Colunistas / Miudinhas
Tasso Franco

DEPUTADO admite que Executivo vai mandar mais projetos de ajustes à AL

Informações da Pesquisa de Emprego e Desemprego, realizada pela SEI em parceria com o DIEESE, SEADE e SETRE, mostram que, em outubro, a taxa de esemprego total da RMS ficou estável em 19,4%
25/11/2015 às 07:46
 MIUDINHAS GLOBAIS:

   1. o líder do governo na Assembleia Legislativa, deputado Zé Neto, PT, admitiu nesta quarta-feira, 25, para o Bahia Já que o Poder Executivo ainda vai mandar novos projetos de lei até o final da legislatura, em regime de urgência, para tentar equacionar suas finanças diante da crise da economia brasileira. O parlamentar não sabe quais são esses novos projetos, mas, atesta que virão.

   2. Nesta quarta, sem acordo de lideranças, a base governista vota o PL que sobresta a pauta e majora as tarifas das licenças ambientais no território baiano. Essa matéria já vem se arrastando há algum tempo e precisa ser votada para que novos projetos sejam apreciados na Casa. Também nesta quarta, o líder pôs em votação o regime de urgência para o PL que modifica as alíquotas do ICM de alguns produtos de 17% para 18% e 25%.

   3. O líder da oposição em exercício, deputado Pablo Barroso (DEM), destacou para o BJÁ que admite votar por acordo apenas o primeiro turno do PPA - Plano Plurianual. Os demais projetos diz que a oposição votará contra pois entende que o governo do estado deveria reduzir o tamanho de sua máquina, economizar e não aumentar impostos.

  4. Também já foi apreciado na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ), nesta quarta, o parecer prévio do Orçamento Geral do Estado para 2016.
                                                                               *****
  5. Retornou nesta quarta à Assembleia, o deputado Paulo Câmera (PDT), após deixar a Secretaria da Agricultura por motivos de saúde. Com isso, até a posse de Vitor Bonfim, o deputado Bira Corôa, PT, deixa momentaneamento a Casa.

   6. A Embasa informa que o abastecimento de água no Centro, Pelourinho, Barris, Tororó e parte de Nazaré foi retomado às 11h40 de hoje (25), após correção de vazamento na avenida Sete de Setembro, próximo ao Beco do Mocambinho. Para realização do serviço, o fornecimento foi temporariamente suspenso, nessa áreas, na madrugada de hoje (25).

   7.  O vereador Claudio Tinoco (DEM) apresentou, na tarde de hoje (25), em sessão na Câmara Municipal de Salvador, o Projeto de Indicação n° 534/2015, dirigido ao prefeito ACM Neto, sugerindo a implantação de um monumento em homenagem às baianas de acarajé, com a imagem da quituteira Lindinalva de Assis, a Dinha do Acarajé, no Largo de Santana, no bairro do Rio Vermelho. A baiana de acarajé, faleceu há sete anos, aos 56 anos de idade. 
 
   8.  “Aproveitamos o dia Nacional da Baiana de Acarajé, neste 25 de novembro, para propor uma homenagem permanente a figura da baiana do acarajé, nome dado às mulheres que se dedicam na produção e venda dessa iguaria típica da Bahia, nada mais justo, que homenagear um ícone da cultura baiana, com um monumento”, explica o democrata.

   9. O líder comunitário de Jaguaquara, Dermeval Gama, diz que bairros da cidade estão há 72 dias sem cair água da Embasa. Destaca que os reservatórios da cidade estão defasados há anos, daí o problema da falta d'água, o que também atinge Itaquara e Irajuba.

   10. O ministro da Saúde, Marcelo Castro, garantiu nesta quarta-feira (25) que irá empenhar-se pessoalmente para que seja realizado o concurso público para a seleção de 160 novos auditores para o Departamento Nacional de Auditoria do SUS (DENASUS) em 2016.

   11. Em reunião com os representantes da Frente Parlamentar em Defesa da Auditoria do SUS, o ministro chancelou a proposta negociada com o Ministério do Planejamento para que os cargos que estão ociosos na Controladoria Geral da União (CGU) sejam direcionados para o DENASUS.

   12.  "Precisaremos fazer alterações na carreira de auditor fiscal para que se contemple também as atribuições da auditoria do SUS, e então encaminhar o concurso público. Tenho certeza de que esta solução ajudará a começar o problema de pessoal do DENASUS, que hoje tem seu corpo formado por funcionários efetivos do Ministério da Saúde, mas sem carreira específica”, ressalta o presidente da frente, deputado Jorge Solla (PT-BA).

   13. Nesta quinta-feira (26), às 9​h30min, será realizada no Hotel Pelourinho a cerimônia de entrega dos certificados para os 300 ambulantes que participaram dos cursos de capacitação realizados por meio da parceria entre a Secretaria Municipal de Ordem Pública (Semop), o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac) e Federação do Comércio, Bens e Serviços da Bahia (Fecomércio-BA).

   14. Com o objetivo de debater a respeito do atual momento do mercado de abastecimento na Bahia, a ASDAB (Associação dos Distribuidores e Atacadistas da Bahia) reúne políticos e empresários, amanhã  (26), no Hotel Fiesta, a partir das 18h30.  

   15. O evento marca a conclusão do programa Asdab na Estrada, por meio do qual a entidade percorreu várias cidades do estado com o intuito de difundir o associativismo e a cadeia de abastecimento. 

   16. A ASDAB hoje conta com 600 associados e representa um setor que responde por 2% do PIB da Bahia e gera mais de 500 mil empregos. Entre as conquistas que serão comemoradas na conclusão do programa Asdab na Estrada está a maior interação entre empresários associados e o compromisso que estes agentes de distribuição demonstraram em trabalhar para que a Bahia avance no sentido de retroalimentar o próprio mercado, sem priorizar fontes externas. 

   17. O Portal Patra, que vai possibilitar o acesso online aos serviços oferecidos pelo Programa de Apoio ao Trabalhador Autônomo, poderá receber na sua versão final uma solução de tecnologia da OI, hoje aplicada com sucesso por um banco privado e uma rede de serviços de um governo estadual. 

   18. Sugerido para celulares, a Tecnologia da Informação (TI) oferecida pela OI Nordeste vai direcionar o custo dos acessos ao Portal Patra para o Governo do Estado, beneficiando diretamente aos profissionais cadastrados no Programa de Apoio ao Trabalhador Autônomo (Patra). 

   19. Choradeira danada na Assembleia, hoje, porque nenhuma deputada foi escolhida pelos jornalistas credenciados na Casa. 

   20. Outro tititi foi sobre o 'loby' de parlamentares pedindo votos aos jornalistas e até de áreas próximas a Praça Municipal.

   21. A empresa Pimentinha Sensuale promove em Feira de Santana, na sexta-feira (27/11/2015), o evento ‘Pimentinha pra Gente – noite para eles e elas’. Na oportunidade serão abordadas temáticas dos relacionamentos e as controvérsias das relações amorosas e sexuais. 

   22. O evento objetiva promover reflexões e transformações com a busca movimentos revolucionário de mudanças e percepções do si próprio, desenvolver e potencializar às mulheres e aos homens a arte da sedução e como apimentar a relação, disciplina, entrega, reconexão com o presente e com a auto estima.

   23. Os condomínios de edifícios residenciais, comerciais e de prestação de serviços e outros estabelecimentos do tipo, públicos ou particulares, dotados de elevadores serão obrigados a afixar junto à área externa de todas as portas desses equipamentos avisos destacados de advertência aos usuários, com os seguintes dizeres:

   24.  “Atenção! Antes de entrar no elevador, verifique se o mesmo encontra-se neste andar.” A obrigatoriedade está prevista no Projeto de Lei do peemedebista Pedro Tavares, que fixa em R$ 788 (em valores atuais) a multa a quem não obedecer à lei, caso a proposição seja aprovada e sancionada.

   25. Na quinta (26) será inaugurada a sede da Seção de Artes do Departamento de Comunicação Social da Polícia Militar (DPS) no Pelourinho. No local passam a ser oferecidos gratuitamente aulas de capoeira, oficinais de teatro, iniciação musical, percussão e instrumento de sopro para a comunidade. Policiais militares ministram as aulas.

   26. Durante o 4º Encontro Estudantil da Rede Estadual, que será realizado nos dias 02, 03 e 04 de dezembro, na Arena Fonte Nova, em Salvador, os  visitantes poderão participar de várias oficinas, conhecer o memorial e as diversas atividades desenvolvidas pelos alfabetizandos do Programa Todos pela Alfabetização (Topa).

   27. No Memorial do Topa, “A Arte de Lembrar”, será apresentado o acervo cultural das oito etapas
do Programa, resgatando as lembranças dos reais protagonistas desta história, construída pelos milhares de alfabetizandos, como a exemplo, Genivaldo Araújo Romão, que mudou de vida com a alfabetização e  até passou em concurso para vigilante. 

   28. “O bem pouquinho que sabia, não lembrava nada, nem mesmo fazer meu nome. Entrei no Topa para ter uma nova vida. Hoje sei ler e escrever. Já fiz até concurso para vigilante e passei”, conta entusiasmado.

   29. As informações captadas pela Pesquisa de Emprego e Desemprego, realizada pela SEI em parceria com o DIEESE, SEADE e SETRE, mostram que, em outubro, a taxa dedesemprego total da Região Metropolitana de Salvador ficou estável em 19,4% da População Economicamente Ativa (PEA). Segundo suas componentes, a taxa de desemprego aberto diminuiu de 14,2%, em setembro, para os atuais 13,8%; e a de desemprego oculto aumentou de 5,2% para 5,5%.

   30. O contingente de desempregados foi estimado em 358 mil pessoas, em outubro, 4 mil a mais que no mês anterior. Esse pequeno crescimento foi resultado do aumento do contingente de pessoas no mercado de trabalho (19 mil), em número superior ao da criação de ocupações (15 mil). 

   31. A taxa de participação – indicador que estabelece a proporção de pessoas com 10 anos ou mais presentes no mercado de trabalho como ocupadas ou desempregadas – aumentou de 56,1% para 56,6%, no período em análise.

   32. No mês de outubro, o contingente de ocupados cresceu 1,0%, ao passar de 1.472 mil para 1.487 mil pessoas. Segundo os principais setores de atividade econômica analisados, houve redução do nível de ocupação na Indústria de transformação (4 mil ou 3,5%) e no Comércio e reparação de veículos automotores e motocicletas (4 mil ou 1,4%), aumento no setor de Serviços (19 mil ou 2,1%) e relativa estabilidade na Construção (1 mil ou 0,8%).