A deputada estadual Fátima Nunes (PT) parabenizou o secretário de Comunicação do Governo, André Curvelo, pela propaganda na TV da Bahia Mãe do Brasil.
MIUDINHAS GLOBAIS:
1. Haja polêmica e muito fogo amigo sobre as mudanças no fator previdenciário aprovadas pela Câmara dos Deputados na última quarta-feira, 13, e que poderá levar o caixa do governo federal ao buraco. Não há como arcar com as despesas e a presidente Dilma Rousseff já mandou avisar aos líderes que o caminho será vetar a proposta.
2. Como o projeto ainda vai tramitar no Senado, onde o governo ainda espera que haja alguma mudança, será acelerado o trabalho da comissão prometida pela presidente aos sindicalistas para tratar do tema. As reuniões do grupo, formado por representantes das centrais sindicais e do governo, devem discutir alternativas ao fator previdenciário.
3. O governo quer acelerar as discussões na comissão para reduzir o desgaste do veto já prometido. O Ministério da Previdência está refazendo os cálculos sobre o impacto do fim do fator previdenciário nas contas públicas. O ultimo estudo, de 2012, mostra que o fim do fator geraria impacto de R$ 40 bilhões em dez anos e de R$ 300 bilhões em 20 anos. “Isso quebra a previdência”, disse um ministro. A comissão das centrais sindicais vai buscar uma proposta alternativa.
*****
4. O reitor da Uneb, José Bites, esteve em reunião com a deputada Luiza Maia (PT) para discutir temas
ligados à ampliação da instituição, nesta quinta-feira (14). Entre as demandas apresentadas, está a expansão do campus em Camaçari e a implantação de unidades
em regiões periféricas, a exemplo do Subúrbio Ferroviário da capital.
5. "Precisamos ampliar a oferta de ensino superior na Bahia e essa é uma das universidades mais
importantes do estado. Vou levar essas pautas pessoalmente ao governador Rui Costa, ao deputado federal Luiz Caetano e a Bancada do PT na Assembleia”, disse
a parlamentar.
6. A sede do extinto Departamento de Infraestrutura de Transportes da Bahia (Derba), em Seabra, na Chapada Diamantina, pode ser doada à Universidade do Estado da Bahia (UNEB). É o que pretende o deputado estadual Marcelino Galo (PT), através de um projeto de indicação ao governador Rui Costa (PT), apresentado na Assembleia Legislativa.
7. A instituição de ensino superior ainda não possui sede própria no município. Galo argumenta que a UNEB presta há 32 anos “imprescindíveis serviços na oferta de ensino, pesquisa e extensão, tendo inclusive um destacado papel na interiorização do ensino público superior em nosso Estado”. Ele acrescenta que, com espaço próprio, a instituição irá consolidar sua contribuição e “protagonismo no desenvolvimento socioeconômico, na produção e difusão do conhecimento no município de Seabra”.
8. A sociedade vai poder contribuir para aperfeiçoar as Conferências de Cultura - um dos componentes do Sistema Estadual de Cultura - a partir desta quinta-feira, 14 de maio, através da Consulta Pública aberta pela Secretaria de Cultura do Estado da Bahia (SecultBA).
9. O objetivo é o aprimoramento desse importante espaço de consulta, participação e controle social da política estadual de cultura, asseguradas pela Lei Orgânica da Cultura da Bahia. As contribuições podem ser feitas até o dia 28 de maio, acessando o link http://ow.ly/MXKVE.
10. "A Conferência é uma forma de consolidar a democracia participativa", explica o superintendente de Desenvolvimento da Cultura (SUDECULT), da Secretaria de Cultura do Estado da Bahia (SecultBA), Sandro Magalhães.
11. A possibilidade de serem criados novos incentivos que favoreçam a expansão da malha aérea regional foi discutida durante reunião realizada nesta quinta-feira (14), pelo secretário estadual do Turismo, Nelson Pelegrino, com lideranças do município de Porto Seguro e dirigentes da Gol Linhas Aéreas.
12. Durante o encontro, realizado no gabinete do Serviço de Atendimento ao Turista (SAT), onde o
secretário passou a trabalhar regularmente, uma vez por mês, eles analisaram a perspectiva de expansão das linhas aéreas, com o objetivo de incrementar o turismo.
13. O Corinthians acha que correria ganha jogo de futebol. Ontem, contra o Guarani do Paraguai, os jogadores do 'Timão' correram como uns loucos e levaram 1x0.
14. Rui Espinehria Filho comentou em seu artigo de A Tarde sobre a falsa poesia. A Bahia recente estaria a endeusar um falso poeta.
15. PCdoB e o PT põem falação na TV contra a terceirização, um dos ajustes de Mr Levy and Cunha.
16. A vereadora Alaldice Souza quer desenterar um PL que visa irmanar Havana e Salvador. Santo pai! É atraso demais.
17. E tome obras de tijolos na Secretaria de Educação do Município de Salvador. A Lélis Piedade de Cosme de Farias já foi retijolada.
18. Agora vai! A Secretaria Estadual de Desenvolvimento Rural trouxe o ex-frei Leonardo Boff pra falar sobre "A Ecologia e os Dilemas do Desenvolvimento". Esse frei nunca plantou um pé de coentro.
19. Depois da doleira cantando 'Emoções' no Congresso foi a vez do traficante Beira Mar soltar beijinhos no TJ do Rio. Tá bom demais.
20. A OAS se negou a entregar à Justiça arquivos sobre empresas de José Dirceu.
21. Descendo a ladeira. Segundo a OCDE, o Brasil era 0 58º em educação, entre países; e passou para 60º. É a Pátria Educadora.
22. A deputada estadual Fátima Nunes (PT) parabenizou o secretário de Comunicação do Governo, André Curvelo, pela propaganda na TV da Bahia Mãe do Brasil.
23. A vereadora Kátia Alves lamentou a morte da presidente do Instituto Histórico e Geográfico
da Bahia (IHGB), Consuelo Pondé de Sena. “Sinto profundamente a perda da amiga Consuelo Pondé. Mulher de garra e intelectual comprometida com o registro e a difusão da nossa história, ela deu imensa contribuição à cultura baiana”, afirmou a vereadora.
24. O deputado federal Antonio Imbassahy (PSDB) se disse consternado na manhã desta quinta-feira, 14, com o falecimento da professora, historiadora, e presidente do Instituto Geográfico e Histórico da Bahia (IGHB), Consuelo Pondé de Sena, de quem era amigo.
25. Imbassahy ressalta a grande mulher das letras e da educação que ela sempre foi, e seu legado para a cultura e a história da Bahia. Além disso, o parlamentar cita a grande colaboração que a historiadora sempre prestou à sua administração na prefeitura de Salvador.
26. "Perdi uma grande amiga. A professora Consuelo Pondé foi uma forte parceira durante os oito anos em que estive no comando do município. Ela abriu as portas do IGHB e ajudou muito na formatação e lançamento de projetos culturais, participou ativamente de todas as discussões relacionadas às questões de planejamento e pensamento da cidade. Manteve aquela casa receptiva e acolhedora para a prefeitura. Sou muito grato por toda ajuda e amizade que me ofereceu”, disse o deputado.