A Secult BA está convocando os blocos afro-baianos para assinarem termos de adesões no Carnaval Ouro Negro
MIUDINHAS GLOBAIS;
1. O vereador Carlos Araújo (PDT), quer que o Ministério Público apure a ação realizada pela Prefeitura de Ilhéus que, na última uinta-feira, 24, através da Secretaria de Desenvolvimento Social(SDS), promoveu - segundo nota da Ascom Ilhéus - "a distribuição de vinte mil quilos de frango às famílias mais necessitadas nos bairros e distritos de Ilhéus. A medida, autorizada pelo prefeito Jabes Ribeiro, foi viabilizada em virtude da Lei nº 3.763, aprovada pela Câmara de Vereadores".
2. Segundo a Prefeitura a "distribuição foi feita de acordo com o cadastro das famílias em programas sociais desenvolvidos no município, com a finalidade de proporcionar às famílias uma ceia de natal mais digna. O prefeito disse que ficou muito feliz em poder garantir esse programa, que representa um compromisso histórico com esse segmento da população".
3. O frango foi distribuído através das unidades do Centro de Referência à Assistência Social (Cras) localizadas nos bairros Nossa Senhora da Vitória, Banco da Vitória, Teotônio Vilela e na Barra. O serviço contou com apoio logístico de associações de moradores das referidas localidades, que auxiliaram na organização dos pontos de entrega.
4. Segundo o blog do vereador Carlos Araújo, a medida além de ser demagógica, "uma politicagem", "migalhas para o povo", teria havido desvios para atender pré-candidatos a vereadores ligados ao prefeito. O blogo mostra fotos como esta acima de uma caminhonete repeleta de caixas de francos.
*****
5. O Ministério Público do Estado da Bahia recomendou que o município de Itabuna priorize a destinação da água para o consumo humano durante a situação de emergência provocada pela estiagem que afeta a região sul.
6. O órgão também recomendou ao Inema a suspensão de outorgas para o fornecimento de água potável para estabelecimentos industriais, comerciais e agrícolas.
7. No documento, os promotores Yuri Mello, Aline Salvador e Renata Lazzarini indicam que a fiscalização ambiental deve ser capaz de evitar o uso de água potável como matéria prima. Além disso, sugerem a revisão de licenciamentos e autorizações “que permitem a captação de água na bacia leste, em especial nos rios Cachoeira e Almada”, principais fontes de recursos hídricos do município.
8. Cabe lembrar que a sociedade itabunense debate a possível estadualização da Emasa, empresa municipal responsável pelos serviços de saneamento básico e abastecimento de água.
******
9. Após dois meses de muitos debates, a Câmara Municipal de Vitória da Conquista aprovou, nesta quinta-feira (24), a Lei Nº 2.056 a Lei de Diretrizes Orçamentárias para o ano que vem. Em nota divulgada à imprensa, a Câmara não informou o valor nem o destino dos recursos, mas em entrevista anterior ao BLOG DO ANDERSON o vereador Luciano Gomes Lisboa (PR) revelou que o montante chega aos R$ 737 milhões.
10. “Nós mostramos que essa Casa tem responsabilidade. São 21 vereadores com responsabilidade, que pensam na população em primeiro lugar”, discursou Luciano Gomes. Depois desse ato a Câmara Municipal entrou em recesso e retorna às atividades oficiais na primeira semana de fevereiro.
11. Um gesto solidário do bloco carnavalesco “Hoje eu Posso...” levou um pouco mais de alegria nesta véspera de Natal para a Creche Vovó Flor, uma instituição localizada na Ribeira, que abriga cerca de 50 crianças órfãs ou que vivem em situação de vulnerabilidade social. Os dirigentes do bloco visitaram a sede da associação para realizar uma doação de latas de leite em pó
que foram arrecadadas durante um coquetel de lançamento do grupo carnavalesco no início do mês.
12. “Foi o nosso presente de Natal para essas crianças queridas, como uma forma de reforçar nosso papel de responsabilidade social”, conta Jonas Ferraz durante a visita com o sócio André Muniz.
13. A Universidade Federal da Bahia tomou conhecimento na tarde do dia 23 de dezembro da publicação do Diário Oficial da União que indicou o curso de Ciências Biológicas como proibido de receber novos alunos em futuras seleções. A decisão foi motivada por um erro de enquadramento do curso, na última avaliação do ENADE de Biologia, realizada primeiro semestre de 2014. Os
alunos de Antropologia foram inscritos para fazer o ENADE de Ciências Biológicas, resultando na nota baixa que provocou essa medida restritiva do INEP/MEC.
14. Esse erro foi detectado no mês de outubro de 2015 e a Reitoria da UFBA iniciou gestões junto a representantes da direção do INEP / MEC, formalizadas através de recurso protocolado em 22 de novembro, solicitando a revisão da avaliação equivocada. Apesar dos esforços da Administração Central, o INEP/MEC não reviu o processo e, por isso, a UFBA está apresentando novos recursos para reverter a situação.
15. Destaque-se ainda que a Administração Central tem plena convicção da excelência dos cursos de graduação oferecidos pelo Instituto de Biologia da UFBA. É evidência disso o fato de que, neste ano de 2015, o IBIO já recebeu duas visitas do MEC para
avaliação “in loco”, nas quais conquistou a nota máxima (5) para o curso de Ciências Biológicas. Também obteve a nota 5 em Zoologia e 4 para Ciências Biológicas em Ecologia.
16. O deputado estadual Carlos Geilson (PSDB) foi eleito o mais assíduo da Assembleia Legislativa da Bahia no ano de 2015. Com apenas uma falta justificada, Geilson receberá o prêmio em fevereiro de 2016 pelo seu desempenho parlamentar. “Moro em Feira de Santana, vou e volto todos os dias para Salvador. Faço questão de estar sempre presente na Assembleia e nas sessões, pois fui eleito para representar o povo baiano e, como um empregado do povo, me vejo na obrigação de estar aqui trabalhando todos os dias”, frisou Geilson.
17. Sedes e zonas rurais de 82 municípios baianos receberam a visita do governador Rui Costa, em 2015, onde entregou obras concluídas e assinou várias ordens de serviço para novas ações. Um dos grandes destaques das viagens foram as visitas a cerca de 140 escolas estaduais, municipais e creches, como forma de subsidiar o programa Educar para Tranformar – Um Pacto pela Educação. Dividido em cinco eixos, o programa tem como princípio a formação de parceria com educadores, municípios, universidades, movimentos sociais, empresários e as famílias para melhorar a educação pública.
18. Nas visitas às escolas, ocorreram curiosidades, como o governador participando de atividades artísticas e culturais e mudando o roteiro em atendimento a convite de alunos de colégios que não estavam previstos nas viagens. No bairro do Uruguai, em Salvador, Rui visitou a Escola Estadual Polivalente San Diego, que não estava na agenda, e jogou capoeira. Em Feira de Santana, outra unidade, não incluída no roteiro e que recebeu a visita do governador, é o Colégio Estadual Celita Franca Silva
20. No evento de constituição do consórcio de saúde da região de Paulo Afonso – realizado na manhã desta quarta-feira
(23) -, que contou com a participação do secretário Josias Gomes (Relações Institucionais da Bahia), o governador Rui Costa assinou termo de autorização para firmar contratos de financiamento entre a Agência de Fomento do Estado da Bahia (Desenbahia), e 9 Prefeituras baianas.
21. Os recursos de mais de R$ 53 milhões destinam-se à realização de obras de pavimentação e drenagem. Os municípios
beneficiados são: Dias D'Ávila, Coribe, Carinhanha, Jeremoabo, Catu, Ibirapuã, Nova Viçosa, Sátiro Dias, e Riachão do Jacuípe.
22. A Secretaria de Cultura do Estado da Bahia (SecultBA) convoca os representantes das entidades carnavalescas contempladas pelo Programa Carnaval Ouro Negro 2016 para a assinatura do Termo de Adesão ao credenciamento. Na oportunidade, deverá ser reapresentada a documentação completa atualizada do bloco, listada no edital, para comprovação da sua regularidade. O prazo para assinatura do termo e entrega das certidões válidas é de 06 a 12 de janeiro de 2016, somente em dias úteis, das 09h às 12h e das 14h às 17h, no Palácio Rio Branco, sede da SecultBA, localizado na Praça Thomé de Souza, s/n - Centro, CEP 40.020-10, Salvador - BA.
23. Um total de 94 blocos das categorias afro, afoxé, samba, reggae e de 23. terão seus desfiles no Carnaval 2016 patrocinados - integral ou parcialmente - pelo Governo do Estado. Lançado em 2008, o Ouro Negro é coordenado pelo Centro de Culturas Populares e Identitárias (CCPI) da SecultBA. A lista das entidades contempladas pelo Carnaval Ouro Negro 2016 está disponível no