O Estado da Bahia e a Prefeitura de Salvador iniciam nesta terça-feira (3), na Arena Fonte Nova, em Salvador, a negociação de dívidas tributárias com cidadãos e empresas
MIUDINHAS GLOBAIS:
1. Foram dados os primeiros movimentos à sucessão do prefeito Guilherme Menezes (PT), em Vitória da Conquista, com os pré-lançamentos dos nomes dos deputados Herzem Gusmão (PMDB) e Jean Fabrício (PCdoB). O PT, partido que governa o município há 20 anos, ainda não definiu o nome que disputará o pleito. Há, nos bastidores, uma disputa interna dos grupos do prefeito Guilherme (majoritário) e do deputado federal, Waldenor Pereira.
2. É apostando nessa dissidência que o PCdoB, até então força auxiliar do PT no município, deseja emplacar o nome de Fabrício, deputado com atuação discreta em segundo mandato na Assembleia Legislativa. Junto à população, hoje, a missão inicial de Fabrício é provar que sua candidatura é pra valer e não haverá recuos, como aconteceu em 2012. Há, ainda, desconfiança da população, de que o PCdoB acabe se juntando novamente ao PT. Portanto, enquanto Fabrício não oficializar seu nome, em Convenção, fica a dúvida.
3. Em relação a 2012 pelo menos existe uma componente nova que é o impedimento de uma candidatura de Guilherme Menezes, o qual vai completar 8 anos de mandato e não pode mais reeleger-se. Fabrício e o PCdoB acreditam que essa é uma boa chances dos 'comunistas' emplacarem a Prefeitura.
4. O PT, no entanto, não deverá 'entregar a rapadura' com facilidade. Diz-se que Guilherme tem nome forte do seu secretariado para lançar candidato e o grupo de Waldenor, tanto tem o nome de Waldenor; quanto o do deputado e ex-prefeito José Raimundo. O problema é que esses dois grupos não se bicam, ainda que possam marchar unidos se conseguirem um consenso do nome a candidato que agrade a ambos.
5. Essa será uma missão de alto coturno e que deverá envolver o presidente do partido, Everaldo Anunciação, e até o governador Rui Costa. O PT não vai deixar que no terceiro colégio eleitoral do estado, o partido se apresente fragmentado.
6. Quem também aposta nessa provável fragmentação é Herzem Gusmão, o eterno candidato do PMDB, derrotado por Guilherme na última eleição. Agora, caso Fabrício mantenha a candidatura, Gusmão passa a ter mais chances, mas, dependerá das alianças que venha a fazer com o DEM/PSDB e outros prováveis aliados.
7. O PSB da senadora Lidice da Mata, ao que tudo indica, deverá compor com o candidato do governo estadual, de quem é aliada. Arriscar uma quarta via, em Conquista, mesmo com segundo turno, é improvável. A pré-candidatura de Nilo Coelho parece sepultada e PP e PSD devem compor com o PT.
8. Como em Conquista as eleições são de dois turnos, tanto Herzem, Fabrício, Waldenor/Zé Raimundo podem arriscar sem perder os mandatos. Caso haja um segundo turno PT x PMDB, o PCdoB deverá compor com o PT; se for o inverso, PCdoB x PMDB, o PT apoia o PCdoB. Agora, se der PTxPCdoB no segundo turno, o PMDB fica como fiel da balança, e sabe Deus com quem vai se compor.
9. Esse é o quadro inicial em Vitória da Conquista.
*****
10. O Estado da Bahia e a Prefeitura de Salvador iniciam nesta terça-feira (3), na Arena Fonte Nova, em Salvador, a negociação de dívidas tributárias com cidadãos e empresas interessadas em renegociar as dívidas administrativas em atraso, contraídas até 2014, com descontos de juros e multas que podem chegar a 100%, o que na opinião do advogado Gilberto Badaró, é uma excelente oportunidade para deixar as contas das empresas em dia, num período de forte crise econômica
11. As negociações vão ser realizadas no Mutirão Acordo Legal, que será aberto às 9h, com a presença do governador Rui Costa, do prefeito de Salvador, ACM Neto.
12. Agora é a vez dos homens se cuidarem. Despois do câncer de pele, o de próstata é o mais frequente em homens, mas a prevenção ainda é motivo de tabu e preconceito. Para alertar os revendedores de combustíveis, um negócio prioritariamente masculino, embora as mulheres venham ganhando espaço, o Sindicombustíveis Bahia, através do Posto Solidário, aderiu à campanha Novembro Azul, além de ter participado do Outubro Rosa.
13. Quem abastecer em postos de combustíveis de Salvador, da Região Metropolitana e de cidades do interior da Bahia, vai receber dos frentistas, que estão usando o laço azul da campanha, folder informativo sobre o que é a próstata, como se prevenir e os sintomas da doença. A campanha alerta para a importância de homens, a partir de 45 anos, realizarem os exames de toque retal e de sangue para a dosagem do PSA, uma proteína que serva como marcador tumoral.
14. O prefeito ACM Neto lamentou a morte do advogado e ex-deputado Osvaldo Coelho. “Ele (Osvaldo Coelho) foi meu colega de Câmara, um nome de destaque na defesa dos interesses do Nordeste”, afirmou o prefeito. ACM Neto disse também que Osvaldo Coelho sempre trabalhou pela união dos deputados do Nordeste para trazer mais recursos e desenvolvimento para a região. “Aos amigos, familiares e colegas de Osvaldo Coelho, os meus sentimentos”, concluiu.
15. A crescente onda de violência de Salvador. Nesta segunda, um adolescente de 16 anos foi baleado na cabeça no Vale do Ogunjá.
16. O coco verde a R$5,00 a unidade na praia de Vilas do Atlântico enfusou nesta segunda.
17. A companhia aérea russa Kogalymia afirmou nesta segunda-feira (2) que a queda do Airbus A321 na Península do Sinai, no Egito, teria sido motivada por "ação externa", embora autoridades russas tenham afirmado que ainda é "prematuro" especular sobre as possíveis causas do desastre que não deixou sobreviventes.
18. A aeronave caiu no último sábado logo após decolar do balneário Sharm El-Sheik, no Egito, com direção a São Petersburgo, na Rússia. Todos os 224 passageiros morreram.
19. Durante entrevista a jornalistas em Moscou nesta segunda-feira, o vice-diretor da companhia, que passou a operar com o nome fantasia de Metrojet em 2012, descartou falha técnica ou erro humano como causas do acidente.
20. "A única explicação razoável para o avião ter se desintegrado no ar é um impacto específico, uma influência puramente mecânica, física no aparelho", afirmou Alexander Smirnov.
21. Noutras palavras: um foguete do EI deve ter atingido o avião para se esfarelar dessa forma com destroços espalhados em 20k.
22. Como acontece em todos os anos de eleições para a Presidência do Tribunal de Contas do Estado da Bahia (TCE/BA), o Sindicato dos Servidores (SinTCE) realizou uma eleição simulada, entre os dias 26 e 28, para saber dos funcionários quais os nomes que eles escolheriam para presidir a Corte de Contas.
23. Neste ano, o Sindicato inovou, ao realizar uma eleição eletrônica, com os votos sendo computados em página específica criada no site da entidade. Afinal, terminou sendo, de acordo com o presidente do SintTCE, Amilson Carneiro de Araújo, a mais representativa das eleições até hoje realizadas, com a participação de 290 votantes, mais da metade do colégio eleitoral.
24. Feita a apuração, o presidente do TCE, conselheiro Inaldo da Paixão Santos Araújo, conseguiu uma vitória das mais significativas, com 73% votos, o que corresponde a 211 votantes. Em segundo lugar, ficou o conselheiro Antonio Honorato (9% dos votos); em terceiro, a conselheira Carolina Costa (8%); em quarto, o conselheiro Marcus Presídio (4%). Em quinto, terminaram empatados os conselheiros Gildásio Penedo e João Bonfim (2%). Os votos em branco e nulos somaram 2%.
25. O conselheiro Pedro Lino não foi votado, porque não autorizou que o sindicato incluísse seu nome na lista de candidatos.
26. O presidente da Comissão de Direitos Humanos e Segurança Pública da Assembleia Legislativa da Bahia, deputado Marcelino Galo (PT), criticou a aprovação pela Câmara dos Deputados do substitutivo à PEC 215/00 que dá ao Congresso Nacional a decisão final sobre demarcações de terras indígenas, de
remanescentes de comunidades quilombolas e de reservas, diminuindo o poder do Executivo nas decisões.
27. O texto, que tramita na Casa há 15 anos, proíbe ainda a ampliação de terras indígenas já demarcadas e prevê a indenização de proprietários inseridos nas áreas demarcadas, ainda que em faixa de fronteira. No formato atual, o Ministério da Justiça demarca as terras a partir de estudos
antropológicos da Fundação Nacional do Índio (Funai).
28. “A ofensiva conservadora, reacionária nunca vista na história desse país, quer aniquilar direitos adquiridos e estabelecidos na Constituição Cidadã de 1988. As mudanças nas regras de demarcação de terras de comunidades tradicionais é uma das pautas mais retrógradas que podem acontecer para a sociedade brasileira. Que terras demarcadas vamos ter nesse país com as bancadas de interesses, financiadas pelo capital privado, constituídas no parlamento, se essa PEC 215 passar em definitivo no Congresso?”, alertou Galo.