Colunistas / Miudinhas
Tasso Franco

CORAIS DE ABROLHOS sob ameaça de morte se confirmada lama da Samarco

Dirigentes da Secretaria da Educação do Estado da Bahia e da União dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime-Bahia) participaram de uma reunião de planejamento das ações para o ano letivo de 2016.
09/01/2016 às 20:04
  MIUDINHAS GLOBAIS:

   1. O governo da Bahia deve estar bem atento ao que acontece com um provável desastre ambiente na área do Arquipélago de Abrolhos, no sul da Bahia, se a mancha vista no mar e fotografada pela Secom for mesmo a resultante do rompimento da barragem de minérios da Samarco,.

  2. Especialistas admite que o impacto sobre a biodiversidade pode ser catastrófico. Trata-se de área com a maior diversidade de corais do Atlântico Sul. O secretário estadual do Meio Ambiente, Eugênio Spengler, sobrevoou o local e disse que o arquipélago em si "está sem mancha aparentemente", mas que no mar mais próximo da costa a água está bastante turva e, ao norte de Abrolhos, em direção a Porto Seguro, foram vistas manchas escuras.

   3. Spengler não descartou que a lama da Samarco possa ter chegado ali. "É temerário dizer que é, mas também é temerário dizer que não é", afirmou. Ele encomendou análises de amostras do material paralelas às que também estão sendo feitas pela Samarco, por determinação do Ibama.

   4. O motivo da turbidez, ao menos para a área mais próxima da costa, pode ser as chuvas que caíram na região nos últimos dias, que poderiam ter levado mais sedimentos para o mar.

   5. Segundo Veja, para o pesquisador Ronaldo Francini-Filho, da Universidade Federal da Paraíba, que há 15 anos monitora espécies de peixes e de corais de Abrolhos e tem acompanhado a movimentação dos rejeitos de minério, se for confirmada a suspeita, pode acontecer uma mortandade em massa dos corais. O maior risco é que a lama cause um sombreamento na área.

   6. Em outros pontos por onde os rejeitos avançaram desde Minas Gerais, pelo Rio Doce, até desaguar no mar, observou-se que a luz não passa de 10 centímetros de profundidade. "Sem luz, os recifes de corais morrem por não fazer fotossíntese", afirma. Para o biólogo também há o risco de os sedimentos cobrirem os corais. "Se isso acontecer, fica mais difícil a recuperação, porque inibe o recrutamento de novos corais."

   7. Ele concorda, porém, que, por enquanto, é difícil ter certeza de que se trata da lama, visto que as chuvas recentes deixaram as águas da região mais turvas. Segundo Francini-Filho, a região do arquipélago é de altíssima sedimentação e costuma ter maior turbidez em situações de frentes frias, tempestades e muito vento.  Portanto, há uma possibilidade de se tratar de sedimentação natural.

   9.  O deputado federal (PTB-BA), Benito Gama convocou nesta sexta-feira (8), o Governador, Rui Costa, deputados e senadores para lutar em defesa da região.

   10. “É preciso confirmar a origem dos possíveis danos causados e trabalhar em conjunto pela difícil recuperação da área de preservação ambiental. Abrolhos é uma das mais importantes áreas de preservação da vida marinha na costa brasileira com uma das maiores diversidades ambientais do Atlântico”, disse Gama.

                                                                  *********
   11. O Terminal de Integração de Passageiros Acesso Norte do metrô será inaugurado pelo governador Rui Costa nesta segunda-feira (11), às 9h. Localizado próximo à Rótula do Abacaxi, o novo terminal receberá, inicialmente, sete linhas de ônibus metropolitanas e urbanas.

   12. Também nesta segunda-feira (11), o governador fará uma visita, às 8h30min, à nova passagem subterrânea para pedestres, localizada entre a Avenida Barros Reis e o Cabula, na Rua Christiano Buys. No local, foram feitas realocações, limpeza e adequações das tubulações de água, esgoto, redes de telecomunicações e rede de alta tensão. A passagem também foi revitalizada com grafitagem feita por artistas soteropolitanos.

   13. Ações da campanha de verão do Departamento Estadual de Trânsito da Bahia (Detran-BA) aconteceram em Sítio do Conde, no litoral norte, na sexta-feira (8). A unidade móvel da Escola Pública de Trânsito foi instalada na praça central da localidade, que nessa época do ano recebe muitos turistas. 

   14. Atividades educativas com crianças e adolescentes ensinaram noções de trânsito e cidadania." Foi uma surpresa chegar na praça e encontrar essa estrutura com ônibus e equipamentos. Não sabia que existia esse trabalho educativo aqui na Bahia. Vocês estão de parabéns ", disse o estudante Pedro Oliveira, 13 anos, de São Paulo. 

   15. Ainda na sexta-feira, o órgão promoveu a campanha de verão em Salvador, no ensaio do Afrodisíaco, no Pelourinho, com o grupo de conscientização que faz a demonstração do funcionamento do bafômetro.Neste sábado (9), o grupo estará em Praia do Forte.

   16.  " Vamos participar dos principais eventos do verão e percorrer o litoral baiano, para levar a mensagem de conscientização a condutores e pedestres , com o objetivo de reduzir o número de acidentes", ressaltou o coordenador de Segurança e Educação para o Trânsito do Detran,  Eliezer Cruz. 

   17. O deputado federal Jorge Solla (PT-BA) lamentou o oportunismo de alguns deputados da oposição na Bahia, que aproveitaram as críticas feitas pelo petista à atual gestão da Secretaria Estadual de Saúde (Sesab) para também atacar o governo. 

   18. “É um oportunismo sem tamanho, já que passaram o ano inteiro elogiando o modelo de gestão de cortes e da desassistência, é o que eles fariam se tivessem vencido as eleições. Quando governaram, passaram mais de 20 anos sem construir um hospital de urgência e emergência na Região Metropolitana e sequer aplicavam o mínimo de 12% na saúde”, contrapôs Solla.

   19. O serviço móvel gratuito de castração de cães e gatos – Castramóvel – inicia as atividades de 2016 a partir da segunda-feira (11), no Alto de Ondina, próximo à entrada principal do Zoológico. Nas segundas e terças-feiras, sempre das 8 às 12h, serão realizadas as marcações das cirurgias e a triagem dos animais. 

   20. Já nas quartas, quintas e sextas-feiras ocorrerão os procedimentos. A atividade será realizada no local até o próximo dia 29.

   21. Para ter acesso ao serviço é importante que o proprietário do animal apresente o original do cartão SUS, carteira de identidade e caderneta de vacinação do animal. Além disso, o pet deve ter entre seis meses e cinco anos de idade, pesar mais de 1 kg e estar bem de saúde. As fêmeas não podem estar em período gestacional. 

   22. O Castramóvel é promovido pela Secretaria Municipal da Saúde (SMS), por meio do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ). Em 2015, foram realizadas 10 mil cirurgias e, desse total, cerca de 6 mil realizadas pelo Castramóvel e o restante na Clínica Vida Animal. O dispositivo móvel percorreu ainda nove
bairros, beneficiando os proprietários de cães e gatos das localidades na capital.

   23. Dirigentes da Secretaria da Educação do Estado da Bahia e da União dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime-Bahia) participaram de uma  reunião de planejamento das ações para o ano letivo de 2016. O foco é garantir a alfabetização das crianças até os oito anos de idade, meta prioritária do programa Educar para Transformar, que visa à melhoria da qualidade da educação pública na Bahia. 

   24. A reunião,  que aconteceu na última sexta-feira (8), no Instituto Anísio Teixeira (IAT), foi conduzida pelo secretário da Educação do Estado, Osvaldo Barreto, e pela presidente da Undime-Bahia, Gelcivânia Mota Silva.

   25. Para assegurar a alfabetização das crianças na idade certa, ficou acertado o compromisso com a formação de professores alfabetizadores. A meta  para 2016 é capacitar 29 mil professores das redes públicas municipais e estadual, que vão conduzir o processo de alfabetização de cerca de 500 mil estudantes nas salas de aulas das escolas públicas.

   26. De acordo com o secretário da Educação, Osvaldo Barreto, “nós consolidamos no final de 2015 e início deste ano, a construção de um Pacto pela  Educação do Nordeste, que, alinhado com o programa estadual Educar para Transformar, trará grandes benefícios para a Bahia. 

   27. Com esta parceria do Estado com o Ministério da Educação, Undime e as secretarias municipais da Educação, nós conseguimos a unificação  do programa estadual com o federal para a alfabetização na idade certa das crianças na Bahia”, ressalta o secretário.

   28. As empresas baianas de pequeno porte (empreendimentos com faturamento bruto anual entre R$ 360 mil e R$ 3,6 milhões) têm até o dia 31 de março para se cadastrarem no Domicílio Tributário Eletrônico (DT-e), conforme prevê o cronograma da Secretaria da Fazenda do Estado (Sefaz-Ba).  

   29. O DT-e é o novo canal direto on-line entre o fisco estadual e o contribuinte cadastrado no ICMS, por meio do qual a Sefaz-Ba encaminha avisos, intimações, notificações e dá ciência de todos os tipos de atos administrativos, além de oferecer uma gama de informações personalizadas sobre a vida fiscal da
empresa.

   30. A adesão ao Domicílio Tributário Eletrônico é obrigatória para os cerca de 245 mil contribuintes do cadastro do ICMS da Bahia, exceto os microempreendedores individuais, cuja inscrição é opcional. 

   31. O cadastramento das empresas de pequeno porte faz parte da segunda etapa de adesão ao DT-e. A primeira fase compreendeu o credenciamento das grandes e médias empresas e se encerrou em 31 de dezembro, com 30.703 contribuintes cadastrados. Na terceira etapa, que acontecerá de 1º de abril a 31 de agosto, será a vez das  microempresas se cadastrarem.