Muita solidariedade de políticos, empresas e governos com a tragédia em Salvador, até agora com 15 mortos provocadas pelas chuvas
MIUDINHAS GLOBAIS:
1. A segunda turma do Supremo Tribunal Federal (STF) decidiu nesta terça-feira (28), por três votos a favor e dois contra, conceder prisão domiciliar a nove executivos investigados pela Operação Lava Jato. O tribunal, no entanto, determinou que os nove empresários e funcionários de construtoras suspeitas de envolvimento no esquema de corrupção que atuava na Petrobras terão de utilizar tornozeleiras eletrônicas.
2. Entre os executivos beneficiados pela decisão do STF está o dono da construtora UTC, Ricardo Ribeiro Pessoa, apontado pelo Ministério Público Federal como líder do cartel de empreiteiras que pagava propina para fraudar licitações e obter contratos superfaturados na Petrobras.
3. Dos cinco integrantes da Segunda Turma, votaram pela concessão de prisão domiciliar aos executivos os ministros Teori Zavascki, Dias Toffoli e Gilmar Mendes. Já os ministros Cármen Lúcia e Celso de Melo se manifestaram pela manutenção das prisões preventivas (sem prazo determinado). Não cabem mais recursos para manter os nove executivos presos.
4. Inicialmente, os magistrados haviam derrubado apenas a prisão preventiva de Ricardo Pessoa, decretada em novembro do ano passado pelo juiz federal Sergio Moro, responsável pela Lava Jato na primeira instância.
5. Porém, ao final da sessão, o ministro Teori Zavascki, relator da Lava Jato no Supremo, propôs libertar também outros oito executivos: José Aldemário Pinheiro Filho, Mateus Coutinho de Sá Oliveira, Agenor Franklin Magalhães Medeiros e José Ricardo Nogueira Breghirolli (todos executivos da empreiteira OAS); Gerson de Mello Almada (vice-presidente da Engevix); Sérgio Cunha Mendes (vice-presidente da Mendes Junior), Erton Medeiros Fonseca (executivo da Galvão Engenharia); e João Ricardo Auler, presidente do Conselho de Administração da Camargo Corrêa).
Os noves réus cumprirão medida cautelar semelhante à aplicada ao ex-diretor de Refino e Abastecimento da Petrobras Paulo Roberto Costa. Um dos delatores da Lava Jato, Costa obteve, em setembro do ano passado, o direito de ficar preso em casa com o uso de tornozeleira eletrônica.
Ricardo Pessoa
6. No pedido de liberdade feito ao Supremo, a defesa de Ricardo Pessoa alegou que o empresário já deixou a presidência da UTC e que a construtora foi proibida de fechar novos contratos com a Petrobras.
*********
7. O encontro que aconteceria na Sala da Presidência da Assembleia Legislativa entre artista regionais, líderes da Oposição e do Governo (Zé Neto/PT e Sandro Régis/DEM ) e o presidente da Casa, Marcelo Nilo, foi adiado para a próxima terça-feira, 5 de maio, às 14:30h, por conta do clima de pesar e transtornos causados pelas chuvas que atingiram a cidade.
8. O evento, cujo objetivo é discutir a criação de um projeto de cotas para músicos locais se apresentaram nos festejos juninos, vai congregar nomes importantes da musica nordestina, a exemplo de Bule-Bule, Adelmário Coelho, Zelito Miranda, Del Feliz, Estakazero, Cangaia de Jegue, Virgilio entre outros.
9. A ideia de elaborar um projeto de cotas que contemplem os músicos que se apresentam no São João, conta com a simpatia e apoio do presidente Marcelo Nilo e levará a assinatura dos líderes Zé Neto(Governo) e Sandro Règis (Oposicão). O projeto quer valorizar a cultura local destinando parte da verba da Secretaria de Cultura e da Secretaria de Turismo, exclusivamente, para a contratação desses artistas.
10. Durante pronunciamento nesta terça-feira (28), no plenário, o senador Walter Pinheiro (PT/BA) destacou que a bancada baiana no Senado, composta também por Lidice da Mata (PSB) e Otto Alencar (PSD), está mobilizada para conseguir do governo federal recursos para atender os mais carentes e verbas para investimentos que permitam evitar novas tragédias causadas pela chuva em Salvador. Pelo menos 14 pessoas morreram em decorrência dos deslizamentos.
11. “Estamos juntando a bancada baiana no Senado para promover todos os esforços possíveis para que a cidade possa receber recursos para atender os carentes e, ao mesmo tempo, criar as condições para que fatos como este não se repitam mais. Além do alagamento, das dificuldades em todas as ruas, o que mais bateu duro em todos nós foi exatamente as vidas que foram ceifadas por conta das chuvas.”, destacou.
12. O politico brasileiro é assim: primeiro a casa cai. Depois corre atrás por recursos.
13. O Correio é criativo em suas capas e títulos na primeira. Mas, aquela do bode dando coice pegou mal. Bode dá chifrada.
14. A Tarde insiste em chamar a Av Luiz Viana (Paralela) em Av Luiz Viana Filho.
15. Carlos Lupi expulso do governo Dilma por sinais de corrupção dando lições de moral na turma do PT é de dar risos.
16. Nos 50 anos da Globo, o JN adotou o senta-levanta. O problema é alguém tropeçar.
17. O secretário da Agricultura, Paulo Câmera, foi a São Paulo fazer quimioterapia. Não vai precisar fazer nova cirurgia e está bem melhor.
18. Os servidores da EBDA já receberam o contra-cheque com a marca da Sefaz. Ao que tudo indica, 1.400 vão mesmo para a rua.
18. O deputado Herzem Gusmão diz que Itapetinga tinha um zoo e está fechado há 3 anos.
19. O deputado Adolfo Viana (PSDB) está alarmado com a licença dada pela Prefeitura para uma pedreira que funciona no Capelão, Lauro de Freitas. Moradores se queixam da poeira e das explosões. As casas estão rachando.
20. O deputado Carlos Ubaldino - PSD - enaltece os 280 anos de Itapicuru.
21. A deputada Neusa Cadore - PT - fez saudação a todas as domésticas por seu dia.
22. A deputada Fátima Nunes - PT - diz que as estradas da Bahia estão uma maravilha.
23. O deputado Hildécio Meireles - PMDB - diz que Fátima precisa ir ao Baixo Sul de carro.
24. A repórter Paula Pita, A Tarde, mostrou parte do turismo profissional de Santo Domingo, uma ilha do Caribe. A Odebrecht pilota projeto de infra-turística da ordem de US$960 milhões entre a capital e Sabana del Mar, 260km.
Sabem quanto é isso: quase 3 bilhões de reais.
25. Aqui, na velha cidade da Bahia não se tem dinheiro nem pra consertar a escada rolante do CCB.
26. Os deputados federais da Bahia - a maioria - não estão nem aí para a tragédia em Salvador. Que coisa!
27. Para receber uma fatura na PMS não adianta falar com São Paulo. Tem que ir a Roma e convesar com o filho de São Manfredo.
28. Os deputados da oposição na Assembleia Legislativa só faltaram culpar São Pedro pela quantidade de chuvas em Salvador. É tanto santo que o melhor é falar com o santo de Pádua.
29. O deputado Alan Sanches - PSD - diz que os consórcios de saúde com os municípios são uma boa idéia, mas, de compartilhamento dificil.
30. A deputada Fabíola Mansur - PSB - pilota campanha de ajuda aos desabrigados pelas chuvas.
31. Nesta semana, a CCR Metrô Bahia recebe na Estação Retiro, a unidade móvel da Fundação de Hematologia e Hemoterapia da Bahia (Hemoba). Nos dias 29 e 30 de abril, das 8h às 17h, os usuários do metrô e visitantes poderão doar sangue e fazer o cadastro para serem doadores de medula óssea. O Hemóvel ficará instalado no Terminal de Ônibus Retiro, ao lado da estação do metrô, na Rua Baixa de Santo Antônio, das 8h às 17h.