Colunistas / Miudinhas
Tasso Franco

HISTORIADORES resgatam papel abolicionistas na luta contra escravidão

Prefeito ACM Neto lança programação natalina nesta segunda feira e o governador Rui Costa lança obra no entorno do Hospital Roberto Santos. A cidade agradece.
22/11/2015 às 10:17
MIUDINHAS GLOBAIS:

   1. Historiadores brasileiros trabalham num projeto de resgate dos movimentos abolicionistas no Brasil, considerado como as primeiras grandes mobilizações populares em terras brasileiras, hoje esquecidos e menosprezados pelos movimentos negros que se detêm na figura de Zumbi dos Palmares como se fosse um Deus e se apegam nos programas do lulopetismo.

   2. Há estudos sendo feitos sobre homens negros, livres, libertos e atuantes na imprensa brasileira e no cenário político cultural do eixo Rio São Paulo, no final do século XIX, especialmente Ferreira de Menezes, Luiz Gama, Machado de Assis, José do Patrocínio e Theófilo Dias de Castro.

   3. Como observa o professor de Programa de Pós Graduação em História da UFF, Humberto Machado, esses homens conheciam de perto as mazelas do cativeiro e levaram essa realidade às páginas dos jornais. José do Patrocínio publicou livros, em forma de folhetim, mostrando detalhes da escravidão. 

   4. Outro importante nome desse contexto é Luiz Gonzaga de Pinto Gama lembrado pela OAB/Brasil que lhe concedeu o título de advogado, 133 anos após a sua morte. Nascido em Salvador, Gama foi vendido como escravo pelo próprio pai quando tinha 10 anos de idade.

   5. Após conquistar sua alforria, tentou frequentar a Faculdade de Direito do Largo de São Francisco SP, mas foi impedido por ser negro. Asisstiu aulas como ouvinte e com esse conhecimento adquirido atuou na defesa juridica de negros e escravos.

   6. Ao lado de Rui Barbosa fundou o jornal "Radical Paulistano". Estima-se que Gama atuou na defesa e libertação de mais de 500 escravos e tinha domínio das leis.

   7. Os historidades querem, também, resgatar o trabalho de Machado de Assis, o qual manteve vinculos com Francisco de Paula Brito, Castro Alves, Ferreira de Menezes e Antonio Gonçalves Crespo. Mas como Machado nunca fez literatura panfletária foi execrado por alguns movimentos que se consideram autóctenes.
                                                                    ***************
   8. Nesta segunda-feira (23), às 9h30min, em coletiva no Palácio Thomé de Souza, o prefeito ACM Neto vai detalhar a programação, com a temática "Salvador, Cidade Natal do Brasil" e em parceria com a Câmara de Dirigentes e Lojistas (CDL). Na coletiva, a CDL  também irá apresentar a campanha "Salvador Natal de Luz e Prêmios 2015", que vai movimentar o comércio. 

   9. Para abrir as festividades, no dia 3 de dezembro acontece a inauguração da iluminação em LED de Natal, com aproximadamente 2.300 lâmpadas e um investimento de R$ 3,5 milhões. As instalações já começaram e vão contemplar 38 pontos da cidade, numa ação da Diretoria de Iluminação da 
Secretaria de Ordem Pública (Semop). 

   10. Haverá, ainda, toda uma ornamentação especial que faz referência ao período natalino. Ainda no 
dia 3, a Praça da Sé receberá um grande presépio, que ficará em exposição no local até 5 de janeiro.

   11. Além do presépio na Praça da  Sé, um cenário natalino será montado e ficará na Praça Tomé de Souza entre 12 e 23 de dezembro. No local, serão realizadas inúmeras apresentações musicais ao longo desse período. Além disso, será montado uma Casa de Papai Noel, um presépio e uma árvore natalina, com cerca de 15 metros de altura. 

   12. O Papai Noel estará na praça durante este período das 14h às 20h. A inauguração dessas programações e a chegada do Papai Noel acontecerá no dia 11 de dezembro, às 19h, com organização da Empresa Salvador Turismo (Saltur).

   13. E vai ter muito mais, incluindo parada e desfile de Natal e coral itinerante. Isso sem falar no grande Show Natalino de Salvador, que vai acontecer no Terreiro de Jesus, e vários outros eventos musicais que irão passar por praças de Salvador.

   14. Às 8h30min desta segunda-feira (23), o governador Rui Costa assina ordem de serviço para o início das obras de urbanização do entorno do Hospital Roberto Santos, com construção de via de servidão e praça de lazer, com parque infantil e equipamentos de ginástica. A solenidade vai acontecer no auditório do hospital, localizado no bairro de Narandiba. Serão investidos cerca de R$ 6,45 milhões de recursos próprios do estado na obra.

    15. Pela tarde, às 14h, Rui participa do I Encontro Territorial de Líderes de Classe da Rede Estadual de Educação, que acontece no São Salvador Hotéis e Convenções, no bairro do Stiep, em Salvador. Mil pessoas, entre líderes de classe e profissionais de educação, estarão no encontro, promovido pela Secretaria de Educação do Estado. 

   16. No evento, o governador vai assinar os projetos de lei que criam os programas “Primeiro Estágio”, “Primeiro Emprego” e “Bolsa Permanência”. As medidas ampliam as ações do programa Educar para Transformar e visam facilitar o acesso de alunos e egressos de escolas públicas ao mercado de trabalho, além de promover a manutenção de estudantes de baixa renda nas universidades estaduais.

    17. O objetivo do Governo do Estado é inserir 18 mil alunos de cursos profissionalizantes no mercado de trabalho nos próximos dois anos, bem como disponibilizar auxílio financeiro para garantir que estudantes de universidades estaduais consigam concluir o curso graduação. 

   18. Marco para a modernização das compras públicas, a Lei Baiana de Licitações e Contratos (Lei Estadual nº 9.433/2005) está completando 10 anos de existência. Para comemorar o aniversário, a Secretaria de Administração do Estado da Bahia (Saeb), a Procuradoria Geral do Estado (PGE) e o Tribunal de Contas do Estado da Bahia (TCE) promovem, nos próximos dias 1º e 2 de dezembro, um seminário voltado para os servidores estaduais que atuam com o tema.  

   19. A intenção do evento – que ocorrerá no auditório da PGE, na 3ª Avenida Centro Administrativo da Bahia, 370 –  é promover um debate com o objetivo de levantar propostas de adequação da legislação que colaborem para aprimorar procedimentos e otimizar  processos de licitação.

   20. Na programação do evento, estão previstas palestras da ex-procuradora do Estado, professora de Direito Administrativo da UCSal e membro da Academia de Letras Jurídicas da Bahia, Alice Gonzáles Borges, e da também procuradora Edith Hupsel, que integrou a comissão responsável pelo anteprojeto da Lei de Licitações. 

   21. Entre os assuntos debatidos, além do histórico da lei e seu impacto, estão temas como a nova lei federal de parcerias, as compras públicas sustentáveis, o desafio da terceirização e o regime das microempresas.   

   22.  De acordo com a responsável pela Coordenação Central de Licitações da Saeb, Maria Eduarda Sampaio, o workshop pode vir a ser o passo inicial para a primeira grande revisão da lei estadual. Criada com o objetivo de regulamentar, a nível estadual, a Lei Federal 8.666, a legislação baiana acabou se tornando uma referência nacional por ter promovido inovações como a inversão das fases nos procedimento de análise das propostas e habilitação dos concorrentes em licitações.

   23. Antes, a análise das propostas técnicas e de preço só era feita depois que eram verificados os documentos de todas as empresas concorrentes para habilitação; com a inversão da ordem dos procedimentos, o processo ganhou em agilidade”, conta Maria Eduarda. 

   24. De lá para cá, entretanto, o surgimento de novas demandas vem resultando na necessidade de uma revisão da legislação, especialmente no que diz respeito a questões como a adoção de critérios de sustentabilidade nas compras públicas e a utilização do Regime Diferenciado de Contratação.

   25. Que passeio o Corinthians promoveu com o São Paulo neste domingo 6x1. 

   26. Aviso a direção do Vitória: tem que melhorar e muito o time para 2016 senão ficará só 1 ano na primeira divisão.

   27. A retração nas atividades de exploração e produção de petróleo tem afetado diretamente 42 municípios baianos, gerando dificuldades para os gestores, que perderam arrecadação decorrentes dos royalties e participações inerentes a essas atividades, além do aumento do desemprego e grande impacto na economia. 

   28. Para tratar desses assuntos, o Conselho Regional de Engenharia e Agronomia da Bahia (Crea-BA), juntamente com a União dos Municípios da Bahia (UPB) e Sebrae , realizará na segunda-feira (23), no auditório da UPB, o evento “Petróleo na Bahia: Novos Rumos, Novas Perspectivas”.

   29. Especialistas e entidades que atuam diretamente no desenvolvimento da indústria petrolífera no Brasil estarão presentes no evento, que se propõe ainda, a apresentar uma agenda propositiva para impulsionar as atividades nos municípios localizados nas bacias petrolíferas do Estado.

   30. O Crea-BA atua como membro integrante do Fórum permanente de debates da Comissão Federal de Fiscalização e Controle, a fim de construir alternativas frente aos impactos negativos da “operação lava jato” na atividade econômica nacional, no índice de emprego do Brasil e aos riscos de esmagamento das maiores empresas nacionais de engenharia.

   31. Estima-se, que em 2014, na data de referência da PNAD (27/09/2014) a população da Bahia era de 15,14 milhões de pessoas. Em relação ao ano anterior, percebe-se um pequeno aumento de 0,54%, visto que em 2013 a população baiana era de aproximadamente 15,06 milhões de pessoas. Esse aumento foi inferior ao observado no Nordeste e no Brasil que entre 2013 e 2014 apresentaram respectivamente aumento em suas populações nas proporções de 0,7% e 0,9%. 

   32. Vale ressaltar que o crescimento da população da Região Metropolitana de Salvador foi maior que o da Bahia e nas mesmas proporções do Brasil, saindo de 3,89 para 3,93 milhões de pessoas, ou seja, um aumento de 0,9% de 2013 para 2014.

   33. Verifica-se também um aumento da população idosa e redução da proporção dos jovens, entre 2013 e 2014, seguindo a tendência de envelhecimento da população baiana. Em 2014, na Bahia, a população de jovens (0 a 14 anos) correspondia a 23,1% da população do estado e a população de idosos (60 anos ou mais) representava 13,0%, enquanto em 2013 esses grupos etários representavam respectivamente 24,3% e 12,5% da população da Bahia, e em 2004, 29,2% e 9,3% respectivamente. Em 10 anos houve um aumento de quase 40% da população de idosos na Bahia e uma redução de 21,1% na população de jovens baianos.
 
   34. Em 2014, a população da Bahia era composta por 51,8% de mulheres e 48,2% de homens. Em relação à situação do domicílio, 75,1% da população baiana residiam na zona urbana. Quanto à cor ou  raça, 59,3% da população se declararam pardos, enquanto 20,1% se declararam brancos, 20,0% pretos, 0,5% indígenas e 0,1% amarelos.