Colunistas / Miudinhas
Tasso Franco

TRAGÉDIA que se repete todos os anos em Salvador sem solução à vista

A população mais pobre ocupa as áreas de encostas e as baixadas sem observar as questões técnicas mínimas em engenharia
27/04/2015 às 11:19
MIUDINHAS GLOBAIS:

   1. Mais uma tragédia anunciada na cidade do Salvador. Não há como evitá-las. Muitas encostas estão ocupadas desordenadamente, os puxadinhos e residências feitas nesses locais a maioria não obedece padrões técnicos de engenharia, as drenagens são improvisadas e todos os anos morrem pessoas nesses locais nas épocas das chuvas abril/maio. 

   2. Vem sendo assim há muitos anos. Evidente que o prefeito de plantão é quem paga o pato. Mas, a própria população que mora nesses locais sabe que a culpa não é do prefeito; nem do governador; quiçá da presidente.

   3. A população mais pobre da cidade ocupa esses locais e só depois é que são feitas as obras de infra-estrutura. A questão é que há centenas de locais nessa situação, a cidade é muito grande e não há dinheiro nem projetos para todos esses pontos. Até a encosta mancha matriz da cidade, no contorno que vai da Gamboa a Liberdade, incluindo áreas perigosas e sujeitas a desabamentos no Pilar, Santa Luiza e Água de Meninos está repleta de barracos e casas de alvenaria escondias à sombra de bananeiras.

   4. Os programas de encostas estão engavetados e atrasados por falta de verbas e faz-se o que pode e isso vem desde a época do prefeito Imbassahy (1997/2004), quando se elaborou o primeiro plano de construção de enconstas nessa direção. De lá pra cá a cidade só inchou. As áreas do Bom Juá/Marotinho; Subúrbio, San Martin e Fazenda Grande são históricas em termos de mortes. Não saberia dizer quantos já morreram. Creio que nos últimos 30/40 anos mais de 100 pessoas já morreram. 

   5. E, Salvador, de 1970 pra cá - apenas 45 anos - saltou sua população de menos de 1 milhão de habitantes para quase 3 milhões de habitantes.

   6. A cidade se expande em duas direção: a formal, dos bairros organizados e com infra-estrutura básica; e a informal, feita pela população mais pobre, ocupando as chamadas áreas sub-normais: encostas, baixadas, o que for. A população faz casas até em cima de canais e há exemplos clássicos na cidade, numa transversal da Vasco da Gama e no corredor do Cabula ao Hospital Geral e na Silveira Martins. Ninguém consegue resolver esse problema. João Henrique, quando prefeito, chegou falando um monte de bobagens e só fez piorar.

   7. Certa ocasião, Imbasshy com Manoel Lorenzo no Planejamento, fizeram um projeto de requalificação de parte do Subúrbio. Custava R$250 milhões. Não saiu do projeto por falta de recursos. A cidade tem se requalificado em alguns pontos, pero, os gestores não respeitam a natureza. Assim foi com a obra da Avenida Gal Costa e agora com a perna do Viaduto que dá no cojunto Amazônia, na Av Luiz Viana, Paralela. É chover, essas áreas inundam.

   8. O Iguatemi não inundava como inundou hoje. Mexeram nas vias da Av ACM, fluxo de carro pra lá; pra cá e agora tá inundando tudo. Até nas áreas formais a cidade está inundando mais: Calçada, Iguatemi,  
Av Paralela, Av ACM, Trobogi, Pituba ninguém tá escapando. Os bueiros da Barra e Graça estão quase todos entupidos. A obra do Metrô prejudicou o bairro do Calabetão em duas frentes: na seca ou falta d'água quando detonou a adutora; e agora na chuva com a chegada da água e da lama.

   9. Alguém tem que adotar alguma providência no sentido de pelo menos mapear esses pontos recorrentes de desmoronamentos de terras e de alagamentos para amenizar os problemas. A Prefeitura diz que investiu bastante na cidade, o estado também diz que investiu muito, mas, ao que tudo indica nesses pontos falharam. 

   10. Ontem, à noite, por exemplo,  a Prefeitura de Salvador divulgou uma caríssima midia nas emissoras de TV, horário nobre, de uma filme em cinema vendendo o turismo da capital com gracejos e firulas, num momento em que a cidade está em baixa e submersa n'água. Por pouco não põem o ator com seu pau de selfie numa bóia.

   11. É isso aí.  Prioridades invertidas, falta de planejamento, escassez de recursos, invasões de áreas e mortes. A presidente Dilma, de quebra, ligou para ACM Neto e Rui Costa se solidarizando e prometendo ajuda. Fecha o pano.
                                                                            ******
   12. A Defesa Civil de Salvador (Codesal) apresenta boletim da “Operação Chuva 2015” nesta segunda-feira (27). Até as 18h43min o órgão tinha recebido 241 ocorrências. Foram um alagamento de área, 27 alagamentos de imóvel, 25 ameaças de desabamento de imóvel, uma ameaça de desabamento de muro, 10 ameaças de deslizamento de terra, uma ameaça de queda de árvore, uma árvore caída, oito desabamentos de imóvel, 12 desabamentos de muro, 12 desabamentos parciais, 137 deslizamentos de terra, duas infiltrações, uma orientação técnica e três pistas rompidas. 

   13. Até o momento foram confirmados seis feridos e dez mortos. Os bairros com maior número de chamados foram São Marcos, Tancredo Neves, Fazenda Grande do retiro, São Caetano, Pirajá
e Sussuarana.  A Codesal permanece com o plantão 24 horas atendendo às solicitações pelo telefone gratuito 199. De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), o tempo deve permanecer nublado com pancadas de chuva. A temperatura deve variar entre 23ºC
a 28ºC.

   14. A presidente Dilma Rousseff entrou em contato com o prefeito ACM Neto, no início da noite de hoje (27), para oferecer ajuda federal a Salvador em função dos problemas ocasionados pelas chuvas. Dilma informou ao prefeito que o ministro da Integração Nacional, Gilberto Occhi, chega à capital baiana na manhã desta terça-feira (28) para trazer o apoio do governo federal nesse momento difícil da cidade. 

   15. "Toda a ajuda é bem vinda. A Prefeitura está fazendo a sua parte, tem investido na manutenção, em prevenção e agora nas ações emergenciais, de forma ininterrupta e em regime de plantão. Aproveitei o telefonema para conversar com a presidente Dilma sobre o nosso pedido feito ao ministro das Cidades, Gilberto Kassab, de assegurar recursos federais para fazermos obras de contenção nas 55 encostas mais críticas da cidade. Essa seria uma ajuda importante", relatou o prefeito. 

   16. Mais cedo, o prefeito afirmou que os secretários municipais da Casa Civil, Luiz Carreira, e de Infraestrutura e Defesa Civil, Paulo Fontana, vão à  Brasília (DF) na próxima quarta-feira (29) para solicitar oficialmente os recursos para as obras de contenção de encostas junto ao Ministério das Cidades. O pedido foi feito a Kassab na semana passada, quando o ministro esteve em Salvador para inaugurar uma estação do metrô. Neto lembrou que Salvador tem 600 encostas que devem passar por obras de contenção. 

   17. Foi adiada a participação do presidente nacional da Valec Engenharia Construções e Ferrovias S.A, engenheiro Bento José de Lima, na audiência de trabalho da Comissão Especial da Ferrovia Oeste Leste (Fiol) e do Porto Sul. O evento estava previsto para acontecer na próxima quarta-feira (29/04), às 10h45, na Assembleia Legislativa.

   18. A presidente do colegiado, deputada Ivana Bastos, informou que uma nova data será marcada para que o engenheiro compareça à Comissão. “Estamos firmes na luta pela continuidade das obras da Fiol e iremos marcar uma nova data para que o presidente da Vale fale sobre o atual estágio de desenvolvimento das obras da Fiol no estado e ainda sobre questões orçamentárias, demissões e o cronograma geral da obra para o ano de 2015”, declarou.

   19. A morte do ex-senador e ex-deputado estadual Antônio Fernandes foi lamentada pela Assembleia Legislativa do Estado, através de Moção de Pesar apresentada pelo deputado estadual Luciano Ribeiro. Antônio Fernandes faleceu, com 101 anos, no último sábado (26-04), em Salvador. O caculeense Antônio Fernandes foi deputado estadual pelo PSD em 1951 e reeleito por mais dois mandatos e foi suplente de senador, pela extinta Aliança Renovadora Nacional (Arena), assumindo o mandato em 1970. 

   20. Fernandes foi enterrado no domingo, dia 27, deixando a viúva Bertine Fernandes e dois filhos – Antônio e Ana. Grande pecuarista, com fazenda em vários municípios da Bahia e em outros
Estados, implantou técnicas inovadoras e pioneiras no manejo e na criação de bovinos, deixando importantes contribuições na pecuária.

   21. Em pronunciamento realizado na tarde desta segunda-feira (27), no Plenário da Assembleia Legislativa da Bahia (Alba), o deputado estadual Adolfo Viana (PSDB) afirmou que vai levar o apelo dos moradores do bairro do Capelão, em Lauro de Freitas, à Comissão de Meio Ambiente da Alba. A população local vive sob ameaça de uma pedreira que está em constante atividade. 

   22. O parlamentar foi convidado, na última sexta-feira (24), pela vereadora Mirela para participar de uma audiência pública no bairro acima citado, onde ouviu relatos da população local que sofre com a notícia de que, a Secretaria de Meio Ambiente renovou mais uma vez a licença de funcionamento da pedreira.

   23. As Voluntárias Sociais da Bahia (VSBA) iniciaram nesta segunda-feira, 27, a campanha  Salvador Solidária", para arrecadar alimentos não perecíveis, água potável, materiais de higiene pessoal e limpeza, fraldas, colchões, roupas, principalmente para crianças de 0 a 10 anos, assim como artigos de cama, mesa e banho para as vítimas da chuvas em Salvador.

   24. Chuva cancela atividades e eventos em Salvador e RMS As doações devem ser feitas na sede da instituição - que ficará aberta 24 horas -, localizada à Rua Baronesa de Sauípe, bairro do Campo Grande. Para mais informações sobre a campanha, os interessados devem entrar em contato por meio dos telefones: (71) 3117-4927, (71) 3117-4934, (71) 9625-6197 ou (71) 8178-9538.

   25. A Prefeitura, através da Secretaria Municipal de Promoção Social, Esporte e Combate (Semps), colocou todas as equipes nas comunidades onde foram registrados alagamentos e deslizamentos para oferecer serviços socioassistenciais às pessoas e famílias atingidas pelas fortes chuvas na cidade. 

   26. As ações estão concentradas nos bairros de Bom Juá, San Martin e Pau da Lima, com equipes formadas por assistentes sociais, psicólogos, técnicos administrativos, coordenador e subcoordenador, que estão auxiliando a Defesa Civil de Salvador (Codesal) na identificação dos desabrigados.

   27. Os técnicos estão cadastrando e verificando as necessidades das famílias para realizar distribuição dos benefícios eventuais como colchões, cobertores, lençóis, travesseiros, toalhas de banho e cestas básicas, além de auxiliar o transporte de móveis e objetos pessoais. As equipes também orientam e encaminham as famílias para o pagamento do auxílio moradia, no valor de R$300 mensais, no caso de desabrigados ou impossibilitados de retorno aos lares.

   28. O Governo do Estado, através da Secretaria da Educação da Bahia, realiza nesta terça-feira (28) a formatura de 2.460 técnicos de Nível Médio 2014 da Rede Estadual de Ensino. A solenidade que contará com a presença do governador Rui Costa será realizada às 19h, no Salão Yemanjá do Centro de Convenções da Bahia, em Salvador.

   29. A formatura em Salvador inclui estudantes concluintes de nove Centros Estaduais de Educação Profissional e 19 Unidades Escolares que ofertam Educação Profissional, situadas em bairros populares de Salvador, como Ribeira, Barbalho, São Caetano, Nazaré, Mussurunga, Valéria, Cajazeira e Caixa D’Água.
30. Desde 2008, ano de implantação do Plano de Educação Profissional da Bahia, a oferta avançou de quatro mil para mais de 75 mil matrículas (2014), de 22 para 123 municípios, distribuídos nos 27 Territórios de Identidade. Somente no período de 2010 a 2014, cerca de 45 mil estudantes já concluíram o curso técnico de nível médio em todo o Estado. 

   31. A expansão fez da Rede Estadual de Educação Profissional a segunda maior do País, na oferta de cursos téc­nicos de nível médio, segundo o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep/MEC).

   32. Cancelado evento comemortivo dos 190 anos da PM.

   33. Benito Gama, deputado federal (PTB-BA), que está se recuperando de uma cirurgia ortopédica, manifestou solidariedade aos atingidos pelas chuvas, por meio de sua página oficial no Twitter (@benitogama).“Minhas orações e meu coração estão concentrados nas vítimas das chuvas em salvador e região metropolitana. Que Deus proteja a todos”, disse. (Link da página com a mensagem: https://twitter.com/benitogama/status/592737706792361984?lang=pt)