Colunistas / Miudinhas
Tasso Franco

FAZENDA muda de Ministro e a Bahia perdeu 56.757 empregos em 2015

O Programa Todos pela Alfabetização (Topa) inicia, nesta segunda-feira (21) e segue até o dia 20 de janeiro de 2016, as adesões para a 9ª etapa do program
18/12/2015 às 10:37
MIUDINHAS GLOBAIS:

   1. Nunca ví um governo gostar tanto de crises como o da presidente Dilma. Ainda bem não havia comemorado a decisão do STF que anulou a Comissão eleita voto secreto da Câmara dos Deputados visando dar segmento ao rio do impeachment, muda o ministro da Fazenda, Joaquim Levy, trocando-o por Nelson Barbosa, ministro do Planejamento.

    2. Barbosa, de 46 anos, já era cotado para a Fazenda no fim de 2014, quando Dilma escolhia os nomes do primeiro escalão de seu segundo mandato. Seu nome agradava mais ao PT do que o de Levy, que acabou sendo escolhido.

   3. Levy chegou à Fazenda com o compromisso de tentar ajustar as contas públicas. Os cortes de gastos sempre foram uma das marcas de Levy em passagens anteriores pelo governo, característica que lhe rendeu o apelido de "Mãos de Tesoura". 

   4. Barbosa, por sua vez, é da ala do governo mais afeita ao aumento de gastos como instrumento de estímulo à economia. Com o aumento de gastos, o Brasil fechará 2015 com déficit (já autorizado pelo Congresso) de 119,9 bilhões de reais.
                                                                                *****

   5. De acordo com as informações do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), referentes ao mês de novembro de 2015, a Bahia totalizou um saldo negativo de 6.004 postos de trabalho com carteira assinada. As informações foram analisadas pela Superintendência de Estudos Econômicos e Sociais da Bahia (SEI), autarquia da Secretaria do Planejamento (Seplan).

   6. Setorialmente, em novembro, na Bahia, quatro dos oito segmentos registraram saldo negativo: Agropecuária (-3.772 empregos celetistas), Indústria de Transformação (-2.797 postos de trabalho), Administração Pública (-1.625 postos) e Serviços (-549 postos). Os setores que ampliaram seus contingentes de trabalhadores com carteira assinada foram: Comércio (+2.000 postos), Construção Civil (+ 652 postos), Serviços Industriais de Utilidade Pública (+48 postos) e Extrativa Mineral (+39 postos).

   7. No acumulado dos onze primeiros meses de 2015, seis setores contabilizaram saldos negativos: Construção Civil (-28.805 postos), Serviços (-15.190 postos), Comércio (-8.302 postos), Indústria de Transformação (-4.927 postos), Serviços Industriais de Utilidade Pública (-897 postos) e Extrativa Mineral (-108 postos). Dois setores apresentaram saldos acumulados positivos: Agropecuária, Ext. Vegetal, Caça e Pesca (+1.148 postos) e Administração Pública (+324 postos).

   8.  A Bahia encerrou 6.004 postos, em novembro de 2015, ocupando a 9ª posição dentre os estados da Região Nordeste e a 20ª posição no Brasil em termos de saldo de postos de trabalho. Na Região Nordeste, sete estados totalizaram saldos negativos: a Bahia (-6.004 postos), Pernambuco (-4.760 postos), Ceará (-3.919 postos), Maranhão (-3.235 postos), Piauí (-680 postos), Rio Grande do Norte (-435 postos) e Paraíba (-93 postos). Dos nove estados nordestinos, dois contabilizaram saldos positivos: Alagoas (+3.140 postos) e Sergipe (+37 postos).

   9.  No acumulado dos onze primeiros meses do ano, a Bahia apresentou um saldo de emprego da ordem de -56.757 postos de trabalho, levando em conta a série ajustada, que incorpora as informações declaradas fora do prazo. A Bahia ocupou a 22ª posição no país e a oitava no Nordeste. 

   10. No ano, Pernambuco foi o estado que eliminou mais postos no mercado de trabalho formal nordestino (-74.271 postos), seguido pela Bahia (-56.757 postos), Ceará (-22.891 postos), Paraíba (-10.781 postos), Maranhão (-9.500 postos), Rio Grande do Norte (-8.484 postos), Alagoas (-3.535 postos), e Sergipe (-2.961 postos). Dos estados do Nordeste, Piauí (+755 postos) foi o único que apresentou um total acumulado positivo nos onze primeiros meses de 2015.

   11. Analisando os dados referentes aos saldos de emprego distribuídos dentro do estado da Bahia, em novembro de 2015, verifica-se que tanto RMS quanto Interior apresentaram redução do número de empregos com carteira assinada. De forma mais precisa, no Interior foram fechados 4.856 postos e na Região Metropolitana de Salvador encerrou-se 1.148 oportunidades de trabalho celetista.

   12. Quanto ao saldo de emprego, de janeiro a novembro de 2015, o estado encerrou 56.757 postos. Enfatiza-se que a participação do Interior do estado e da RMS foram negativas. O Interior encerrou 13.936 postos, enquanto a RMS perdeu 42.821 posições de trabalho com carteira assinada.

  13.  Em novembro de 2015, dos municípios com mais de 30.000 habitantes, os que tiveram os menores saldos de empregos formais foram: Juazeiro (-1.893 postos), Casa Nova (-1.325 postos) e Dias D´Ávila (-1.230 postos). Por outro lado, Salvador (+536 postos), Feira de Santana (+331 postos) e Porto Seguro (+283 postos) destacaram-se na geração de novas oportunidades de trabalho formal na Bahia.
 
   14. O Brasil fechou 945.363 vagas formais de trabalho no acumulado dos onze primeiros meses deste ano, de acordo com informações do Ministério do Trabalho, divulgadas nesta sexta-feira. Em novembro, foram cortados 130.629 postos, o pior resultado para o mês da série histórica iniciada em 1992.

                                                                *************
   15. A Secretaria da Administração (Saeb) e o Governo do Estado inauguram nesta segunda-feira, 21, o Ponto Cidadão do município de Cícero Dantas. A nova unidade compacta do Serviço de Atendimento ao Cidadão – SAC é a vigésima da Rede e vai oferecer serviços  como a emissão da carteira de identidade (RG), carteira de trabalho (CTPS), CPF e antecedentes criminais. 

   16. A cerimônia de inauguração será realizada às 11h, na Praça Raimundo Borges de Santana, s/nº, Centro, onde está instalada a unidade.

   17. Os habitantes de Cícero Dantas serão beneficiados com o novo Ponto Cidadão, que terá funcionamento de segunda a sexta-feira, das 7h às 13h. A população de Ribeira do Pombal, Banzaê, Heliópolis, Fátima, Sítio do Quinto, Euclides da Cunha  e Antas - cidades circunvizinhas, também poderão procurar a unidade para atendimento dos serviços oferecidos. 

   18. O Ponto Cidadão de Cícero Dantas terá capacidade de ofertar pouco mais de três mil atendimentos por mês. 

   19. Com uma frota estimada em quatro mil veículos, o município de Conceição da Feira, na região de Feira de Santana, ganhou nesta sexta-feira  (18) um Posto Avançado do Departamento Estadual de Trânsito da Bahia (Detran-BA).Cerca de 22 mil habitantes passam a contar com serviços de documentação de veículos, como licenciamento e transferência.

   20.  Na solenidade de inauguração, houve a apresentação da campanha de verão "De boa no trânsito" e ações educativas na unidade móvel da Escola Pública de Trânsito. Estavam presentes, o diretor-geral do Detran, Maurício Bacelar, e o prefeito Raimundo Bastos (PSD).

   21. O Programa Todos pela Alfabetização (Topa) inicia, nesta segunda-feira (21) e segue até o dia 20 de janeiro de 2016, as adesões para a 9ª etapa  do programa, desenvolvido pela Secretaria da Educação do Estado da Bahia, em parceria com o Governo Federal. Podem participar prefeituras e entidades dos movimentos social e sindical de todo o Estado. 

   22. A meta para 2016 é matricular 100 mil pessoas, acima de  15 anos, adultos e idosos que não puderam efetuar os estudos na idade regular. 

   23. As prefeituras já parceiras ou interessadas podem entrar em contato com o setor de Sistema da Coordenação Geral do Programa Topa, através do e-mail
topa.sistema@educacao.ba.gov.br para posterior liberação de acesso ao Sistema Gestão Topa. Após isso, devem preencher o formulário disponível no sistema pelo site www3.sec.ba.gov.br/gsec/gestaotopa, imprimir duas vias do termo de adesão assinadas pelo prefeito e secretário municipal de Educação. 

   24. O termo e a documentação exigida devem ser encaminhados via Sedex para a coordenação de Avaliação e Monitoramento do Topa (Secretaria da Educação do Estado da Bahia, Programa Topa – Todos pela Alfabetização Avenida Luiz Viana Filho, nº 550, 5ª Avenida, 4º andar, Centro Administrativo da Bahia – CAB/Salvador – BA, CEP: 41.745-004).

   25. O governador Rui Costa inaugura, nesta terça-feira (22), às 9h30min, com a presença da presidente Dilma Rousseff, a Estação Pirajá do Sistema Metroviário Salvador-Lauro de Freitas. Com a entrada em operação da Estação Pirajá, o governo conclui o projeto original da Linha 1, em apenas dois anos e meio após a transferência da gestão do sistema do município de Salvador para o Estado, ocorrida em maio de 2013. 

   26. A Linha 1 (trecho Lapa-Pirajá) totaliza 12 quilômetros e oito estações e prevê ainda a extensão da operação até Águas Claras – serviço que aguarda lançamento de licitação. A estação metroviária de Pirajá será interligada ao Terminal Rodoviário de Pirajá (em reforma e ampliação pela concessionária CCR), através de passarela que permitirá a integração intermodal metrô x ônibus. 

   27. Entre os dias 4 a 8 de janeiro estarão abertas as inscrições para organizações da sociedade civil e de universidades públicas ou privadas interessadas em compor o Conselho Estadual de Políticas
Sobre Drogas – CEPAD, órgão vinculado à Secretaria de Justiça, Direitos Humanos e Desenvolvimento Social (Justiça Social), para o biênio 2016-2017. 

   28. A organização da sociedade civil deverá comprovar, por meio de documentos institucionais, públicos ou privados, atuação na área de enfrentamento à dependência de substâncias psicoativas, já  as
universidades públicas ou privadas deverão comprovar atuação de profissionais que, no âmbito da respectiva universidade, tenham atuação na área de prevenção, terapia, estudo e pesquisa do uso
de substâncias psicoativas.