Colunistas / Miudinhas
Tasso Franco

CPI da Violência contra jovens mobilizou Itabuna mais do que Salvador

A Câmara de Salvador vai promover, por intermédio de sua Ouvidoria, uma oficina sobre acolhimento ao cidadão, nos dias 20 a 22 e 27 a 29 de maio, das 8 às 12 horas, no Edifício Rio Lima
16/05/2015 às 19:39
  MIUDINHAS GLOBAIS:

  1.Há muito tempo o plenário da Câmara Municipal de Itabuna não recebia tanta gente, como na sexta-feira (15), audiência pública da CPI da Violência Contra Jovens Negros e Pobres, da Câmara dos Deputados. Autoridades, parlamentares, movimentos sociais, entidades, sindicatos, religiões, policiais, familiares de vítimas, cerca de 300 pessoas lotaram a Câmara. 

   2. Todos em busca de soluções “para acabar com o genocídio da juventude brasileira”, resumiu o deputado federal Davidson Magalhães (PCdoB-Ba), integrante da CPI, também representada pelo deputado federal Bebeto (PSB-Ba).

   3. No centro dos debates, vários segmentos da sociedade: prefeito Claudevane Moreira, vice-prefeito Wenceslau Júnior, D. Ceslau Stanula, bispo de Itabuna, Jairo Araújo, presidente da Comissão de Direitos Humanos da Câmara, Marcos Santos Bandeira, Juiz da Vara da Infância e Juventude, Thiago Fernandes, Coordenador da Câmara Setorial de Juventude Território Litoral Sul, Nailton Lima de Almeida, pai de vítima, Marcos Flávio Rhem, presidente OAB-Ilhéus; Davi Pedreiras, presidente da Pastoral Carcerária e Egnaldo França do Grupo AfroCultural Encantare.

   4. Davidson Magalhães avaliou a importância da ida da CPI à Itabuna, “pois a cidade lidera as estatísticas de violência”, e propôs mudanças para enfrentar o drama: “Acabar com a impunidade e a cultura da violência e mudar a segurança pública do país.” Pediu a criação de uma polícia única, desmilitarizada, e o fim dos auto de resistência. Criticou a mudança da maioridade penal. E concluiu: “Temos que levar opções de vida aos jovens em vulnerabilidade social”. 

   5. Thiago Fernandes, Coordenador da Câmara Setorial de Juventude Território Litoral Sul também enfatizou a falta de oportunidades: “A falta de investimento na juventude das periferias, na cultura, lazer e educação, ajudam o aumento da violência. E tem a repressão policial. A polícia não protege o cidadão, ela faz ao contrário, reprime quando é jovem, negro e pobre”. 

   6. Hoje no Brasil somente 8% dos inquéritos são concluídos e apenas 3% são condenados. Os índices na Bahia triplicaram nas últimas duas décadas. A matança espraiou-se pelo interior. Itabuna é atualmente uma das 20 cidades mais violentas do país, e tem o maior índice nacional de vítimas por homicídios entre cidades com mais de 200 mil habitantes: 17,11 mortes de jovens de 12 a 18 anos por cada mil habitantes.

   7. Muitos falaram das causas que levaram Itabuna a ser hoje uma das cidades mais violentas. Empobreceu ao longo dos anos, desde o declínio da lavoura do cacau. O choque das milhares de famílias rurais obrigadas a migrar para a cidade em busca de trabalho e pão. A falta de apoio dos governos facilitou o inchaço da cidade, formando-se favelas e gerando a exclusão social. 

   8. O prefeito Vane também reportou-se a este cenário da queda do cacau, “que deixou famílias desassistidas, sem empregos”. Mas apontou a proliferação das drogas como uma das principais causas atuais: “ Infelizmente expandiu-se a droga e o crack tem aumentado os indicativos de violência”. 

   9. O presidente da OAB-Ilhéus, Davi Pedreiras, salientou que “a grande causa é a exclusão social, expondo os jovens por falta de opção de emprego”.  O juiz Marcos Bandeira, Juiz da Vara da Infância e da Juventude traçou um perfil do adolescente infrator da região de Itabuna: ele tem de 15 a 17 anos, é negro, está há três anos fora da escola, vítima de abandono dos pais. E concluiu: “Quando as politicas públicas não são aplicadas a violência tende a aflorar”.

   10. O bispo de Itabuna Dom Ceslau Stanula, polonês e há 45 anos no Brasil, apontou a falta de investimento em educação de qualidade como o principal fator associado à violência contra jovens pobres e negros. 

   11. “Em todo esse tempo que vivo no Brasil, jamais vi a educação ser tratada como uma prioridade”, observou o religiosoCoube a Nailton Almeida, do garoto Nadson, 14 anos, assassinado em perseguição policial, um depoimento tenso e emocionado.  Disse ele, sobre a impunidade: “Vou até o fim, cobrando justiça pela morte do meu filho dele. Nunca deu trabalho para a família. Trabalhava e estudava. Temos direito por justiça. Não podemos ficar refém da polícia." 
                                                                  **********
   12. Os educadores da rede municipal de Salvador que estão em campanha salarial, realizam assembleia geral na próxima quinta-feira, 21, às 9 h, no Ginásio dos Bancários (Aflitos). Na pauta: Informes gerais sobre a mobilização nacional em defesa dos direitos e da democracia. Contra a terceirização, as Medidas provisórias 664 e 665 e o ajuste fiscal; Informes das negociações com o Executivo Municipal;
Propostas e encaminhamentos para o movimento.

   13. Em menos de um mês, após os estragos que as chuvas vem causando em Salvador, a Prefeitura em trabalho conjunto com a Secretaria Municipal de Promoção Social, Esporte e Combate a Pobreza (Semps) estaria entregando 400 novas moradias para as famílias desabrigadas. No total, são 1.300 famílias e todas serão beneficiadas e atendidas por ordem de prioridade. 

   14. O secretário de Promoção Social, Esporte e Combate a Pobreza, Bruno Reis,  esteve no Loteamento Lagoa da Paixão, em Fazenda Coutos, um dos locais que servirá de moradia definitiva para as pessoas, que perderam os imóveis, da região do Marotinho, Boa Vista do Lobato, Plataforma, Campinas de Pirajá e outros bairros próximos com áreas de risco.  

   15. Os imóveis da Lagoa da Paixão, fazem parte do Minha Casa Minha Vida e têm sala, banheiro, cozinha, dois quartos e área de serviço. 

   16. Para atender as emergências relacionadas à chuva que cai em Salvador o Corpo de Bombeiros, a exemplo do que vem realizando nas últimas semanas, colocou equipes de prontidão em esquema de 24 horas, que podem ser acionadas a qualquer momento.

   17. A corporação atua com homens especialmente capacitados para busca e salvamento nesse tipo de situação e equipamentos tipo retroescavadeiras, câmaras de escombros, câmaras térmicas, cães farejadores utilizados em áreas de alagamentos e desabamentos de imóveis.

   18. De acordo com o comandante de operações da corporação, o coronel José Nilton Nunes Filho, todo o trabalho das equipes desde as primeiras chuvas intensas na capital, que resultaram em desabamentos com vítimas, tem sido feito de forma rápida e direta. Os bombeiros trabalharam simultaneamente dia e noite nas comunidades dos bairros atingidos.

   19. Do escritor Paulo Martins: "Na maioria das Prefeituras do Brasil dirigidas por politicos de todos os partidos, a corrupção tornou-se endêmica".

   20. No Dia do Gari, hoje, muito trabalho com as chuvas que não param na capital.

   21. Salvador é uma cidade administrada com transparência mediana. Teve nota 6,6.

   22. Ex-deputado Jefferson (ex-dirigente do PTB que detonou o mensalão) deixa a prisão e insinua que sabe coisas do petrolão.

   23. Em reunião  com o reitor da Universidade do Estado da Bahia (UNEB), José Bites de Carvalho, o deputado estadual Joseildo Ramos (PT) defendeu a necessidade de o estado transferir para a universidade parte dos imóveis de órgãos estaduais que foram extintos com a reforma administrativa do governador Rui Costa. 

   24. O parlamentar quer prioridade para que a Uneb ganhe sedes próprias no interior do estado, em municípios como Seabra, Jacobina, Brumado e Ipiaú, além da capital, Salvador, que precisa de um novo local para funcionar a administração central. Imóveis do antigo DERBA e da EBDA podem ser aproveitados para diminuir os custos da universidade com aluguel e garantir uma maior infraestrutura para os estudantes e professores.

   25. Para Joseildo, essa é uma oportunidade única para o governo melhorar as condições da Uneb. Além da discussão sobre as sedes, o deputado conversou com o reitor sobre a Universidade Aberta à Terceira Idade (UATI), projeto de extensão da UNEB, ganhará mais espaço em Alagoinhas. 

   26. Uma universidade pública, gratuita e de qualidade no ensino, pesquisa, extensão e assistência estudantil é desejo e necessidade da sociedade brasileira. Em defesa dessa idéia, a Reitoria Universidade Federal da Bahia, com o apoio de entidades como APUB, ASSUFBA e DCE, está convidando a comunidade
universitária e a sociedade baiana a participar do Ato Público que será realizado, na manhã do dia 25 de maio, a partir das 09h30, no Salão Nobre da Reitoria.

   27. No Ato, serão recebidas pela Reitoria lideranças políticas do estado e representantes de diversos segmentos da UFBA e da sociedade, que se unirão à luta para garantir os recursos indispensáveis ao funcionamento da Universidade, bem como a conclusão do conjunto de obras iniciadas com o projeto
REUNI de expansão do ensino público universitário.

   28. A Defesa Civil de Salvador (Codesal) apresenta boletim da “Operação Chuva 2015” neste sábado (16). Até as 12h17 o órgão tinha recebido 101 ocorrências. Foram sete alagamentos de imóvel, 21 ameaças de desabamentos de imóvel, seis ameaças de deslizamento de terra, cinco ameaças de queda de arvore, três árvores caídas, duas avaliações de área, duas avaliações de imóvel alagado, dois desabamentos de imóvel, um desabamento de muro, três desabamentos parciais, 45 deslizamentos de terra, um destelhamento e três infiltrações. 

   29. Não há registro de feridos. A Codesal permanece com o plantão 24 horas atendendo às solicitações pelo telefone gratuito 199. De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), o tempo deve permanecer encoberto a nublado com chuva. A temperatura deve variar entre 21ºC a 26ºC.​​​​​​

   30. A Câmara de Salvador vai promover, por intermédio de sua Ouvidoria, uma oficina sobre acolhimento ao cidadão, nos dias 20 a 22 e 27 a 29 de maio, das 8 às 12 horas, no Edifício Rio Lima. Serão seis dias de treinamento com a participação de servidores e estagiários para aprimorar o atendimento ao público externo nas unidades da Casa.

   31. O capitão da Polícia Militar, Ubiraci Muniz Silva, recebeu, na noite de quinta-feira, 14, a Medalha Thomé de Souza, por iniciativa do vereador Vado Malassombrado. “Sou muito feliz por contrariar todas as estatísticas, disse ele. Negros, pobres, moradores de comunidade, geralmente não têm muitas expectativas no mundo em que vivemos. Através de minha madrinha, recebi uma bolsa de estudo no Colégio São José. A relação era dicotômica. Pela manhã, estudava na melhor escola de Salvador, à tarde, trabalhava na mercearia e, nos finais de semana, vendia peixe. Isso me fez enxergar o quanto nós somos preteridos nessa sociedade e o quanto precisamos lutar para mudá-la”.

   32. O democrata destacou o lado humanístico do homenageado: “Sempre foi uma pessoa que fez muito pelo pessoal. É um orgulho muito grande ver um homem tão simples chegar, pelos próprios méritos, a uma posição tão importante”.
33.  Gilmar Santiago (PT) destacou a passagem, na sexta-feira, 15, do Dia da Assistente e do Assistente Social. Autor de um requerimento, aprovado pelo Plenário, de realização de uma sessão especial na Câmara de Salvador para celebrar a data e discutir a valorização da categoria no plano municipal, o petista parabenizou os profissionais: “Esta é uma categoria profissional fundamental na implantação
das Políticas Públicas na Promoção e Assistência Social em nossa sociedade!”.

   34. Everaldo Agusto (PCdoB) apresentou projeto para obrigar as empresas telefonia, TV por assinatura e cartões de crédito a instalar atendimento presencial em Salvador. A proposta prevê pagamento de multas em caso de descumprimento, cujo valor será utilizado pelo Tesouro para campanhas de natureza social. Na opinião do presidente da Comissão dos Direitos do Cidadão o contato impessoal e a ineficiência dos atendimentos causam prejuízos aos consumidores.