O artista plástico e cineasta Francisco Liberato de Mattos, conhecido como Chico Liberato, 79 anos, foi espancado na noite de domingo (20) no bairro do Trobogy.
MIUDINHAS GLOBAIS:
1. O líder do PT na Assembleia Legislativa, deputado Rosemberg Pinto, defendeu nesta segunda-feira, 21, a tese de que, ao contrário do que prega a Oposição, é preciso valorizar o parlamento diante das últimas críticas e da postura de alguns servidores estaduais, os quais, praticamente impediram uma defesa do governador Rui Costa quando este enviou 24 projetos de lei e uma PEC, no apagar das luzes do ano legislativo.
2. Segundo Rosemberg, em fala na tribuna da Casa e em conversa com o BJÁ, está havendo um proposital entendimento de que os projetos, em especial o que mexe com os servidores públicos, são ruins e os prejudicam. "É preciso ter uma maior reflexão desta Casa, pois, Rui tem visão de estadista porque vai passar e o estado fica. Daí que a PEC do servidor pensa no estado, a longo prazo e não retira direito dos servidores e sim normatiza".
3. Na ótica de Rosemberg, o governo não quer tirar licença prêmio de ninguém e sim normatizar evitando que sejam cobradas idenizações por licenças acumuladas e não gozadas. "Agora, estamos abertos a essa discussão no Poder Judiciário para saber o que de fato está acontecendo com as informações que circulam nesta Casa, que se vende períodos acumulados de licenças-prêmis, e isso a gente precisa debater a miúde", frisou.
4. Rosemberg comenta que o debate da forma que estásendo feita, a Oposição acusando o governo de agir com má fé contra os servidores, numa espécie de aqui somos nós com a razão; e lá estão eles, sem razão, sem argumentos, está equivocada.
5. "Às vezes não uso essa tribuna para fazer determinadas colocações dentro desse contexto para não me apequenar, pois, este não é o debate que a sociedade quer. Hoje, ouvi o deputado Antonio Imbassahy dando uma entrevista na Band News colocando teses políticas de forma estreita afirmando que diretores da Petrobras foram colocados pelo governo na estatal para roubar", comentou.
6. O líder petista diz que, infelizmente, segmentos da sociedade querem substituir a política pela economia e pela midia, criminalizando os politicos."Só quem pode resolver o problema do pobre é a política", frisou.
7. Rosemberg comentou, ainda, análise que fizemos neste site dando nossa opinião de que ele, embora seja um bom deputado não ganha o Troféu Imprensa da Assembleia porque fala mal da imprensa.
8. Diz que critica a grande midia que tem uma visão estreita em relação aos ganhos que o país teve nos últimos 12 anos e comenta que "é preciso valorizar coisas positivas e apequenar as coisas negativas, mas, a grande midia faz sempre o inverso".
9. Para Rosemberg, "quantas e quantas boas coisas acontecem neste país, mas, não aparece na grande midia", comentou dizendo que recentemente esteve na Alemanha com alguns brasileiros e ouviu destes que "aqui (na Alemanha) a gente fala melhor do Brasil do que vocês por lá".
10. Ainda segundo Rosemberg, uma dessas pessoas que mora na Europa, recentemente esteve com ele em Valente, na Feira livre, e comentou "não vi uma pessoa desçalca".
*****
11. O novo ministro da Fazenda, Nelson Barbosa, afirmou em discurso logo após sua posse que os investidores nacionais e estrangeiros podem continuar confiando no Brasil.
12. Na tarde desta segunda-feira (21), durante cerimônia de transmissão de cargo, ele afirmou que o maior desafio do país nesse momento é estabilizar e, num segundo momento, reduzir a dívida pública brasileira.
13. Barbosa disse que os desafios econômicos do Brasil "demandam ações imediatas" e fez um apelo a "todos os poderes da União" para "superar os problemas atuais".
14. Aos investidores, Barbosa pediu confiança e disse que vai tomar todas as medidas necessárias para retomar o crescimento da economia.
15. "Apesar das turbulências, os investidores nacionais e internacionais podem confiar no Brasil. Trabalharei para transformar nosso potencial em oportunidades concretas", disse.
16. Tá dificil Mr Barbosa: o dólar hoje foi vendido a R$4,02 e o euro a R$4,25.
*****
17. O artista plástico e cineasta Francisco Liberato de Mattos, conhecido como Chico Liberato, 79 anos, foi espancado na noite de domingo (20) no bairro do Trobogy. Dois homens invadiram a casa dele e anunciaram o assalto. Como não encontraram dinheiro, os criminosos agrediram o cineasta até ele desmaiar.
18. O IFBA Simões Filho avisa aos candidatos ao Vestibular 2016 que fiquem atentos às importantes informações a seguir: A data da Avaliação será dia 10 de janeiro de 2016; as provas serão realizadas unicamente no Pavilhão de Aulas do Campus, estando descartado qualquer outro local.
19. E mais: Os concorrentes devem trazer consigo documento oficial com foto; Só será admitido o uso de caneta esferográfica transparente de tinta preta; Os portões serão abertos às 7 h 20 e fechados, impreterivelmente, às 7 h 50. Portanto, recomenda-se ao candidato chegar com meia hora de antecedência. Maiores informações:http://www.simoesfilho.ifba.edu.br/
20. Que tristeza esse incêndio no Museu da Língua Portuguesa em SP, uma das coisas mais criativas que existia nessa cidade.
21. Em 2016, o Programa Todos pela Alfabetização (Topa) irá beneficiar 120 mil baianos que ainda não tiveram a oportunidade de participar do processo educacional. E para a 9ª etapa do programa, a prioridade é atender os municípios que apresentam números acima de dois mil analfabetos.
22. “Vamos priorizar 80% das turmas do Topa de 2016 para área rural, onde encontramos o maior índice de analfabetismo. Além disso, focaremos, também, na população de etnia cigana, quilombola, população moradora de rua e pessoas privadas de liberdade”, declarou a coordenadora do Topa, Francisca Elenir.
23. Para alcançar esta meta, o Topa iniciou, nesta segunda-feira (21) e segue até o dia 20 de janeiro de 2016, as adesões para a 9ª etapa do programa.
24. Podem participar prefeituras e entidades dos movimentos social e sindical de todo o Estado. A meta para 2016 é matricular 100 mil pessoas, acima de 15 anos, adultos e idosos que não puderam efetuar os estudos na idade regular.
25. Determinação e engajamento político. Esse foi o retorno e percepção dos ouvintes, por meio de mensagens, que acompanharam hoje (21), a entrevista da diretora de Turismo da Secretaria de Cultura e Turismo de Salvador (Secult) e pré-candidata a vereadora de Salvador, Taissa Gama.
26. O Ministério da Educação divulgou, na sexta-feira (18), os resultados da avaliação do ensino superior referentes aos anos de 2012, 2013 e 2014. A UFOB ficou na 65ª posição no ranking das melhores universidades do País, com 3,110 pontos. Os cursos avaliados foram os de Ciências Biológicas, Engenharia Civil e Sanitária, Geografia e Química. Na Bahia, a Instituição ficou em segundo lugar, atrás apenas da UFBA.
27. O Índice Geral de Cursos (IGC) é um indicador de qualidade do MEC que analisa os conceitos dos cursos de graduação avaliados, por meio do Conceito Preliminar de Cursos (CPC). Também leva em consideração a nota dos programas de pós-graduação (mestrado e doutorado), dadas pela Capes, e a distribuição dos estudantes nos diferentes níveis de ensino.
28. Para ser considerada uma universidade de excelência, é preciso alcançar nota 4 ou 5 no IGC, que vai de 1 a 5. A UFOB foi avaliada com 4. Das instituições de ensino superior do Brasil, 12 obtiveram conceito máximo. Todas são públicas.