Colunistas / Miudinhas
Tasso Franco

MINISTRO incendeia o Congresso no dia que Dilma tenta buscar a paz

Quem cobre o segmento político custa acreditar que depoimentos como o de Cid Gomes aconteçam. Mas, acontecem. Quando se busca a paz, vem a guerra.
18/03/2015 às 12:15
 MIUDINHAS GLOBAIS

   1. No dia em que a presidente Dilma vai a TV anunciar seu pacote anticorrupção, usando sandálias de pescador e com a bandeira da paz, o aloprado ministro da Educação, Cid Gomes, vai ao Congresso Nacional só fez piorar as relações do governo com a Casa Legislativa, em Brasília. Repetiu diante de cerca de 300 parlamentares, que há achacadores entre os deputados e logo após criar mais um embate entre o governo e o Congresso pediu demissão.

   2. Dirigindo-se ao presidente da Câmara, Eduardo Cunha (PMDB-RJ), que na semana passado o qualificou de mal educado por conta das afirmações, disse: — É melhor ser acusado de ser mal educado do que (ser acusado) de fazer achaque. Cunha espumou. 

   3. O líder do PMDB, Leonardo Picciani (RJ), pediu, da tribuna, que o governo demita o ministro. Foi atendido. A Casa Legislativa se sentiu aliviada e fortalecida. No sentimento geral da população, a fala de Cid tem sentido e respaldo diante de tantas coisas que acontecem no Congresso Nacional. É de se dizer que o Brasil é assim e não deseja mudar. Paciência. 

  4. Cid afirmou que não retirava o que havia afirmado durante uma visita à Universidade Federal do Pará (UFPA), de que na Câmara "tem uns 400 ou 300 deputados que quanto pior, melhor para eles. Eles querem que o governo esteja frágil porque é a forma de eles achacarem mais, tomarem mais, aproveitarem as emendas impositiva". 

  5. — Quem falava ali não era o ministro, mas a pessoa física, que também tem grande respeito pelo Parlamento — disse Cid que, na sequência, atacou os parlamentares da base de apoio ao governo que, na visão dele, age dessa maneira.

  6. — Isso não quer dizer que concordo com a postura de alguns, de vários desses, que mesmo estando no governo têm postura aqui de oportunismo. Partidos de situação têm o dever de ser situação. Ou larga o osso e saia do governo — provocou.

   7. Essa frase  - dos roedores de ossos - irritou profundamente o plenário. Cid até pediu desculpas, mas não arrefeceu nos ataques posteriores. O presidente da Câmara, que havia lhe concedido 15 minutos a mais para falar, acabou por lhe cortar a palavra. E os líderes parlamentares se sucederam nos ataques.

   8. Mendonça Filho (DEM-PE), por exemplo, lembrou que, em seu discurso, Cid poupou a oposição de suas críticas, dizendo que a esses deputados cabia criticar o governo, enquanto quem estava no governo devia apoiar.
— Como a oposição tem cerca de 100 membros, isso significa que os achacadores estão na base de governo — afirmou..

   9. Ao que tudo indica, influenciado pelo irão Ciro Gomes, Cid foi para o plenário da Câmara com o objetivo de 'incendiar'. E, de fato, conseguiu seu objetivo sabendo que não teria sustentação no governo. Daí que pediu sua demissão. A presidente Dilma, a qual estava light após o pronunciamento na TV procurando buscar o caminho da paz encontrou mais essa pedreira pela frente. 

   10. O governo, no entanto, agiu corretamente ao aceitar de imediato o pedido de demissão do ministro. Pelo menos, momentaneamente, acalmou a Câmara. 
                                                            *****
   11. Lembram daquela morte (manifestações de 2014) do cinegrafista da TV Bandeirantes Santiago Ilídio de Andrade, os dois réus do caso conseguiram uma vitória na 8ª Câmara Criminal do Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro: Fábio Raposo Barbosa e Caio Silva de Souza tiveram desqualificado contra si a acusação de homicídio triplamente qualificado. 

   12. Deverão responder o processo em liberdade. Os alvarás de soltura de ambos já foi expedido – eles estão detido no complexo penitenciário de Bangu. 
 
   13. Santiago Andrade morreu em fevereiro do ano passado numa manifestação que ocorria na Central do Brasil, no centro do Rio de Janeiro. Os dois acusados teria acendido o rojão que explodiu na altura da cabeça do cinegrafista, que não resistiu ao ferimento. Em contato com o Terra, o advogado de Caio Souza, Antônio Melchior, explica que agora seu cliente não terá mais contra si a acusação de motivo torpe, uso de explosivo, e impossibilidade de defesa da vítima.

   14. Excelente artigo de Aliana Pedroso (A Tarde) sobre o desaquecimento da cadeia produtiva da cultura em Salvador com fechamento de teatros. É típico daquilo que estamos sempre falando aqui: A Bahia é a terra do já teve.

   15. Comentário de um parlamentar na Assembleia, hoy: - O governo esvaziou de tal forma a Seagri - Secretaria da Agricultura deixando por lá feiras, vigilância sanitária e mais três órgãos, que o melhor seria Paulo Câmera retornar a Casa Legislativa.

   16. O Exército Bolivariano, da Venezuela, anuncia manobras militares diante do boicote dos EUA. Vão fazer o que mesmo? Atacar Tio Sam?

   17. O governador Rui Costa tá empenhado em incrementar os seguidores no twitter. No final da campanha tinha 12 mil seguidores. Agora está com 13.200.

   18. O político mundial que tem mais seguidores no twitter é Barack Obama. Tá beirando 50 milhões de seguidores.

   19. A Reforma Politicia - de repente - virou uma espécie de salvação do PT. Só se fala nisso e no financiamento público de campanhas.

  20. Um engenheiro da Defesa Civil de Salvador (Codesal) realizou vistoria no casarão que desabou parcialmente na Avenida Princesa Isabel, Barra, ao lado da maternidade do Hospital Português. A fachada lateral do imóvel caiu atingindo um carro e duas motos.  Não houve vítimas. 

   21. A área foi isolada e a Secretaria Municipal de Urbanismo (Sucom), foi acionada para analisar o local. A edificação já tinha sido condenada pela Defesa Civil desde 1999. 

  22. Esse casarão tava pra cair há muito tempo e só agora a Codesal viu. Aproveitem e vão no antigo Clube Palmeiras na Marquês de Caravelas. Outra dica: o antigo clube de Bridge na Princesa Isabel.

   23. Na condição de chefe da Delegação Baiana, o secretário do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte da Bahia, Álvaro Gomes, embarca na noite desta quinta-feira 19, rumo a Túnis, na Tunísia, onde participa do Fórum Social Mundial (FSM), entre os dias 24 a 28 do corrente. Já estão inscritas para a edição 2015 do FSM cerca de 1.700 organizações, sendo 3% delas da América Latina. 

   24. Suiça bloqueia R$1.3 bilhão de reais desviados da Petrobras. A roubalheira na Petrobras deve ser o maior escândalo do planeta.

   25. O dólar - ufa! - fechou em queda a R$3,21.

   26. Quem aconselhou Cid Gomes (ex-ministro da Educação) a manter o que disse sobre os deputados em BSB, os 'roedores de ossos', foi seu irmão Ciro Gomes. Deve ter dito 'toca fogo por lá'. 

   27. O deputado federal Jorge Solla (PT-BA) ingressou nesta quarta-feira (18) com uma representação no Conselho Nacional de Justiça (CNJ) contra o ministro Gilmar Mendes, do Supremo Tribunal Federal (STF). O parlamentar Henrique Fontana (PT-RS) também subescreveu a denúncia. Os parlamentares cobram sanções administrativas previstas na Constituição Federal contra magistrados que, sem explicação razoável, descumprem os prazos jurisdicionais. 

   28. O MST só foi elogios a Rui Costa, muito mais do que os deferidos a Wagner. É isso, prato comido não é lembrado.

   29.O frei Boff, mora no Uruguai, numa boa e à beira do Rio da Prata, diz que a classe média brasileira não gosta dos pobres. E ele, gosta de que, à brisa del Plata?
30. Neste domingo, 22, no novo quadro do Fantástico, “Como Manda o Figurino”, entre seis participantes brasileiros está o baiano Cássio Caiazzo, de 31 anos.  Nascido no subúrbio de Salvador, Cássio foi criado no ambiente de costura, o que definiu o seu desejo pelo trabalho com alfaiataria, moda e figurinos. 

   31. Foi responsável pelo acervo de figurinos do Teatro Castro Alves durante três anos e participou ainda do Espetáculo 7 Conto, do ator Luís Miranda.

   32. Dr Drauzio Varela diz que não recomenda suplementos pra ninguém. É tudo enganação. Ainda bem que o Lobisomem de Serrinha, de suplemento, sobre a pílula azul.

   33. O relator da Organização das Nações Unidas (ONU) para Água e Saneamento, Léo Heller, estará participando do Seminário Internacional sobre Saneamento que a Federação Nacional dos Urbanitários realizará nesta quinta        (19), no auditório do Sindae, a partir das 9 horas. O evento terá aindavários especialistas do exterior e vai discutir as experiências na luta contra a privatização, inclusive as parcerias público-privadas, e os desafios para         universalizar os serviços.