Todo ano é a mesma coisa. Os municípios falam de crise, a UPB faz marchas para Brasília, e algumas Prefeituras baianas gastam fábulas em festas juninas
MIUDINHAS GLOBAIS:
1. Inconformados com a votação da maioria na Câmara Federal, parlamentares de 6 partidos entraram neste sábado (30) com mandado de segurança no Supremo Tribunal Federal (STF) que pede a suspensão da tramitação da PEC da reforma política. O documento foi assinado por 61 parlamentares de PT, PPS, PC do B, PSOL, PSB e PROS.
2. Curioso é que esses mesmos deputados dizem que desejam uma reforma politica, porém, desde que seja ao gosto deles e não da maioria da Casa. Com essa atitude de bater à porta do Poder Judiciário só fazem enfraquecer o Poder Legislativo.
3. A Câmara dos Deputados aprovou três alterações à legislação atual: o fim da reeleição, restrições de acesso de pequenos partidos ao fundo partidário e permissão de doações de empresas a legendas.
4. A queixa dos deputados estaria relacionada à votação que permite doações de empresas a partidos políticos. No documento, eles argumentam que o plenário da Câmara votou duas vezes a possibilidade de doação às legendas, o que seria inconstitucional.
5. Os deputados rejeitaram a emenda que autorizava doações de empresas a partidos e a candidatos. No dia seguinte, o presidente da Câmara, Eduardo Cunha (PMDB-RJ), colocou em votação a possibilidade de incluir na Constituição a opção de a iniciativa privada fazer doações eleitorais exclusivamente para legendas partidárias, o que foi aprovado.
*****
6. No Encontro do PT, hoje, em Salvador, deu de tudo. O governador Rui Costa defendendo a reforma politica - à moda do PT - o ex-governador Jaques Wagner dizendo que o PT errou ao não aprovar uma reforma politica, a Frente comandada por Jorge Solla criticando abertamente a gestão da Saúde, de Fábio Vilas Boas, o que significa dizer 'batendo' no governador, Otto Alencar admitindo que Alan Sanches poderá deixar o PSB e cochichando muito com a senadora Lidice da Mata.
7. Durante a sua fala no encontro petista, reconhece que foi um erro o Partido dos Trabalhadores não ter tentado mudar o sistema político corrupto do país.
8. “Fizemos um equívoco político de termos assumido em 2002 com o governo do Brasil, com a liderança que nós tínhamos, não desmontamos a máquina de fazer política equivocada e derrotada que existia. Talvez naquele tempo como sonhadores, achamos que bastaria apenas a vontade política e ideológica de cada militante e dirigente, e seria suficiente para se sobrepor a máquina viciada da política brasileira. Mas ela não é, porque nós individualmente não somos maiores que o todo. Nós somos maiores quando estamos aqui neste congresso, nós somos maiores quando dentro das nossas bem vindas divergências a gente consegue concluir a unidade de coalizão deste partido”, afirmou,
****
9. A Reitoria da UFBA reconhece a legitimidade do movimento de docentes e trabalhadores técnico-administrativos,
tendo ciência que a forma de luta da greve foi decidida em assembléias representativas das duas categorias.
10. A Reitoria compreende a importância e a urgência da defesa da universidade pública, gratuita, democrática, inclusiva e de qualidade, como bem expressou em ato público recentemente realizado.
11. Assim, cônscia e ciosa de suas obrigações e responsabilidades, a Reitoria mantém-se aberta ao diálogo com as
categorias de nossa universidade, ao tempo que envida esforços, também em constante diálogo com o MEC, em defesa dos melhores interesses acadêmicos e institucionais de nossa universidade.
12. Esta nota acima sobre a UFBA é assinada pelo reitor João Salles, o qual se esforça para tirar a universidade da crise financeira em que se encontra.
13. Entidades sindicais estarão presentes na Audiência Pública sobre “O Futuro da exploração e produção do petróleo na Bahia”, na próxima segunda-feira, dia 1º de junho, às 9h, no Auditório Jutahy Magalhães na Assembleia Legislativa da Bahia. O evento é promovido pela Bancada do Partido dos Trabalhadores na Alba, o Sindicato dos Petroleiros da Bahia (Sindipetro), Federação Única dos Petroleiros (FUP) e Central Única dos Trabalhadores (CUT).
14. A Bahia é o berço nacional da extração de petróleo, onde o primeiro poço a ser descoberto foi no bairro do Lobato, hoje Marco Zero do Petróleo no Brasil. Há mais de 70 anos, o Estado produz petróleo e já chegou a ser o maior produtor do Brasil, atingindo a média diária de 150 mil barris. O Recôncavo Baiano, ao longo desses anos, já produziu mais de 2,5 bilhões de barris de petróleo, sendo superado, somente, pela produção da Bacia de Campos no Rio de Janeiro.
15. O debate tem como objetivo estimular a defesa pela manutenção da empresa na Bahia, a continuidade da exploração dos campos maduros, assim como pesquisas para novas descobertas e prospecções em terra e mar para o desenvolvimento da empresa e do Estado da Bahia.
16. Para os deputados petistas, a revitalização dos poços maduros podem contribuir para o aumento da produção diária de barris de petróleo, assim como auxiliar o reposicionamento do Estado nas cidades com maiores exploração de petróleo no Brasil.
17. O deputado Marcelo Nilo sinaliza que poderá sair do PDT. Ao que tudo indica a disputa pelo comando da legenda com o deputado Félix Jr está perdida.
18. Em 2015, na Bahia, já aconteceram 16 assassinatos de gays e travestis.
19. A Guarda Municipal de Salvador desapareceu de cena. Ontem, na Praça da Piedade não havia um GM e mendigos e crianças dormiam nos bancos. Na Av Centenário, que sempre tinha um grupo de GMs, também sumiu de vez. O que teria acontecido?
20. A CUT vai perder verbas com a terceirização e promete parar o país.
21. Como perguntar não ofende, a Justiça não vai enquadrar os dirigentes da Sucom que deram os alvará para construir os prédios que estão derretendo.
22. Todo mundo avisou a presidente Dilma que ela deveria fazer o dever de casa na economia, tirar o Mantegra, apertar o cinto no custeio e não fez nada. Agora, Inês está morta e o PIB caiu 0.9% no primeiro trimestre.
23. Professor chinês é executado por estuprar alunas.
24. São Francico do Conde e Irecê estão nadando em dinheiro com festas faraônicas de São João.