe), ao lado de 35 outros projetos de 14 tribunais brasileiros.
17. Foram avaliados 40 projetos. Os selecionados referem-se à aplicações satélites, módulos ou aplicativos para dispositivos móveis.
18. A Escola Pública do Departamento Estadual de Trânsito da Bahia (Detran-BA) abre as inscrições para o preenchimento de 3 mil vagas do curso gratuito para a primeira habilitação, em Feira de Santana, na próxima terça-feira (19). As inscrições começam às 8h e poderão ser feitas pelo site do órgão (www.detran.ba.gov.br).
19. O Detran chama a atenção para que os interessados não se dirijam à Circunscrição Regional de Trânsito (Ciretran) da cidade, onde não será possível fazer a inscrição.
20. (CAMAÇARI AGORA) O prefeito Ademar Delgado (PT) descartou qualquer possibilidade de apoio ao nome do ex-prefeito e deputado federal, Luiz Caetano, para a disputa municipal de outubro. Durante caminhada em direção à Colina Sagrada o alcaide de Camaçari também admitiu à Coluna que pode abrir mão da disputa pela reeleição e até apoiar uma candidatura alternativa, em outra legenda, caso o seu partido marche com Caetano.
21. Segundo apurou a Coluna, Delgado tem conversa agendada com o governador para os próximos dias. Deve lembrar a Rui Costa que ele não foi o responsável pelo rompimento da unidade no PT e que diante da artilharia sofrida pelo ex-aliado, o jarro do diálogo quebrou e não tem mais como colar.
22. Ainda segundo fontes ouvidas pelo Camaçarico, o alcaide deve aproveitar a conversa com Rui Costa para insistir no resgate dessa unidade, mas com outra alternativa. Os nomes dos pré-candidatos: José Cupertino (PSD), secretário de turismo; e da titular da pasta de governo, Jailce Andrade, atualmente no PT e em vias de transferência partidária para o PCdoB, devem ser apresentados como caminhos para a reconstrução dessa unidade.
23. A presidente do Núcleo LGBT do PMDB, Larissa Moraes, se manifestou contra a ação de um Policial Militar do Rio de Janeiro que diz ter "orgulho" de matar homossexuais. A declaração foi dada durante a
gravação do documentário “Gaycation”, protagonizado pela atriz canadense Ellen Page, homossexual assumida e ativista da causa.
24. Está no mínimo curioso a atuação das oposições a Rui Costa e ACM Neto. O deputado Paulo Barrozo (DEM) cobra transparência ao governo e quer saber quanto custará o cachê de Ivete Sangalo no Carnaval; e o vereador Trindade (PSL) cobra de ACM Neto quanto custaram os festejos do réveillon. Como os governos não estão preocupados com a transparência vão enrolando e nada comentam.
25. A oposição a Neto diz que a propaganda da Prefeitura é enganosa; a oposição a Rui diz que a propaganda do estado é enganosa.
26. No ano passado, a produção de petróleo realizada pela Petrobras no Brasil superou a meta fixada para o período de acordo com o Plano de Negócios e Gestão da Companhia pela primeira vez nos últimos 13 anos.
27. A marca de 2,128 milhões de barris por dia (bpd) atingida no período representa alta de 4,6% diante do resultado do ano anterior e 0,15% acima dos 2,125 milhões previstos no plano de negócios da companhia.
28. A média anual da produção operada na camada pré-sal em 2015 também foi a maior da história da companhia, atingindo uma média de 767 mil barris por dia, superando a produção de 2014 em 56%.
29. Se considerada também a extração de gás natural, que cresceu 9,8% diante do ano anterior, a produção total chega a 2,6 milhões de barris de óleo equivalente por dia (boed) - 5,5% maior que os 2,46 milhões boed de 2014.
30. Para o presidente da Petrobras, Aldemir Bendine, “o resultado é importante por demonstrar a grande capacidade operacional da empresa, mesmo em um cenário global adverso para o setor de óleo e gás, e por reiterar, diante do mercado, a previsibilidade e a transparência dos rumos da companhia”.
31. A questão é que o preço do barril do petróleo despencou no mercado mundial.
32. Por conta de um imprevisto envolvendo algumas das atrações do 9º Encontro Grapiúna de Compositores e Compositoras, programado para acontecer às 20h dessa sexta-feira, 15, na tenda Teatro Popular de Ilhéus, o evento foi cancelado. A produção do Encontro e a equipe da Tenda lamentam o ocorrido.
33. 16.455 candidatos se inscreveram para as 964 vagas da Universidade Federal do Oeste da Bahia na primeira chamada do Sistema de Seleção Unificada (Sisu). Na segunda-feira (18), o Ministério da Educação publicará o resultado com a lista dos aprovados. As matrículas começam no dia 22 e terminam em 26 de janeiro nos campi de Barra, Barreiras, Bom Jesus da Lapa, Luís Eduardo Magalhães e Santa Maria da Vitória.
34. Nesta edição, mesmo com a adoção do Critério de Inclusão Regional, pela primeira vez o número de inscritos para as vagas da Política de Cotas, 8772 candidatos, superou os da Ampla Concorrência, 7683. A bonificação de 20% fez com que os participantes apresentassem uma pontuação maior para alcançar a nota de corte dos 29 cursos de graduação.
35. Não à toa, Medicina teve a nota mais alta no País do Sisu 2016.1. Também foi o curso com mais candidatos inscritos (2017), seguido pelo Bacharelado Interdisciplinar em Humanidades (1389), Administração (1323), Bacharelado Interdisciplinar em Ciência e Tecnologia (1157) e Engenharia Civil (1097).
36. A graduação mais concorrida da UFOB neste ano foi a de Administração, do Campus de Barreiras, com 41,3 candidatos por vaga. Engenharia Civil (34,2), Engenharia Elétrica (25,2), Medicina (25,2) e Engenharia Mecânica (21,7) completam a lista das mais cobiçadas.