Veja Miudinhas de ações adotadas por alguns vereadores da capital
MIUDINHAS GLOBAIS:
1. Reitores e representantes de 10 universidades e institutos tecnológicos, estaduais e federais, aprovaram, com unanimidade, a criação de um consórcio permanente de instituições públicas de ensino superior com o Governo da Bahia. A proposta foi acordada em reunião com o secretário estadual da Educação, Osvaldo Barreto, e o secretário estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação, Manoel Mendonça, nesta quinta-feira (16), na sede da Secretaria da Educação.
2. A princípio, o consórcio atuará em quatro eixos: a cobertura digital, cujo projeto é dotar o Estado de rede de banda larga; a implementação de Parques Tecnológicos que contribuam para o desenvolvimento das diferentes regiões; a formação de professores para a educação básica e o compartilhamento de recursos, laboratório, pessoal e equipamentos entre as instituições.
3. “Esperamos que, a partir de agora, com esta articulação, possamos construir uma agenda comum para o desenvolvimento científico e tecnológico do Estado”, informa o secretário estadual da Educação, Osvaldo Barreto, ressaltando a parceria para a melhoria da qualidade da educação básica – foco principal do programa Educar para Transformar – um Pacto pela Educação, lançado recentemente pelo governador Rui Costa. O secretário pontuou a necessidade da formação multidisciplinar dos professores para atender aos desafios futuros da educação.
4. O secretário estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação, Manoel Mendonça, acredita que esta “instância poderá contribuir para a política de ciência e inovação do Estado e para a ampliação da infraestrutura de banda larga frente às novas demandas do Estado.”
5. O reitor da Universidade Federal Sul da Bahia (UFSB), Naomar Almeida Filho, afirma que esta “é uma iniciativa histórica, várias tentativas já foram feitas para esse tipo de articulação, mas não obtiveram sucesso. Acredito que, agora, há um planejamento que pode encorajar a viabilidade desse diálogo permanente”.
6. “Vejo de forma positiva esse canal de diálogo permanente, torço para que essa articulação venha, de fato, contribuir para realizações que garantam a melhoria da educação superior no Estado”, disse o reitor da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia, Paulo Roberto Pinto. “Poderemos trabalhar numa perspectiva de cooperação, na construção de projetos comuns”, salientou Paulo Miguez, vice-reitor da Universidade Federal da Bahia.
7. A proposta será apresentada ao governador Rui Costa, com a assinatura de Memorando de Entendimento para formalização do consórcio.
8. Instituições participantes: Participaram da reunião e decidiram pelo consórcio, reitores e representantes das seguintes instituições: Universidade Federal da Bahia (Ufba), Universidade do Estado da Bahia (Uneb), Universidade Estadual de Feira de Santana (Uefs), Universidade Estadual de Santa Cruz (Uesc), Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (Uesb), Universidade Federal Sul da Bahia (UFSB), Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB), Universidade Federal do Oeste da Bahia (Ufob), Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (Unilab) e Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia (Ifba).
******
9. A secretária de Ordem Pública, Rosemma Maluf, presidiu reunião para tratar dos últimos ajustes para a transferência dos feirantes e inauguração do Mercado Municipal de Periperi, que ocorrerá no início de maio. O encontro, realizado na Prefeitura-Bairro do Subúrbio, contou com a presença do subprefeito Sosthenes Macedo, além de representantes da Coordenadoria de Feiras e Mercados e da comissão de feirantes de Periperi.
10. O Deputado Luciano Ribeiro – DEM pronunciou na tribuna da Assembleia Legislativa, hoje, sobre os consórcios públicos de
saúde envolvendo os municípios do Estado da Bahia. O deputado é municipalista e defensor convicto dos consórcios municipais,
considerando-os uma boa estratégia para a solução de serviços nos municípios e no Estado, porém, Luciano fez uma importante ressalva quanto a forma como está sendo imposto pelo Governo da Bahia, com base na experiência do modelo implantado no Estado do Ceará.
11. “Antes da implantação é preciso uma discussão entre as partes – municípios e Estado. Aproveitar a experiência do Ceará é só um bom começo, o modelo não pode, porém, ser imposto sem as adaptações necessárias às circunstâncias locais. Ademais, outra
grande preocupação, é com relação aos repasses regulares visando não comprometer as combalidas finanças dos municípios”,
avaliou o deputado Luciano.
12. O deputado Zé Raimundo recebeu hoje (16) a visita de um dos 2 mil concursados de 2012 que estão sendo convocados pelo Governo Rui Costa para reforçar a Polícia Militar, o estudante Renan Pinto Souza, 28 anos, que tem um motivo especial para comemorar. “É uma janela que se abre pra eu retornar à minha região trabalhando”, disse o futuro PM, que deixou a sua cidade natal de Presidente Jânio Quadros, no sudoeste baiano, para cursar Direito em Minas Gerais, na Faculdade Aldete Maria Alves.
13. A Prefeitura de Salvador - ao que se sabe - não tem problema de caixa. Mas, para pagar uma mísera fatura dos blogs passa 6 meses. É aquela história do fala uma coisa e acontece outra. Agora, se v atrasar 1 dia o pagamento da cota do IPTU tem multa. Assim é fácil governar.
14. O MP/BA diz que está de 'olho vivo' nos gastos das Prefeituras com as festas juninas. Em sendo assim, já pode mandar um promotor a São Francisco do Conde. A PMSF anuncia, desde já, 8 dias de festas. É pouco não! São João, no calendário romano, são dois dias - 23, a data propriamente dita; e 24, o dia santo. Mas, em SFC são 8 dias. Camaçari segue na mesma linha.
15. O PSDB não tem jeito. Quando não está em cima do muro se alia com o PT como fez agora praticamente derrubando a lei das terceirizadas.
16. A falta que faz a deputada Kelly Magalhães (PCdoB de Barreiras) na Assembleia. O município tem 30 dias enfrentando uma greve de professores. Como o atual deputado de Barreiras é filho do prefeito e nunca fez um pronunciamento na Casa, fica-se sem saber o que se passa por lá. Se Kelly estivesse, aí saberíamos.
17. Só hoje - uma semana depois do evento lançamento de livro - saiu a foto de Roberto Macedo com a miss Universo, Martha Vasconcellos - na coluna da July.
18. A presidenta do IGHB, professora Consuelo Pondé de Senna, enfrentando sérios problemas de saúde.
19. Como perguntar não ofende, acabou a coluna política do Correio?
20. O deputado estadual Joseildo Ramos (PT) está brabo: quer uma greve geral no país se a lei de terceirizações passar.
21. O deputado Carlos Geilson, sem partido, diz que o estado da Bahia está quebrado. Mas, quem quebrou não foi Rui e sim Wagner. Pero, como Rui era o braço direito de Wagner, ambos quebraram. É uma tese.
22. O presidente da Assembleia Legislativa, Marcelo Nilo, foi a Brasília, hoy. Diz-se que teria um tete-à-tete com Carlos Lupi do PDT sobre o comando do partido na Bahia. Tem uma reunião marcada para dia 22. Se o deputado Félix Jr não for presidir o encontro da Executiva será substituido pelo deputado Roberto Carlos. Marcelo nãop aceita é jogo sendo feito por Brasília.
23. A Prefeitura de Feira de Santana quer levar um grupo de jornalistas para assistir o sábado da Micareta de Feira, 25.
24. O Lobisomem de Serrinha diz que vai alugar o ferry para uma festinha.
25. A vereadora Vânia Galvão, líder do PT na Câmara de Salvador, classificou de “verdadeiro fracasso” a segunda audiência pública, realizada pela Prefeitura para debater o Plano Salvador 500, PDDU e Louos. O evento aconteceu nesta quarta-feira, 15, na
Casa do Comércio, com um público estimado em apenas 60 pessoas, aproximadamente.
26. Além disso muitas pessoas se retiraram da sala por entender que o encontro não poderia ser tratado como uma audiência pública. Para a petista o encontro foi pouco representativa, “o que bem demonstra a farsa que tem sido essas audiências realizadas pela Prefeitura e que pouco interesse tem despertado".
27. Para ela a situação não poderia ser diferente, pois não se vê por parte do Município um real interesse em acatar propostas dos diversos segmentos profissionais e movimentos interessados em discutir a Cidade de Salvador.
28. Leandro Guerrilha (PSL) comemora o anúncio feito pelo prefeito ACM Neto sobre a implantação de um sistema de alerta sonoro nas comunidades localizadas em encostas e áreas de riscos. A medida foi indicada ao Município pelo edil e, em sua opinião, trata-se de mais uma vitória para a população: “O meu lema é prevenir e não remediar e esse projeto, sem dúvida, levando em conta a
instabilidade climática que atinge a capital baiana, vai ajudar a preservar mais vidas”.
29. Ele defende a necessidade de que outras ações, como a efetivação da operação chuva de forma permanente a revela preocupação com as ocupações irregulares, um dos maiores problemas enfrentados pela administração municipal.
30. A Comissão de Direitos do Cidadão da Câmara de Salvador firmou parceria com a Secretaria Estadual de Administração da Bahia (Saeb), gestora dos postos de Serviços de Atendimento ao Cidadão (SAC), em reunião realizada entre os vereadores Everaldo
Augusto (PCdoB – presidente do colegiado), e Vânia Galvão (PT) e Rodrigo Pimentel, chefe de gabinete do da Saeb.
31. “Queremos garantir que no acesso da população aos serviços públicos sejam respeitadas normas que permitem o exercício da cidadania, entre elas: o Estatuto do Idoso, o Código de Defesa do Consumidor e outros instrumentos”, disse o comunista. Segundo
ele “nossa intenção também é fiscalizar, in loco, o cumprimento de regras e questões básicas como acessibilidade universal para aqueles que têm dificuldades especiais e de locomoção, entre outros”.
32. “A união é bem vinda e a comissão pode ajudar, e muito, no aprimoramento do serviços. A Saeb, enquanto gestora dos postos SAC, pode contribuir no sentido de abrir espaço nas unidades para que a Comissão possa observar anomalias e recomendar
melhorias para correção”, disse respondeu.
33. Vânia disse esperar maior diálogo entre as partes: “Temos que estabelecer uma relação de cooperação mútua, visando, fundamentalmente, o atendimento de qualidade aos cidadãos da cidade”.
34. ACM Neto disse, em nota, que não tem a menor intenção de retardar a obra do Metrô na Paralela.