Colunistas / Miudinhas
Tasso Franco

LIDERES na Assembleia comentam primeiro ano do governo Rui Costa

Situação diz que o governo de Rui Costa foi equilibrado e bom neste primeiro ano; e Oposição diz que foi um fiasco e sustentado em propaganda enganosa
24/12/2015 às 20:03
MIUDINHAS GLOBAIS:

   1. Líderes na Assembleia Legislativa falam do primeiro ano do governo Rui Costa:
 
   2. O líder da Maioria (governo), deputado Zé Neto (PT), diz que o governador Rui Costa mesmo enfrentando todas as adversidades em um ano de crise bem. "Ele (Rui) tem sido muito sereno e muito seguro nas medidas que tem tomado na administração do nosso Estado e isso tem trazido resultados importantes".

   3. Segundo Zé Neto, o governdor Rui teve o mérito - em termpo de crise que considera internacional - de dialogar com diversos setores da sociedade, de sindicalistas a empresários, e teve muita determinação no sentido de manter o estado em equilibro em suas finanças. 

   4. Houve uma evolução do comportamento do governador. Assim também considera o presidente da Assembleia, deoutadi Marcelo Nilo, "Rui foi a maior surpresa da política baiana nos últimos tempos e cresceu bastante porque é trabalhador e compreensivo. Já cheguei a dar nota 2 a ele como político e 8 como testor, e agora dou 8 como politico e 9 como gestor".

   5. Para Marcelo, Rui hoje é outra pessoa. "Atende a todos, sabe dialogar, vai ao interior com frequência e tem uma relção política muito mais aberta e isso só ajuda na administração do estado".

   6. O líder do PT na Assembleia, deputado Rosmberg Pinto, também considera que o governador cresceu bastante, tem boa vontade no atendimento a todos e dialoga com toda a sociedade". Rosemberg também vê na crise 'internacional' empecilho para que o estado cresça ainda mais. 

   7. OPOSIÇÃO FALA EM FIASCO:

   8. Para o líder da Oposição, deputado Sandro Régis (DEM), Rui é um fiasco, em engodo, e "encerra o ano de forma consoante com um pacote de maldadades". 

   9. Régis diz que "não existe uma obra do governo Rui no estado com recursos próprios e o que tem inaugurado são resíduos ainda do governo Dilma/Wagner, Do Minha Casa. As grandes obras que foram anunciadas ainda no governo Wagner, do qual Rui era a eminência parda, continuaM no papel ou paralisadas: ponte Salvador-Itaparica, duplicação da 415, Porto Sul, Fiol, duplicação da BR-116 Norte".

   10. No entendimento do parlamentar lider da oposição o governo Rui fracassa na saúde pública, que teria economizada R$300 milhões do governo anterior (Wagner), da educação paralisada, amorfa, e da segurança que todos conhecem pela insegurança, com mais de 200 explosões de agências bancárias no estado.

   11. Sobre 2016, Régis diz que é "imprevisível, mas do jeito que o PT está conduzindo a economia do país penalizado estados e municípios, não será nada bom o que vem pela frente".
 
   13. PROPAGANDA ENGANOSA

   15. O líder do DEM na Casa, deputado Luciano Ribeiro, diz que o governo Rui vive "de muita propagada na tentativa de se firmar como se fosse um grande gestor, especialmente em cima das obras do metrô. Quer se firmar com factóide enquanto a Bahia enfrenta a maior catástrofe em meio ambiente com a queimada da Chapada Diamantina e uma seca que atinge mais de 200 municípios e o governador é inerte".

   16. O parlamentar do DEM diz que o governo não construiu sequer uma barragem no estado, o programa água para todos é uma conversa fiada e a população está sofrendo muito nas regiões atingidas pela seca". Na avaliação de Luciano, o governo Rui é muito ruim.

    17. Opinião idêntica tem o líder do PMDB, deputado Pedro Tavares, para quem Rui abandonou o interior e só anda de helicóptero quando vai. "As estradas estão acabadas, a saúde está caótica e a (in)segurança nem se fala".
                                                                              ******
   18. A Prefeitura preparou um esquema especial de trânsito e transporte para os festejos de final de ano na capital baiana, com foco especial para a celebração de Réveillon da Praça Cairu, que terá início na próxima segunda-feira (28) e seguirá até o dia 1º de janeiro. Para tanto, a Superintendência de Trânsito de Salvador (Transalvador) e a Secretaria de
Mobilidade (Semob), respectivamente, informam quais espaços estarão disponíveis para estacionamento, a localização das barreiras e desvios instalados nos principais pontos da cidade, além da oferta de linhas adicionais com roteiros especiais na área do transporte público. Essas linhas, que serão 66 diariamente, terão horário estendido até 7h da madrugada entre os dias 28 e 31 e até meia-noite no dia 31. 

   19.  Para a área o do Comércio, a Transalvador preparou uma operação visando proporcionar fluidez e viabilizar áreas de estacionamento. A interdição do tráfego acontece de 28 a 31 de dezembro, entre 17h e 5h, e no dia 1º de janeiro, das 14h à meia-noite. O perímetro de segurança de trânsito será da Avenida Lafayette Coutinho (Contorno) – a partir do Solar do Unhão até a Praça da Inglaterra, incluindo a Ladeira da Montanha – com exceção do transporte público (ônibus e táxi), até as 20h. Noventa e nove prepostos do órgão (entre coordenadores de área, supervisores e agentes de trânsito) formam a operação, utilizando 37 viaturas (33 automóveis e quatro motos). Oito guinchos, 370 cones e 52 prismas complementam a atividade.

   20. As barreiras fixas serão instaladas em 21 diferentes pontos: Rua Chile x Rua Pau da Bandeira; Ladeira da Conceição da Praia x Ladeira Montanha; Ladeira da Preguiça x Rua Manuel Vitorino (ao lado da 16ª CIPM); Rua Pinto Martins x Ruado Corpo Santo; Rua Pinto Martins x Rua Santos Dumont; Rua Portugal x Rua Frederico Castro Rebelo; Rua Santos Dumont x Rua Lauro Muller; Av. Estados Unidos x Rua da Noruega; Av. Estados Unidos x Rua da Espanha; Av. Estados Unidos x Rua da Holanda; Av. Estados Unidos x Rua da Argentina; Rua da Grécia x Rua Miguel Calmon; Av. Estados Unidos x Rua da Suécia; Av. Jequitaia x Rua da Suécia; Av. da França (pista esquerda) x Centro Náutico; Ladeira do Gabriel x Acesso à Av. Lafayete Coutinho;  Ladeira da Preguiça x Rua Visconde de Mauá; Av. da França x duas ligações entre as pistas; Rua Conselheiro Dantas x Rua dos Ourives; Rua dos Algibebes x Rua dos Ourives; e Rua dos Ourives x Rua Álvares Cabral.

   21. As barreiras mistas, que são bloqueios apenas para veículos de grande porte, serão instaladas em dois pontos: Campo Grande x acesso ao Vale do Canela e Rua do Forte de São Pedro x Rua Gamboa de Cima. Já as barreiras
móveis estarão em outros 17 pontos detalhados abaixo:

   22.  - Praça Castro Alves x Edifício Sulacap (só no dia 31): o tráfego será desviado para a Rua Carlos Gomes;  - Praça Castro Alves x Ladeira da Montanha (parte alta): monitoramento do tráfego e autorização do acesso de veículos credenciados no contrafluxo mediante contato com a equipe da parte baixa; 

   23. - Ladeira da Montanha x Rua Pinto Martins (parte baixa): monitoramento do tráfego e autorização do acesso de veículos mediante contato com a equipe da parte alta; 

   24. - Vale do Canela x Viaduto Menininha do Gantóis: desvio do tráfego para o Campo Grande;   Av. Contorno x Solar do Unhão: desvio do tráfego para o Largo dos Aflitos, permitindo acesso de táxis e veículos com destino à Marina; 
- Av. Contorno x Restaurante Amado: proibição do acesso de veículos à Praça Cairu; 

   25. - Rua Pinto Martins x Rua Portugal: permissão de acesso apenas a veículos credenciados; - Rua Engenheiro Oscar Pontes x Av. da França: desvio do tráfego para pista da esquerda; 

   26. - Av. da França x Rua Estado de Israel: cobrança de cartela Zona Azul;  - Av. da França x Rua da Suécia: desvio do
tráfego para túnel, só permitindo acesso de veículos para o estacionamento; 

   27. - Av. da França x Rua da Polônia: proibido estacionamento na Rua da Polônia e desvio de veículos sem cartela Zona Azul;  - Av. da França x Praça da Inglaterra: desvio para Praça da Inglaterra, a fim de preservar área para ponto de táxi; 
- Av. da França (pista da direita) x Rua da Argentina: acesso permitido apenas a veículos credenciados;  

   28. - Av. da França x Centro Náutico: limitação do estacionamento especial; - Rua Miguel Calmon x Rua Pinto
Martins (Praça da Inglaterra): acesso de ônibus e táxi até o horário permitido;  - Rua da Bélgica x Rua Miguel Calmon (ao lado do Mercado Modelo): orientação de passagem de veículos credenciados; - Rua da Bélgica x Av. Estados Unidos
(atrás do Mercado Modelo): orientaç~çao de saída de veículos credenciados.

  29. Estacionamento – Serão 1.262 vagas de Zona Azul, distribuídas em 11 áreas. As cartelas terão valor fixo de R$ 20, sem prazo de permanência dos veículos nos locais. Estacionamento fechado da Praça Castro Alves com 102 vagas. Também serão disponibilizadas vagas ao longo da via pública nos seguintes locais: Av. da França – da Rua Estado de Israel à Rua da Argentina, com 500 vagas; pista da esquerda da Av. da França (áreas regulamentadas e transversais, excluindo a Rua da Polônia e Praça da Inglaterra), com 80 vagas; áreas de recuo da Av. Estados Unidos, com 150 vagas; Av. Lafayette Coutinho (Contorno), no trecho compreendido entre o acesso à Rua Banco dos Ingleses e o semáforo do Solar do Unhão, em ambos os sentidos, com 85 vagas; nos dois lados da Av. Sete de Setembro até a Praça Castro Alves, com 150 vagas; nos dois lados da Rua Carlos Gomes, com 100 vagas; Rua Chile, lado direito até a Rua do Tira Chapéu, com 15 vagas; Ladeira da Praça, com 30 vagas; Ladeira do Gabriel, com 20 vagas; Largo Dois de Julho, com 30
vagas.

  30. Em todos os dias da festa, das 17h às 6h, o estacionamento será proibido nos seguintes locais: Rua Conceição da Praia; Rua Conselheiro Dantas, entre a Rua Pinto Martins e Rua dos Ourives; Rua Santos Dumont; Rua do Corpo Santo; Rua dos Algibebes; Rua Guindaste dos Padres, entre a Rua Pinto Martins e Rua Álvares Cabral; Av. da França, pista esquerda, entre a Rua Estado de Israel; e a Rua da Suécia. 

  31. Barra - Na Barra, o órgão de trânsito não fará muitas modificações na região, visto que a queima de fogos será no Farol e o público se concentrará no calçadão. No entanto, a autarquia preparou esquema com barreiras fixas e opções de estacionamento para os que vão curtir o espetáculo. O perímetro de segurança de trânsito irá do Farol da Barra
ao Clube Espanhol, e a circulação dos veículos ocorrerá nos seguintes trajetos: sentido Ondina - Rua Afonso Celso, Rua Miguel Bournier, Av. Centenário e Rua Sabino Silva; sentido Porto da Barra - Av. Oceânica, Rua José Sátiro de
Oliveira (Morro do Gato), Av. Centenário e Rua Augusto Frederico Schmidt. 

   32. A interdição do tráfego na Barra acontecerá entre as 20h do dia 31 de dezembro e as 2h do dia 1º de janeiro. Serão montadas seis barreiras móveis de interdição de tráfego e disponibilizadas 337 vagas de Zona Azul, ao preço único de R$20. 

    33. Ônibus - Segundo a Secretaria de Mobilidade, as linhas que trafegam pela Avenida da França com destino ao Campo Grande e Lapa – tendo como vetor de direção a Avenida Contorno e Montanha – retornarão na Avenida da França/Praça da Inglaterra/Avenida Estados Unidos, sentido Túnel Américo Simas. As linhas que trafegam pelo Campo Grande e pelo Vale do Canela com destino ao Elevador Lacerda/Comércio – tendo como vetor direção a Av. Contorno – seguirão pelo Politeama/Piedade/Av. Joana Angélica/Nazaré/Túnel Américo Simas/retorno pela Av. da França, Praça da Inglaterra e Av. Estados Unidos.

   34. As linhas que trafegam pela Piedade/Politeama com destino ao Elevador Lacerda/ Comércio – tendo como vetor direção a Av. Contorno – seguirão por: Campo Grande/retorno no Politeama/Piedade/Av. Joana Angélica/Nazaré/Túnel
Américo Simas/retorno na Av. da França – Praça da Inglaterra/ Av. Estados Unidos. As linhas que seguem pela Av. Sete de Setembro e Rua Chile com destino ao Terminal da Rua das Vassouras farão retorno na Casa de Itália. 

   35. Já aquelas linhas queretornam na Lapa com destino ao Elevador Lacerda/Comércio – tendo como vetor de
direção a Av. Contorno – seguirão por: Vale dos Barris/Politeama (OrixásCenter), Vale dos Barris, Av. Vasco da Gama (Dique), Túnel Américo Simas/retorno pela Avenida da França – Praça da Inglaterra/Av. Estados Unidos/Jequitaia.