Juiz da Operação Lav Jato vai dando sentenças aos envolvidos em corrupção
MIUDINHAS GLOBAIS:
1. O Sérgio Moro, que conduz os processos da Operação Lava Jato na Justiça Federal, condenou dez pessoas por envolvimento no esquema de corrupção na Petrobras. Entre elas estão o ex-tesoureiro do PT João Vaccari Neto, condenado a 15 anos e quatro meses de reclusão, e o ex-diretor de Serviços da Petrobras Renato Duque, que recebeu pena de 20 anos e oito meses de reclusão. Ambos foram condenados pelos crimes de corrupção, lavagem de dinheiro e associação criminosa.
2. Vaccari, de 56 anos, foi tesoureiro do PT até abril, quando renunciou após ser preso pela Polícia Federal na Operação Lava Jato. As autoridades suspeitam que parte do dinheiro obtido pela rede que operou na Petrobras pode ter financiado a campanha de reeleição de Dilma Rousseff.
3. Do mesmo modo, a PF pediu autorização do STF para interrogar Lula, porque existem suspeitas de que o ex-mandatário também pode ter se beneficiado da vasta rede de corrupção que operou na companhia petrolífera.
4. Pelos mesmos crimes, também foram condenados Augusto Ribeiro de Mendonça Neto (a 16 anos e oito meses de reclusão), Pedro José Barusco Filho, Mario Frederico de Mendonça Goes (ambos condenados a 18 anos e quatro meses); Júlio Gerin de Almeida Camargo (12 anos); Adir Assad, Sônia Mariza Branco e Dario Teixeira Alves Júnior (cada um a nove anos e dez meses de reclusão).
5. O doleiro Alberto Youssef foi condenado a nove anos e dois meses de reclusão. Na sentença, o juiz Sérgio Moro disse reconhecer a “continuidade delitiva” do acusado na prática dos crimes de lavagem de dinheiro. Essas condenações são decorrentes da ação penal que teve origem na décima fase da Lava Jato.
*******
6. . Em fase de reestruturação, a Fundação Luís Eduardo Magalhães (FLEM) está de visual novo. A Fundação lançou nesta segunda-feira (21) o seu novo site (www.flem.org.br) e a marca institucional, que integra o planejamento estratégico da instituição, que tem por objetivo se tornar um centro de excelência na produção de conhecimento e inovação em Gestão de governos, empresas e pessoas.
7. Desenvolvido pela Assessoria de Comunicação, em parceria com o Núcleo de Tecnologia Organizacional da FLEM, o site utiliza software livre (Wordpress) e design responsivo, que permite que o conteúdo se adapte a qualquer tela (desktop, notebook e dispositivos móveis). O site traz ainda recursos multimídia e o recurso parallax scrolling para dar maior dinamicidade a navegação dos usuários e está integrado as mídias sociais.
8. Mil e trezentos (1.300) trabalhadores baianos começaram, nesta segunda-feira 21, as aulas do Programa Qualifica Bahia executado pela Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre). A modalidade do curso é presencial,
exigindo-se uma frequência mínima de 75% (setenta e cinco por cento) da carga horária total para a certificação.
9. São 20 trabalhadores por turma e carga-horária de 100 a 240 horas, distribuída entre 4 a 6 horas diárias, a depender do curso. O trabalhador terá direito a auxílio-transporte (quando residir a mais de dois quilômetros de distância do local do curso), lanche, camisa e material didático.
10. São oferecidos cursos de Auxiliar Administrativo; Eletricista de Instalações Prediais; Eletricista de Instalações Industriais; Mecânico de Manutenção de Automóveis, Motocicletas e Veículos Similares; Pedreiro Polivalente; Garçom;
Introdução à Fotografia; Técnicas de Vendas; Soldador, Corte e Costura, Panificação, Facilitador de Atividades Esportivas e de Lazer; Cabeleireiro; e Operador de Telemarketing com Inglês.
11. São 28 instituições habilitadas através dos Programas Qualifica Bahia e Qualifica Bahia – Pacto Pela Vida para execução das ações de qualificação social e profissional que irão contemplar 7.320 trabalhadores em 200 municípios e 27
Territórios de Identidades do Estado. Até o final da primeira quinzena de outubro, a Setre pretende iniciar toda a ação do Programa Qualifica Bahia, no Estado.