O Governo do Estado, por meio da Secretaria da Segurança Pública (SSP), inaugurou no município de Bom Jesus da Lapa, a 800 quilômetros de Salvador, mais uma unidade do Distrito Integrado de Segurança
MIUDINHAS GLOBAIS:
1. Que semana! Culminou com o terror em Paris na noite da sexta-feira, 13, com cerca de 129 mortes e mais de 300 feridos, muitos gravemente. Uma carnificina ! Um atentado à civilização: liberté, egalité, fraternité. Não, não deu pra dormir.
2. Na Chapa Diamantina-Ba, focos de incêndio criminosos e incontroláveis no Vale do Capão e outras localidades de Palmeiras, Mucugezinho, Morro do Pai Inácio, Ibicoara...
3. O rio São Francisco definha como nunca se viu. Nalguns lugares é só areia e um fio d’água. Nas margens, desmatamentos. O Lago de Sobradinho está com menos de 5% de sua capacidade.
4. O sertão caatingueiro da Bahia e nacos do Nordeste esturricados. Seca braba grassando e o governo nem aí, ocupado com manutenção de poderes, só. Nalguns lugares a temperatura chega a 40º.
5. O nosso rio Paraguaçu, agredido por ganâncias e gananciosos desde a sua nascente, dá sinais de envenenamento e morte em muitos trechos de seu curso.
6. Em Minas, a lama tóxica da barragem estourada ‘cimentou’ rios, vales, vilas, vidas... para sempre, numa tragédia sem precedentes e consequências imprevisíveis. Nenhuma multa de nenhum valor paga a desgraceira consumada.
7. O Ártico está derretendo de forma assustadora. Alerta geral nos litorais.
8. Na nossa Salvador, a violência do trânsito desrespeitoso, bairros sob controle da bandidagem, assaltos pelas ruas a cada instante, o medo instalado. Pelo interior, o cangaceirismo... Em toda parte desse país o império das drogas e do tráfico. O deus dinheiro no comando.
9. Não há sossego. Que os céus nos protejam dessa ‘humanidade’. Que a Mãe Natureza resista e vença tanta desumanidade.
10. No mais, canto o canto da Tropicália/68 : “É preciso estar atento e forte/ não temos tempo de temer a morte”.(ZédeJesusBarrêto)
*****
11. O Governo do Estado, por meio da Secretaria da Segurança Pública (SSP), inaugurou no município de Bom Jesus da Lapa, a 800 quilômetros de Salvador, mais uma unidade do Distrito Integrado de Segurança (Disep). Com espaços equipados para abrigar cada uma das três polícias, o Disep Bom Jesus da Lapa dispõe ainda de necrotério e setor administrativo.
12. O governador Rui Costa, acompanhado do titular da SSP, Maurício Barbosa, entre outras autoridades, esteve na cidade para inaugurar o mais novo equipamento de segurança da região oeste da Bahia.
13. "De todos os equipamentos [Disep] que já entregamos até hoje, este é o maior. Antigamente, as polícias ficavam separadas, cada uma num canto [da cidade]. A nossa proposta com esse equipamento é contribuir para que seja realizado um trabalho articulado", disse Rui Costa.
14. O governador também entregou 542 títulos que comprovam a titularidade da terra a pequenos produtores rurais do Território do Velho Chico e uma motoniveladora (patrol) à Prefeitura de Bom Jesus da Lapa, além de anunciar novos investimentos para a cidade.
15. "É um prazer estar aqui realizando entregas de obras que vão melhorar a vida das pessoas. Já tenho compromisso com a cidade. E agora com o bispo [Dom João Cardoso] de executar o projeto de reurbanização cênica [do Santuário de Bom Jesus da Lapa]".
15. O vice-líder da oposição na Assembleia Legislativa, deputado Pablo Barrozo (DEM), criticou o discurso do governador Rui Costa na solenidade de inauguração da Estação Bonocô do metrô, que aconteceu pela manhã.
16. Na abertura do evento, em discurso, o governador defendeu que os empresários metropolitanos atraíssem a "classe média" para o sistema de transporte público, que será integrado ao metrô, com a adoção de ônibus mais confortáveis. Rui Costa chegou a fazer um desafio aos empresários que, para o governador, precisam "inovar e colocar ônibus especiais" para atrair moradores como aqueles que moram nos bairros nobres de Salvador.
17. "Ficou claro que, para o governador, a classe média e alta deve ser tratada de forma especial e diferenciada. E quem é da Liberdade, onde morou o governador antes de entrar para a burguesia, não merece também andar em ônibus especiais? O governador deveria era desafiar os empresários e trabalhar para que todo o transporte público melhorasse para todos, como tem feito a Prefeitura desde 2013. Os ônibus metropolitanos estão longe desse padrão defendido pelo governador para os mais ricos e, pelo discurso, vão continuar do jeito que estão porque servem aos mais pobres", afirmou o democrata.
18. Para Pablo Barrozo, o governador se mostrou um "defensor das elites" ao dizer que a classe média deve ser tratada de forma especial pelos empresários de ônibus para que não utilizem os veículos particulares e passem a usar o sistema de transporte público.
19. "Foi um discurso totalmente equivocado, insensível, e que provocou surpresa em todos que estavam no evento. Talvez pela primeira vez o governador tenha se deixado levar pela voz do inconsciente e finalmente externado como de fato pensa"
20. Resposta do presidente do PT: “Quando a oposição fala de discurso elitista de Rui Costa deveria era olhar para o espelho e se questionar sobre a falta de planejamento da cidade para as áreas de risco. Quando o governador fala em atrair a classe média para o transporte público quer dizer retirar carros das ruas, melhorar o trânsito e a vida das pessoas. Um transporte de qualidade beneficia a todos e não A ou B”.
21. O depoimento é do presidente regional do PT, Everaldo Anunciação, respondendo ao deputado estadual Pablo Barrozo (DEM), que insinuou que o governador quisesse tratar diferenciadamente a população.
22. Segundo Anunciação, o Governo tem ações voltadas para todo o Estado, mas em vista do despreparo da cidade para os períodos de chuva, vem desenvolvendo ações de recuperação de encostas, além de investir na mobilidade da capital. “Salvador tem que estar preparada para grandes eventos.
23. Foram mais de 13 anos aguardando o Metrô, cuja obra começou com o governo DEM/PSDB e se estendeu em meio a denúncias de irregularidades; somente quando o Governo tomou para si a responsabilidade, o metrô foi aos trilhos. Agora vem trabalhando para estender as linhas e beneficiar toda a população. Com um bom transporte público, claro, as pessoas tendem a deixar o carro em casa, o que melhora o trânsito na cidade.
24. O Governo do DEM, ao contrário, está preocupado em mostrar a Barra, Rio Vermelho e Itapuã para turista ver. Não desmerecendo esses bairros, a cidade toda precisa de cuidados”
25. O presidente do PT fala ainda da preocupação do Governo Rui Costa com as questões de saúde e abastecimento de água em todo o Estado, ações que estão, segundo ele, melhorando a vida das pessoas. “Preocupa aos deputados de oposição o bom desempenho do Governo. Eles torcem pelo insucesso do Governo, em detrimento das necessidades da cidade. O Prefeito aumenta exorbitantemente o IPTU e faz obras para turistas. Então, deixa Rui cuidar das encostas e da mobilidade na cidade”.
*****
26. Com palestras que levam ao público noções de turismo étnico-afro e produção associada ao turismo, o seminário busca mostrar como inserir a produção artesanal dos grupos de capoeira, baianas do acarajé, povos de terreiros, quilombolas, além das manifestações culturais ao desenvolvimento sustentável. A mobilização dos participantes foi realizada em parceria com a Prefeitura Municipal
de Lauro de Freitas.
27. Um dos objetivos da Setur com o evento é estimular o empreendedorismo entre as entidades presentes e a formação de uma rede de cooperação entre os grupos. A intenção é que os grupos desenvolvam suas próprias ações para a troca de experiências e busquem alternativas para divulgação e o escoamento da produção desses grupos, utilizando-se do potencial estimado para a geração de renda.
28. O Dia Mundial do Diabetes foi lembrado com ações socioeducativas no Centro de Saúde Ramiro de Azevedo, no Campo da Pólvora, sobre alimentação saudável, combate ao tabagismo, estímulo à atividade física e hábitos de vida saudáveis. O evento, que teve como tema “Qualidade de vida e diabetes”, foi realizado pela Secretaria Municipal da Saúde em parceria com o hospital dos olhos DayHorc
29. Até as 12h foram realizados vários exames, como o que diagnostica a retinopatia diabética, que causa estreitamento, bloqueio ou enfraquecimento das paredes dos vasos sanguíneos, ocasionando deformidades conhecidas como microaneurismas, que podem levar à cegueira. O principal objetivo da ação foi alertar a população sobre a doença, seus fatores de risco, formas de prevenção e possíveis complicações.
30. O médico oftalmologista do hospital dos olhos DayHorc Ruy Cunha Filho vê a ação de forma satisfatória por poder contribuir no combate de uma doença mundial e declara: “O paciente diagnosticado a tempo para o diabetes que seguir criteriosamente o tratamento, mantendo uma dieta balanceada e praticar exercício físico, vai ter uma vida saudável”.
31. Ainda sobre os atentados terroristas que aterrorizaram Paris nesta sexta-feira poderiam ter causado ainda mais danos. Segundo o jornal americano “The Wall Street Journal”, ao menos uma pessoa armada com bombas pretendia entrar no Stade de France, que recebeu 80 mil torcedores para o amistoso da seleção da casa contra a Alemanha. O terrorista inclusive tinha ingresso para o jogo e só não conseguiu acessar o estádio pois foi bloqueado pelo sistema de segurança.
32. As informações foram divulgadas ao jornal por um guarda de plantão identificado apenas como Zouheir. Ele disse que o terrorista foi visto com um colete de explosivos ao passar pela revista, por volta de 15 minutos após o início da partida. Diante da tentativa frustrada, o homem-bomba ativou os explosivos ali mesmo no túnel de acesso, segundo relatou Zouheir.