Até Salvador, sempre timida nas manifestações de rua, desta feita brilhou e milhares de pessoas foram ao trecho Barra/Ondina protesta
MIUDINHAS GLOBAIS:
1. As manifestações que aconteceram neste domingo, 15, em várias cidades brasileiras pelo "Fora Dilma" revelaram algumas facetas interessantes e novas na politica brasileira.
2. A primeira delas diz respeito ao amadurecimento da democracia, a ida da população - basicamente a classe média - protestar, o que é raro. A segunda está relacionada ao fato de que a rua não é exclusividade do PT, das bandeiras vermelhadas da CUT, e dos partidos que se classifiam como de esquerda. E a terceira mostra o isolamento da presidente que se vê acuada, sitiada por um mar de gente, muitos dos quais votaram em Lula, em 2002 e no projeto petista, mas, cansaram de pagar a conta diante de tanta corrupção.
3. Tentar desqualificar - como muitos esquerdas festivas fizeram no twitter e no facebook - esse movimento da classe média como coisa de "gente cueca de seda", "manifestação de ricos", "protesto da elite branca", "não havia um pobre na rua", não tem sentido, até porque se o Brasil tivesse essa quantidade de ricos que se viu nas manifestações seria outro país e os 'cuecas de seda' e os pobres, esses sim, nunca foram as ruas.
4. Os pobres, quando vão, servem apenas de massa de manobra dos politicos. Isso é histórico, quaisquer que sejam os partidos, na Bahia é só lenbrar que o PT pratica o mesmo método de ACM pra levar 'pobres' aos eventos alugando ônibus e dando lanches.
5. Manifestação típica de pobre é localizada, sem a participação de políticos e sem objetivos mais largos, e sim queimando pneus para exigir mais segurança no bairro em que vivem; por menos violência - ou como dizem, a Policia já chega atirando nas invasões (favelas); por falta d'água e assim por diante.
6. Pobre não protesta por ética, corrupção e ajuste fiscal porque são coisas que estão distantes do seu alcance de conhecimento e, para eles, todos os politicos são 'ladrões', quer sejam do PT, DEM, PSDB, PMDB, etc. Ademais, vivem sempre no 'ajuste fiscal' e têm seus mecanismos éticos, mais ligados a familia e a religião do que de qualquer outra coisa.
7. Então, o que se viu hoje no Brasil, foi uma manifestação ampla da classe média média e da classe média alta que está raciocinando melhor, que está farda de arcar com os impostos para todos os programas governamentais, que está envergonhada com os níveis de roubalheira, com os escândalos do Mensalão e do Petroção, com os desvairios do MST e deseja mais decência.
8. A presidente Dilma que foi eleita como uma 'grande esperança de gestora' e personalidade que seria incapaz de compactuar com tantos desmandos, se vê afogada pelos ditames petistas e não enxerga uma luz no final do túnel para sair dessa encrenca. Prega a livre manifestação e o diálogo porque não tem outra saída.
9. Se vai ou não haver impeachment são outros 500. Dizer que impeachment é golpe é desconhecer a Constituição. No Brasil já tivemos precedente com Collor de Mello, sendo apeado do poder e substituido, constitucionalmente por Itamar Franco. Golpe foi o que aconteceu em 1964, com João Goulart. São duas coisas completamente diferenciadas.
10. O golpe de estado é uma ruptura na Constituição, fechamento do Congresso Nacional, mudança de presidente por uma junta governamental ou ditador. O impeachment é decisão do Congresso por pressão popular como aconteceu com Collor sem quebrar a continuidade constitucional do governo.
11. Hoje, também, o que se viu nas ruas foi uma barafunda de pedidos e faixas, algumas delas, sim, pregando a ruptua, um golpe de estado, na solicitação de retorno das Forças Armadas ao poder; e outras com apelo constitucional no 'Fora Dilma" exigindo-se a sua saída por impeachement, coisa que o PT fez, em menor escala porque lhe faltou respaldo popular, com o "Fora FHC".
12. Tivesse, na época, o PT encontrado o caminho do apoio popular, FHC poderia ser apeado do poder, ainda que, não comparativos entre os níveis de corrupção dos governos petistas com os de FHC.
13. Sem dúvida, o governo deve ter ficado surpreso com a dimensão do movimento, a grande, a quantidade de gente nas ruas. Até Salvador, que historicamente nunca conseguiu fazer grandes concentrações, nem nas Diretas Já, nem contra ACM, nem a favor de Lula em 2002, reuniu milhares de pessoas entre a Barra e Ondina num estirão de 3km, nunca antes registrado na história da cidade.
14. Em SP, 1 milhão de pessoas na Avenida Paulista e imediações. Em pelo menos 20 das maiores cidades do país mais milhares de pessoas. O aviso, portanto, foi dado de forma direta por parte da população ao governo e caberá a presidente Dilma reagir com bom senso e, acima de tudo, ajustar seu governo.
*************
15. Nesta segunda-feira (16), serão abertas as inscrições para as oficinas de Gastronomia African, realizadas pelo projeto “Ajeum do Benin”, promovido pela Casa do Benin. As aulas irão promover a preparação de pratos da culinária afro-brasileira, sendo ministradas por duas chefs de grande reconhecimento na área, que são Ana Célia Batista, do restaurante africano Zanzibar, e Angélica Moreira, do projeto Ajeum da Diáspora.
16. As oficinas serão gratuitas, com periodicidade mensal e aulas realizadas em apenas um dia de cada semana, das 13h às 17h, no Espaço Jeje Nagô, antigo restaurante da Casa do Benin. Ao todo, serão formadas três turmas, divididas nas segundas, terças e quintas-feiras, com seis alunos cada.
17. Os interessados poderão se inscrever até o dia 20, enviando e-mail para museucasadobenin@salvador.ba.gov.br, em que devem informar nome completo, idade, telefone e em qual dia da semana desejam participar. As turmas serão formadas respeitando-se a ordem de inscrições.
18. A Operação “Anjos da Guarda”, realizada pelos policiais miliares do Comando de Policiamento Regional Leste, pendeu Madson Sena dos Santos e Edwilson Nascimento de Jesus. Com eles foram encontrados um revólver calibre 38 e uma pistola calibre 380, esta com uma munição picotada.A ação, que ocorreu no bairro Viveiros, em Feira de na noite de sábado (14), contou com o apoio também dos pms da 67ª CIPM. O fato foi registrado na delegacia do município.
19. O Baianão, mais uma vez, marchando para BAVI na final.
20. A Tarde pagou a gráfica e a revista Muito voltou a circular.
21. O governador Rui Costa cumpre agenda no município de Feira de Santana, nesta segunda-feira (16). A partir das 9h, no pátio do Derba, Rui realiza a entrega de ônibus escolares do Programa Caminho da Escola, assina a ordem de serviço para início das obras de melhorias no bairro de Lagoa Grande, como esgotamento sanitário e instalação de equipamentos de lazer, e faz a distribuição de sementes para agricultores na Safra Inverno/2015.
22. À tarde, o governador visita, às 13h30, a Escola Municipal Eli Queiroz de Oliveira, no bairro da Gabriela; às 14h30, o Colégio Estadual Ernesto Carneiro Ribeiro, no Calumbi; às 15h30, estará no bairro de Lagoa Grande; e às 16h30, no Hospital Estadual da Criança.
23. A vaga deixada pelo vereador cassado pela Justiça Eleitoral, Misael de Brito Freitas (PP), deve ser preenchida nesta segunda-feira (16) com a posse do suplente Valdenor Almeida da Silva (PP), na sessão da Câmara de Vereadores de Boa Vista do Tupim, na Chapada Diamantina. O novo edil já foi diplomado pela juíza titular da 42ª zona (Itaberaba), Carmelita Arruda de Miranda, na última sexta-feira (13).
24, Valdenor Almeida da Silva (PP), conhecido como Nô da Beira Rio, é também militante do
Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST), e assume a vaga de Misael Freitas, cassado por prática de compra de voto na eleição de outubro de 2012. Junto com ele, também foi condenado o então candidato a prefeito Helder Lopes, mais conhecido por ‘Dinho’, que teve seus direitos políticos suspensos.
25. O evento faz parte da programação da Comissão Especial da Reforma Política da Câmara dos Deputados e vai acontecer em vários estados brasileiros. O objetivo é descentralizar as discussões em torno da Reforma e abrir espaço para participação da sociedade civil.
26. A iniciativa de trazer o evento para a Bahia foi dos deputados Daniel Almeida (PCdoB), Moema Gramacho (PT), Benito Gama (PTB), Arthur Maia (SD), Uldorico Junior (PTC), e Elmar Nascimento (DEM), que integram a comissão federal.
27. Para Daniel Almeida, o sentido é ampliar as discussões em torno do sistema eleitoral brasileiro, apresentar as propostas e acolher sugestões da sociedade organizada, dos representantes dos legislativos estaduais e de especialistas.
28. Os formandos em Psicologia, turma 2014.2, da Faculdade de Tecnologia e Ciências (FTC) homenagearam o deputado estadual Carlos Geilson (PTN) com o título de patrono. Durante a colação de grau, realizada neste sábado (14) na própria instituição, o parlamentar expressou o sentimento de estar sendo homenageado.
29. Em Salvador, a deputada Federal Tia Eron (PRB-BA) recebeu a visita do deputado estadual José
de Arimateia – PRB e de Jaçon Bandeira, morador da cidade de Irajuba. Na conversa, o fortalecimento do partido no interior do estado com ênfase em Irajuba. Conceituado, o empresário está preocupado com o futuro da cidade que, de acordo com ele precisa de uma administração que desenvolva políticas públicas voltadas para o cidadão.