Colunistas / Miudinhas
Tasso Franco

PACOTAÇO DE RUI tem 24 projetos e rolo compressor na ALBA vai aprovar

O governo tem maioria folgada na Assembleia e a base com 42 deputados não terá dificuldades em aprovar os projetos do Poder Executivo
01/12/2015 às 21:29
MIUDINHAS GLOBAIS:

   1. Sem choro, nem velas. O governador Rui Costa enviou 24 projetos de leis e de emendas à Constituição apertando o cinto, ainda mais, dos servidores públicos, aumentando impostos e alterando o quadro de metas fiscais. O que causa espécie é o fato do governo deixar para o final do ano o envio desse pacote, o que não dá tempo para ser apreciado, nem pela base governista; nem pelos deputados da oposição diante da urgência que tramitarão na Casa. 

   2. O governador tem suas razões e hoje reuniu sua base para explicar que, se trata de PLs e PECs estruturantes, que beneficiarão não o seu governo, apenas, mas o Estado, a Bahia.

   3. Em parte, Rui tem razão porque os trabalhadores da iniciativa privada não têm tantos privilégios como os existentes no estado. Mas, peca por mandar projetos em regime de urgência - prática adotada nos 8 anos do governo Wagner - e por não ter alertado para este fato, anteriormente. 

   4. Seria ingênuo de nossa parte que o governador, então candidato, falasse nisso. Entende-se, no entanto, que como não falou, não alertou, teria cometido um "estelionato eleitoral". Assim pensa e se pronunciou o deputado Marco Prisco, do PSDB, lider de duas greves da PM na era Wagner.

   5. Os projetos e as PECs deverão ser aprovadas. O governo tem maioria folgada na casa, 42 dos 63 parlamentares, e a oposição 21 deputados. A oposição está unida, mais até do que nos governos Wagner, pero, pode obstruir, protestar, conseguir algum emenda e só. O rolo compressor do governo é seguro e o governador não está preocupado com 'manchas' à sua imagem porque o ano eleitoral é 2018.

   6. Na politica diz-se que maldades devem ser feitas no primeiro ano de governo. Imagina-se que Rui esteja usando essa lógica, o que muitos fazem.

   7. A queixa maior da oposição é de que o Estado é mal administrado. Gasta-se demais, às vezes em coisas supérfluas e não economiza-se. Manoel Vitório, secretário da Fazenda, tem apresentado números que vão de encontro a essa tese. Mas, de repente, como frisou, hoje, o deputado Herzem Gusmão, A Tarde traz uma matéria dando conta de que a Secretaria de Saúde economizou R$300 milhões num ano, só eviando furtos e melhorando práticas administrativas. Só de fronhas e lençóis furtava-se mil peças por mês no HGRS. 

   8. A oposição diz, ainda, que o governo tem gente demais sem produzir, 28 secretarias quando bastavam 15, 12.000 comissionados, milhares de redas e muito apadrinhamento. E que parte desse pessoal vive fazendo seminários, encontros, debates, ou seja, realizando politica. 

   9. Pelo sim; pelo não o que o governador Rui deseja é um equilibrio em suas contas e manter o pessoal recebendo salários e vantagens adicionais em dia. Como a economia nacional a cada mês despenca mais, ninguém sabe onde essa ciranda vai parar e Rui tem, pela frente, mais três anos de governo. Como seguro morreu de velho. É o princípio que adota.
                                                                                  ******
   10.  As informações apuradas pela Superintendência de Estudos Econômicos e Sociais da Bahia (SEI), autarquia da Secretaria do Planejamento, apontam que, no terceiro trimestre de 2015, o indicador do PIB baiano apontou queda de 1,9% na atividade econômica, na comparação com o mesmo trimestre de 2014. Já em relação ao segundo trimestre do mesmo ano, quando eliminadas as influências sazonais, a economia baiana aponta estabilidade (-0,1%). 

   11. No acumulado do ano (janeiro a setembro), o nível de atividade econômica da Bahia recua 2,2%. De acordo com João Paulo Caetano, coordenador de Contas Regionais da SEI, os resultados do trimestre e do acumulado do ano foram determinados principalmente pela retração do desempenho da indústria da transformação baiana, e do setor de Comércio. 

   12. “Os dados refletem o momento pelo qual passa a economia brasileira, onde se observou retração de 4,5% na comparação com o mesmo trimestre do ano anterior. Nesse sentido, temos uma redução no consumo das famílias, que se reflete tanto na produção industrial quanto nas vendas do comércio”, avalia Caetano.

   13. Terceiro trimestre – No período, apenas o setor agropecuário registrou expansão (5,6%), onde se destaca o crescimento de 2,8% na produção de grãos e, especificamente, o desempenho positivo nas culturas de soja (40,5%), algodão (2,8%), café (10,8%) e feijão (4,7%). Já as culturas de mandioca (-1,8%), cacau (-21,2%) e milho (-1,1%) registraram queda em 2015.

   14. O setor industrial, que tem peso de 20,0% na economia baiana, registrou queda de 0,5%, puxado pelas retrações de 6,6% na transformação, 1,4% naconstrução civil e 0,8% na extração mineral. O segmento da produção e distribuição de energia elétrica, gás e água foi o único com taxa positiva (3,2%). 

   15. Já serviços, principal setor da economia baiana (71,6%), teve retração de 1,2%. Contribuiu para essa queda o desempenho negativo nos segmento de comércio (-9,4%) e Transportes (-2,5%). Os resultados positivos dos segmentos Aluguel (2,8%) e Administração Pública (0,4%) amenizaram a queda de Serviços. O conjunto dos demais serviços da economia baiana registrou queda (-1,1%).

    16. A situação é crítica.
                                                                     *******
   17. O primeiro Hospital Municipal de Salvador está nascendo. Na última quinta-feira (26), foi publicado no Diário Oficial do Município o edital de licitação para construção do equipamento, que funcionará no bairro da Boca da Mata, Distrito Sanitário de Cajazeiras, com um investimento de R$ 120 milhões. A estrutura, que atuará como referência da rede municipal, terá 210 leitos para o atendimento às urgências complexas nas áreas de clínica geral, pediatria, cirurgia, traumatologia e ortopedia. 

   18. Nesta quarta-feira (02), a partir das 9h30min, no Palácio Thomé de Souza, o prefeito ACM Neto e o secretário de Saúde, José Antonio Rodrigues Alves, vão apresentar à imprensa o projeto do Hospital Municipal e esclarecer todas as dúvidas dos jornalistas sobre o assunto. 

   19. O governador Rui Costa se reuniu com os deputados de sua base para tratar dos pacote de projetos enviados à Assembleia. A reunião foi hoje, mas o pacotaço chegou à ALBA na última quinta.

   20. Diz-se que a falta de manutenção no Parque de Exposições de Salvador é de tal ordem que a Roda Gigante do parque de diversões instalada no local para de vez em quando por falta de força na energia.

   21. E os banheiros dos humanos são de tal qualidade que um nelore rejeitaria.

   22. A deputada Luiza Maia (PT) diz que ainda não tem opinião formada sobre os projetos enviados pelo governador a Assembleia.

   23. O deputado Herzem Gusmão (PMDB) diz que se o governo do estado aprovar todos os projetos do "pacote de maldades" que enviou para a Assembleia, não vai quebrar o estado. Mas, quebrará os servidores.

    24. Será assinado na próxima quinta-feira (03), um Pacto de Enfrentamento à Violência contra a Mulher, entre a Secretaria de Políticas para as Mulheres da Bahia (SPM-BA) e as Centrais Sindicais: Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil (CTB); Central Única dos Trabalhadores (CUT); Força Sindical Bahia; União Geral dos Trabalhadores (UGT); e Nova Central Sindical de Trabalhadores (NCST). O evento acontecerá a partir das 9h, no Palácio do Rio Branco, em Salvador.

   25. A Feira Nacional da Agropecuária - Fenagro 2015 acaba de ter emitido seu alvará de funcionamento pela Secretaria Municipal de Urbanismo (Sucom), sendo assim suspensa a notificação de interdição realizada ontem pelo órgão à exposição agropecuária. Com isso, a feira retoma suas atividades e segue normalmente com a sua programação até o próximo domingo, dia 6 de dezembro.

   26. Durante esta terça-feira (1º/12), a organização da Fenagro, representada pela Accoba (Associação de Caprinos e Ovinos da Bahia) entregou o Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros, documento que estava pendente para que o evento tivesse seu licenciamento regularizado. Durante o dia de hoje, a exposição funcionou parcialmente, mantendo apenas suas atividades internas, sem operação de bilheteria. 

   27. Nesta quarta-feira (2), a Fenagro abre seus portões em horário normal, às 8h da manhã, com operação de bilheteria normalizada, seguindo com suas atividades que envolvem não apenas os 6 mil animais que participam do evento, a exemplo de julgamentos e leilões, mas também com a diversificada programação que faz da exposição uma das maiores do Brasil.

   28. Que fiasco essa Fenagro.

   29. Ronaldinho Gaúcho está passando férias em Miami. Não é azarar não, mas, taí um bom jogador para o Bahia.

   30. Outro bom jogador para o Bahia e/ou Vitória é Leandro Damião dispensado pelo Cruzeiro.

    31. "Qualquer ameaça à tranquilidade da população sempre vai reforçar o policiamento ostensivo. A Polícia Militar da Bahia está obrigada a aumentar seu efetivo em áreas que são alvos de boatos sobre toques de  recolher por meio de redes sociais para que possamos oferecer toda a segurança necessária. Vamos identificar a todo custo os responsáveis por distribuir essas falsas informações". A declaração foi dada pelo secretário da Segurança Pública (SSP), Maurício Barbosa,  na noite desta terça-feira (1º), após registro de atos de violência no bairro do Nordeste de Amaralina.

   32. Sobre o confronto envolvendo policiais militares e criminosos na região conhecida como Boqueirão, Maurício disse que, inicialmente, os policiais precisam ser ouvidos e isso será feito por meio da Corregedoria da Polícia Militar. 

   33. A Transalvador vai disciplinar o trânsito com operação especial no Centro Histórico, nesta sexta-feira (04),
para a realização da Festa de Santa Bárbara. Para a passagem da procissão, haverá interdição progressiva do tráfego, a partir das 8h, no Largo do Terreiro de Jesus, seguindo pela Praça da Sé, rua da Misericórdia, Ladeira da Praça, av.
José Joaquim Seabra (Baixa dos Sapateiros), rua Padre Agostinho (antiga Rua Baixa dos Sapateiros / Museu Casa do Benin), com chegada no Largo do Pelourinho.

   34. Entre 7h e 16h, haverá também bloqueio do tráfego na Ladeira da Praça, entre a rua José Gonçalves e a av. José Joaquim Seabra. A opção de tráfego para veículos com destino à av. José Joaquim Seabra é seguir pela rua Miguel Calmon, Praça Riachuelo, av. Jequitaia, Túnel Américo Simas e av. Presidente Castelo Branco (Vale de Nazaré), até alcançar a av. José Joaquim Seabra.