Colunistas / Miudinhas
Tasso Franco

DEPUTADA diz que mês da mulher na Bahia começa mal e duas assassinadas

Os siameses de Riacho de Santana - Bahia - foram operados em Goiás e estão recebendo todos cuidados do governo de Goiás. Um deles morreu e até a ambulância que trouxe o corpo para a Bahia foi de Goiás.
02/03/2015 às 11:11
MIUDINHAS GLOBAIS:

   1. Lá vem o 8 de março Dia Internacional da Mulher. A deputada Fabíola Mansur (PSB) disse hoje na Assembleia Legislativa que o mês dedicado às mulheres começa mal na Bahia com o assassinato de duas mulheres no último final de semana, situação que considera absurda. 

   2. Em Caculé, e para comemorar o Dia Internacional da Mulher foi lança a Campanha do Laço Branco: EU NÃO BATO em mulher! De 02 a 06 de março a equipe do Centro de Referência Especializada em Assistência Social - CREAS e Família Acolhedora – SERPAI, visitam empresas parceiras e setores municipais, além de promover um corpo a corpo pelas ruas da cidade sensibilizando a população para o fim da violência contra a mulher.

   3. Através de parcerias com as Secretarias Municipais, o CRAS, Terço dos Homens, Academia Sparta Thai Boxing, Cooperativa Catando a Vida, Cerâmica Caculeense, Esquadromil, Dimacol e Cerâmica Central disponibilizando espaço para realizações de palestras com seus funcionários, levando informações sobre a Lei Maria da Penha e incentivando os homens a usar um Laço branco, símbolo da Campanha, buscando salientar sobre o assunto.

   4. A agenda que os governadores do Nordeste querem construir para a região começou a ser tratada junto ao governo federal. Representantes dos estados nordestinos e o secretário-executivo da Casa Civil da Presidência da República, Marco Antônio, discutiram, nesta segunda-feira (02), em Brasília, as ações emergenciais defendidas conjuntamente pelos governadores.

   5. Ao representar a Bahia, o secretário estadual Bruno Dauster (Casa Civil) explicou que a região precisa que investimentos estruturantes sejam mantidos, frente ao cenário de ajuste fiscal que o país e os estados vivem. “É fundamental que esse ajuste não seja feito de maneira igual para todos. Não podemos tratar os desiguais como se iguais fossem. O Nordeste tem um nível de desenvolvimento muito inferior ao das regiões Sul e Sudeste”.

   6. A ordem das prioridades foi apresentada à equipe do governo federal por Bruno Dauster e pelos demais representantes estaduais, com base na carta assinada pelos nove governadores e já entregue ao Palácio do Planalto. O tema infraestrutura lidera a pauta de reivindicações. 

   7. Os governos estaduais pleiteiam a manutenção de investimentos estruturantes, feitos via PAC, financiamentos e transferências, assegurando negociações concluídas, a exemplo do Veículo Leve sobre Trilhos (VLT), a ser implantado em Salvador.

   8. Na Assembleia Legislativa nesta segunda-feira, 2, vários deputados prestaram homenagens ao ex-conselheiro e ex-deputado Zezéu Ribeiro. Para o deputado Paulo Rangel, a morte prematura de Zezéu Ribeiro foi uma perda muito forte para o PT. "Foi um parlamentar que trabalhou e muito com a missão da transformação da politica brasileira" frisou o parlamentar em pronunciamento na Casa.

   9. O ex-deputado Zezéu também foi reverenciado pelos deputados Rosemberg Pinto (PT), Fábio Souto (DEM) e Fabíola Mansur (PSB) . 

   10.  As homenagens ao ex-conselheiro do TCE, Zezéu Ribeiro, que faleceu na semana passada, continuam na Câmara Municipal de Salvador, onde Zezéu exerceu três mandatos pelo PT. Na sessão de hoje (02), o líder do PTN na Casa, vereador Toinho Carolino, apresentou o projeto de indicação propondo ao governador Rui Costa (PT) que o conjunto de viadutos do Imbuí seja denominado Complexo Viário Zezéu Ribeiro. 

   11. Na justificativa da proposta, Carolino cita a formação do ex-vereador como arquiteto e sua trajetória política marcada pelo respeito à diversidade de opinião. " Tenho certeza que o governador vai apoiar a minha indicação, porque ele conheceu Zezéu de perto e sabe que a homenagem é mais que merecida. Salvador precisa saber valorizar aqueles que trabalharam pela cidade fazendo política séria", declarou.

   12. O fim do DERBA tem sido muito criticado pelos engenheiros baianos e suas associações de classe.

   13. Até agora, o governador Rui Costa só mandou um Projeto de Lei para a Assembleia, que dispõe sobre o procedimento de inscrição de créditos não tributários em dívida ativa do estado. Hoje, o deputado Luciano Ribeiro (DEM) diz que vai apresentar uma emenda  a este PL.

   14. "Lula está se tornando uma ameaça à democracia", diz Ricardo Noblat em artigo.

   15. Eliana Calmon volta as lides dia 9 de março próximo quando dá a aula magna na Faculdade Dom Pedro II, no auditório do Campus I.

   16. Os 450 anos de Salvador (1999) foram muito mais e melhor comemorados do que os 450 anos do Rio. A diferença é que lá tem a Rede Globo que transforma limão em limonada.

   17. Os siameses de Riacho de Santana - Bahia - foram operados em Goiás e estão recebendo todos cuidados do governo de Goiás. Um deles morreu e até a ambulância que trouxe o corpo para a Bahia foi de Goiás.

   18. O 'Exército' de João Stédile está sendo chamado de FARC Brasis.

   19.  Saulo Fernandes diz que vai cuidar de suas produções artísticas e deu bye-bye a Sangalo. Tá certo. Como diria Alvaro Martins 'chega de amassar barro para faraó'.

   20. De Ivana Bastos, deputada da base governista, PSD, na tribuna da Assembleia: "Não há ferrovia sem porto; nem porto sem ferrovia" - cobrando do governo a execução da obra do Porto Sul, que continua no papel.

   21. O vereador Latinha, de Guanambi, duas décadas no PCdoB, classifica o deputado Daniel Almeida como o 'coronel do PCdoB'. Estão rompidos e Latinha recorreu à Justiça. Daniel fez dobradinha em Guanambi com Ivana Bastos.

   22. Diz-se que Nestor Duarte Neto não deseja sair da SEAP de forma alguma. 

   23. O Bolsa Assembleia já foi extinto. Todo mundo que recebeu se declarou carente. Detalhe: o dinheiro era repassado às instituições de ensino e não aos alunos.

   24. Diante de algumas matérias jornalísticas publicadas nos últimos dias por setores da imprensa brasileira e em respeito a todos os baianos, o deputado estadual Sidelvan Nóbrega (PRB), vem por meio de nota informar que não houve nenhuma irregularidade na indicação de bolsas de estudos, tampouco nas doações recebidas na campanha, pois a legislação eleitoral permite que pessoas físicas façam doações. Caso contrário, a prestação de contas do parlamentar não teria sido aprovada sem ressalvas pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE).

   25. (Tia Eron) Causou-me estranheza a vinculação de meu nome pela matéria publicada na Coluna Poder, de 01 de março último, na qual se relata a concessão de bolsas de estudos pela Assembléia Legislativa do Estado da Bahia à pessoas que, segundo transparece na reportagem, não teriam direito ao benefício, resultando em uma vantagem se não indevida, ao menos inadequada.

   26. Primeiro, posso afirmar (e provar) categoricamente que nunca recebi, meus filhos, que são meus únicos dependentes legais, nem parentes outros ou qualquer membro de minha assessoria, tal benefício.
De outra quadra, também não posso ser acusada de ter concedido as citadas bolsas de estudo a quem quer que seja, uma vez que nunca integrei o corpo parlamentar da Assembléia Legislativa do Estado, não tendo qualquer ingerência sobre isso.

   27. Oh! A deputada Fabíola Mansur tá com a bota de gesso no pé.
  28. A missa da passagem de Zezeu Ribeiro, 7º dia, é nesta terça no Mosteiro de São Bento, 19h30min.

   29. A Secretaria de Políticas para as Mulheres da Bahia lança no próximo sábado (07), a primeira edição do projeto “SPM Itinerante”. O evento acontecerá a partir das 08h30, na sede da Associação Oriental de Karatê, parceira do projeto, que fica localizada no bairro Alto do Peru. 

   30. Na abertura, estarão presentes: Olívia Santana, Secretária de Políticas para as Mulheres da Bahia, Mestre Lindolfo Barbosa, e Marcelo Gavião, Coordenador de Intermediação para o Trabalho e Seguro Desemprego (SUDET/SETRE).

    31. Uma palestra com o tema “Autonomia da mulher: (Re) Construindo conceitos”, será proferida pela Coordenadora Executiva de Ações Temáticas da SPM-BA, Eulália Azevedo, que é Doutora em Ciências Sociais e Pesquisadora Associada do Núcleo de Estudos Interdisciplinares sobre a Mulher (NEIM-UFBA).