Colunistas / Miudinhas
Tasso Franco

CHAPADA registra maior desastre ambiental de sua história e há mudez

Era de se esperar que a UFBA homenageasse um educador no seu campus de Camaçari.
17/11/2015 às 13:11
 MIUDINHAS GLOBAIS:

   1. A Chapada Diamantina arde em chamas e os deputados baianos discutem abobrinhas, tanto em Salvador; quanto em Brasília. Nesta terça-feira, 17,  em sessão que não votou nada, o único que se aproximou do assunto foi o deputado Fábio Souto (DEM), o qual falou sobre a seca que castiga o interior baiano em vários municípios e o que considera a apatia do governo em socorrer as populações. 

   2. Até o ex-secretário da Agricultura, deputado Eduardo Salles, votado na Chapada está calado. O deputado federal Cacá Leão, bem votado em Itaberab, mudo sobre o assunto. 

   3. E os nossos valorosos senadores onde andarão? Não tiveram votos na Chapada? Estima-se que 9 mil hectares já foram devastados. Prejuizo incalculável. O maior desastre ambiental da Bahia e o maior da história da Chapada Diamantina.

   4. E o que dizer dos grupos ambientalistas baianos? Cadê o Gambá, Nildão e suas ilustrações com árvores e tantos outros? O paisagismo da Avenida Paralela está sendo dizimado com as obras do Metrô e agora acontece esse desastre ambiental na Chapada e ninguém diz nada. Eos órgãos ligados ao turismo? Os prejuizos para o turismo na região são incalculáveis. Fala-se num voo direto Belo Horizonte a Lencóis. E os mineiros iriam fazer o que? Ver fogo e fumaça?
 
   5. É isso! Na hora de pedir o voto a 'sofrida população' da Chapada é lembrada. Agora, que trate de sí, como murici.
                                                        *****
   6. A Secretaria da Fazenda do Estado fez as contas e diagnosticou que a Bahia vem sofrendo um preocupante efeito colateral dos ajustes promovidos pelo governo federal: mês a mês, ao longo de todo o ano de 2015, têm sido frustradas as previsões de receitas de transferências de convênios federais. Somadas as diferenças, até outubro o prejuízo para os cofres estaduais já é superior a R$ 1 bilhão.
 
   7. Para o secretário Manoel Vitório, a redução dos repasses, se ajuda nas contas do governo federal, no âmbito do Estado tem efeito prejudicial, devendo influenciar negativamente o resultado primário do governo, um dos parâmetros mais importantes para as contas públicas, de acordo com as exigências da Lei de Responsabilidade Fiscal.

   8. Dez curtas-metragens produzidos por alunos da rede municipal de ensino serão exibidos gratuitamente no Espaço Itaú de Cinema - Glauber Rocha, nesta quarta-feira (18), às 14h, dentro da programação da II Mostra Criativa Salvador de Arte, Educação e Cultura Negra. Com duração entre três a cinco minutos, os curtas abordam questões referentes à   cultura e história afro-brasileira e outros temas referentes às leis 10.639/03 e 11.645/08, que determinam a obrigatoriedade do ensino da história africana, afro-brasileira e indígena.  

   9. Para produzir os vídeos, os alunos pertencentes as dez Gerências Regionais Educacionais utilizaram celulares e máquinas fotográficas, explorando potencialidades das tecnologias móveis na produção de conteúdos digitais. Ao fim da mostra, a proposta é que esses curtas sejam editados em um DVD, com direito a menu interativo, para exibição em sala de aula.

   10. O Governo do Estado enviou à Assembleia Legislativa, nesta terça-feira (17), o Projeto de Lei nº 21.6015/2015, que autoriza criação da Empresa Baiana de Ativos  (BAHIAINVESTE). A nova estatal, quando aprovada, pode contribuir para estruturar e implementar operações com vistas à captação de recursos junto ao mercado financeiro ou de capitais para a viabilização de investimentos estratégicos, principalmente  na área de infraestrutura e logística.

    11. A BAHIAINVESTE, subordinada à Secretaria de Desenvolvimento Econômico do Estado (SDE), deverá criar um Fundo de Investimento de Privado (FIP) e um Fundo Garantidor de Debêntures. O primeiro será gerido de acordo com regras da Comissão de Valores Mobiliários  (CVM) para captar recursos de investidores privados; o segundo oferecerá garantias para alavancar os investimentos e diminuir o risco para o investidor. Os projetos deverão buscar a chancela federal para se beneficiar com incentivos tributários.

   12. O secretário de Desenvolvimento Econômico, Jorge Hereda, explica que a constituição da BAHIAINVESTE trará diversos benefícios para o estado. “Ela deverá avaliar a pertinência dos projetos propostos, tomando por referência a perspectiva dos eixos e de desenvolvimento  econômico da Bahia. Avaliará, ainda, a oportunidade e a viabilidade de implantação de novas concessões e PPP´s, facilitando de sobremaneira a captação de recursos financeiros”.

   13. Presidente nacional do PMDB, o vice-presidente da República, Michel Temer, foi recebido por parte da militância peemedebista nesta terça-feira (17), em um evento do partido, em Brasília, com os gritos de “Impeachment, já!” e “Brasil, pra frente, Temer presidente”. O vice é cotado internamente como possível candidato do PMDB à Presidência da República em 2018.

   14. Apesar das cobranças de uma ala da legenda para que o PMDB rompa com o governo Dilma Rousseff, o fim da aliança com o PT ficou de fora da pauta oficial. O encontro com essa finalidade foi adiado para março.

   15. O congresso peemedebista – organizado pela Fundação Ulysses Guimarães – foi convocado para que lideranças do partido debatessem propostas de superação da crise econômica e alternativas a políticas do atual governo. O norte da discussão é um documento divulgado pelo PMDB em 29 de outubro, que diverge das propostas do PT para a economia e questiona as medidas de ajuste fiscal do Executivo.

   16. O Conselho Universitário da Universidade Federal da Bahia (Consuni) aprovou, por aclamação, a criação de um campus da UFBA no município de Camaçari, com previsão de entrar em atividade a partir do primeiro semestre de 2016. O novo campus terá o nome do ex-deputado e guerrilheiro baiano morto pela ditadura, Carlos Marighella. 
15. 

   17. “Nós estamos aqui homenageando a energia militante da Universidade quando homenageamos Carlos Marighela, um valoroso combatente contra a ditadura e um grande lutador da liberdade”, disse o reitor João Carlos Salles, na reunião que aprovou a criação do novo campus.

   18. Era de se imaginar que a UFBA homenageasse um educador. Há quem ache Marighella apenas um terrorista. É por essas e outras que a UFBA afundou.

   19. O pessoal que integra a ala dos Direitos Humanos da Assembleia Legislativa não deu um pio sobre a morte da soldado PM Dulcineide Bernadete, assassinata ontem, em Salvador.

   20. Do deputado Carlos Geilson (PSDB) para sua colega Maria Luiza (PT) ao contextar uma das suas teses: "V.Exa. não tem hábito do contraditório".

   21. A produção média de petróleo e gás natural da Petrobras, em outubro, no Brasil e no exterior, atingiu 2,76 milhões de barris de óleo equivalente por dia (boed), volume 1,6% acima do registrado em setembro, que foi de 2,72 milhões boed. Considerando apenas os volumes produzidos no país, a produção média de petróleo e gás natural foi de 2,57 milhões boed, um crescimento de 1,6% em relação ao mês anterior (2,53 milhões boed).

   22. A produção de petróleo da Petrobras, no Brasil, foi de 2,10 milhões barris por dia (bpd), volume 2,1% maior do que o registrado em setembro (2,06 milhões bpd).

   23. O Dalai Lama sobre os atentados em Paris: "Não esperem a ajuda de Deus".

   24. A líder da Bancada Feminina no Legislativo estadual, deputada Luiza Maia (PT), repudiou a Rede Globo pelo conteúdo da nova novela, ‘Totalmente Demais’, que coloca numa jovem a culpa pelo assédio sexual feito pelo padrasto. Para ela, o Brasil tem o triste índice de 47,6 mil mulheres vítimas de estupro [dados de 2014] e uma tevê aberta não pode reforçar tal violência.

   25. “Além dos estupros, só aqui na Bahia, temos uma média de 434 mulheres mortas por ano, vítimas de feminicídio. Dado todo este cenário, é um absurdo que a produção televisiva preste este desserviço à sociedade. Uma telenovela que vai ao ar às 19h, em um canal fruto de concessão pública, não pode reforçar esse pensamento machista e opressor”, criticou a parlamentar.