Colunistas / Miudinhas
Tasso Franco

CEMADEM prevê mais chuvas fortes em Salvador durante mês de junho

Todo mundo fala em Reforma Politica e virou até uma bandeira de Dilma. Quando começa a votação da Reforma o que tem de gente contra não tá no gibi.
26/05/2015 às 20:10
 MIUDINHAS GLOBAIS:

   1. A remoção de 5 mil famílias que moram em áreas de risco em Salvador é a principal prioridade para evitar novas vítimas da chuva em Salvador, alertou o ministro da Integração Nacional, Gilberto Occhi, em reunião com a bancada baiana do PT, em Brasília, nesta terça-feira (26).

   2. Segundo ele, o Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden) prevê mais chuvas fortes em Salvador em junho. “Aquilo é uma bomba-relógio: moradia inadequada em lugar inadequado. Vamos ter de tirar as famílias o quanto antes se não queremos ter mais vítimas fatais”, afirmou.

   3. O deputado Jorge Solla (PT-BA), que requisitou a audiência, ponderou necessidade de dar às famílias desabrigadas ou que moram em áreas de risco o auxílio emergencial e opções de moradia. “Já conversei com o governador Rui Costa e há um esforço de encontrar terrenos que possam ser desapropriados para que se construa moradia pelo Minha Casa, Minha Vida. Se não houver alternativa, as pessoas voltarão depois das chuvas para o mesmo local e o ciclo de desastres se repetirá no próximo ano”, disse.

   4. Segundo Occhi, a Defesa Civil Nacional já auxilia com a disponibilização de cestas básicas, agasalhos, colchões, água potável e kit limpeza. Para realocar os desabrigados, a Caixa Econômica Federal – responsável pelo MCMV – já colocou à disposição 100 imóveis prontos para morar, além de assegurar verbas para a construção de novas habitações em terrenos cedidos pelo Estado. 

   5. Nesta ação conjunta entre os entes públicos, o governo do Estado se dispôs a ajudar a prefeitura no cadastramento de todas as famílias desalojadas ou em área de risco, para realizar a devida remoção e dar a assistência às vítimas. A prefeitura já possui 1,7 mil cadastrados que recebem o auxílio-aluguel, mas a estimativa do Estado é de que há ao menos mais 3 mil famílias morando em áreas de risco e que precisam ser removidas.

   6. O general Adriano Pereira, secretário Nacional de Defesa Civil, destacou a necessidade de campanhas informativas e visitas às residências de risco. “Na região serrana do Rio, as pessoas são alertadas e saem de casa porque já foram instruídas em que colégio ou centro comunitário terão abrigo e o Exército já fica pronto para ajudar, ficam todos preparados para isso”, completou.

   7. Na Câmara de Salador, os vereadores da Oposição criticaram a derrubada de casarões no centro histórico na área do Comércio. A rigor, os casarões e casas derrubadas até agora não têm valor hiostórico algum. Mas, a oposição faz sua parte em criticar.
                                                                    *****
   8. O deputado estadual e líder do PMDB na Assembleia Legislativa, Pedro Tavares foi relator do Projeto de Lei aprovado nesta terça-feira (26), que transfere para União trechos da rodovia estadual BAT-349, na região Oeste. A estrada tem início em Santa Maria da Vitória, passa pela cidade de Correntina e liga a Bahia até o estado de Goiás. 

   9. O parlamentar destacou que o trecho de 233 km é de fundamental importância para o escoamento da safra de grãos produzida na região, e ressaltou também o forte potencial turístico de Correntina.

   10. Está na pauta da Comissão de Desenvolvimento Regional e Turismo (CDR) o Projeto de Lei do Senado (PLS 511/2011) que inclui o serviço de albergues na lista dos prestadores de serviços turísticos previstos pela Lei Geral do Turismo (Lei 11.771/2008).

   11. O autor é o ex-senador Rodrigo Rollemberg (PT-RJ), governador do Distrito Federal, que justificou a proposição considerando que os albergues estão entre os meios de hospedagem mais utilizados por jovens viajantes ao redor do mundo. Embora a lei já inclua "meios de hospedagem" em geral como prestadores de serviços turísticos, Rollemberg levou em consideração a necessária previsão expressa na lei, com a definição da atividade.

   12. Visando dar mais tranquilidade aos pais e responsáveis e preocupado com a segurança e o tratamento dispensado a crianças e idosos em creches e asilos, o deputado estadual Tom Araújo (DEM) apresentou projeto de lei para que as instituições instalem câmara de segurança a fim de monitorar salas de aula, áreas de convivência, quartos entre outras áreas de convívio comum. 

   13. De acordo com o deputado, além de dar maior segurança a crianças e idosos atendidos pelas instituições, garante as entidades isenção quanto a qualquer dúvida sobre o atendimento prestado. 

   14. Nesta terça-feira (26), dia em que o município de Barreiras completa 124 anos de emancipação política, o deputado Pablo Barrozo (DEM) subiu à tribuna da Assembleia Legislativa para parabenizar o município baiano e cobrar do Estado ações que visem melhorar a saúde e segurança da cidade.

   15. Com  previsão de início de votação para esta terça-feira (26) na Câmara dos Deputados, o texto da reforma política continua dividindo opiniões,  principalmente com relação ao novo formato do sistema eleitoral. Com o encerramento dos trabalhos da comissão especial, que analisou o tema na Casa, a proposta segue diretamente ao plenário.

   16. A grande disputa gira em torno da mudança do sistema de escolha de deputados federais, estaduais e vereadores, que busca instituir o chamado distritão. O modelo prevê que sejam eleitos os candidatos mais bem votados em cada Estado, pela ordem. 

   17. Para Eric Pereira, presidente da  juventude do PTN de Salvador, a aprovação do distritão prejudicará a participação dos jovens na política.

   18. Lá se foi para o espaço, em 2015, a Bienal do Livro da Bahia. O CCB tá uma peneira e ficou para 2016, trienal, provavelmente.

   19. O ministro da Fazenda, Joaquim Levy, diz que o dinheiro do governo federal - o nosso, dos impostos - acabou para obras de infra-estrutura. Mas, para manter a companheirada nos empregos tá firme. Só no Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA) são milhares de barbudinhos.

   20. Agora vai! Vânia Galvão trouxe um ex-ministro de Cuba para dar uma palestra em Salvador. 

   21. Só lembrando ao PTN que os prédios que estão desabando no Pernambués são da época do glorioso prefeito João Henrique. 

   22. Estudantes da UFBA admitem que podem fazer greve na instituição. Ora, isso é pior do que manter a Universidade funcionando, mesmo precariamente. 

   23. Camaarada lembra que na novela Império, o comendador fingiu ser enterrado e ficou vivissimo. Qualquer semelhança com o caso Janene seria mera coincidência.

   24. Angelica se redimiu e falou da atuação do piloto - além de Deus - no acidente do avião com sua familia.

   25. A Bahia perdeu um militante histórico da politica de Alagoinhas, Fernando Aranha. Idealista e batalhador. 

   26. Armas brancas encontradas em revistas nos presidios brasileiros são comuns de serem apreendidas. Mas, em Feira, no Pavilhão 10, os bandidos tinham armas de fogo. 

   27. Leitor lembra música de Gilberto Gil: "Oh o mundo tão desigual, tudo tão desigual" e sua filha Preta Gil posta foto, em lua de mel, tomando café da manhã com fiapos de ouro na boca.

   28. Nestor Cerveró foi condenado a 5 anos de prisão na Operação Lava jato por lavagem de dinheiro. Pouco né!

   29. La Mercury estará de 'cangaceira' comandando o forró no Armazém Vilas, sexta. Imperdível.

   30. Na Bahia real, não há motivos para comemorar a segurança pública: O deputado Luciano Ribeiro, lider do DEM, em seu pronunciamento de 25 de maio questionou sobre a inexistente segurança pública no Estado da Bahia, que ironicamente tem sido comemorada pelo governador Rui Costa e pelo Secretário Estadual da pasta – Maurício Barbosa. 

   31. “Quem vive na Bahia real não tem motivos para comemorar”, salientou o deputado.

   32. Dilma cai e agora é a 7ª mulher mais poderosa do mundo. Era a segunda.

   33. A FAB vai apurar se adulteraram combustível que causou pane no avião de Luciano Huck e familia.
34. São Paulo acerta com técnico colombiano Juan Carlos Osorio. Internacional tem técnico uruguaio. Taí um bom caminho pro Vitória buscar um técnico no Kasaquistão.

    35. O "Plano Salvador 500, PDDU e Louos" agora está no Facebook. Esse canal de comunicação objetiva tornar a participação dos soteropolitanos nesse processo ainda mais dinâmica e interativa. 

   36. A nova ferramenta permite aos usuários propor ideias, discutir, compartilhar e socializar informações acerca da construção do Plano - trabalho implementado pela Prefeitura Municipal para traçar as diretrizes de planejamento e desenvolvimento da cidade até 2049, quando Salvador completa 500 anos. 

   37. Levando-se em consideração os primórdios da cidade, a Capitania Hereditária de 1534, faltam 19 anos. Se levada em consideração a chegada de Caramuru, Salvador já tem 506 anos.

   38. Diz-se que o melhor caminho pro camarada empresário se quebrar é investir em turismo na cidade do Salvador.