Nesta terça-feira, 11, deverá ser votado no plenário da Assembleia Legislativa o reajuste do Poder Judiciário da Bahia
MIUDINHAS GLOBAIS:
1. Na entrevista que o presidente da Assembleia Legislativa, Marcelo Nilo, deu hoje à imprensa ficou evidente que o parlamentar vai concorrer mais uma vez à presidência da Casa, em 2017, ocupar também a presidência do PL estadual, constituir uma bancada de 9 deputados estaduais (5 serão egressos do PDT e fala-se mais 1 do PMDB, 1 do PSL, 1 do PSL e 1 do PRP) e uma base política no interior com 57 prefeitos. Com isso, entende que terá chances de integrar a chapa Rui 2018 que possuirá 4 vagas: a de governador, a de vice e de dois senadores.
2. A observação agora é nossa: Para governador o candidato natural é Rui, o qual disputará a reeleição. Para vice, se conseguir sair-se bem da Operação Lava Jato, parece-nos que João Leão tem tudo para seguir firme. O PP tem três federais e 5 estaduais e muitos prefeitos. Restariam as duas vagas para o Senado. Se Wagner quiser, uma será dele.
Em tese, a que hoje pertence a Walter Pinheiro. Ainda que não seja Wagner, o PT vai querer a vaga, partidariamente para um nome seu.
3. Resta, portanto, a vaga da senadora Lidice da Mata, cujo partido, tá meio lá; meio cá com Dilma, ainda que Lidice integre a base de Rui com seu PSB.
4. Creio que é nessa vaga que Marcelo estaria de olho uma vez que Otto Alencar já é senador pelo PSD até 2022, é amigo de Nilo, e não seria óbice. Tem todo sentido. Lidice, atualmente, solta umas farpas em direção a Dilma (veja na editoria de Politica critica de Luiza Maia ao comportamento de Lidice), o mesmo acontecendo com o deputado Bebeto Galvão e seu sindicalismo de resultados. Esta, portanto, será a vaga que Nilo pleiteará.
5. Na eleição passada majoritária ele confessa que foi convidado por Wagner para ser candidato a senador, mas, declinou entendendo que poderia disputar a cabeça da chapa a governador. Como não conseguiu viabilizar essa candidatura (Wagner optou por Rui) ainda tentou ser o vice. Perdeu a vaga de vice, na sua ótica, porque não era presidente regional do PDT. E ficou de fora, uma vez que Otto Alencar fora o sacramentado para o Senado.
6. Marcelo, no entanto, não desistiu do seu plano original de ser governador da Bahia. Admite que, em 2018, não tem como, pois, em sendo Rui governador a vaga é dele e o apoiará. Não fala explicitamente que deseja uma das vagas ao Senado, mas, avalia e admite, que, se em 2014, não pretendia morar em Brasilia e sim no Palácio de Ondina, agora, topa morar no Planalto Central. Ou seja, ser senador. Como a Câmara Alta só tem 81 senadores será mais fácil aparecer, diferente do que acontece na Câmara dos Deputados.
7. Aí, outro raciocínio nosso: em 2022, maduro na politica, bastante experimentado e com uma base consolidada será a vez de Marcelo chegar a Ondina.
********
8. Operação Paparazzi do Procon autuou: Paulo Diego Kiki, localizado no bairro do Costa Azul, por não dispor de um exemplar do Código de Defesa do Consumidor, em local visível e de fácil acesso no estabelecimento e desconto diferenciado; Pixel Escola de Fotografia, localizada no Caminho das Árvores, por expor tabela de preços dos serviços oferecidos, apenas no site, não isponibilizando a tabela no endereço físico e não dispõe de um exemplar do Código de Defesa do Consumidor; em local visível e de fácil acesso no estabelecimento;
9. Art Foto Pedro Hermes, localizado no Stiep, por não dispor de um exemplar do Código de Defesa do Consumidor; em local visível e de fácil acesso no estabelecimento; Estúdio LLUM, localizado na Avenida ACM, por não dispor de um exemplar do Código de Defesa do Consumidor; em local visível e de fácil acesso no stabelecimento e Ana Oliveira FotoStudio, localizado no Caminho das Árvores por não dispor de um exemplar do Código de Defesa do Consumidor; em local visível e de fácil acesso no estabelecimento.
10. O deputado Luciano Ribeiro, líder do DEM na Assembleia, repercutiu na tribuna a opinião do colega de Luiz Viana Queiroz, presidente da OAB – secção Bahia de que “advogar na justiça baiana é um inferno”.
12. Compartilhando da mesma opinião, o deputado destacoun que a crise pela qual o judiciário baiano atravessa não é uma crise localizada, de um poder apenas. “Apesar da divisão dos três poderes, o Estado é uno. Temos vivido uma crise política, uma crise de Estado. O governador e a esta casa legislativa não podem se afastar e desconsiderar essa realidade”.
13. Diante disso, o deputado conclamou os poderes legislativo e executivo para, juntos, assumirem a responsabilidade de uma solução ao problema “que atinge em cheio a cidadania do povo baiano”.
14. Nesta terça-feira, 11, está prevista a votação do reajuste salarial do Poder Judiciário no plenário da Assembleia.
13. No Rio Grande do Sul em 44 anos de politica, 37 exercícios - sobretudo os governados pelo PT - gastaram mais do que arrecadavam o estado. O resultado, agora, é que está quase falido, pagando os servidores com duas parcelas.
14. Diz-se que a Exporural vai movimentar negócios em torno de R$40 milhões. Puro chute.
15. Que país é esse em que uma pessoa, a atriz Fabiana Karla, erra a entrada de rua em Niterói, passa para outra rua e é recebia a balas? O velho Brasil cansado de guerra.
16. Agora, fala-se em reposições de aulas nos 85 dias sem aulas nas universidades estaduais que estavam em greve. Ano perdido. O resto é conversa fiada.
17. O presidente da Assdembleia Legislativa, Marcelo Nilo, diz que vai colocar os salários de todos os servidores da Casa na internet.
18. O deputado Adlofo Viana (PSDB) diz que a Assembleia está sendo desmoralizada pelo superintendente do Detran, Mauricio Bacelar.
19. O deputado Zé Neto, líder do governo na Assembleia, diz que em novembro próximo começam as obras da BR-116 Norte, duplicação da estrada entre Feira e Serrinha.
20. O deputado Carlos Geilson (sem partido) criticou a atitude do deputado Robinho (PP) o qual assinou o requerimento da CPI das Obras Paralisadas e Pedaladas Fiscais do Governo Rui e depois retirou seu nome após pressão do governo. Isso não se faz, destacou.
21. O prefeito ACM Neto e o secretário municipal de Cidade Sustentável (Secis), André Fraga, lançam nesta terça-feira (11), às 9h30, o programa de coleta seletiva, com entrega voluntária, que passará a atender as mais diversas áreas da cidade. O evento será realizado na cooperativa de reciclagem Coopcicla (Rua Cônego Pereira, s/n, Sete Portas, ao lado da sede da Secretaria Municipal de Manutenção – Seman).
22. Será apresentado o modelo de contêiner, com capacidade de 2,5m³, implantado inicialmente em 50 pontos da capital. Neles, cidadãos poderão depositar resíduos secos como papelão, plástico, entre outros. Será lançado ainda o aplicativo Coleta Seletiva Salvador, para Android e IOS, através do qual será possível consultar pontos mais próximos de entrega desse material.
23. O prefeito ACM Neto exaltou o aniversário do escritor Jorge Amado, que completaria 103 anos nesta segunda-feira (10) se estivesse vivo. Neto, que lembrou da relação de amizade entre sua família, sobretudo do avô Antônio Carlos Magalhães, e o escritor baiano, disse que uma das grandes conquistas da atual gestão municipal na área da cultura foi justamente poder reunir as condições para que a casa da Rua Alagoinhas, número 33, fosse aberta ao público como um memorial.
24. Desde a inauguração, em novembro, cerca de 9 mil pessoas já visitaram a Casa do Rio Vermelho - Jorge Amado e Zélia Gattai.
25. Em discurso realizado nesta segunda-feira (10), na Assembleia Legislativa, o deputado estadual Fábio Souto (DEM) cobrou do Governo Federal providências para acabar com o endividamento dos produtores de cacau. De acordo com o parlamentar, que representa a categoria na Casa, os investidores não conseguem liquidar os débitos adquiridos para manter o negócio. “Os produtores rurais possuem várias hipotecas e ainda não conseguiram encontrar o caminho para renegociar essas dívidas”, destacou.
26. O produtor de cacau, para manter sua atividade, precisa investir nas lavouras. No entanto, se não houver condições financeiras que facilite o mercado, a situação fica inviável. “Para manter a produção na região cacaueira é preciso adubar, podar a propriedade, dar os tratos culturais necessários. Porém, mais um ano se passa e os produtores do nosso estado continuam sem a mínima condição de cuidar da sua plantação”, ressaltou.