Impressionante! Os dseputados estaduais da Bahia na sessão desta segunda-feira, 26, não fizeram nenhum comentário sobre os Diários de FHC.
MIUDINHAS GLOBAIS:
1. Segundo o Blog do Camaroti, no Palácio do Planalto, o clima é de apreensão sobre a reação do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva à nova fase da Operação Zelotes, deflagrada nesta segunda-feira (26). Nesta fase, cinco pessoas foram presas preventivamente e foram realizadas buscas e apreensões em uma empresa de um filho de Lula, Luís Cláudio Lula da Silva.
2. Nos bastidores, aliados de Lula relatam queixas sucessivas em relação ao ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo. Isto porque, tanto a Zelotes quanto a Operação Lava Jato, começam a investigar uma órbita próxima do ex-presidente.
Auxiliares do Palácio do Planalto temem uma reação negatica de Lula e que isso possa melindrar relações dele com a presidente Dilma Rousseff.
3. Recentemente, causou mal estar entre aliados de Lula a declaração de Dilma de que no governo dela não havia corrupção. Isso foi interpretado pelo grupo do ex-presidente como uma referência de que o escândalo de corrupção na Petrobras foi gestado no governo anterior.
**** ***
4. Ação conjunta de Polícia Federal, Ministério Público e Corregedoria do Ministério da Fazenda deflagrou nesta segunda-feira (26) uma nova fase da Operação Zelotes, com cinco pessoas presas preventivamente. Foram realizadas buscas e apreensões em um endereço onde funcionam três empresas de Luís Cláudio Lula da Silva, filho do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva.
5. A Zelotes investiga fraudes em julgamentos no Conselho Administrativo de Recursos Fiscais (Carf), ligado ao Ministério da Fazenda. Segundo a PF, esta nova etapa da operação investiga um consórcio de empresas que, além de manipular julgamentos dentro do Carf, negociava incentivos fiscais a favor de empresas do setor de automóveis.
6. Em um dos endereços onde foram realizadas buscas, funcionam três empresas de Luís Claudio Lula da Silva: LFT Marketing esportivo; Touchdown Promoção de Eventos Esportivos: e Silva Cassaro Corretora de Seguros.
7. A investigação apontou "íntima relação entre as três empresas". O Ministério Público Federal argumenta que as empresas "representam uma única entidade". "Trata-se de uma unidade empresarial tanto física quanto societária nucleada em Luís Cláudio Lula da Silva", diz o texto da decisão da juíza federal Célia Regina Orly Bernardes, que aceitou os argumentos do MP e permitiu as buscas.
8. Segundo as investigações, a LFT, empresa de Luís Cláudio, recebeu pagamentos do escritório Marcondes e Mautoni, investigado na Zelotes por ter atuado de forma supostamente ilegal pela aprovação da MP 471, que beneficiou o setor automotivo.
********
9. (Blog do Reinaldo Azevedo) O ministro Jaques Wagner, da Casa Civil, veio a público para defender as pedaladas fiscais que contribuíram para financiar as grandes empresas, conforme revelou a Folha nesta segunda.
Ah, bom! É que a gente tinha entendido que, segundo a presidente Dilma, as ditas-cujas haviam financiado apenas programas sociais. Então era mentira, mesmo, certo?
10. Segundo ele, tudo foi feito para gerar empregos. Entendo… Disse ele: “Fui governador [da Bahia] e sou testemunha de que não teria chegado de muitas empresas em meu Estado se o BNDES não bancasse esses investimentos com juros compatíveis com o mercado internacional. O outro lado da moeda é igual. Acabamos de fechar contrato [para fornecimento de caças] com a Gripen da Suécia.
11. Claro que o banco de desenvolvimento sueco nos ofereceu juros convidativos abaixo do mercado para que a gente conseguisse realizar a compra. É um caminho normal, com retorno extremamente positivo de geração de emprego e de desenvolvimento de regiões mais deprimidas, como o Norte e o Nordeste”.
12. Não consta que o governo sueco tenha pedalado para financiar os caças…
13. Wagner só está se fazendo de bobo, porque bobo ele não é. Sabe que não se está discutindo uma política de incentivo a este ou àquele setor da economia. Tampouco está em debate o caráter do BNDES. Não que isso não possa e não deva ser tempestivamente debatido. Fazer de conta que a atuação desse banco, no Brasil, é um dado da natureza é uma picaretagem. Mas não é isso que está em debate agora.
*********************
14. A Secretaria de Políticas para as Mulheres da Bahia (SPM-BA) subscreve a Nota Oficial sobre a redação do Exame Nacional do Ensino Médio – ENEM, apresentada pela Secretária Especial de Políticas para as Mulheres do Ministério das Mulheres, da Igualdade Racial e dos Direitos Humanos, Eleonora Menicucci.
15. Para a Secretária de Políticas para as Mulheres da Bahia, Olívia Santana, é muito importante que este tenha sido o tema da redação do exame, visto que é preciso incorporar a temática das relações de gênero no currículo escolar. “Esta é uma forma de superarmos os preconceitos, a violência, a visão patriarcal de que as mulheres são inferiores aos homens. É preciso reeducar a sociedade. O sistema educacional é um espaço estratégico para a formação de uma nova cultura”, explicou.
16. “Uma conquista inconteste! Mais de 7,7 milhões de estudantes falando da violência contra a mulher no Enem”. A líder da Bancada Feminina na Assembleia Legislativa, deputada Luiza Maia (PT), elogiou a escolha do tema deste ano para a redação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem): ‘A persistência da violência contra a mulher na sociedade brasileira’.
17. “A demagogia e hipocrisia da sociedade escondem o machismo. Manifestações como esta, vêm para escancarar essa dura realidade que vitimiza tantas mulheres em nosso país. Ter este tema sendo pensado por milhões de candidatos e candidatas ao Enem, contribui para a mudança de pensamento e para a formação de uma consciência de respeito ao gênero feminino”, disse a parlamentar.
18. O termo de cooperação que define as regras para a realização do Acordo Legal, Programa de Governança Diferenciada das Execuções Fiscais na Bahia, será assinado nesta terça-feira (27), às 14h30, no auditório do Tribunal de Justiça, no Centro Administrativo da Bahia21. .
19. Será lançado o mutirão, que acontece de 3 a 8 de novembro na Arena Fonte Nova. Participam do evento o presidente do Tribunal de Justiça da Bahia, desembargador Eserval Rocha, e o corregedor-geral da Justiça, desembargador José Olegário Monção Caldas.
20. O Acordo Legal vai permitir a negociação de dívidas com o Estado e a Prefeitura de Salvador. O cidadão ou sua empresa pode pagar dívidas de impostos como ICMS, IPVA, IPTU e ISS, entre outros.
21. A estrutura na Arena Fonte Nova terá a participação de magistrados, juízes leigos e conciliadores. A iniciativa atende ao Programa Nacional de Governança Diferenciada das Execuções Fiscais, de iniciativa da Corregedoria Nacional de Justiça.
22. O mutirão prevê descontos de até 100% nas dívidas com o Município sobre os juros e as multas. O trabalho será realizado do dia 3 (terça-feira) ao dia 6 (sexta), das 8 às 19 horas. No sábado e domingo, das 8 às 13 horas.
23. Sobre os campeonatos brasileiros de futebol, na 1ª Divisão, o Corinthians está campeão. Em segundo, vem o Atlético MG que joga com o 'Timão' domingo próximo. Em terceiro, o Grêmio. Dificilmente essas três posições serão alteradas.
24. A última vaga está sendo disputada pelo Santos, SP, Internacional, Palmeiras e Sport. Aí a briga é de foice. O SP é sempre um time de chegada.
25. Na Série B, o Botafogo está campeão. lá na frente disparado e joga contra o Bahia, em casa. Em segundo está o Vitória que joga contra o Náutico, em casa, e tem toda a chance de se manter na vice. Mas, o Vitória adora ajudar os outros. Em terceiro estão América MG e Bahia, com vantagem para o América que joga em casa.
26. Em quarto, a briga é boa e estão: Sampaio Correia, Santa Cruz, Bragantino, Payssandu, Náutico e Luverdense com pontos entre 50 e 48. Portanto, nem Bahia; nem Vitória podem perder jogos.
27. O deputado estadual Eduardo Salles (PP) fez um discurso inflamado defendendo as vaquejadas e criticando a postura do deputado Marcell Moraes (PV), o qual recomendou que Salles fizesse o papel de boi num torneio de vaquejada.
28. O deputado estadual Pedro Tavares (PMDB) disse na tribuna da Assembleia Legislativa que a estrada entre Curaçá e Abaré acabou. Virou carroçável. Pra carros de bois.
29. Foi publicado no Diário Oficial da União desta segunda-feira (26/10), o Decreto de Utilidade Pública (DUP) Federal assinado pela presidenta Dilma Roussef, e pelos Ministérios dos Portos e do Meio Ambiente assegurando como obra essencial, a implantação do Porto Sul, em Ilhéus.
30. Com a emissão do DUP Federal, as obras do Porto Sul poderão ser iniciadas em breve, já que o documento era essencial para a liberação, por parte do Ibama, da Autorização de Supressão Vegetal (SV) do Bioma de Mata Atlântica, última pendência para iniciar as atividades.
31.. Vinte anos após o último embarque, a Bahia volta a exportar cacau. Nessa terça-feira o navio ARCHGRACHT, de bandeira holandesa embarca 6 mil toneladas (100 mil sacas) do produto para Amsterdã, numa estratégia dos produtores baianos buscando retomar ao mercado internacional.