Colunistas / Miudinhas
Tasso Franco

DATAFOLHA:Dilma tem sua pior avaliação e até Lula fala em volume morto

Os proprietários de veículos com placas de final 6 têm até a próxima sexta-feira, dia 26, para aproveitar o desconto de 5% no pagamento do IPVA
20/06/2015 às 18:57
MIUDINHAS GLOBAIS:

   1. Pesquisa DataFolha divulgada neste sábado apona que o governo da presidente Dilma Rousseff foi avaliado como ruim ou péssimo por 65% dos eleitores. Pior desempenho que já obteve e um recorde. Segundo o instituto, essa taxa de reprovação só não é maior do que a do ex-presidente Fernando Collor de Mello no período pré-impeachment, em 1992. Na época, Collor era rejeitado por 68% dos brasileiros.

   2. No levantamento realizado nas últimas quarta e quinta-feiras, o governo Dilma é classificado como bom ou ótimo por apenas 10% dos brasileiros.

   3. Em relação à pesquisa anterior, realizada em abril, a reprovação de Dilma subiu cinco pontos. A insergurança com o salário e o emprego é a principal frustração dos pesquisados pelo instituto, que também simulou um cenário eleitoral para a Presidência da República. Aécio Neves (PSDB-MG) alcançou 35% das intenções de voto — 10 pontos à frente do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Marina Silva aparece com 18%.

   4. O governo Dilma reflete exatamente a situação em que o país se encontra, onde até o ex-presidene Lula, seu mentor, diz que há 'inércia', o desemprego aumenta, a elite do empesariado vai para o xadrez e o ajuste fiscal sofre pressões de todo lado num Congresso comandado por lideranças do PMDB. Muito dificil sair dessa situação.

                                                                      *****
   5. Governadores do Nordeste divulgaram, n sexta-feira (19), carta aberta ao parlamento e à sociedade
brasileira para maior reflexão sobre a redução da maioridade penal. Seis chefes de Estado afirmam estar convictos de que a decisão preliminar da Comissão da Câmara dos Deputados não vai contribuir para diminuir a criminalidade, mas gerar uma ‘ilimitada espiral de repressão ineficaz’.

   6. A carta destaca ainda que a redução da maioridade penal de 18 para 16 anos, no Brasil, violaria a Convenção Internacional dos Direitos da Criança, assinada pelo Brasil em 1990, e aponta uma eventual revisão do Estatuto da Criança e do Adolescente como um caminho mais indicado para aperfeiçoar a reinserção social de jovens que tenham cometido delitos.

   7. Carta na íntegra: Os governadores signatários desta Carta, à vista da aprovação em uma Comissão da Câmara dos Deputados da proposta de redução da maioridade penal, vêm convidar os Senhores Parlamentares e a sociedade a uma maior reflexão sobre o tema.

   8. Temos convicção de que a redução da maioridade penal não irá contribuir para diminuir as taxas de criminalidade. Na verdade, o que ocorrerá é que crianças de 13 ou 14 anos serão convidadas a ingressar no mundo da criminalidade, sobretudo tráfico de drogas, desse modo alimentando-se uma ilimitada espiral de repressão ineficaz. 

   9. Todos que lidamos com os sistemas de segurança pública e penitenciário sabemos que cada vez há mais encarceramento no país, sem que a violência retroceda, posto que dependente de fatores diversos, sobretudo econômicos, sociais e familiares.

   10. Acreditamos que a proposta vulnera direito fundamental erigido à condição de cláusula pétrea pela Constituição, sujeitando-se à revisão pelo Supremo Tribunal Federal. Além disso, implica descumprimento pelo Brasil de Convenção Internacional alusiva aos Direitos da Criança, a qual nosso país se obrigou a atender por força do Decreto 99.710/90.

   11. Lembramos que o Brasil adota um sistema especializado de julgamentos e medidas para crianças acima de 12 anos, o que está em absoluta sintonia com a maioria e as melhores experiências internacionais. Neste passo, cremos que eventual revisão do Estatuto da Criança e do Adolescente é o caminho mais indicado para que alguns aperfeiçoamentos possam ser efetuados, preservando-se contudo a Constituição e as Convenções Internacionais.

  12. Assim, dirigimo-nos à Nação com esse chamamento ao debate e a um movimento contrário à redução da maioridade penal, passando-se a priorizar medidas que realmente possam enfrentar a criminalidade e a violência. 

   13. Assinam: Rui Costa - Governador do Estado da Bahia; Flávio Dino - Governador do Estado
do Maranhão; Paulo Câmara - Governador do Estado de Pernambuco; Camilo Santana - Governador do Estado do Ceará; Ricardo Coutinho - Governador do Estado da Paraíba; Wellington Dias - Governador do
Estado do Piauí
                                                     ***********************
   14. Os proprietários de veículos com placas de final 6 têm até a próxima sexta-feira, dia 26, para aproveitar o desconto de 5% no pagamento do Imposto Sobre a Propriedade de Veículo Automotor (IPVA). O benefício é válido somente para quitação à vista. 

   15. Para quem preferir, é possível parcelar o imposto em três vezes. Neste caso, o pagamento da primeira cota também deve ser feito até o dia 26. Outra opção é quitar o valor integral do tributo, sem desconto, até 31 de agosto.

   16. Vale lembrar que nos próximos dias também ocorre o vencimento de cotas mensais para quem também optou, nos meses anteriores, pelo parcelamento do IPVA. Dia 26
vence a segunda parcela para as placas de final 5. Nos dias 29 e 30 vencem as últimas parcelas para as placas, respectivamente, de finais 3 e 4. 

   17. As datas de pagamento das demais cotas e placas podem ser conferidas no calendário
do IPVA 2015, disponível no site da Sefaz-Ba (www.sefaz.ba.gov.br =>
Inspetoria Eletrônica => IPVA => Calendário).     
    
  18. A diretoria do Hospital Espanhol não quer largar o osso do defunto, Impressionante.

   19. Aqueles que se posicionam contra a maioridade penal aos 16 anos de idade dizem que isso não resolve o problema. Ora, pelo menos pode amenizar.

   20. Abrasce charla com a Prefeitura de Salvador e põe anúncio de página em A Tarde destacando a decisão do STF e frisando, mesmo após acordo com a PMS, que 'o não cumprimento da decisão acarretará multa diária de R$50 mil'. Bem educado esse pessoal da Abrasce. A PMS foi dar mole deu nisso.

   21. O Palacete do Conde dos Arcos vai a leilão no próximo dia 1º de julho, no Garcia, em Salvador.
15. 7.419 vagas com carteira assinada foi o número de trabalhadores demitidos na Bahia no último mês de maio.

   22. O cachê de Caetano Veloso na Virada Cultura em SP é de R$150 mil. Pra esse pessoal não existe crise em momento algum.
 23. Jornalistas de todo o Brasil ganharam um tempo extra para participar da edição 2015 do Prêmio Estácio de Jornalismo. As reportagens veiculadas no país entre 11 de junho de 2014 e 10 junho de 2015, que tenham o Ensino Superior como tema central, poderão ser enviadas até o dia 22 de junho de 2015. Cada concorrente poderá inscrever até 5 (cinco) reportagens.

   24. As reportagens poderão ser inscritas através do site www.premioestaciodejornalismo.com.br. Além de cadastrar as informações sobre as reportagens produzidas, é possível fazer o upload dos arquivos das matérias pela plataforma de inscrição online. Mas aqueles que optarem por enviar suas reportagens pelo Correio poderão fazê-lo da mesma forma. Os dois formatos de envio serão aceitos.

   25. Lula diz que ele e Dilma estão no 'volume morto' da politica.

  26. Veja a que ponto chegou a seleção brasileira: Dunga diz que Neymar é quem decide se ele volta ao Brasil ou fica na delegação, mesmo depois do gancho de 4 jogos. Ora, a CBF tinha que mandar ele de volta rápido e convocar outro jogador.

   27. A lama chega a elite das construtoras brasileiras e o Brasil ao fundo do poço.