SAEB dá aviso a servidores do Estado à disposição da Assembleia e do Tribunal de Justiça para o recadastramento que se encerra dia 2 de outubro
MIUDINHAS GLOBAIS:
1. Enquanto o ex-presidente Lula da Silva solicita ao presidente da Câmara, Eduardo Cunha, segurar possíveis votações dos pedidos de impeachment da presidente Dilma Rousseff, a cúpula do PSDB - segundo matéria da Folha de SP - avisou ao vice-presidente Michel Temer que o êxito do processo depende da liderança do PMDB, especialmente do próprio Temer que deve ir à publico anunciar esse desejo.
2. A querstão é que Temer, embora já tenha feito criticas ao governo da presidente Dilma, uma das quais resultou no seu afastamento da coordenação politica do governo junto ao Congresso, já disse, em resposta à consulta dos 'tucanos', que não quer a pecha de conspirador ou golpista. Entende que sua cota de criticas já chegou ao topo e disse na Rússia que Dilma ficará até 2018, em sua ótica.
3. Vê-se, pois, que há um impasse e o PSDB tem que procurar outro caminho, quer seja assumindo o comando do processo do impeachment ou aguardando que alguma ação como a de Hélio Bicudo vingue, sensibilize o presidente da Câmara e a coloque em votação.
4. Diante do impasse, o país quase à deriva, a presidente sem conseguir impor sua autoridade e a economia desabando, ao que tudo indica, pelo menos ela conseguiu junto a Lula manter Aloisio Mercadante na Casa Civil pondo fim as especulações em torno de sua provável queda e promove mais uma reunião, hoje, em Brasília, para analisar os tais cortes na máquina do governo previstos para serem anunciados na próxima semana.
5. Pra complicar sua situação, o ministro Gilmar Mendes acusa o PT de 'cleptocracia' - termo grego que significa estado governado por ladrões. Suas declarações foram fortes demais e os petistas reagiram. Em sua conta do Twitter, o ministro da Defesa, Jaques Wagner afirmou que ficou "negativamente surpreso" com a atitude de Gilmar Mendes. "O Ministro proferiu críticas ao PT e à OAB, com acusações que não condizem com um magistrado da maior corte do país. As cadeiras do STF são local de equilíbrio e não comportam paixões".
6. Além das declarações durante a votação, em entrevista feita nesta sexta-feira, 18, depois de evento na Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp), na capital paulista, Gilmar Mendes afirmou que o PT tinha um "plano perfeito" para se "eternizar" no porder, mas que a Operação Lava Jato "estragou tudo".
7. Mendes afirmou que o PT deveria "combater a corrupção e varrer a roubalheira que o partido instalou no país". Ao ser indagado se tem medo do PT, que prometeu processá-lo por seu voto durante o julgamento do STF que barrou as doações de empresas nas eleições, o ministro foi irônico: "Seria bom que eles processassem todas essas estruturas que eles montaram".
8. As declarações do ministro foram dadas após ele participar de uma mesa de debate do Grupo de Estudos Tributários da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp). Segundo Gilmar Mendes, "na verdade o que se instalou no país nesses últimos anos e está sendo revelado na Operação Lava Jato é um modelo de governança corrupta, algo que merece o nome claro de cleptocracia, isso que se instalou."
**********
9. A senadora Lídice da Mata (PSB-BA) foi uma das 94 pessoas, entre intelectuais, acadêmicos, artistas, parlamentares, religiosos, jornalistas e integrantes de movimentos sociais populares do campo e da cidade que assinou a Carta Aberta “Por um Semiárido Vivo, com Direito à Água e Soberania Alimentar”,
que foi encaminhada à presidente Dilma Rousseff.
10. Defensora do Semiárido e da efetivação de políticas públicas para o Nordeste, a senadora Lídice da Mata tem defendido projetos que assegurem a sobrevivência do bioma caatinga e de requalificação do Rio São Francisco, que são essenciais para a qualidade de vida dos moradores da região.
11. O documento defende a redução das desigualdades sociais e a garantia de soberania alimentar no território que representa grande parte do Nordeste do Brasil.
12. A intenção da senadora é até boa. Mas, com a quebradeira do governo, esse documento tem tudo para ser engavetado.
13. Diz-se que a violência em Salvador está de tal forma que os ladrões estão agindo de dia como medo de sair à noite.
14. Tá dificil o ex-deputado Luiz Argolo sair da cadeia. A cada dia surgem mais denúncias contra o ex-parlamentar.
15. O Minc - Ministério da Cultura - pode voltar a ser uma perna do MEC.
16. A conta do governo federal não fecha mas até agora nada de corte na máquina gastadora e ineficiente.
17. Um grupo de seis estudantes baianos vivenciará durante uma semana (21 a 25) a rotina de trabalhos e ações da Câmara de Deputados, em Brasília – DF. Eles foram selecionados para a 12ª edição do programa Parlamento Jovem Brasileiro (PJB) que permite que esses jovens defendam seus projetos de lei inscritos no programa e atuem como verdadeiros deputados.
18. Nesta sexta-feira, os estudantes participaram, na Secretaria da Educação do Estado, no Centro Administrativo (CAB), de um encontro com jovens que passaram por esta experiência em 2014.
19. A estudante Tamires Santos Barreto, 17 anos, e que cursa o 3º ano no Colégio Estadual Professora Faraildes Santos, localizado em Jequié, a 366 km da capital baiana, não esconde a ansiedade em participar dessa experiência e apresentar o seu projeto de lei.
20. “Meu projeto é sobre o incentivo de jovens infratores no mercado de trabalho e eu irei defendê-lo com muito empenho”, afirmou animada para colocar em prática as suas ideias e debatê-las com os demais jovens selecionados de todo o país. “Tenho certeza que voltarei com uma nova visão sobre a política e isso irá contribuir para o meu amadurecimento como cidadã”, acrescentou.
21. Os servidores da Secretaria da Administração (Saeb) cedidos à Secretaria de Infraestrutura (Seinfra), ao Tribunal de Justiça (TJBA) e à Assembléia Legislativa (Alba) devem ficar atentos ao recadastramento de ativos do Estado, que se encerra no próximo dia 2 de outubro.
22. Quem está designado aos órgãos de outros poderes precisa atualizar os dados cadastrais uma vez, pela Saeb. Já os servidores à disposição de outro órgão do Poder Executivo como é o caso dos
servidores da Saeb lotados na Seinfra precisam se recadastrar duas vezes, uma por cada secretaria. O preenchimento do formulário é feito exclusivamente via internet, por meio do site www.recadastramento2015.ba.gov.br.
23. Bahia e Vitória estão abusando da sorte.