Será um verdadeiro absurdo retiarar a Estação Rodoviária do Eixo mais importante da cidade na ligação Norte-Sul e do centro de compras e serviços
MIUDINHAS GLOBAIS:
1. Abrem-se consultas empresariais para a construção de uma nova estação rodoviária para Salvador no bairro de Águas Claras distante do centro histórico e da área financeira, às margens da BR-324. Trata-se de uma atitude com a cidade que só vai prejudicar sua população, especialmente as pessoas mais humildes, as quais além de usarem os sistemas rodoviários por ônibus para chegar à capital vindos do interior do estado, normalmente usam o transporte coletivo em Salvador para finalizar suas viagens até as residências, este exclusivamente por ônibus e todos sabem precário.
2. Em todas as cidades mundiais de maior porte houve um crescimento de suas populações e dos seus núcleos urbanos residenciais e comerciais, mas a maioria delas ou quase sua totalidade, não excluiu como deseja Salvador suas centrais de transporte público dos centros ou próximos deles.
3. Isso acontece em NY com a central station, em Munique idem, Londres, Paris, etc, cidades mais velhas do que Salvador e maiores. Para isso, os administradores desses locais se utilizaram das tecnologias para manter as estações próximas dos centros de consumo e serviços e facilitar a vida das pessoas.
4. E olhe que nessas e noutras cidades os sistemas são integrados: trem-metrô-ônibus-VLT-bikes. Quem chega a central station de Munique, por exemplo, depois de um dia de trabalho na sua região metropolitana salta do trem e pega a bike no estacionamento e vai para casa; ou pega um VLT e segue para a residência com o mesmo tiquete do transporte integrado.
5. Em Barcelona, a mesma coisa. Salta-se no aeroporto, pega-se o metrô até a estação da Praça da Catalunha, no centro, e daí tem as ramificações para os bairros, isso com o mesmo tiquete. Em Londres, saindo-se do aeroporto de Heatrhow, a mesma coisa. Vai-se até a Totteham Court, a estação central, daí segue para uma das linhas dos 300 km do metrô.
6. E em Salvador, o que acontece nos dias atuais. As pessoas chegam do interior e saltam na rodoviária - praticamente no centro de negócios e compras e serviços da cidade - e há uma linha exclusiva por ônibus para alguns bairros na Estação do Iguatemi. Dos males, ainda o menor. Se a pessoa quiser ir para a Barra tem que pegar um ônibus para Lapa e daí para Barra. Ou pegar um táxi. Se for para a Liberdade, São Caetano, a situação é ainda pior.
7. Agora, imaginem vocês levar a estação para a BR-324 com a promessa de ligação com a linha 3 do Metrô e a Av 29 de Março afastando as pessoas do centro de negócios, emprego, compras, etc, que é a região do Iguatemi/Tancredo Neves/Magalhães Neto, etc, para um fim de mundo. Os preços de uma corrida de táxi, então, ficarão também mais caros.
8. Por que não se usa as tecnologias para deixar a rodoviária onde está, ampliá-la e ajudar a população?
9. Se o problema é uma 'perna' do metrô que passa próximo faça-se por cima ou subterrânea. Quem pega o metrô na praça da Matriz em Budapest desce duas escadas rolantes algo em torno de uns 40 metros ou mais. Pra isso existe a tecnologia a serviço do homem. E não excluir o cidadão lançando-o para mais longe dos centros dinâmicos das cidades. Aí é cômodo e irracional. Lá adiante, mais 20 a 30 anos, a cidade cresce e a estação será deslocada (em tese para Valéria ou para o CIA.
10. Essa proposta de tirar a rodoviária donde está na atualidade se encaixa no item do irracional, só para prejudicar, ainda mais, os mais necessitados.
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11. Risco da inflação brasileira chegar a dois dígitos em 2015 é real. O tarifaço da energia está sendo apontado como responsável.
12. Uma cidade (Salvador) que ladrões furtam as imagens do papa, de Manoel da Nóbrega e de N. S. Senhora em praças públicas não precisa se dizer mais nada.
13. Os Pinto (tradicional grupo politico do Extremo Sul) querem voltar a comandar a prefeitura de Porto Seguro.
14. Parabéns A Tarde pelos 10 anos de A Tardinha, suplemento infantil.
15. O PT fala tanto em golpe, seus parlamentares sempre a comentar sobre golpe, e nada disseram do 'golpe' branco dado por Lula no governo Dilma.
16. “O sonho acabou. A JAC Motors desistiu da Bahia. Caiu a máscara de mais uma mentira do PT”, diz o deputado federal José Carlos, presidente estadual do Democratas, sobre o anúncio feito pela montadora chinesa de suspensão do projeto baiano, noticiado pela imprensa neste sábado (10).
17. Para Aleluia, se já não bastassem as notícias diárias de violência, assassinatos e explosões de bancos por todo o estado, o povo baiano acordou neste feriadão com a manchete da desistência da JAC em instalar uma fábrica na Bahia, deixando de investir R$ 1 bilhão e empregar milhares de baianos.
18. “Assim como a Ponte Salvador/Itaparica, Ferrovia Oeste-Leste, Porto Sul, e a duplicação da ponte do Pontal e da estrada Ilhéus/Itabuna, os petistas mentiram deslavadamente, anunciando a inauguração da JAC Motors, em Camaçari. Mas mentira tem perna curta, governador Rui Costa”, lembra Aleluia.
19. De acordo com Aleluia, o final infeliz da JAC Motors na Bahia confirma a incapacidade do governo petista de tornar possível grandes empreendimentos industriais no estado. “Como diz Geddel, o PT pensou que bastava enterrar um carro e surgiria uma árvore de onde brotaria milhares de outros veículos. Piada”.
20. A presidente do PT em Salvador, Marta Rodrigues, diz que a queda de 10,5% nos Crimes Violentos Letais Intencionais (CVLIs), neste mês de setembro, em relação ao mesmo período do ano passado, é resultado das políticas efetivas do governo do Estado, através da Secretaria de Segurança Pública. “Há uma ação ostensiva da SSP
para promoção da segurança; são várias estratégias, programas sociais, rondas, blitze cujos resultados já podemos perceber”, enfatiza.
21. Conforme dados da SSP, o número de vítimas de homicídios caiu de 437, em 2014, para 391 entre os dias 1º e 30 do último mês. Em Salvador, setembro fechou com 107 ocorrências, contra 104 no ano passado, variação de 2,9%. No acumulado de janeiro a setembro de 2015, o índice de CVLIs consolidado de Salvador, RMS e interior caiu 3,6% na comparação com o ano anterior.
22. A região metropolitana também registrou redução de 27% no numero de homicídios. No interior, os dados apontam variação absoluta de 33 casos a menos (-12%) com redução de 274 para 241 CVLIs.