Paulino da Força acha que com apoio de Cunha é possível colocar o impeachment da presidente Dilma em votação
MIUDINHAS GLOBAIS:
1. O Governo da Bahia, por meio das secretarias da Educação, Administração e Relações Institucionais, assinou, neste sábado (18), minuta de acordo com o Fórum das Associacões das Universidades Estaduais para encerrar a greve de professores. Os representantes do Fórum se comprometeram a defender a proposta nas assembleias.
2. No documento, que foi construído conjuntamente, o Governo assegura enviar para a Assembleia Legislativa o Projeto de Lei que Revoga a Lei 7176/97 no prazo de 60 dias, atendendo a uma reivindicação histórica da categoria. Com a revogação, será criada nova lei que garante mais autonomia às universidades.
3. O Governo também assume o compromisso de implementar, em até 60 dias, as promoções, progressões e mudanças de regime de trabalho relativas a todos os processos que já se encontram em tramitação nas secretarias da Educação e Administração.
4. Além disso, fica assegurada a ampliação de 80 para 252 as vagas a serem remanejadas de forma a viabilizar mais promoções dos docentes das quatro universidades ainda este ano. Essa ampliação representa um avanço que atenderá aos processos que ainda se encontram nas universidades.
5. Para atender as promoções, progressões e alterações de regime, o Governo assegurará recursos orçamentários para implementação dos processos, sem comprometer o orçamento de custeio e investimento das universidades. Vale registrar, ainda, que o Governo encaminhará à Assembleia Legislativa Projeto de Lei para efetivar o remanejamento do quadro de vagas por universidade para, assim, viabilizar a implementação dos processos de promoções em 2015.
*****
6. Um dia após romper oficialmente com o governo e autorizar a criação de duas CPIs incômodas para o Palácio do Planalto, o presidente da Câmara, deputado Eduardo Cunha (PMDB-RJ), afirmou neste sábado (18), por meio de sua conta pessoal no microblog Twitter, que "não existe pauta de vingança".
7. Na última sexta-feira (17), poucas horas depois de anunciar sua cisão com a gestão petista, Cunha assinou a criação de quatro novas CPIs na Câmara, sendo que uma investigará empréstimos do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) e outra vai apurar supostas irregularidades nos fundos de pensão das estatais federais (assista ao vídeo ao lado).
8. Na entrevista em que anunciou seu rompimento com a presidente Dilma Rousseff, o presidente da Câmara destacou que passará a integrar as fileiras de oposição à gestão petista. Neste sábado, entretando, em tom mais moderado, Cunha ressaltou que o seu gesto não significará que está buscando "ganhar número para enfrentar e derrotar governo".
9. "Não existe pauta de vingança e nem pauta provocada pela minha opção pessoal de mudança de alinhamento politico", escreveu o peemedebista na rede social.
10. A oficialização do rompimento político de Cunha com o Planalto ocorrer depois de ele ser acusado de ter pedido propina a um dos delatores da Lava Jato. O ex-consultor da Toyo Setal Júlio Camargo relatou à Justiça Federal do Paraná, na última quinta (16), que o presidente da Câmara lhe pediu propina de US$ 5 milhões para viabilizar a contratação de navios-sonda por parte da Petrobras.
11. O peemedebista acusou o Executivo federal de estar articulado com o procurador-geral da República, Rodrigo Janot, para incriminá-lo no esquema de corrupção que atuava na Petrobras.
No Twitter, Eduardo Cunha disse que sua decisão de se afastar do governo foi de caráter "pessoal". Ele afirmou ainda que, como presidente da Câmara, vai atuar com "independência e harmonia" com os demais poderes.
*****
12. O PPS tem conversado em todos os municípios, inclusive em Salvador, para atrair novos filiados com mandato, visando chegar mais forte nas eleições de 2016”. A afirmação do presidente da sigla na Bahia, Joceval Rodrigues, feita durante encontro estadual com a presença de Davi Zaia, secretário-geral da nacional, realizado na sexta-feira (17), na capital baiana, animou os vereadores que se fizeram presentes.
13. Ao ser questionado por profissionais da imprensa presentes ao evento, o líder do governo na Câmara Municipal de Salvador confirmou as conversas, mas preferiu não entrar em detalhes. “Alguns vereadores estão conversando com o PPS, mas não vou citar nomes”, disse Joceval, em referência aos colegas do Legislativo que buscam uma nova agremiação para tentar renovar mandato nas eleições de 2016.
14. O secretário-geral do PPS Brasil, Davi Zaia, destacou a importância de reunir os filiados num momento importante para a política. “Nós temos dois meses para construir o time com o qual nós vamos jogar no ano que vem. É isso que o Joceval está fazendo, e tem nosso apoio. Estamos aqui pra reafirmar esse compromisso de termos um partido forte na Bahia”, afirmou Zaia, antes de confirmar o fim das conversas sobre uma possível fusão com o PSB.
15. O pedido de impeachment da presidente Dilma Rousseff está nas mãos do mais novo inimigo declarado do Palácio do Planalto: Eduardo Cunha (PMDB-RJ), presidente da Câmara dos Deputados. O peemedebista promete apresentar um parecer nos próximos trinta dias. Para ala mais radical da oposição, o desembarque de Cunha é o movimento que faltava para o afastamento da presidente do cargo se cristalizar como pauta de discussão entre os deputados.
16. "Agora nós temos um aliado importante na Câmara e podemos pensar mais seriamente em uma derrubada do governo", diz o aliado de Cunha e defensor do impeachment, deputado Paulo Pereira da Silva (SD-SP).
17. (Itabuna) Depois de 12 plenárias nos bairros, distritos e comunidades rurais para debater as ações prioritárias para o exercício de 2016, a Prefeitura de Itabuna realizou neste sábado, no auditório do Sest/Senat, no bairro Lomento Júnior, o Congresso do Orçamento Participativo,que contou com a presença de moradores de todas as regiões do município. Os delegados escolherem mais sete ações que serão executadas pela Prefeitura no próximo ano.
18. As ações mais votadas neste sábado se juntaram a outras 14 aprovadas nas plenárias setoriais realizadas entre os dias 9 de junho e 13 deste mês em 13 regiões do município. Elas serão incluídas na proposta orçamentária que será encaminhada para análise e aprovação pela Câmara de Vereadores de Itabuna nos próximos meses.
19. “As sete ações escolhidas neste sábado não podem sofrer modificações e terão que ser executadas no próximo ano”, explica o diretor do Departamento de Planejamento Econômico da Secretaria de Planejamento e Tecnologia, Rosivaldo Pinheiro, um dos coordenadores do Programa Orçamento Participativo.
20. A Prefeitura Municipal de Lauro de Freitas (PMLF), por meio da Secretaria de Planejamento e Gestão Urbana (Seplan), promoveu encontro sobre a revisão do Plano Diretor de Desenvolvimento Municipal (PDDM). Na noite desta sexta-feira (17), no Vilas Tênis Clube, localizado em Vilas do Atlântico, os moradores de Ipitanga, Vilas do Atlântico, Miragem e Buraquinho interagiram com os técnicos da PMLF sobre o tema em questão.
21. Os esmaltes da Vul Cosmética, com brilho e secagem especiais, que colorem as unhas de Grazi Massafera é um dos principais lançamentos Feira Cosmética Bahia, que acontece a partir deste sábado (18/07) até segunda feira (20/07), das 12h às 20h, no Fiesta Convention Center, no Hotel Fiesta – Av. Antônio Carlos Magalhães, 741, Itaigara- Salvador.
22. São muitas as novidades, como o Giz Pastel da Helena Hair Designer, para colorir o cabelo e tirar com uma lavada; a revolucionária Escova de Ouro da Mutari; os esmaltes com perfumes da Casa dos Kits; e o alongamento capilar perfeito com os cabelos naturais da Lakshimi.
23. Dezenas de políticos compareceram ao Plenário Vereadora Carmem Lúcia, na Câmara Municipal de Vitória da Conquista, para um debate com o tema “A crise econômica e politica nacional e os desafios da esquerda e do PCdoB”, na noite desta sexta-feira (17 0.
23. A palestra foi por conta do vice-presidente nacional do PCdoB, Walter Natalino Sorrentino, que é médico e teórico marxista, especialista na formação econômica social brasileira. O objetivo deste
encontro foi a de expor a complexidade da conjuntura politica atual e aprofundar a compreensão sobre a intensa e radicalizada disputa sobre os rumos do Brasil desde o primeiro governo Lula, bem como as dificuldades da atualidade, onde a oposição flerta com o golpismo.
24. O professor do curso de Engenharia Mecânica do Centro Universitário Estácio da Bahia, Paulo Esteves, teve o seu projeto aprovado para participar do Congresso Nacional de Engenharia Automotiva da SAE Brasil. É a primeira vez que um trabalho da instituição de ensino é aprovado pela SAE Brasil, que é uma das maiores organizações de engenharia automotiva do mundo.
25. O tema do projeto é “NVH Vibrações Automotivas” e, de acordo com Esteves, tem como finalidade a análise harmônica através de método dos elementos finitos e o estudo da atuação de um absorvedor dinâmico de vibrações em um componente automotivo. “A aprovação deste projeto é muito importante, pois venho trabalhando este tema desde a graduação, mas só agora tive a oportunidade de publicar”, comemora o professor.
26. Com a proposta de unir leitura e arte em diversos pontos da cidade, a Biblioteca de Extensão (Bibex), unidade da Fundação Pedro Calmon, vinculada à Secretaria de Cultura do Estado (Secult), leva a Biblioteca Móvel ao Dique do Tororó, em Salvador, neste domingo (19).
27. Das 8 às 12h, serão realizadas atividades gratuitas que incluem histórias com fantoches, oficinas lúdicas, jogos interativos e apresentações culturais, além dos tradicionais serviços oferecidos à população de consulta de jornais, livros e periódicos abertos à comunidade.
28. No próximo dia 26, a Biblioteca Móvel estará no Cine Teatro Solar Boa Vista, no bairro do Engenho Velho de Brotas, das 10 às 17h. As bibliotecas públicas integram o Sistema Estadual de Bibliotecas Públicas, gerido pela FPC, que dispõe de seis bibliotecas estaduais em Salvador, uma no município de Itaparica, uma biblioteca virtual, especializada na história da Bahia (Biblioteca Virtual 2 de Julho), além de uma Casa de Cultura, em Lençóis, na Chapada Diamantina.
29. O Sistema também oferece consultoria técnica para cerca de 400 bibliotecas municipais, comunitárias e pontos de leitura, além de cursos para capacitar os funcionários destas unidades.