Para modernizar Salvador só um volume de investimentos de muitos bilhões para poder competir com as cidades mundiais
MIUDINHAS GLOBAIS:
1. A cidade do Salvador completa neste domingo, 29, 466 anos de fundada. Já comentamos aqui - veja matéria ao lado - as divergências sobre a data escolhida para ser a oficial como de fundação da cidade prevalecendo, portanto, o dia da chegada da armada de Tomé de Souza na Baía de Todos os Santos.
2. Ao longo dos anos, Salvador representou na época colonial até 1763, o porto mais importante da América do Sul na movimentação dos navios de carga em mercadorias - especiarias - e negreiros. A partir de 1763, perdeu o posto para o Rio de Janeiro, cidade que foi fundada pelo sobrinho do terceiro governador geral, Mem de Sé, Estácio de Sá, destacado para expulsar os franceses daquele sitio.
3. Salvador nunca sofreu invasões de franceses e sim de holandeses, em dois curtos periodos, a partir de 1625. Mas, não foi uma ocupação como em Recife. Não temos vestígios de Holanda na cidade. No nosso entendimento, se a Holanda tivesse dominado a Bahia por mais tempo a nossa cultura seria outra.
4. Tivemos uma ocupação nitidamente portuguesa e depois africana, dos escravos trazidos da costa ocidental da África. Muita gente gosta de esconder essa informação, mas, o tráfico dos negros só prosperou graças as guerras entre as tribos na África, cujos vencedores vendiam os aprisionados para os portugueses, espanhóis e assim por diante. Não foi essa do portugues chegar lá e dominar os negros e trazê-los para a Bahia. Houve uma cumplicidade enriquecendo os dois lados: portugueses e africanos que negociavam vida, homens e mulheres.
5. No inicio do século XIX, com a expulsão da familia real de Lisboa pelos franceses de Napoleão Bonapart, Salvador decaiu mais ainda porque dom João VI decidiu instalar a corte no Rio. A Bahia ficou com ares de Provínica - o que tem até hoje - e o Rio se transformou na capital do Império até o retorno de parte da familia real a Lisboa, em 1821, depois capital do Império e capital da República até que a sede do governo foi transferida para Brasilia, no inicio da década de 1960.
6. Ora, se Dom João VI tivesse se instalado em Salvador como apelou o governador Saldanha da Gama a cidade seria outra. Mas, dom João estava com a cabeça feita desde que saiu enxotado de Lisboa e protegido por naus inglesas, uma vez que o eixo Rio-SP-MG já era o pulmão do Brasil, especialmente depois da descoberta de ouro nas Gerais.
7. A Bahia era uma terra bonita, porém, pobre. E a população, desde a época da colônica, pouco empreendedora, salvo na época da cana-de-açúcar e dos engenhos do Recôncavo. Daí que, tanto Salvador; como o Estado da Bahia são peças importantes na história do país, mas, secundárias nos planos da economia e da politica, até os dias atuais. Na área industrial só fomos ser gente a partir da década de 1970 coma instalação do Pólo Petroquímico pela ditadura militar.
8. A Bahia nunca deu um presidente da República e Salvador é a capital mais atrasada do país, hoje, em termos de tudo - cultura, serviços, esporte, tecnologia, educação e assim por diante. É só verificar que nossa melhor universidade, a UFBA, está falida e não está ranqueada entre as melhores do pais. Na América está na posião 500º.
9. Nos últimos anos, após a redemocraticação (1984), Salvador tem passado por governos estáveis e instáveis. É uma sina. Assim, tivemos o governo de Mário Kértész que arrumou a cidade o quanto pode, na segunda quadra da década de 1980; substituto por Fernando José (PMDB) que afundou a cidade, entre 1889/1992; seguido de Lidice da Mata, bem intencionada, mas, uma lástima de administração entre 1992/1966. Afundou mais ainda. A cidade virou um lixão.
10. Depois veio Antonio Imbassahy com dois periodos seguidos (1997/2004), o qual deu uma rearrumada, lançou o metrô e obras estruturantes; vindo tudo água abaixo com João Henrique (2005/2012); e agora tem-se ACM neto (a partir de 2013) que volta a dar uma re-arrumada.
11. Mas, não é nada fácil, porque enquanto avançamos a 50km por hora os centros mais desenvolvidos avançam a 100 km por hora. É só ver o que está acontecendo, agora, com o Rio de Janeiro, sede dos Jogos Olimpicos de 2016 com investimentos públicos de muitos bilhões. Enquanto isso, nós ficamos com as sobras e os investimentos de milhões.
12. Nosso metrô passou passou 14 anos para rodar 6.9km. Começou com Imbassahy, em 1999, pra ser inaugurado em 2003. Veio a crise financeira e FHC trancou o cofre com Malan. Depois veio Lula e seguiu com o cofre fechado com Meireles. Imbassahy foi sucedido por JH e somente agora com Neto e graças a uma ação do governo do Estado o metrô rodou, o chamado "calça curta". É o menor metrô do mundo.
13. Veio a Copa do Mundo de Futebol, o governo investiu bilhões nos aeroportos e privatizou alguns deles. Salvador tá aí capegando até hoje e não consegue inaugurar uma torre nova. Agora, fala-se numa privatização do aeroporto, o que já deveria ter sido feito há anos.
14. É isso, Salvador está sempre na rabeira. Ainda assim, a cidade é muito bonita do ponto de vista geográfico, é a mãe do Brasil e dificilmente terá chances de competir com as cidades mundiais. Sequer temos um Centro de Convenções. Quem conhece Barcelona sabe o que significa um Centro de Convenções integrado com VLT na porta, áreas de exposições, museus, tudo agregado.
15. Claro que não se pode desiststir. Felizmente, agora, prefeito e governador estão se entendendo pelo bem da cidade.
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16. Epigrama do poeta Antonio Lins: Por encomenda do nosso confrade João Moreira Salles, para o seu periódico, envio-lhes recente epigrama. Fiz um para cada "encadeiado" da operação Lava Jato: Olho torto, bandalheiro/Esse Nestor Cerveró,/Só avistando dinheiro/ Muito além do xilindró.
17. Marta Rodrigues - a qual já foi vereadora da capital - diz que grande parte da população ficou de fora das discussões importantes da cidade nos últimos tempos. Ora, tudo foi discutido na Câmara que é a representação espacial da população. Ou não é?
18. A decisão do COI para que as lutas olimpicas aconteçam em Salvador já foi tomada e Álvaro Gomes, secretário da Setre, tá querendo pegar a carona e dizer que foi esforço seu.
19. Impressionante: o PIB dos paises da América Latina o Brasil obteve 0.1% em 2014 e só perde para a Venezuela. Nem a Bolivia quer mais conversas com o Brasil e está amealhando investimentos chineses.
20. O Encontro dos governadores do Nordeste com a presidente Dilma não rendeu nada. Houve, gentilezas, trocas de ideias, etc, mas, a presidente disse que enquanto não for resolvido o Ajuste Fiscal no Congresso nada pra ninguém.
21. Mobilizar a sociedade e órgãos do poder público de Salvador a respeito da Síndrome Alcoólica Fetal (SAF), caracterizada pela ingestão de álcool no desenvolvimento do bebê, feita por mulheres durante a gravidez. Esse é o foco principal da proposta do vereador Luiz Carlos Suíca (PT) em criar uma semana exclusiva para debater a enfermidade na capital.
22. A indicação, encaminhada ao Executivo, foi publicada no Diário Oficial da Câmara de Vereadores na última quinta-feira (26). O edil petista diz que a ação dará maior destaque para a doença que atinge 12 mil bebês por ano, conforme dados da Organização Mundial da Saúde (OMS.
23. O deputado estadual Alex Lima (PTN) convidou o diretor executivo da Associação de Usuários dos Portos da Bahia (Usuport), Paulo Villa, para participar de uma audiência pública, que ocorre no próximo dia 16. O objetivo é discutir o impacto da possível desativação dos trechos baianos mantidos pela Ferrovia Centro-Atlântica (FCA), responsável pela malha ferroviária baiana Centro-Leste (Minas-Bahia).
24. “Vivemos uma época na qual precisamos e brigamos por logística. Desativar este eixo importante de ligação entre o Nordeste e Sudoeste do país é uma grande perda para o Estado”, defendeu o parlamentar, responsável pela promoção da audiência.
25. De acordo com o Programa de Investimentos em Logística (PIL), lançado pelo Governo Federal, em 2012, os investimentos manteriam os trechos que liga às cidades de Feira de Santana e Recife. No entanto, o PIL não foi executado e a Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), determina à FCA, através da Resolução 4.131, iniciar a desativação e devolução de trechos ferroviários da malha explorada por esta concessionária.