Ninguém consegue conter a violência em Salvador porque as leis são permissivas e há uma desestruturação da familia, além do avanço das drogas em todos segmentos da socidade
MIUDINHAS GLOBAIS:
1. Ninguém consegue dar uma explicação convicente sobre o aumento da violência em Salvador, cidade que até a década de 1980 era pacífica e se transformou numa das cidades mais violentas do país. Que Salvador tem uma população pobre, em sua maioria, todo mundo sabe disso; que Salvador teve uma colonização portuguesa e jesuítica temerária, também se sabe; que Salvador fica numa região menos assistida do país (o Nordeste) é publico e notório e todas as grandes cidades nesta região são violentas: Recife, Maceió, Fortaleza, etc; que há um avanço da venda e distribuição de drogas é fato.
2. E pobreza é sinônimo de violência? No Brasil, ao que tudo indica, sim. Falta educação, as leis são permissivas e os pobres se matam uns aos outros. A Policia age também sempre com força e há mais mortes. Vejam as estatísticas de Salvador nos finais de semana: os crimes são sempre nos bairros mais pobres: Valéria, Fazenda Coutos, Nova Brasília, Marechal, Beiru, Arenoso e assim por diante. Há um projeto para proibir vendas de bebidas alcoólicas a partir de determindas horas nos sábados e domingos. Não se vota.
3. Noutros países a pobreza não tem esse mesmo viés. Recentemente estive em La Paz, cidade tão pobre quanto Salvador. Um vale cercado de favelas em alvenaria. Barracos não existem porque faz muito frio e a população não resistiria. Não há assaltos a ônibus nem nos teleféricos que cortam a cidade. Pobre lá não mata pobre, salvo quando é por ciúme, amor. Essa briga de cachaça e drogas que temos aqui, como aconteceu recentemente na Fazenda Coutos, são raríssimos por lá. Assunção é a mesma coisa. Lima, com 8 milhões de habitantes, idem.
4. Há de se dizer que há um problema cultural de formação dos pré-hsipânicos mais evoluidos do que os nossos tupinambás e africanos. É provável que sim. Há, nesses países, tão pbres quanto o Brasil, com cidades parecidas com Salvador, um respeito a vida, uma admiração, uma saudação. O que perdemos completamente, ou quase isso. Por que os negros e seus descendentes em Cuba, Colômbia, Caribe não se matam como em Salvador? Merece um estudo.
5. Em Salvador ninguém dá mais um bom dia a ninguém. Nem nos elevadores. É uma desconfiança total. Furta-se tudo. Impressionante. Mata-se por nada. Mataram uma senhora de 81 anos em Coutos, amararam a velha numa cama e levaram R$234,00 e um botijão de gás. Hoje, uma bala perdida - ao que se diz desfirada por gangues de menores - atingiu o pescoço de uma senhora. Um jovem foi deixar a namorada jornalista em casa e foi morto a tiros que levaram seu carro, na semana passada.
6. Tá uma escalada de violência sem controle, e não tem como se conter uma situação dessa natureza, nem com uma viatura da Policia em cada esquina, porque parte da sociedade onde menos se espera. Há crimes premeditados e organizados como o que vitimou o sargento Wellington Guimarães, hoje; e há crimes de amadores jovens como o que aconteceu numa padaria do Rio Vermelho, também hoje. Assalta-se, pois, padarias, pizzarias, temakerias, salões de beleza. Uma dona de salão foi sequetrada.
7. Está um vale tudo, um salve-se quem puder, sem o menor controle nem da Policia nem dos cidadãos. O deputado Adolfo Meneses, que é da base governista, disse esta semana na Assembleia, em plenário, que, aqueles que tem filhos adolscentes em Salvador só dormem quando eles chegam de algum evento, que pode ser uma balada ou ir ao cinema.
8. O que fazer? O governo diz que seus programas sociais tem ajudado a conter a escalada da violência e dá dignidade aos cidadãos. É provável que, em parte, sim. Sem esses programas seria bem pior. O pastor Isidório, deputado que cuida de 1000 drogados, diz que a desestruturação da familia tem contribuido para aumentar os crimes. Também verdade.
9. A questão, no entanto, é que os brasis de Salvador perderam a noção de tudo, do valor da vida, do respeito, da familia e matam por qualquer coisa. Chegamos, de fato a uma situação muito critica, sem solução à vista. Um fundo de poço.
*****
10. O ator baiano Wagner Moura está com um projeto novo. Depois de se consagrar nas telonas com atuações brilhantes, vai se aventurar na função de diretor. A ideia é fazer um filme sobre um dos principais personagens da luta armada contra a ditadura militar no Brasil, o soteropolitano Carlos Marighella.
11. O projeto, que está na fase de planejamento, foi apresentado nesta terça-feira (11) ao governador Rui Costa, que se comprometeu em apoiar e disse que quer ver imagens da Bahia na película. É uma passagem importante da luta contra a ditadura, que vai ser contada com um personagem baiano e imagens da Bahia. Será sucesso sem dúvida e vamos apoiar", garantiu Rui.
12. Na outra banda, Marighella é visto como terrorista.
13. Em época de crise, todo publicitário diz que a solução é ser criativo e anunciar, vender seu peixe. Moacir Maciel, da ABAP, diz que a publicidade é a salvação.
14. Dilma diz que o pior já passou e leitor diz que o pior está por vir.
13. Rui Costa diz que conseguiu reduzir a violência nos seus 7 meses de governo e leitor diz que já são 150 assaltos a bancos com explosões de caixas eletrônicos e agências.
14. Deputado Luciano Ribeiro, DEM, diz que o Planserv vai piorar para servidores; e deputado Rosemberg Pinto (PT) diz que vai melhorar e é o campeão do Brasil.
15. Como vocês podem ver, os pontos de vistas são diferenciados para cada olhar.
16. Mais uma: o deputado Herzem Gusmão (PMDB) diz que o café da manhã do governador Rui com os deputados da base, hoje, foi o 'café da preocupação'; o deputado Rosemberg, PT, diz que foi "café união".
17. Outra mais: A deputada Luiza Maia (PT) diz que a crise do governo Dilma é forjada pela midia e pelos EUA; o deputado Hildécio Meireles (PMDB) diz que Maia quer inverter a realidade dos fatos diante do que está acontecendo no país.
18. O personagem do governo mais criticado na Assembleia, na atualidade, é o superintendente do Detran, Maurício Bacelar, taxado de "arrogante" e "desrespeitador da Assembleia". Apanha todo dia e ninguém o defende.
19. Com a intenção de sair candidato a prefeito da cidade de Ibotirama nas eleições de 2016, hoje (11) aconteceu em Salvador o ato de filiação do desembargador aposentado, Clésio Rômulo Carrilho Rosa ao Partido Republicano Brasileiro - PRB.
20. O evento que foi realizado na sede do partido mostrou que o PRB se fortalece para disputar as próximas eleições. A filiação de Clésio Rosa contou com as presenças dos deputados estaduais do PRB, Sidelvan Nóbrega e de José de Arimateia. Também estiveram presentes: os vereadores Djalma Santos (PRB), da cidade de Alagoinhas e a presidente da Câmara da cidade de Ubaíra, Conça Rocha (PR); o desembargador Everaldo Amorim; o Bispo Átila Brandão; o
secretário estadual do PRB baiano, Valdir Trindade e o advogado, Alan Silva que representou o deputado federal Marcio Marinho (PRB-BA).
21. Acompanhado pela deputada estadual Neusa Cadore, o vereador José Wilson de Santana, o “Wilson do PT”, do município de Paripiranga, foi recebido em audiência pelo Secretário Josias Gomes, titular da Secretaria de Relações Institucionais (Serin) da Bahia.
22. O vereador solicitou que Josias Gomes se empenhasse junto à Cerb e Embasa para que Paripiranga seja contemplada com obras que viabilizem levar água para 5 comunidades rurais: Cajueiro, Capivara, Cabeça da Serra de Jujú, Feirinha do Apertado de Pedras, e Cavaco de Antonio Barreto