Colunistas / Miudinhas
Tasso Franco

BRASIL terá semana de turbulências e passeatas pelo impeachment dia 15

Pacto pela Vida tem reunião de avaliação segunda, 9- a primeira do governo Rui. A oposição diz que já foram 55 explosões de agências bancárias na Bahia. Vamos ver o número a ser divulgado pela SSP.
08/03/2015 às 09:24
  MIUDINHAS GLOBAIS:

   1. A semana começa com o país enfrentando uma crise econômica muito forte. O Brasil está praticamente parado, sua economia estagnada e uma inflação em alta com 1.22% no último mês com acumulado de 7.7% ao ano, agora associada a uma crise política sem precedentes em sua história, desde 2005 quando estourou o escândalo do Mensalão. Desta feita com uma dimensão maior envolvendo fugurões da República, entre eles, os presidentes da Câmara, Eduardo Cunha; e do Senado, Renan Calheiros, ambos do PMDB.

   2. No domingo, 15, haverá atos pelo impeachment da presidente Dilma e até lá uma semana que promete ser turbulenta tanto na economia, com o ajuste fiscal emperrado no Congresso e o governo sem dar sinais de que pretende reduzir o seu custeio; quanto na política, uma vez que se iniciam - pelo menos na imprensa - as defesas dos deputados, senadores, ex-ministros, ex-governadora Rosana Sarney, vice-governador João Leão, lobista Fernando Baiano - as defesas dos implicados e citados em investigação proposta pelo STF aos acusados de receberem propinas do Petrolão, a Operação Lava-Jato.

   3. Em princípio, todos se dizem inocentes. Tese, aliás, defendida por todos aqueles envolvidos no Mensalão, alguns dos quais depois de julgados pelo STF passaram de inocentes a réus e foram parar na cadeia. O direito à defesa, desta feita, também está assegurado e os implicados no Petrolão se defenderão, mas, entende-se, desde já que o Procurador Geral da República, Rodrigo Janot, não iria propor uma investigação junto ao STF sem indícios de provas robustas. Tanto que, o ministro Teori Sazavascki, aceitou dar continuidade às investigações a serem seguidas pelo MPF.

   4. No caso da Bahia, os 4 citados - vice governador João Leão, conselheiro do TCM, Mario Negromonte, Roberto Brito e Luiz Argolo - também dizem que nada têm a temer, embora, pelo menos Leão e Negromonte estejam citados 26 vezes como implicados em possiveis recebimento de propinas. Roberto Brito é deputado federal e Luiz Argolo, ex-deputado, um dos poucos que se haverá com a Justiça comum.

   5. Diria que a situação mais complicada é de João Leão, pois, trata-se do vice governador da Bahia, o qual na inicial falou de forma destemperada que estava "cagando e andando para esses cornos", mas, já realinhou sua fala pedindo desculpas às autoridades e aos baianos afirmando que não quis destratar ninguém e estava de cabeça quante quanto disse essa bobagem. 

   6. Ainda assim, com esse processo dura anos no STF, até lá, o vice poderá ficar 'sangrando' na política o que não será nada agradável para o governo de Rui Costa, que está começando e sente os efeitos da crise econômica e não gostaria, com certeza, de ser importunado pela crise política.

   7. Rui defendeu Leão - o que é natural até porque Leão não foi condenado e sim apenas está sendo investigado - mas logo após sua defesa, publicada em A Tarde, Leão, no final da tarde deste domingo emitiu uma nota à imprensa, pedindo desculpas pelos termos usados na inicial da revelação da lista. Certamente o bom senso e a assessoria do governador devem ter recomendado que assim procedesse, o que seria (e é) bom para ele e para Rui. 

   8. Com a imprensa dando grande destaque a Operação Lava Jato esse é um tema que ainda vai durar muito e a hora é de cautela, respeito as autoridades juridicas do país e bom senso.
                                                                    *********
   9. A cada momento a imprensa vai divulgando termos das delações premiadas de Paulo Roberto Costa e do doleiro Youssef. Num deles, diz-se que o presidente do Senado recebia o capilé em casa.

   10. A população - irônica como é - já criou uma adjetivação para o Partido Popular (PP), Partido da Propina.

   11. Há queixas entre aliados do governo dando conta de que o Planalto não faz nada por ninguém.

   12. O STF só autorizou apurar possíveis ilícitos na campanha de Dilma Rousseff, ano 2010. No mais, há "Vedação Constitucional".

   13. A PF montou uma Força Tarefa de delegados para agilizar essa segundo fase do Petrolão, pós aceite do STF.

   14. Mário Negromonte está em citações das brigas internas no PP para verificar quem ficava com o capilé.

   15. Nessa Operação Lava Jato só se fala em milhões de reais.

   16. A fala do ministro da Justiça, Eduardo Cardoso, defendendo Dilma na TV não passa a credibilidade que o telespectador gostaria.

   17. O 'véi' Collor, de novo, envolvido.
                                                                          *************

   18. Diversos empresários do setor e chefs de cozinha participarão segunda (09) de uma manifestação, às 14h30min, pela aprovação do Projeto de Lei 24/2014, de autoria de Leo Prates, líder do DEM e
vice-líder do Governo na Câmara Municipal de Salvador. O referido PL dispõe sobre a comercialização de alimentos em logradouros, áreas e vias públicas. 

   19. Estarão presentes empresários do setor; chefs de cozinha e representantes da Associação de Food Trucks e Comida de Rua da Bahia e da Associação Baiana de Food Trucks . Represesntantes das duas associações também ocuparão a Tribuna Popular do plenário do Legislativo Municipal, que ocorre toda segunda-feira.

   20. Hoje, circulou informe no meio jornalistico que a gráfica de PE não liberou a revista Muito, de A Tarde, por falta de pagamento da fatura.

   21. Falar em A Tarde, o governo do Estado - Secom - toda semana coloca uma página de comercial no jornal. Tá certo! Os sites e outros que morram.

   22. Só no Rio de Janeiro foram registradas, em 2014, 94 mil ações de agressões a mulheres. É preocupante.

   23. Pacto pela Vida tem reunião de avaliação segunda, 9- a primeira do governo Rui. A oposição diz que já foram 55 explosões de agências bancárias na Bahia. Vamos ver o número a ser divulgado pela SSP.

   24. Leitor diz que a 'Ditadura Invisível' soltou José Genoino.

   25. Até agora não sei pra que serve a adição do etanol na gasolina.

   26. O 'Exercito' de Stédile marcha para Salvador com 6 mil militantes. Da última vez que acá esteve no governo Wagner foi recebido com picanha.

   27. O dólar sobe e o pão nosso de cada dia já disparou.

   28. Um motorista que vira um ônibus na Av ACM, sei não...deveria tomar uns bolos nas mãos.

   29. A Nigéria - um belo país, um dos mais ricos da África - se tornou extremamente violento. Vamos ver quando a comunidade negra da Bahia fala alguma coisa.

   30. As feministas baianas são fraquinhas. hoje, nenhum manifestação de protesto, nada, foi realizado na capital baiana. Apenas uma caminhada folclórica no Dique do Tororó.

   31. Sai Marta, de Império; e entra Inês, de Babilônia. É Adriana Esteves de volta.

   32. O deputado federal Antonio Imbassahy (PSDB) está em Brasília desde o sábado, 07, se preparando para a sessão da próxima terça-feira, dia 10, quando o ex-diretor da Petrobras, Pedro Barusco, será ouvido, às 9h30, na CPI da Petrobras instalada na Câmara. Imbassahy é vice-presidente da Comissão.

   33. Assim que assumiu a função no colegiado o deputado enviou ao juiz federal Sérgio Moro, responsável pelas investigações da Operação Lava Jato, pedido de convocação de Barusco, que foi prontamente aprovado por Sérgio Moro. 

   34. “Estou pesquisando tudo relacionado à vida profissional de Pedro Barusco , porque estamos certos de que ele tem muito a informar a respeito da roubalheira praticada na estatal. Afinal foi ele quem informou sobre o pagamento de propina ao PT, em contratos da estatal, estimada entre US$ 150 milhões e US$ 200 milhões”, disse Imbassahy. 

   35. Com menos de 20% das cadeiras no Senado, as mulheres poderão ampliar o espaço para atuação na casa legislativa. Uma proposta da senadora Lídice da Mata (PSB-BA) prevê a equiparação entre
homens e mulheres no Congresso com a Reforma Política. 

   36. De acordo com a parlamentar, se metade das vagas para as eleições do Senado em 2018 forem destinadas a pessoas do sexo feminino, já garantirá um terço dos assentos. “Em 20 anos, corrigiríamos
essa distorção, uma vez que fazem 83 anos que conquistamos o direito do voto, mas na prática não temos o direito de ser votadas”, disse. 

   37. A segunda-feira (9) será de reencontros, descobertas e expectativa para os 2,5 mil estudantes que começam o semestre letivo nos 29 cursos de graduação da Universidade Federal do Oeste da Bahia. Para recepcioná-los, a instituição terá uma extensa programação na Semana de Integração Universitária, nos câmpus de Barra, Barreiras, Bom Jesus da Lapa, Luís Eduardo Magalhães e Santa Maria da Vitória.
 38. Desde esta sexta-feira (6), o Planserv (Assistência à Saúde dos Servidores Públicos do Estado da Bahia) tem nova coordenação executiva. A gestora pública Cristina Teixeira de Olinda Cardoso assume a coordenação-geral em substituição à auditora-fiscal Sônia Magnólia Carvalho. 

   39. Cristina Teixeira é servidora pública de carreira, graduada em direito pela Universidade Católica do Salvador (Ucsal) e pós-graduada em Políticas Públicas e Gestão Governamental pela Faculdade Visconde de Cairu. Esta é a segunda vez que a gestora exerce funções executivas no Planserv. 

   40. No período de 2006 a 2012, Cristina Teixeira foi coordenadora de Controle e auditoria de contas médicas da assistência à saúde dos servidores. Com 485,5 mil beneficiários, entre servidores públicos ativos, aposentados e seus dependentes e agregados, o Planserv é o maior plano de saúde suplementar do Estado da Bahia.