Colunistas / Miudinhas
Tasso Franco

PMDB segue no drama de ser ou não ser e Dilma vai ficando, vai ficando

Dezesseis municípios da região de Jequié assinam, nesta quinta-feira (19), no Salão de Atos da Governadoria, protocolo de intenções para constituição dos consórcios de saúde.
19/11/2015 às 07:18
MIUDINHAS GLOBAIS:

   1. O PMDB está no drama de ser ou não era. Uma parte do partido quer desembarcar do governo da presidente Dilma, caso do ex-ministro Geddel Vieira Lima; e outra parte quer manter a fidelidade a Dilma, diz-se que via Michel Temer, o vice-presidente, para que a situação se resolva junto ao TSE considerando-se que a presidente teria extrapolado as recomendações da lei eleitoral e daí poder perder o mandato. A estratégia de Temer - é o que revelou Veja no último final de semana - é dissociar-se de Dilma, sem que também perca o seu mandato.

   2. A tese do impeachment morreu. O presidente da Câmara, Eduardo Cunha, já disse que não acatará nenhum pedido até pelo menos o final de 2015. Aliás, nem ele sabe se continuar presidente, em 2016. O Congresso do PMDB para analisar se o partido segue ou não com o PT e o governo Dilma está marcado para março. Daí que, ninguém acredita numa mudança da politica petista no Planalto, pelo menos até está data, e Dilma vai ficando.

   3. O PSDB derrapou ao confiar em Cunha entendendo que o peemedebista, quando era forte na Câmara, colocaria em votação o impeacment. Tomou 1 x 0 e agora tenta se recompor diante da perda de popularidade de Aécio Neves, o qual não soube conduzir o processo e a classe média puxou seu tapete. O PSDB tem que encontrar uma nova linha, já tirou o apoio a Cunha, mas, agiu tardiamente.

  4. Cunha, agora, tenta segurar-se com Temer. Hoje, por sua indicação, o vice-presidente Michel Temer (PMDB) recebeu a Medalha do Mérito Legislativo 2015. A entrega ocorreu durante cerimônia no plenário da Casa. 

  5. Além de Michel Temer, receberam a Medalha o empresário, jornalista e pré-candidato à Prefeitura de São Paulo pelo PSDB João Dória Jr, indicado pelo Partido Verde, e o cardiologista Roberto Kalil Filho, médico de vários políticos como a presidente Dilma Rousseff e também indicado por Eduardo Cunha. 

   6. O presidente da Câmara também copatrocinou com outros parlamentares a indicação da organização internacional humanitária Médicos Sem Fronteiras, do juiz federal Saulo José Casali Bahia e do advogado Wladimir Sérgio Reale, presidente da Associação dos Delegados de Polícia do Estado do Rio de Janeiro.
                                                                  *****
   7. Num caso de desrespeito ao Estatuto do Idoso, a empresa Internacional Marítima, que faz a travessia Salvador/Itaparica, tem submetido os mais velhos à filas para uma espécie de cadastramento constrangedor e abusivo de “idosos usuários”. Para o vereador Arnando Lessa, esta é uma tentativa de controle de passageiros que
fere a legislação do Estatuto, uma vez que o artigo 39, primeiro parágrafo, diz que apenas a simples apresentação de documento de identidade é suficiente para entrar em qualquer transporte.

   8. Indignado com o fato, Lessa pretende acionar o Ministério Público da Bahia para cobrar a adequação da empresa às leis e a eventual punição, uma vez que a legislação foi ferida. 

   9. A gastronomia e a hospitalidade de Salvador foram o destaque em uma pesquisa divulgada nesta quarta-feira (18) pelo Ministério do Turismo. Na avaliação dos turistas estrangeiros que visitaram a capital baiana, em 2014, estes dois itens são os principais fatores que fariam voltar para a cidade. 

   10. A pesquisa foi feita em parceria com a Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (FIPE) e ouviu 44.080 entrevistados.  Desses, 97,4% destacaram a hospitalidade dos soteropolitanos como o principal fator que o faria voltar à cidade. 

   11. Continuam abertas as inscrições para os cursos e palestras oferecidos pelo Serviço Municipal de Intermediação de Mão de Obra (Simm) em parceria com a Faculdade Estácio. A ação começou no último dia 12 e segue até o próximo dia 25, com conteúdo relacionado a entrevista de emprego, marketing pessoal, comunicação nas empresas, redação e atendimento ao cliente. 

   12. Para participar, é necessário apresentar apenas um documento de identificação com foto e o comprovante de escolaridade, já que é imprescindível ter o ensino médio completo.
 
   13. As inscrições podem ser feitas nos postos do Simm do Comércio (Rua Miguel Calmon, 382); Cajazeiras (Estrada do Coqueiro Grande, 1.902); Boca do Rio (Rua Abelardo Andrade de Carvalho, 141, anexo ao Colégio Imeja ) e Cabula ( Praça da Mangueira, 84, Cabula VI). 

   14. É possível se inscrever também em um ponto de atendimento do Simm que fica na Estação Ferroviária da Calçada, nas instalações da Agência da Superintendência Regional do Trabalho e Emprego (SRTE), cujo horário de atendimento é das 8 às 14h.

   15. De acordo com os resultados da Pesquisa Mensal de Serviços, realizada pelo IBGE, o volume de serviços, em setembro de 2015, decresceu 6,7%, na comparação com Setembro de 2014; o indicador acumulado no ano caiu 3,5%, já no indicador acumulado em 12 meses houve um arrefecimento de 0,1%.

   16. Na mesma pesquisa, a receita nominal de serviços apontou que, em Setembro de 2015, houve um decréscimo de 1,8%, em comparação com setembro de 2014; o indicador acumulado no ano ampliou 1,3% e o indicador acumulado em 12 meses aumentou 4,4%. As informações foram analisadas pela Superintendência de Estudos Econômicos e Sociais da Bahia (SEI), autarquia da Secretaria do Planejamento (Seplan).

   17.Presidente da Comissão de Planejamento Urbano e Meio Ambiente da Câmara de Salvador, o vereador Arnando
Lessa (PT) disse não ter visto nenhuma novidade na apresentação do Plano Diretor de Desenvolvimento Urbano (PDDU) à Casa, na tarde desta quarta-feira (18), feita pelo prefeito ACM Neto (DEM).  

   18. Ele acrescentou, ainda, que como presidente do Colegiado fará o máximo de esforço para trazer maior participação popular nas audiências públicas que serão realizadas pelo legislativo municipal. 

   19. “Na teoria, o PDDU apresentado é uma maravilha, mas não é isso que está sendo cobrado por um conjunto da
sociedade e por segmentos que cobram um debate maior. Vou procurar como presidente do colegiado saber dos segmentos que se manifestaram, organizações acadêmicas, quais os pontos que levantam como falho no PDDU e quais providências a Câmara poderá adotar para corrigir”, destacou. 

  20. O Centro de Controle de Zooneses (CCZ), órgão vinculado à Secretaria Municipal da Saúde, inicia nesta sexta-feira (20), das 8h às 14h, a campanha de vacinação antirrábica nos distritos sanitários do Subúrbio Ferroviário, Cajazeiras e Itapagipe, quando os moradores poderão levar seus cães e gatos para serem imunizados nas unidades volantes do CCZ. A estratégia seguirá nessas áreas até sábado (21), das 8h às 15h.

   21. Já entre os dias 27 e 28 de novembro serão contempladas as comunidades pertencentes aos distritos Pau da Lima, Itapuã e Liberdade, e assim sucessivamente até atingir os 12 regiões da cidade, com calendário ainda a ser divulgado. A meta é imunizar pelo menos 130 mil cães na capital durante a campanha que será finalizada no dia 12 de dezembro.

   22. O deputado Marcelino Galo (PT) tão defensor do meio ambiente, recentemente tratou dos agrotóxicos nas lavouras baianas, etc, não dá uma palavra sobre a devastação da Chapada Diamantina pelo fogo. Estranho né!

   23. Aquela tese de que, quando a Policia quer acontece é fato. O bandido que atirou na sd PM Dulcineide já seguiu para a cidade dos pés juntos.

   24. O Congresso Nacional decidiu nesta quarta-feira (18) manter o veto da presidente Dilma Rousseff a trecho da reforma política que permitia a doação de empresas a partidos políticos. O veto de Dilma atendeu a uma decisão do Supremo Tribunal Federal (STF), do dia 17 de setembro, de declarar inconstitucional o financiamento empresarial de campanha.

   25. Foram registrados 190 votos pela manutenção do veto, 220 pela derrubada e 5 abstenções. Como eram necessáros 257 votos para rejeitar, o veto foi mantido.

   26. A doação de pessoas físicas continua permitida, num limite de até 10% de seu rendimento no ano anterior à eleição. O artigo do projeto de reforma política que trata de doação de empresas e que teve o veto mantido diz o seguinte: "Doações e contribuições de pessoas jurídicas para campanhas eleitorais poderão ser feitas para os partidos políticos a partir do registro dos comitês financeiros dos partidos ou coligações".

   27. Dezesseis municípios da região de Jequié assinam, nesta quinta-feira (19), às 14h30, no Salão de Atos da Governadoria, no Centro Administrativo da Bahia, o protocolo de intenções para constituição dos consórcios de saúde. Participam da solenidade o governador Rui Costa e o secretário Estadual da Saúde, Fábio Vilas-Boas.

   28. Os municípios que formarão o consórcio são: Barra do Rocha, Cravolândia, Dário Meira, Ibirataia, Itagi, Itaquara, Itagibá, Itamari, Itiruçu, Jaguaquara, Jequié, Lafaiete Coutinho, Lajedo do Tabocal, Planaltino, Santa Inês e Irajuba. 

   29. O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva negou, em entrevista veiculada na Globo News nesta quarta-feira (18), que esteja pressionando a presidente Dilma Rousseff a trocar o comando do Ministério da Fazenda.

   30. Na entrevista, ao jornalista Roberto D'Ávila, Lula foi questionado sobre rumores de que queria a saída de Joaquim Levy e de que estaria pressionando Dilma a substituí-lo pelo ex-presidente do Banco Central, Henrique Meirelles.

   31. O Afoxé Filhos de Gandhy, comunica com pesar o falecimento do Sr. Benedito Santos Silva,
ocorrido na data de ontem, terça-feira (17/11). "Nós da diretoria do Afoxé Filhos de Gandhy, estamos de luto por este colega brilhante, que foi tão dedicada às causas do nosso afoxé, empenhando-se como Diretor da Apoio Logístico", diz a nota da diretoria.