Os protestos de hoje em defesa da Petrobras foram misturados com a defesa do governo Dilma e ao mesmo tempo contra as reformas impostas por Levy
MIUDINHAS GLOBAIS:
1. Foi uma miscelânia - um emaranhado de coisas- sem se saber, exatamente, o que representou protestos em defesa da Petrobras pura e simplesmete (ou também defesa agregada de Dilma) os movimentos que ocorreram em cidades de 24 estados e no Distrito Federal nesta sexta-feira (13). Aqueles antigos sindicalistas estiveram à frente, muitos dos quais, hoje, isso sim, agregados à folha do governo.
2. Os manifestantes, que foram convocados por centrais sindicais e outras entidades, também reivindicaram direitos dos trabalhadores, reforma agrária e reforma política. Isso significa dizer - nesse caso - que os protestos ecoaram contra oa juste fiscal de Levy/Dilma e a perda de alguns direitos dos trabalhadores.
3. Mas, houve, também, manifestações em defesa do governo da presidente Dilma Rousseff com muitos dizeres sobre um possível golpe de estado. Ao todo, participaram 32 mil pessoas, segundo as autoridades policiais, e 148 mil, segundo organizadores.
4. As manifestações foram no Acre, em Alagoas, no Amapá, no Amazonas, na Bahia, no Ceará, no Distrito Federal, no Espírito Santo, em Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, no Maranhão, em Minas Gerais, na Paraíba, no Pará, Paraná, em Pernambuco, no Piauí, Rio de Janeiro, no Rio Grande do Norte, em Rio Grande do Sul, em São Paulo, Sergipe, Santa Catarina e Tocantins. Os atos foram pacíficos e nenhum incidente foi registrado.
5. Em Salvador, estima-se que a reunião nas ruas deve ter reunido entre 600 e 1000 sindicalistas e até o ex-presidente da Petrobras, Sérgio Gabrielli discursou repetindo a tese que defendeu na CPI dando conta de que, na Petrobras, não existe corrupção institucionalizada.
*********
6. A senadora Lídice da Mata (PSB-BA) defendeu, nesta sexta-feira (13), que a população brasileira se mobilize em torno da Reforma Política. Durante participação no I Fórum de Debates da Faculdade Unime, em Lauro de Freitas, ela afirmou ainda que a proposta precisa beneficiar a sociedade.
7. Entre os pontos abordados pela senadora, destacaram-se a mudança no modelo de financiamento de campanhas eleitorais; o fim da reeleição no executivo e o aumento da participação de negros e mulheres na política.
8. De acordo com a parlamentar, o atual modelo de financiamento eleitoral beneficia candidatos que possuem o domínio da máquina pública, o que inviabiliza a concorrência em igual condição. Ela afirmou ainda que o atual sistema prejudica representantes da população ligados a movimentos sociais, que não têm condição de se viabilizarem nos pleitos.
9. “Quando iniciei na política, a disputa era feita através de embates. Hoje, para eleger-se deputado ou até mesmo vereador é preciso dispor de milhões. Isso faz com que aumente a possibilidade de corrupção”, disse.
10. Chegou-se a comentar nos corredores da Assembleia, que o genro do 'home' poderia ir para o TCE.
11. A Prefeitura de Lauro de Freitas tem três meses com uma kombi plotada avisando aos moradores de Vilas do Atlântico que a coleta do lixo é a partir das 19h. Todo mundo em Vilas já sabe disso desde novembro do ano passado. Até caseiro 'surdo' já tem conhecimento. Mas, a kombi fica o dia todo rodando em Vilas com o aviso gravado dizendo a mesma coisa: A coleta do lixo é a partir das 19h.
12. Isso significa gastar dinheiro à toa.
13. O comercial da Air France na TV é de lindo demais. Taí um comercial criativo.
14. Crise no estado! O governador Rui Costa anuncia a contratação de mais 2 mil policiais. Então, a crise não é tão densa como se imagina. Vale contratar esses PMs, mas, a corporação está carecendo de 'inteligência'.
15. Como sofrem os terceirizados que prestam serviços ao estado, das escolas e dos SACs. Estão sem receber há 4 meses.
16. Em visita ao 8º Batalhão da Polícia Militar (BPM), localizado em Porto Seguro, no extremo-sul da Bahia, o governador Rui Costa assinou a ordem de serviço para a construção do Distrito Integrado de Segurança Pública (Disep). Com investimento superior a R$ 5 milhões, a unidade vai integrar os trabalhos das polícias Militar, Civil, Técnica, e o Corpo de Bombeiros.
17. A integração das forças está no planejamento da Secretaria da Segurança Pública. [Com o novo distrito] aumenta a produtividade e a qualidade do serviço prestado pelas instituições. Estamos estimulando a integração e, consequentemente, a melhoria da segurança pública, afirmou Rui Costa.
18. O Deputado Federal Márcio Marinho, presidente da Comissão do Esporte da Câmara dos Deputados, acompanhou o Ministro do Esporte, George Hilton, durante a solenidade de entrega de equipamentos à Confederação Brasileira de Golfe, em São Paulo, com a presença do presidente Paulo Cezar Pacheco. “É um prazer dar a minha contribuição para o fomento do esporte e ajudar a popularizar a prática do golfe, no Brasil”, afirmou Marinho.
19. A representação,feita pelo deputado federal José Carlos Aleluia (DEM-BA) contra a campanha publicitária da Petrobras, que apresentava hipocritamente o escândalo de corrupção na empresa como um “desafio a ser superado”, foi acatada pelo Conselho Nacional de Autorregulamentação Publicitária (Conar). O órgão de regulação determinou que o anúncio deverá ser refeito para continuar sendo
veiculado na mídia.
20. Na denúncia feita em fevereiro último, Aleluia alegou o Artigo 23 do Código Brasileiro de Autorregulamentação Publicitária (CBAP), que determina aos anúncios “não abusar da confiança do consumidor, não explorar sua falta de experiência ou de conhecimento e não se beneficiar de sua credulidade”.
21. Ressaltou ainda a “proposital confusão” promovida pela peça publicitária ao querer relacionar a descoberta dos primeiros poços de petróleo, ou mesmo do Pré-Sal, com as consequências da Operação Lava Jato na empresa.
22. Em seu primeiro pronunciamento na Câmara, a deputada federal Tia Eron (PRB-BA) fez homenagem às mulheres pela passagem do dia 8 de março, frisou que está exercendo o mandato há 41 dias e, em tão pouco tempo, já percebeu a grandiosidade e importância do parlamento. A deputada acrescentou
que estar ali é “um motivo de orgulho e de muita responsabilidade também”.
23. Dinamizar os projetos em tramitação, observância técnica da legalidade e embasar juridicamente todas as obras a serem feitas. Foi com este propósito que a Prefeitura Municipal de Dias d’Ávila
assinou na manhã desta sexta-feira (13), o Termo de Cooperação com o Corpo Técnico da Caixa Econômica Federal (CEF).
24. III Encontro Mundial da Norma Florestal acontece na Bahia. Mais de 50 representantes de países ligados à criação da ISO 19.228 estarão presentes no evento, que ocorre entre os dias 16 e 20 de
março no Hotel Pestana, em Salvador