O Carnaval de Salvador está passando por modificações e as grandes estrelas e astros estão deixando a capital para ir a outros estados.
MIUDINHAS GLOBAIS:
1. O CARNAVAL DE sALVADO passa por modificações neste 2015, mais movidas pela 'roda da fortuna' e por novas atitudes tomadas pelas praças mais ricas do país SP, Rio e Minas Gerais do que por qualquer outra coisa.
2. Imaginar as maiores estrelas baianas da Axé fora de Salvador por dois dias cada - Ivete Sangalo, Cláudia Leite e Carlinhos Brown - além da redução dos preços dos blocos vips e camarotes são sinais de que há algo de novo e não são aviões de carreira. Curioso é que essas mudanças ocorrem sem ingerência dos dois principais organizadores oficiais da festa, a Prefeitura de Salvador e o governo do estado.
3. Um dia, fazem uns dois ou três anos, estava almoçando com João Jorge do Olodm num restaurante da Rua Laranjeiras, no Pelourinho, e ele me disse o seguinte: "Estão matando a galinha dos ovos de ouro da cidade que é o Carnaval". Isso porque, havia (como ainda há) uma ação mercantilista devastadora e não se prestigiava os blocos afro-baianos, a cultura popular, como se deveria.
4. A 'galinha' levou um baque, em 2015. Nada assustador porque há público para tudo e como disse Brown, o "carnaval é Brasil e não só Salvador" - bela desculpa - e os circuitos estão lotados. Acontece que o Rio, SP e Minas Gerais copiaram o Carnaval de Rua de Salvador e estão levando consigo nossos astros e estrelas, os turistas e os estrangeiros.
5. É raro, hoje, vê-se grupos de estrangeiros no Carnaval de Salvador. Houve uma época que havia turistas 'enjaulados' do antigo Meridien, mas, havia. Hoje, salvo aquela banda dinamarquesa que toca no Pelô eles mudaram de local. A violência crescente na Bahia assusta e chega aos ouvidos dessas pessoas.
6. O Rio, na atualidade, tem 344 blocos e deve arrastar uma multidão estimada em 5 milhões de pessoas. Só o Bola Preta puxa 2 milhões. O bloco das Carmelitas que desfila em Santa Tereza tem, entre as principais atrações, baianas e baianinhas.
7. A diferença é que, no Rio, os blocos são puxados - em sua maioria - por bandas de sopro e baterias tendo o samba como principal música. Não há cordas, nem violência. Nem a PM dando cassetetadas no público, a ponto do ator Caio Castro ficar de queixo caído com o que acontece na capital baiana.
8. São Paulo - maior emissor de turistas para Salvador - vai no mesmo caminho e pasmem, uma cidade chamada Santa Rita do Sapucaí, MG, levou-nos Claudia Leitte para animar seu Carnaval em pleno domingo, cada folião de um bloco pagando a quantia de R$900,00. Na Banda de Ipanema, ninguém paga nada.
9. Então, como esse eixão samba-café-com-leite (Rio/SP/MG) é quem mandava mais turistas para Salvador, hoje, estamos com presumíveis e minguados 350 mil turistas - 99% brasis e uma boa parte do interior da Bahia e do NE/Paraíba/SE/Alagoas enquanto o Rio receberá 900 mil turistas, sendo a porta-principal de entrada do país, a maioria estrangeiros e do chão café com leite, SP e MG, estados mais próximos da ex-capital brasileira.
10. O que fazer com Salvador? Nada e alguma coisa. Impedir que Brown, Leitte e Sangalo aumentem suas fortunas é impossível porque o mercado é livre, aberto. Surgir novos astos é possível. Neste ano surgiu Neto LX, uma surpresa com seu arrocha ostentação e a música 'Gordinho Gostoso' hit nacional.
11. Reforçar os blocos afros? É possível. Mas, só atende um segmento. Ampliar o Furdunço e a participação dos Microtrios também é uma boa. Mas também só atende determinado segmento. Pedir a PM pra bater menos, também é viável. Reorganizar os blocos de trios e camarotes com preços mais acessíve, é uma boa.
12. Enfim, o Carnaval tá começando a dar um novo giro e a 'galinha dos ovos de ouro' recebeu sua primeira chamuscada.
*****************
13. Veja í a aviolêncoa: Em 4 dias da folia momesca foram realizados 158 atendimentos por traumas de
face, sendo o módulo Ademar de Barros o que registrou o maior número, com 39 ocorrências, seguido dos postos Montanha com 31 e Sabino Silva com 27 cirurgias.
14. Quando comparado com o mesmo período do ano passado houve um aumento de 27% nos
atendimentos realizados, quando no mesmo período foram contabilizadas 124 intervenções. A maioria das agressões por arma branca é de cassetetes.
15. Os casos de traumas que são tratados em até 30 minutos após a ocorrência, tem redução de 90% de riscos de deformações faciais irreversíveis. Por isso, o trabalho dos profissionais que realizam intervenções na mandíbula, nariz e maçã do rosto (bucomaxilofacial) é de suma importância na folia momesca, já que a maioria dos atendimentos ocorre por agressões físicas.
16. Após o procedimento, os pacientes são encaminhados para uma unidade da rede de hospitais para acompanhar a evolução do quadro clínico, já que estabilização de um trauma pode durar até 60 dias.
17. É Carnaval! PSB decidiu não assinar a CPI da Petrobras.
18. Revista da bordo da British -cia de avião inglesa- diz que no Rio tem uma praia chamada Hipanema e as cariocas usas fitas do Senhor do Bonfim. Quanto ignorância.
19. Jornalista João Carlos Teixeira Gomes defende um jurista baiano no STF e lembra que o último por lá foi Aliomar Baleeiro. Diz, também, que a Bahia já foi celeiro de grandes juristas e a Faculdade de Direito da UFBA era respeitada. Hoje, eu heim...
20. A dança da 'gatinha' do Parangolé é demais. Agora, o 'Parangolé' pai quando dá um pulo sai de baixo. O camarada é um touro.
21. A Secretaria Municipal de Mobilidade (Semob), através da Coordenação de Táxi e Transportes Especiais (Cotae), apreendeu na noite deste sábado(14) 14 carros clandestinos, entre eles 10 táxis de outras cidades.
22. A Prefeitura aumentou a fiscalização aos clandestinos este ano, colocando gradil na avenida Centenário e em Ondina, além de criar um canal direto com o folião que é o número de WatsApp. Durante a folia, a população pode denunciar o taxista que recusa passageiro ou que faz a cobrança abusiva através do número (71) 9977-5135.
24. O whatsapp também está sendo usado pelos taxistas como utilidade pública. Na noite de ontem, dois taxistas usaram o aplicativo para devolver dois aparelhos celulares que foram esquecidos pelos foliões no automóvel.
25. A Cotae registou neste sábado mais de 18 mil corridas de táxis, quando no ano anterior foram cerca 5.000 no mesmo dia. Mais de 7.000 taxistas estão autorizados a circular pela cidade nos dias da festa para atender à população.
26. Uma moto e quatro veículos foram apreendidos na manhã deste domingo (15), durante blitz realizada nas mediações do clube dos advogados, no bairro de Stella Maris pelo Departamento Estadual de Trânsito (Detran) em parceria com o Esquadrão Águia. Estar com o veículo devidamente licenciado foi o principal motivo das apreensões.
27. Um efetivo com mais de 20 policiais e servidores do Detran abordaram 162 veículos durante a operação, destes 17 foram autuados por diversos motivos, tais como: dirigir sem possuir CNH ou permissão para dirigir, vidros totalmente cobertos por películas escuras e CNH vencida.
28. Nos três primeiros dias do Carnaval, a Ouvidoria Geral do Município (OGM) registrou 3.220 manifestações de baianos e turistas pelos principais circuitos da folia. A maioria dos registros (65%) foi de elogio sobre a organização da festa, com destaque para as atrações, sinalização, iluminação e limpeza nos circuitos.
29. “Todas as considerações são muito importantes porque o Carnaval de Salvador está sempre passando por mudanças. E a atual gestão vai aproveitar todas as ideias para a melhoria da festa", afirmou o ouvidor geral do município, Humberto Viana. Ele explica que o trabalho é desenvolvido em conjunto com outros órgãos municipais “para dar agilidade na resposta ao cidadão e identificar pontos para possíveis melhorias”.
30. O Disque Salvador 156 registrou 960 ligações. Desses registros, 90% estão relacionados às solicitações de serviços rotineiros da cidade, como coleta de lixo, iluminação pública e poluição sonora. Outros 10% foram referentes ao Carnaval, com informações sobre transporte público, localização de pontos de táxi e publicidade irregular.
31. A Federação Bahiana de Hospedagem e Alimentação (FeBha) divulgou neste domingo (15), uma pesquisa realizada com 31 hotéis da capital baiana. De acordo com o relatório, a taxa de ocupação é de 89,6%.
32. O presidente da entidade, Silvio Pessoa, ressalta o desempenho dos estabelecimentos localizados no Circuito Barra- Ondina e também alguns que estão fora do perímetro da folia, que obtiveram 100% de lotação.
33. Neste Carnaval, jornalistas, fotógrafos e cinegrafistas contam, mais uma vez, com a Sala de Imprensa montada pelo Centro de Culturas Populares e Identitárias (CCPI), sob a coordenação da Secretaria de Cultura do Estado da Bahia (SecultBA), para trabalhar durante a cobertura da festa no Centro Histórico e imediações.
34. Localizado no andar térreo da casa número 12, na sede do CCPI Praça José de Alencar, Largo do Pelourinho, o espaço funcionará até a terça-feira de Carnaval (18), das 16h à meia-noite.
35. Só lembrando: tá tendo Carnavala em Lauro de Freitas.
36. O bloco Fissura, puxado por Tomate, tinha gente, tanta gente, que a crise ficou longe.
37. Tomatee disse que ao pessoal do SBT Folia que é preciso acreditar. E depois lançou um jato de fumaça na ciga estilizada Eliana. Que badulaque aquele traje. Santo pai!
38. Associados do Clube Espanhol reclamam que perdeu seu espaço no Carnaval. Mas, segue pagando a fatura.