Governador Rui Costa está entre os 7 governadores que defendem a volta da CPMF a 0,38% e querem ficar com 0,18% dessa receita
MIUDINHAS GLOBAIS:
1. No mês de julho, o volume de vendas no Comércio Varejista da Bahia registrou queda de 6,7%, em relação a igual mês do ano passado. Na análise sazonal, a taxa foi negativa em 0,9%, em relação à taxa positiva de junho (0,1%). Esse resultado revela que o setor continua sofrendo os efeitos da retração da atividade econômica. Na mesma base de comparação, o varejo nacional apresentou queda de 3,5%.
2. Esses dados foram apurados pela Pesquisa Mensal de Comércio (PMC) do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), realizada em âmbito nacional, e analisados pela Superintendência de Estudos Econômicos e Sociais da Bahia (SEI), autarquia vinculada à Secretaria do Planejamento.
3. A intensificação da trajetória de queda no comércio varejista da Bahia é atribuída à frágil confiança dos empresários e dos consumidores, dado o momento de retração econômica. Elevadas taxas de juros, inflação, e enfraquecimento do mercado de trabalho acabam impactando de forma negativa na comercialização de bens.
4. Nem mesmo, a quarta edição do Liquida Bahia, verificado entre os dias 03 a 13 de julho, em Salvador, Região Metropolitana e mais de setenta cidades do interior do estado, onde cerca de 10 mil estabelecimentos ofereceram até 70% de desconto nas compras levou ha um aquecimento das vendas.
5. Assim, a falta de perspectiva de melhoras no quadro econômico, diante de um cenário adverso, contribui para que os agentes econômicos retraiam a sua atuação no mercado, com contenção dos investimentos por parte dos empresários, como uma redução do ímpeto de compras por parte dos consumidores.
6. Em julho de 2015, os dados do comércio varejista do estado da Bahia, quando comparados a julho de 2014, revelam que os ramos que compõem o Indicador do Volume de Vendas, com exceção de Outros artigos de uso pessoal e doméstico (2,9%), apresentaram resultados negativos.
7. Listados pelo grau de magnitude das taxas em ordem decrescente, têm-se: Equipamentos e materiais para escritório, informática e comunicação (-22,0%); Tecidos, vestuário e calçados (-16,0%); Livros, jornais, revistas e papelaria (-15,0%); Móveis e eletrodomésticos (-11,7%); Hipermercados, supermercados, produtos alimentícios, bebidas e fumo (-5,9%); Artigos farmacêuticos, médicos, ortopédicos, de perfumaria e cosméticos (-4,0%); e Combustíveis e lubrificantes (-3,3%).
8. Em julho, Outros artigos de uso pessoal e doméstico foi o único dos oito segmentos que compõem o Indicador de Volume de Vendas do Comércio Varejista a apresentar, na Bahia, variação positiva, na comparação com julho de 2014. Esse dinamismo se deve ao fato do segmento possuir um mix diversificado de itens de baixo valor agregado.
9. Por outro lado, influenciando negativamente o comportamento das vendas no setor, destacam-se os segmentos de Hipermercados, supermercados, produtos alimentícios, bebidas e fumo e Móveis e eletrodomésticos, com quedas de 5,9% e 11,7%, respectivamente, em relação a igual mês do ano anterior.
10. Hipermercados, supermercados, produtos alimentícios, bebidas e fumo segmento de maior peso para o Indicador de Volume de Vendas do Comércio Varejista foi responsável pela maior influência negativa na formação da taxa do varejo.
11. No subgrupo Hipermercados e supermercados a vendas caíram em 5,5%. Este desempenho negativo foi influenciado pelo menor poder de compra da população, além da influência do comportamento dos preços do grupo alimentação no domicílio (10,5%), que cresceu acima do índice geral (9,6%) segundo dados do IPCA, divulgados pelo IBGE.
12. O segundo a contribuir negativamente para o volume de vendas foi à atividade de Móveis e eletrodomésticos. Nos subgrupos Móveis e Eletrodomésticos a variações foram negativas em 13,7% e 10,6%, respectivamente, em relação a igual mês do ano passado. Esse comportamento reflete não somente a queda na renda disponível, a seletividade do crédito, mas também ao aumento das taxas de juros.
13. O comércio varejista ampliado, que inclui o varejo e mais as atividades de Veículos, motos, partes e peças e de Material de construção, registrou, em julho, decréscimo de 6,9% nas vendas, em relação a igual mês do ano anterior. Nos últimos 12 meses, a retração no volume de negócios foi de 3,7%.
14. O segmento de Veículos, motos, partes e peças registrou variação negativa de 8,2%, em relação a igual mês do ano anterior. O desempenho da atividade, em relação ao mesmo mês do ano anterior, continua refletindo o crédito mais seletivo por parte das financeiras, o menor ritmo da atividade econômica, além do comprometimento da renda familiar. Em relação ao segmento Material de Construção, também se observa queda de 2,6% nas vendas no mês de julho, quando comparado ao mesmo mês do ano de 2014, sendo reflexo das expectativas negativas sobre o quadro macroeconômico.
*****
15. presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministro Ricardo Lewandowski, recebeu no início da tarde desta quarta-feira (16), no gabinete da Presidência, uma comitiva com representantes da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), senadores da República e deputados federais. Durante a reunião, o grupo manifestou preocupação com possível adiamento no julgamento da Ação Direta de Inconstitucionalidade, que trata do financiamento de campanhas, tendo em vista a proximidade das eleições.
16. O ministro Ricardo Lewandowski se comprometeu a chamar a matéria para análise do Plenário na sessão de hoje (16) e, caso o julgamento não seja concluído, garantiu que o exame da questão terá continuidade na sessão desta quinta-feira (17).
17. Estavam presentes na audiência o secretário-geral da CNBB, Dom Leonardo Steiner, o padre Ernane Pinheiro, os senadores Humberto Costa, Randolfe Rodrigues, Vanessa Grazziotin, Regina Sousa, Donizeti Nogueira, Paulo Rocha, João Capiberibe e Fátima Bezerra, bem como os deputados Aldo Arantes e Wilmar Rocha, além do advogado Marcelo Lavenere Machado.
18. A nova demagogia baiana: prefeitos dizendo que estão cortando 20% e até 30% dos seus salários diante da crise.
19. A força-tarefa reunindo as secretarias estaduais da Fazenda e da Segurança Pública da Bahia e o Ministério Público do Estado cumpriu nesta quarta (16) em Salvador dois mandados de busca e apreensão como parte da operação Triplice Fronteira, deflagrada em Minas Gerais.
20. A operação tem o objetivo de desmontar um esquema de sonegação fiscal envolvendo uma usina de álcool e empresas transportadoras localizadas na região mineira de Nanuque, próxima às divisas com a Bahia e o Espírito Santo. O fisco de Minas estima que o esquema de sonegação tenha somado prejuízos de R$ 25 milhões aos cofres públicos nos últimos cinco anos.
21. Governadores de sete estados e uma vice-governadora fizeram um apelo nesta quarta-feira (16) a deputados e senadores da base aliada para que aprovem a proposta de recriar a CPMF com uma alíquota de 0,38%, maior do que a proposta de 0,2% feita pelo governo federal. Para eles, o imposto deveria ser divido entre União, estados e municípios – 0,2% ficariam com a União e 0,18% para os Executivos locais.
22. Foram ao Congresso Nacional os governadores Luiz Fernando Pezão (RJ), Rui Costa (BA), Waldez Góes (AP), Camilo Santana (CE), Renan Filho (AL), Belivaldo Chagas (em exercício, SE), Marcelo Miranda (TO), Wellington Dias (PI) e a vice-governadora Nazareth Araújo (AC).
23. Após conversar com parlamentares e o presidente da Câmara, Eduardo Cunha (PMDB-RJ), o governador do Rio de Janeiro, Luiz Fernando Pezão (PMDB), argumentou que todos os estados do país vivem uma crise econômica difícil e precisam de mais receitas.
24. Nenhum deputado federal da Bahia foi eleito entre os 10 melhores do Congresso Nacional pelo Congresso em Foco.
25. Professores da UFBA sem dar aulas há 112 dias e todo mês recebendo os salários. Só no Brasil uma coisa dessas. Será que não tem um juiz federal para enquadrar esse pessoal?
26. Os professores da UFBA em greve querem um reajuste de salário acima da inflação. Ora, o governo federal enviou ao Congresso um pacote congelando os salários dos servidores federais. Será que esse pessoal ligado a APUB não leu essa noticia?
27. Guanambi ficou consternada com no sepultamento do professor filho desta cidade e assassinado em Salvador.
28. Até gente montado a cavalo tá passeando no calçadão de Vilas do Atlântico. Santo pai!
29. Pastor e deputado Isidório diz que a festa dos 85 anos da Assembleia de Deus no Estádio de Pituaçu, sábado, 17h, vai ser de arromba. Só na Bahia - segundo Isidório - a AD tem 6.847 templos e salas de orações.
30. A justiça baiana concedeu decisão liminar para que todas as postagens feitas pela "dita" protetora dos animais Jasy Sol contra o deputado estadual Marcell Moraes (PV) sejam imediatamente retiradas do ar.
31. “O que essa senhora vem fazendo é um desrespeito muito grande com o trabalho que realizo diariamente pelos animais. Não admito nenhum tipo de acusação infundada e palavras de baixo calão contra a minha pessoa. Isso vale para todos os golpistas e oportunistas quem insistem em aparecer em cima da minha imagem. Essa é mais uma vitória que obtenho na justiça, mais uma vez comprando meu trabalho sério e dedicado a causa animal", disse Marcell.
32. O prefeito ACM Neto inaugura às 18h30min desta quarta-feira (16) a Praça do Profeta, que fica na rua de mesmo nome, na primeira etapa de Castelo 34. O PROCON-BAHIA, através da sua Diretoria de Fiscalização, autuou o estacionamento do Shopping Belo Vista por duas irregularidades: 1- A exposição no ticket entregue ao consumidor de cláusula que exonera a obrigação do fornecedor de responder pelos danos causados na prestação do serviço; e 2- A cobrança de multa, em razão do extravio do ticket de estacionamento, em valor superior ao cobrado por uma diária no estacionamento.
35. “Uma vez iniciadas as cobranças pelos estacionamentos nos shoppings, é importanteque respeitem as normas estabelecidas pelo Código de Defesa do Consumidor, evitando as autuações e as consequentes aplicações de multas”, destaca o Superintendente do PROCON-BAHIA, Marcos Medrado.
Branco, e que foi completamente revitalizada e ampliada. Foram cerca de seis meses de obras, executadas pela Secretaria Municipal de Manutenção (Seman). Antes da intervenção, havia apenas a quadra e ao seu redor uma área com um terreno baldio.
33. Foi instalado ainda um parque infantil com escorregadeira, balanços, castelo encantado, mini-ciclovia e a casa do Tarzan e uma mini passarela. A novidade, no entanto, fica por conta da área intitulada Academia da Saúde para a Terceira Idade, onde ficam vários equipamentos de ginástica destinados a esse público. Ao longo de seus 2.700 m², a praça ainda conta com instrumentos de musculação e área de lazer, com bancos e mesas para a convivência de moradores da região.