Colunistas / Miudinhas
Tasso Franco

UNIVERSIDADES BAIANAS paradas, semestre perdido e falta de bom senso

Secretaria do Planejamento do Estado discute na Ilha de Itaparica o Plano Urbano Intermunicipal da Ilha, cujo nome é PUI.
17/07/2015 às 20:49
 MIUDINHAS GLOBAIS:

   1. Muito preocupante as greves nas universidades estaduais da Bahia e na Universidade Federal da Bahia. O semestre está perdido com mais de 65 sem aulas e sem trabalhos técnicos. Claro que toda greve é politica. E estas, mais do que nunca, são políticas ao extremo, pois, prejudicam os alunos e não há sinais de que os professores e os dirigentes acadêmicos obtenham ganhos. 

   2. Em sendo assim, o mais sensato seria continuar reivindicando as causas que estão nas pautas, com os alunos nas salas de aulas. Os prejuizos seriam menores.

   3. No caso das estaduais, o governo Rui Costa informa que já fez o que foi possível dentro do orçamento do estado e não vai desequilibrar suas finanças para atender possíveis exigências fora do que seu caixa poderá alcançar. O governo do Estado mantém as contas em equilíbrio e não sairá de sua rota. O que mais o governador e sua equipe temem é um desequilíbrio financeiro, o que seria fatal para o governo, exatamente num momento de crise no plano federal, donde provém aportes.

   4. Em relação a UFBA a situação é ainda mais dramática. Houve um corte no OGU de R$9 bilhões na pasta da Educação e essa é uma das questões em pauta. Os grevistas querem que o governo reponha esse dinheiro na conta educação, o que não acontecerá. Com as dificuldades enfrentadas pelo governo Dilma, o ministro da Fazenda, Joaquim Levy, tentando junto ao Congresso um ajuste fiscal, essa reposição está completamente fora de cogitação.

   5. Então, o que é mais prejudical? As universidades estaduais e a UFBA paradas, sem aulas, ou em movimento? 

   6. Nos parece que, em movimento, seria mais proveitoso. isso não cessariam os debates e as reivindicações e os alunos não seriam prejudicados.

   7. Veja o seguinte: as universidades da Bahia não pontuam entre as melhores do país nos rankings de avalições nacionais. Quando há um comparativo com a América Latina a situação piora mais ainda. Quando essa análise é global, nem citações entre as 300 primeiras. Vê-se, pois, que temos um ensino universitário de médio para baixo quando há esses comparativos. Ora, com as unidades paralisadas a tendência é piorar ainda mais.

   8. Os reitores estão com as mãos atadas. São, hoje, gerenciadores de crise. E os governos, já disseram que não avançam mais do que já sinalizaram. Cabe, portanto, as associações de dirigentes ter bom senso neste momento. Volta às aulas já. 

   9. Estão fazendo greve no momento de vacas magras, sem leite.
                                                                            *****  
   10. O presidente da Câmara, Eduardo Cunha (PMDB-RJ), já colocou em prática na tarde desta sexta-feira o seu primeiro ato no papel de oposicionista: autorizou a instalação de CPIs (comissão parlamentar de inquérito) que causam pavor no governo. As duas frentes devem investigar empréstimos do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) e os fundos de pensão de bancos públicos e estatais.

   11. Os requerimentos de criação das CPIs foram apresentados em abril deste ano pelos partidos de oposição - PSDB, DEM e PPS - e aguardavam a ordem de instalação para entrar em funcionamento. Para viabilizar as comissões - estavam no 7º e 8º lugar na fila, sendo que apenas cinco podem funcionar ao mesmo tempo -, o peemedebista arquivou outras propostas de CPI: a do setor elétrico, de violência contra as mulheres, desabastecimento de água e telefonia móvel.

   12. A CPI do BNDES pretende apurar os empréstimos secretos concedidos pelo banco a outros países, como Angola e Cuba, e os repasses feitos a empresas de fachada que foram alvo de denúncia na operação Lava Jato. Entre 2003 e 2014, o BNDES concedeu financiamentos de pelo menos 2,4 bilhões de reais a essas empreiteiras.

   13. Já a outra CPI visa apurar a aplicação de recursos destinados a quatro fundos de pensão: Fundação dos Economiários Federais (Funcef), Fundação Petrobras de Seguridade Social (Petros), Caixa de Previdência dos Funcionários do Banco do Brasil (Previ) e Instituto de Seguridade Social dos Correios e Telégrafos (Postalis). Conforme requerimento apresentado pela oposição, há a suspeita "de que houve má-fé na gestão do patrimônio desses fundos".

   14. Ao que tudo indica, o segundo semestre vai ser explosivo na política.
                                                                   ****
   15. A população compareceu ao auditório do Club Med, na Ilha de Itaparica, para discutir o Plano Urbano Intermunicipal da Ilha (PUI), documento fundamental para recuperação dos potenciais turísticos, econômicos, sociais e ambientais dos municípios de Itaparica e Vera Cruz. O documento é resultado de amplos debates com a sociedade civil e embasamento técnico do consórcio Instituto Polis/ Demacamp/
Oficina, responsável pela elaboração do PUI. Participaram dos debates com a sociedade o vice-governador e secretário do Planejamento, João Leão, e o secretário de Desenvolvimento Urbano,
Carlos Martins.

   16. O vice-governador fez uma apresentação sobre “Estratégias de Desenvolvimento da Bahia“, na qual destacou a concentração de 77,5% da receita do ICMS do Estado na Região Metropolitana de Salvador. “Mas esses recursos não atravessaram a Baía de Todos-os-Santos”, disse, lamentando que o desenvolvimento da RMS ainda não chegou aos municípios de Vera Cruz e Itaparica, que possuem baixos Índices de Desenvolvimento Humano (IDH). 
 
   17. Nos dias 23 e 24 deste mês, o Julho das Pretas promove o seminário ‘A Participação das Mulheres Negras na Política: Estratégias e Desafios’, o evento será no Espaço Cultural da Barroquinha, em Salvador. Além de debater a situação da mulher negra no ambiente político, serão abordados assuntos como o racismo, a violência e a posição no poder. As inscrições para o seminário podem ser realizadas através do email: odarainstituto@gmail.com e comunicacaoodara@gmail.com.

   18. Já são 123 agências bancárias e caixas eletrônicos explididos na Bahia, em 2015.

   19. ECA da Suiça. Foram três adolescentes que mataram a professora Anilene dos Santos Farias, 37 anos, na Rua do Paraíso, em Salvador.

   20. “Grato oásis do viajante. Terra de lindos primores. Tu és sultana das flores. Bela filha do sertão”.
Esses versos composto pelo poeta Castro Alves são trecho do hino do município de Conceição do Almeida, e representam muito bem a atmosfera da cidade, que comemora 125 anos neste sábado, 18 de julho. E, para homenagear a população almeidense, o deputado estadual Carlos Geilson apresentou uma moção de congratulação na Assembleia Legislativa da Bahia.

   21. No início da tarde desta sexta-feira (17), o juiz Sergio Moro suspendeu o andamento do inquérito da Polícia Federal que investiga o bilhete escrito por Marcelo Odebrecht, preso na 14ª fase da Operação Lava Jato, aos advogados que o representam.

   22. A decisão foi tomada após a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) solicitar pedido de providência por violação de sigilo profissional.

   23. O bilhete continha a mensagem "destruir e-mail sondas" e foi avaliado pela Polícia Federal como uma possível tentativa de eliminar provas da operação, que investiga um esquema bilionário de corrupção, desvio e lavagem de dinheiro na Petrobras.

   24. “Por ora, em vista das questões colocadas e por cautela, determino à autoridade policial responsável (...) que suspenda a tramitação do referido inquérito, até decisão deste Juízo a respeito das questões suscitadas”, diz trecho do despacho. Moro afirmou ainda que a apreensão do bilhete é novidade.

   25. Promovido pela Corregedoria-Geral da Secretaria da Administração, o 1º Encontro de Corregedores do Poder Executivo do Estado da Bahia – realizado na tarde de quinta-feira (16) – já pode ser considerado um marco no sistema correicional baiano. 

   26. O evento, que foi conduzido por Luís Henrique Guimarães Brandão (corregedor-geral da Saeb), contou com a presença do chefe de gabinete da Casa, Rodrigo Pimentel, representando o secretário Edelvino Góes, e dos corregedores das demais secretarias estaduais.
  27. Fórum Permanente dos Corregedores – Entre as propostas apontadas na reunião, a criação do Fórum Permanente dos Corregedores foi a que mais atraiu a atenção dos envolvidos. Com a finalidade de facilitar o intercâmbio de informações e experiências para o aperfeiçoamento disciplinar, além de buscar a prevenção de ilícitos administrativos, a iniciativa teve aprovação unânime. 

   28. “Depois de formatado e avaliado em âmbitos superiores, o fórum vai fortalecer o sistema correicional, otimizando o funcionamento de todas as corregedorias do Estado. Teremos um colegiado com legitimidade para registrarmos todas as questões referentes à área e levarmos as instâncias de decisão do governo”, explicou Brandão.

   29. Como perguntar não ofende, em que pé está o inquérito que apura a agressão sofrida pelo jornalista Marivaldo Filho do Bocão News?