Colunistas / Miudinhas
Tasso Franco

VIOLÊNCIA EXPLODE na região do Sisal com 43 mortes em Serrinha/Coité

O primeiro comandante geral do Corpo de Bombeiros da Bahia, coronel Francisco Luiz Telles de Macedo, assumiu hoje o cargo, Entra para a história.
25/08/2015 às 11:57
 MIUDINHAS GLOBAIS:

   1. A Região do Sisal que engloba mais de uma dezena de municípios no Nordeste da Bahia e tem em Serrinha sua sede administrativa, onde estão os órgãos mais importantes dos governos federal e municipal, inclusive um Batalhão da PM, vive um momento de violência assustadora para uma gente trabalhadora - em sua maioria no campo - e cidades até então pacíficas. Hoje, no entanto, somente em Serrinha e Coité, os dois maiores núcleos urbanos já foram contabilizados 43 homicidios, sendo 18 em Serrinha e 25 em Coité. 

   2. Levando-se em consideração todas as cidades, distritos e povoados dessa região estima-se em mais de 100 pessoas assassinadas até agora, no oitavo mês do ano. Nas estradas, mais uma tragédia: a Estrada do Sisal, cuja obra estruturante vem lá da década de 1980, governo João Durval, está em frangalhos. Há 4 anos, o deputado Tom Araújo (DEM), de Coité, fala sobre isso. Agora, o deputado Alex da Piatã (PMDB), embora da base governista, também cobra uma providência. Há, sim, segundo os técnicos em engenharia, acidentes com mortes provocados nessa estrada e nas ligações de Coité com Riachão do Jacuipe.

   3. A pergunta que se faz nessas cidades - Serrinha, Coité, Ichu, Valente, Retirolândia, Santaluz, Cansanção, Monte Santo, etc - o que teria acontecido com essas comunidades. A resposta mais comum que se fala abriga três questões: a degradação das familias, a falta de empregos e o tráfico de drogas. De ontem para hoje, dois jovens foram assassinados - um em Serrinha; o outro em Coite - ambos envolvidos com tráfico de drogas. Idades dos garotos: 17 e 23 anos. Causa morte: execução. O menino de 17 anos, em Serrinha, levou 7 tiros na área da cabeça.

   4. As drogas em Serrinha chegaram com força aos bairros de Nossa Senhora de Fátima e da Santa  (por ironia do destino nome de duas santas - Fátima e Sant'Anna) e também nos distritos e nas zonas rurais. Hoje, diz-me um vereador de Serrinha - quem tem um sitio para lazer, uma pequena roça no Saco, na Matinha, na Guanabara, na Chapada, na Bela Vista, vive atormentado, assustado.

   5. Em Coité, a situação parece pior do que em Serrinha. Há execuções frequentes de jovens envolvidos com tráfico de drogas e o Calila Noticias está sempre mostrando. Hoje, mais um deles foi executado numa moto numa rua da cidade. O vorpo ficou estendido no chão crivado de balas.

   6. A Policia faz o que pode. A Opoeração Guardião esteve na região com um helicóptero fazendo uma varredura e Serrinha abriga um Presídio de Segurança Máxima da Seap. A questão é que o furo é mais embaixo e ninguém consegue conter essa onda de violência quando as drogas estão no caminho. Daí que, infelizmente, a tendência é continuar, se agravar. Há alguns programas sociais nos municípios, as religiões ajudam com suas ações, as Prefeituras também, mas, tudo parece pouco diante de tanta carência. 
                                                                                      *****
   7. Há interesses “imperialistas”, do poderio financeiro norte-americano, por trás da crise político-financeira instalada no Brasil, na opinião da deputada Luiza Maia (PT). A parlamentar defendeu em plenário, nesta terça-feira (25), não ser exagero dizer que o Brasil vive momento decisivo na história e que precisa “desarmar” a nova “tentativa de golpe”. 

   8. O deputado Adolfo Viana (PSDB) considerou o discurso de Luiza Maia como surreal.

   9. A UFBA está nocauteada e os professores insistem em manter uma greve que já dura 90 dias e prejudica os alunos. Ora, faz-se greve para ter-se algum ganho. Neste caso, não há sinais de qualquer ganho uma vez que o governo federal já disse que não vai atender nada. 

   10. Mas, a greve segue, os professores recebem salários nos finais dos meses, e vai ficando por isso mesmo. Beira a irracionalidade.

   11. O prefeito de Feira de Santana, José Ronaldo de Carvalho, enfrenta com muita firmeza a questão do transporte público na cidade.

   12. Há dúvidas sobre as tais das 200 encostas feitas no governo Lidice da Mata, em Salvador. 

   13. É só ler a coluna da July para verificar que as chiques baianas seguem suas rotinas em NY, Paris, Milão e Frankfurt sem essa de crise e dólar a 4,00 no turismo.

   14. Outra boa da crise é essa oferta do Manchester ao Barcelona para comprar o passe de Neymar. Apenas R$780 milhões.

   15. Cada hora se fala uma coisa sobre o adiantamento do 13º aos aposentados. Até agora não pingou na minha moringa.

   16. O Memorial aos 12 mortos da Vila Moisés, no Cabula, contrasta com a versão oficial da PM sobre o episódio.

   17. Essa explosão ao sitio histórico de Palmira, na Siria, pelos brucutus do EI é um atentado a humanidade.

   18. Sobre o engavetamento da CPI das obras paradas no governo Rui e que tramitava na Assembleia, o deputado Tom Araújo (DEM) disse que respeita muito o presidente Marcelo Nilo, mas, desta feita, feriu o sentimento democrático.

   19. O deputado Robinho (PP), base do governo, disse que os Consórcios de Saúde propostos pelo governo Rui são uma boa idéia. Porém, precisam ser melhor discutidos. "Os municípios não podem arcar com mais despesas", comentou.

   20. Deputado Luciano Ribeiro (DEM) diz que o governo Rui instituiu por decreto um Reda para contratar professoras onde se exige apenas o curriculo. O Reda sem seleção leva o número 16.290 e foi publicado hoje no DO.

   21. O presidente da CBF, Vicente del Nero, anuncia que não acompanhará a Seleção Brasileira nos jogos que acontecerão nos EUA. Camarada tá medo de ir e não volar. Ser preso pela Justiça Norte-Americana.

   22. O primeiro comandante-geral do Corpo de Bombeiros Militar da Bahia, o coronel Francisco Luiz Telles de Macedo, tomou posse nesta terça-feira (25), em cerimônia realizada na sede do 10º Grupamento de Bombeiros Militar (GBM), em Simões Filho, na Região Metropolitana de Salvador. A solenidade marca o início do primeiro comando desde a emancipação da Polícia Militar, em novembro de 2014. 

   23. Nomeado para o cargo no último dia 14, através de publicação no Diário Ofical do Estado, o coronel afirmou que pretende usar a autonomia dos Bombeiros para melhorar ainda mais o serviço prestado à população e empregar os recursos para isso. O primeiro comandante-geral falou com emoção sobre a chegada dele ao Corpo de Bombeiros, da trajetória desde o Colégio da Polícia Militar até a academia. 

   24. Em resposta às declarações da vereadora Kátia Alves (DEM), o vereador Paulo Magalhães Jr. (PSC) esclareceu,
nesta terça-feira (25), que deu parecer favorável ao projeto que cobra taxa para quem faz atividades físicas em espaços públicos, na Comissão de Constituição e Justiça e Redação Final (CCJ) e em plenário, “porque não era inconstitucional e foi um acordo de líderes, não cabendo a mim ser o único a discordar.

   25. Sobre a ironia da vereadora, de que o colega tenta atrair a atenção da imprensa, Paulo Magalhães Jr. foi enfático. “Não preciso pongar em ninguém para divulgar o meu trabalho, porque não faz parte do meu caráter e da minha
trajetória política. Já ocupei os principais cargos na Câmara Municipal, inclusive a presidência, e estou no quarto mandato”.

   26. Dólar fechou hoje a R$3,60. A crise brasileira vai piorando e o real afundando. Daqui a pouco só vai dar pra ir a Argentina de moto.

   27. Na tarde desta terça-feira (25), o Sindicato dos Engenheiros da Bahia (Singe BA) e a Federação Interestadual de Sindicato de Engenheiros (Fisenge) realizaram o  Seminário Integração Física-Tarifária do Sistema de Transporte Urbano de Salvador, na Assembleia Legislativa da Bahia – ALBA. 

   28. O evento, que propunha um debate sobre a integração física e tarifária dos ônibus metropolitanos com o sistema de metrô de Salvador, contou com a participação do secretário estadual da Casa Civil, Bruno Dauster, representando o Governo da Bahia.
 29. O evento reuniu engenheiros, estudantes de engenharia e pessoas interessadas no tema. Além de Dauster, compuseram a mesa o presidente da Associação dos Engenheiros e Arquitetos de Metrô (AEAMESP), Emiliano Affonso, o Coordenador Nacional do Movimento pelo Direito do Transporte Público de Qualidade (MDT), Nazareno Affonso e o presidente do Senge Ba, Ubiratan Felix. Os deputados estaduais Marcelino Galo e Maria Del Carmem também participaram do Seminário.

   30. Para Dauster, esta é uma oportunidade de trocar experiências e ideias sobre como a mobilidade urbana de Salvador está sendo pensada e os projetos executados. “O Governo da Bahia está patrocinando uma redefinição da geografia do transporte de Salvador. Além dos mais de 60 km de veículos sobre trilhos, como o Metrô e o VLT, as obras das Linhas Azul e Vermelha vão proporcionar aos soteropolitanos uma mobilidade mais confortável, rápida e segura. As tarifas serão cobradas de forma também integrada. Começaremos com a integração entre ônibus e metrô e estamos trabalhando para reduzir ao máximo o custo para os usuários”, disse.