Colunistas / Miudinhas
Tasso Franco

ESTAÇÃO DE TRATAMENTO de água beneficia população da Vila do Café

O governador Rui Costa vai se virando como pode inaugurando pequenas obras no interior, mas de grande valia à população
04/07/2015 às 13:12
MIUDINHAS GLOBAIS:

   1. Com capacidade para tratar 42 mil litros de água por hora, a Estação de Tratamento de Água (ETA) do distrito de Vila do Café, pertencente ao município de Encruzilhada, no centro sul da Bahia, entrou em operação.  A obra, que teve investimentos de R$ 2,4 milhões, foi executada pela Companhia de Engenharia Hídrica e Saneamento da Bahia (Cerb), órgão vinculado à Secretaria de Infraestrutura Hídrica e Saneamento (SIHS).

   2. A ETA foi inaugurada em evento, neste sábado (4), com a participação do governador Rui Costa, do titular da SIHS, Cássio Peixoto, e do secretário de Justiça, Cidadania e Direitos Humanos, Geraldo Reis, entre outras autoridades. Na oportunidade, o governador destacou que investir em tratamento de água significa proporcionar uma vida mais saudável à população.

   3. Temos outros investimentos em andamento aqui [em Encruzilhada], com recursos do governo federal da ordem de R$ 5 milhões, que vão atender [com água] outras comunidades. Os investimentos continuam na região, inclusive em Vitória da Conquista, com a [reestruturação da] Barragem [Rio] Catolé, que vai resolver completamente o abastecimento de água na região”.

   4. Aproximadamente 10,8 mil pessoas vivem em Vila do Café. No momento, 900 domicílios são atendidos pela rede de distribuição de água. As 20 casas que foram construídas após a conclusão da Estação de Tratamento de Água serão contempladas nos próximos dias.
                                                     ************ 
   5. A Polícia Militar da Bahia publicou em seu Boletim Interno a concessão de 5.400 medalhas por tempo de serviço a praças da Corporação e do Corpo de Bombeiros da Bahia. A publicação ocorreu no dia 1º de julho (quarta-feira), e contempla soldados, cabos, sargentos e subtenentes, policiais e bombeiros militares, que completaram 10, 20 ou 30 anos de serviços prestados à PMBA.

   6. As medalhas simbolizam o reconhecimento institucional pela dedicação, por anos a fio, à causa da Segurança Pública no estado da Bahia. O ato visa gerar mais orgulho profissional e motivação aos profissionais militares do sistema de defesa social baiano. A PMBA entende que a autoestima da tropa elevada produz desdobramentos positivos na prestação do serviço à comunidade. 

   7. Requisitos de ordem disciplinar, a conduta do militar e outros aspectos profissionais são levados em consideração para a concessão das comendas. Em breve será publicado um calendário com a entrega solene das medalhas a cada um dos policiais militares e bombeiros contemplados.

   8. Os projetos Canal do Sertão, Baixio de Irecê e o abastecimento de água para pequenas comunidades ribeirinhas do São Francisco estiveram em pauta ontem (2) em Brasília. Acompanhado pelo Vice-Governador e secretário do Planejamento, João Leão, o secretário de Infraestrutura Hídrica e Saneamento, Cássio Peixoto, apresentou os pleitos para o presidente da Codevasf, Felipe de Oliveira durante reunião, entre eles o aporte de recursos para conclusão do anteprojeto do Canal do Sertão, uma vez que o estudo de viabilidade técnica e ambiental já está finalizado.

   9. Sobre o Canal do Sertão, ficou acordada uma nova agenda para a próxima quarta-feira (8) entre SIHS, Codevasf e o Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão (MPOG) para definição da transferência dos recursos. “Lutar para por esses investimentos significa trazer desenvolvimento para a Bahia”, afirmou o vice-governador João Leão. 

   10. “Não vamos medir esforços para oferecer aos baianos uma vida próspera em termos econômicos e sociais, garantindo a segurança hídrica em nossa terra”.

   11. A retomada da operação dos sistemas de abastecimento de água de comunidades ribeirinhas também foi analisada pela Codevasf. “Tratam-se de pequenas localidades a 15 km das margens do São Francisco completamente desabastecidas em função da paralisação dos sistemas”, explicou Cássio Peixoto. “Não podemos permitir que a população passe por esse tipo de necessidade estando tão próxima ao rio”, frisou.
12. Os arquitetos Benedito Abbud e Antônio Caramelo estarão juntos no VI Fórum de Sustentabilidade da ADEMI-BA para debater “Cidades + verdes + sustentáveis + humanas”. A importância que a vegetação, em especial a arborização tem para o meio ambiente e para a vida urbana serão um dos tópicos abordados na palestra. Dicas e
conceitos para fazer com que as cidades sejam resgatadas dos veículos e voltem para os cidadãos também serão apresentadas. 

   13. De acordo com Abbud, a importância da sustentabilidade não está somente ligada às questões do meio ambiente, mas também às questões sociais, do relacionamento com as pessoas e de como elas vivenciam as cidades que moram. 

   14. O VI Fórum de Sustentabilidade será realizado no dia 09 de julho, no UCI Orient Shopping da Bahia. Mais
        informações e inscrições no site http://www.ademi-ba.com.br/forumdesustentabilidade/.