Nem as criticas do prefeito ACM Neto abalaram a Coelba, empresa que acha ser dona do mundo
MIUDINHAS GLOBAIS:
1. A Polícia Federal (PF) afirmou que a 11ª fase da Operação Lava Jato, deflagrada na última sexta-feira (10), investiga fraudes que vão além da Petrobras. Existem indícios de irregularidades em contratos publicitários da Caixa Econômica Federal (CEF) e do Ministério da Saúde.
2. De acordo com a Polícia Federal, a agência de publicidade dirigida por Ricardo Hoffmann – um dos presos ontem – era contratada pela Caixa e pelo Ministério da Saúde. Ela fazia subcontratações de fornecedoras de materiais publicitários que eram de fachadas e tinham como sócios André Vargas e seu irmão, Leon Vargas.
3. "O Ministério da Saúde e a Caixa Econômica contratam uma empresa de publicidade. Ela subcontrata empresas em que o Leon e o André são sócios. Essas empresas não existem fisicamente e recebem um percentual equivalente a 10% do contrato firmado com a empresa principal. Então, nos leva a crer que, provavelmente, seja um percentual a ser desviado para agentes públicos", explicou o delegado federal Igor Romário de Paula.
4. Como não havia prestação de serviço, estas contratações eram realizadas apenas, conforme os delegados, para a lavagem de dinheiro. “Ainda é cedo, não dá para estimar [os prejuízos]. Precisamos dos resultados das buscas de hoje”, disse o delegado federal Márcio Anselmo Lemos. As irregularidades começaram entre 2010 e 2011 e se estenderam até 2014.
5. A polícia diz que, a princípio, esse caso não tem ligação com o esquema descoberto na Petrobras. De alguma forma, porém, todos os suspeitos têm ligação com o doleiro Alberto Youssef, apontado como o líder do esquema bilionário de corrupção, desvio e lavagem de dinheiro na estatal.
6. Dentre as provas apresentadas pelo Ministério Público Federal para a prisão de André Vargas, por exemplo, está um pagamento de R$ 2,4 milhões feito por Youssef em dezembro de 2013. Para justificar o recebimento, segundo a investigação, foram emitidas notas fraudulentas pela empresa IT7, que possui contrato com diversos órgãos públicos. Dentre eles a Caixa Econômica Federal, no valor de R$ 50 milhões no ano de 2013.
7. "Essas investigações ainda vão prosseguir por muito tempo porque, pelos dados já levantados, nós temos um indicativo de fraudes, como nós suspeitávamos, fora da Petrobras também", acrescentou Lemos.
*********
8. A Fundação Professor Martiniano Fernandes – IMIP HOSPITALAR vem a público informar que, durante reunião realizada na Secretaria da Saúde do Estado (SESAB), na última quinta-feira (9), com o subsecretário, Dr. Roberto José da Silva Badaró, e o chefe de gabinete, Fernando Mario Pires Daltro Junior, ficou acordada a resolução imediata das dificuldades enfrentadas pelo Hospital Estadual da Criança (HEC) para que a unidade hospitalar possa continuar ofertando à população baiana um atendimento de qualidade.
9. Ainda no encontro, convocado pela Sesab, os gestores da pasta informaram que uma parcela do recurso em atraso está sendo paga. Vale ressaltar que a Fundação Professor Martiniano Fernandes (IMIP HOSPITALAR), entidade responsável pela administração do Hospital Estadual da Criança (HEC), continuará garantindo um acesso com qualidade às pessoas que procuram seus serviços. Direção do Hozpital da Criança, Feira.
10. O PT não apoiou Luiz Argolo para deputado federal em Alagoinhas. Salvo melhor juizo, o prefeito Paulo Cézar é o responsável por essa façanha. Luiz Argolo não se elegeu. Hoje, está preso na PF de Curitiba.
11. O desmonte do "Arraiá do Solla" chegou ao Ana Nery. O novo secretário Fábio Vilas Boas diz que é um absurdo o que acontece por lá. O Estado paga a conta e só tem direito a 40 leitos.
12. Nem com a criticas de ACM Neto a Coelba se abalou. São os donos do mundo.
13. O Sindicato dos Jornalistas da Bahia - Sinjorba - tenta na próxima semana um acordo coletivo com as três empresas do jornalismo impresso de Salvador: A Tarde, Correio e Tribuna da Bahia. Dos três, só o Correio não vive momento de crise financeira.
14. A CCR Calabetão quando não inunda enlameia.
15. A Agecom da Prefeitura de Salvador fez feriado neste sábado chuvoso.
16. Dilma aparece numa foto com os presidentes dos EUA, México e Panamá na Cumbre, os camaradas sorrindo e ela de cara amarrada. Que coisa.
17. As inundações de Santo Amaro com o Rio Subaé começaram no século XIX. Já estamos no século XXI e a cidade está submersa n'água. O prefeito de lá ainda queria ser presidente da UPB.
18. Falar nisso, a presidenta da UPB, Maria Quitéria, nesses momentos tem que ser solidária. Ou será que a UPB só serve pra fazer reunião e festa.
19. A senadora Lidice da Mata, new-governista, bateu na porta da Seinfra para pedir ajuda à cidade de Amargosa que estaria sofrendo com as chuvas. O secretário Marcos Cavalcanti tirou uma de polítivo e disse que vai ajudar. Só não sabe quando.
20. E o Vitória hem! Fez 1x0 no Ceará. O Vovô empatou. Fez 2x1 no Ceará. O Vovô re-empatou. E o Leão dançou. Nino Paraiba deveria ter laureado pelo Vovô.
21. Dilma elogia reaproximação de Cuba com os EUA. E daí?
22. A aprovação à presidente Dilma Rousseff (PT), medida pelo número das pessoas que consideram o governo "ótimo" ou "bom", permaneceu em 13%, segundo pesquisa Datafolha divulgada neste sábado (11). A taxa é a mesma da pesquisa realizada em março.
23. 63% apoiam abertura de processo de impeachment, aponta Datafolha
24. Apesar de a avaliação positiva do governo continuar no que é considerado seu ponto mais baixo desde o início do seu primeiro mandato, em 2011, os números mostram, porém, que a popularidade da presidente parou de cair.
25. O levantamento foi realizado pelo Datafolha com 2.834 pessoas de 171 municípios do país entre nos dias 9 e 10 de abril, e divulgado hoje por meio do site do jornal "Folha de S.Paulo". A margem de erro é de dois pontos percentuais.
26. O resultado da pesquisa de avaliação do governo de Dilma feita neste mês é:
- Ótimo/bom: 13%
- Regular: 24%
- Ruim/péssimo: 60%
- Não sabe: 1%
27. A pesquisa anterior registrou 13% (ótimo/bom), 27% (regular), 62% (ruim/péssimo) e 1% (não sabe).
28. De acordo com o Datafolha, a atual taxa de aprovação de Dilma (13%) só é comparável com os piores momentos dos ex-presidentes Itamar Franco (12% em novembro de 1993) e Fernando Henrique Cardoso (13% em setembro de 1999, quando o pais sentia os efeitos da alta do dólar).
29. Na véspera de ser afastado da Presidência por um processo de impeachment, em 1992, Collor tinha 9% de aprovação, lembrou o Datafolha. Essa foi a pior taxa apurada em toda a série de pesquisas nacionais do Datafolha.
30. O Instituto Datafolha informou que também seguem estáveis, em patamares recordes, as expectativas dos entrevistados para a economia. Para 78%, a inflação deverá subir "no próximo período". Para 70% dos entrevistados, o desemprego vai aumentar e, para 58%, a situação econômica do país "deve piorar".
31. Neste domingo, 12, tem novo protesto "Fora Dilma". A presidente num tá nem aí.
32. A propósito de mancha que atingiu trecho do rio São Francisco entre os municípios de Paulo Afonso (BA) e Delmiro Gouveia (AL), o Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco –CBHSF, externa,
através de sua Diretoria Colegiada –DIREC, sua grande preocupação, sobretudo tendo em vista que a redução atual da vazão do rio favorece ainda mais os eventuais efeitos de qualquer processo que
impacte suas águas com substâncias poluentes.
33. Tendo em vista que as informações repassadas pelos órgãos ambientais competentes ainda estão em fase preliminar, o CBHSF aguarda a conclusão das investigações mas, diante da magnitude do
evento, solicita que todo o potencial técnico à disposição dos referidos órgãos seja direcionado para diagnosticar o problema com a brevidade e o rigor que o caso requer, identificando-se os responsáveis para que arquem com a reparação dos danos ambientais e socioeconômicos causados.
34. Será realizada nesta segunda-feira (13), às 9h, no auditório da Fundação Luís Eduardo Magalhães, no Centro Administrativo da Bahia (CAB), a aula inaugural do Programa Jovem Aprendiz, realizado pelas Voluntárias Sociais da Bahia. A solenidade contará com a presença do governador Rui Costa, da presidente das Voluntárias Sociais, a primeira-dama do Estado, Aline Peixoto, representantes de empresas e autoridades.
35. O programa é desenvolvido em parceria com a Secretaria da Administração da Bahia (Saeb), empresas públicas e de economia mista do Estado, como a Bahiagás, Bahia Pesca, CAR, CBPM, Cerb, Conder, CTB e EGBA, através de convênio para contratação de 80 jovens. As atividades começaram agora em abril e terminam em junho de 2017.
36. O Programa Jovem Aprendiz é um instrumento de formação profissional e integração social, que possibilita a um jovem entre 14 e 17 anos ser admitido na condição de aprendiz e desenvolver uma qualificação profissional, visando a aquisição de conhecimentos teóricos e práticos de um ofício ou ocupação. O Programa de Aprendizagem é desenvolvido desde 2008 e já conta com a capacitação e certificação de mais de 1.500 jovens no estado.
37. A propaganda da Prefeitura de Lauro de Freitas na TV é ridicula.
38. A deputada federal Maria do Rosário teve seu carro retido após ser parada em uma blitz da Operação Balada Segura na madrugada deste sábado (11) na Avenida Cristiano Fischer, em Porto Alegre, quando buscava a filha em um evento. Ela estava sem os documentos do carro e foi informada de que não poderia seguir com o veículo. A pedido dos fiscais, a deputada realizou o teste do bafômetro, que ficou zerado, indicando que ela não havia ingerido bebida alcoólica.
39. Em meio às atividades da VII Cúpula das Américas, na Cidade do Panamá, a presidente Dilma Rousseff teve encontro bilateral com o presidente dos Estados Unidos, Barack Obama. Na ocasião, também foi marcada uma visita da presidente brasileira aos Estados Unidos para o dia 30 de junho. A foto do encontro com divulgada pelo Palácio do Planalto.
40. Na última terça (7), o chefe do Departamento dos Estados Unidos, Canadá e Assuntos Interamericanos do Ministério das Relações Exteriores, Paulino Franco, disse que Dilma e Obama discutiriam temas da agenda bilateral (que interessa aos dois países) e assuntos relacionados à cúpula.
41. Após o vazamento de denúncias de que líderes mundiais, incluindo Dilma e a chanceler alemã Angela Merkel, haviam sido alvos de espionagem por parte do governo dos Estados Unidos, as relações entre os governos brasileiro e norte-americano ficaram estremecidas. A presidente brasileira cancelou, em setembro de 2013, uma visita de Estado que faria a Washington.
42. Bombou o Al Mare neste sábado. Só faltou Sêo Barriga.