Colunistas / Miudinhas
Tasso Franco

SEM PATROCÍNIO, OLODUM tem dificuldades para desfilar no Carnaval 2015

Além do Olodum, outros blocos também estão com dificuldades e os recursos do Carnaval Ouro Negro só seriam liberados após o Carnaval
23/01/2015 às 22:12
 MIUDINHAS GLOBAIS:

    1. Um dos blocos afros mais importantes da Bahia, o Olodum,  único que tem uma visibilidade internacional e representa o estado no exterior, está ameaçado de não sair no Carnaval. Exagero? Nada. A BRAHMA/AMBEV retirou o patrocínio dos eventos e a comunicação só feita feita no final de dezembro.

   2.  Com isso, inviabilizaram a direção do Olodum de se movimentar com tempo hábil para buscar novos patrocinadores. Portanto, se não houver novo aporte, e não é pouco recurso que falta, o Olodum pode deixar de desfilar no Carnaval.

   3. Para usarem as marcas e cores do Olodum no espaço vip da Folia - segundo fontes do Olodum - 'eles não perguntaram nada sobre o assunto, não consultaram se poderiam fazer este procedimento. Ademais, este patrocionado recusou uma proposta da banda do Olodum entendendo que o cachê cobrado era alto'.

   4. A Petrobras diante da crise na empresa gerada pelo 'petrolão' também reduziu o repasse para os blocos afros e os R$130 mil  recurso do Governo do Estado (Carnaval Ouro Negro) talvez só saia depois do carnaval.

   5. Ou seja, as dificuldades para o Olodum são enormes e a direção executiva tenta solucionar esses problemas até o Carnaval.
                                                                       ************
   4. As mudanças estruturais e consequentes demissões na Secretaria Estadual de Saúde (Sesab) têm gerado muitos debates e questionamentos. O principal aspecto da mudança é a extinção das Diretorias Regionais de Saúde (Dires), que gerenciavam a saúde em todo o estado e que agora serão substituídas por núcleos regionais, responsáveis pela gestão da saúde e relação institucional com as prefeituras
dos municípios baianos. 

   5. As mudanças são baseadas na gestão do deputado federal João Ananias (PCdoB-CE) a frente da Secretaria de Saúde do Estado do Ceará. Essa mudança, entretanto, foi alvo de análise pelo vereador de Salvador, Luiz Carlos Suíca (PT). Para o edil, ainda são precoces algumas avaliações sobre as mudanças.

   6. Suica ficou em cima do muro.

   7. Diz-se que os dois napoleões da política baiana teria discutido. 

   8. Esculturas de Iemanjá, assinadas por Bel Borba, Mônica San Gallo, Ana Castro, Erickson Britto, Marcelo Mendonça, Ricardo Franco e Jorge Morillo, estarão reunidas na exposição Yéyé Omo Ejá, de 26 janeiro a 01 de fevereiro, das 09h às 22h (de segunda a sábado) e das 14h às 21h (domingo),
no Shopping Bela Vista, Piso L2 – em frente à Livraria Leitura. A mostra faz parte da programação da festa em homenagem à Rainha do Mar, que será realizada no dia 02 de fevereiro, na Loja Nino Nogueira Decor, no Rio Vermelho.

    9. O evento é assinado por Nino Nogueira, Como Comunicação Integrada e o promoter Ginno Larry.

   10. Manchas na pele, perda de sensibilidade, diminuição da força dos músculos da mão e nódulos no corpo podem ser indícios de hanseníase - doença infectocontagiosa, que atingiu cerca de duas mil pessoas somente em 2013. 

    11. Como o tempo entre o contágio e o aparecimento dos sintomas pode demorar entre dois e 10 anos, especialistas alertam para a importância do tratamento precoce e continuado, assim que haja suspeita da doença.
 
    12. De acordo com o infectologista do Hospital São Rafael (HSR), Márcio de Oliveira, o aparecimento de lesões de pele e o comprometimento dos nervos periféricos (fibras nervosas que fazem a ligação dos tecidos com o sistema nervoso central) são as características principais da doença, que pode provocar incapacidades físicas como, por exemplo, a perda de membros e deformidades. 

   13. “Estas incapacidades e deformidades acarretam ainda na diminuição da aptidão para o trabalho, limitação da vida social e problemas psicológicos”, explica o especialista do HSR.

   14. O Bloco Afro Ilê Aiyê realiza neste sábado (24) mais uma edição da Noite da Beleza Negra. O evento, que celebra o tradicional concurso “Deusa do Ébano” e escolhe a nova rainha do bloco, contará com a participação do governador Rui Costa. No total, 15 candidatas concorrem ao título.

   25. A Band’Aiyê, o cantor baiano Lazzo Matumbi e o jamaicano Dr. Norris Weir animam a festa, que acontece a partir das 21h, na Senzala do Barro Preto, no Curuzu, e tem o patrocínio do Governo da Bahia e Governo Federal.

   26. A partir de agora, a exposição de animais em vitrines e gaiolas de Pet Shops está proibida em todo o país. A regra, que faz parte de uma resolução do Conselho Federal de Medicina Veterinária, entrou em
vigor no dia 15 de janeiro e está em consonância com o Projeto de Lei 131/13, proposto pelo então vereador  Marcell Moraes e aprovado na Câmara Municipal de Salvador. 

   27. Para o deputado estadual eleito, a medida irá coibir abusos e maus tratos contra os bichos, já que em diversos estabelecimentos os animais ficam expostos em gaiolas ou locais pequenos e abafados. "Lutamos por isso na Câmara de Vereadores e agora estou satisfeito porque em todo o território nacional o direito dos animais terá que ser respeitado. Espero que os donos dos Pet Shops possam entender esse
regulamento e cumprir a nova legislação", comemorou Marcell. 

    28. A agência de publicidade CDLJ escolheu a Festa de Yemanjá, no dia 2 de fevereiro, para estrear oficialmente o seu novo nome: Yayá Comunicação Integrada. A mudança marca uma nova fase na trajetória de 13 anos da agência, significando ainda um momento de sua expansão no mercado
baiano e nacional bem como de ampliação do seu escopo institucional, que deixa os limites da publicidade para atender a demandas de uma comunicação mais ampla e integrada.

   29. O risco de incidência de doenças como a dengue, a leptospirose, a esquistossomose, a raiva e a  febre Chikungunya poderá aumentar se os mais de 4.000 agentes comunitários de saúde de Salvador
paralisarem as atividades. A categoria solicita há meses o pagamento do piso salarial, novos fardamento e equipamentos (mochilas, luvas, máscaras), além de condições de trabalho dignas, mas a Prefeitura
de Salvador não se mobiliza para resolver esses problemas.

   30. Segundo o Sindicato dos Servidores da Prefeitura de Salvador (Sindseps), entidade que representa a categoria, os agentes também se queixam da falta de pontos de apoio para o trabalho. “Em algumas comunidades, a oferta de locais para esse suporte operacional é oferecido por igrejas, escolas e associações comunitárias, sem nenhum compromisso ou prazo determinado. 

   31.  A categoria não descarta uma paralisação dos serviços, caso a gestão municipal não atenda os
pleitos apresentados pelos trabalhadores”, afirma o diretor do Sindseps, Everaldo Braga.

   32. Em solenidade realizada na manhã de hoje (23), no Auditório Paulo Espínola, na sede da
Procuradoria Geral do Estado, o Centro de Estudos e Aperfeiçoamento da PGE entregou aos participantes do Curso de Pós-Graduação Lato Sensu em "Direito da Infraestrutura Pública - Novas Tendências e Mecanismos de Desenvolvimento" os certificados de conclusão.

   33. O curso, uma das ações do Plano Estratégico 2012/2023 da PGE/BA, foi ministrado pela Faculdade de Direito de São Paulo da Fundação Getúlio Vargas para procuradores e outros servidores estaduais e
municipais através de contrato firmado entre o Estado da Bahia/PGE e o BNDES. 

   34. Neste final de semana, diversos bairros de Salvador irão receber projetos culturais contemplados nos editais Arte Todo Dia e Arte em Toda Parte – Ano II, lançados pela Fundação Gregório de Mattos. Apresentações de música, circo, teatro, literatura, entre outros irão ocupar ruas, espaços culturais e até casas de moradores da cidade. Toda programação é gratuita.

   35. Até o final do mês de abril, a unidade do Serviço de Atendimento ao Consumidor (SAC) no bairro de Cajazeiras, em Salvador, terá mais um serviço: a doação de sangue. O projeto piloto é uma iniciativa conjunta das secretarias da Saúde (Sesab) e Administração (Saeb) da Bahia, visando aumentar o percentual de doações no estado (1%), que está abaixo, inclusive, da média nacional (1,7%).

    36. O projeto foi anunciado pelo secretário da Saúde do Estado, Fábio Vilas-Boas, durante entrevista na rádio Metrópole nesta quinta-feira (22). No final do dia, Vilas-Boas se reuniu com o presidente da Fundação Hemoba, José Raimundo Mota, e o superintendente do SAC, Carlos Henrique de Azevedo, para ajustar os detalhes da iniciativa.

   37. A expectativa é que diariamente cem pessoas doem na unidade, o equivalente a 5% do fluxo diário do SAC de Cajazeiras. "Teremos quatro cadeiras para doação e todo o processo de triagem e coleta não demora mais do que 30 minutos", estimula o presidente da Fundação Hemoba.

   38. Para o superintendente do SAC, a facilidade de acesso e a visibilidade das unidades na capital e interior possibilitam ampliar a coleta de sangue em toda a Bahia. "Vamos estudar a possibilidade de implantar pontos de doação em todas as nossas unidades", declara o gestor.

    39. Uma segunda etapa está prevista para o segundo semestre deste ano, com a implantação de novos postos de coleta de sangue nas unidades do SAC nos shoppings Barra e Bela Vista, ambos em Salvador. No interior, a ideia é disponibilizar unidades móveis de coleta e, onde for possível, instalar postos fixos nos SACs.

   40. O governador Rui Costa apresentou ao ministro da Educação, Cid Gomes, a proposta de criação de 
um centro de mídia para a produção de material pedagógico e atividades de ensino a distância. O anúncio foi feito na manhã desta sexta-feira (23), durante visita às instalações do Instituto Anísio Teixeira (IAT), em Salvador. 
 41. De acordo com Rui Costa, o objetivo do centro, que terá investimento estimado em R$ 60 milhões, é ampliar as ações já desenvolvidas no IAT, que completa 31 anos de fundação nesta sexta. “Apresentamos ao ministro a  ideia de um centro de mídia que tem a ver com nossa concepção de que a aula precisa acompanhar o conjunto de avanços tecnológicos e ferramentas  de mídia com os quais a juventude está envolvida”, disse.

   42. O ministro Cid Gomes disse que o centro de mídia vai dar maior alcance e  aperfeiçoar a estrutura do IAT na busca pela melhoria da qualidade do ensino básico. "Vim na Bahia conhecer a experiência do Instituto Anísio Teixeira com a utilização de tecnologias. Isso é uma oportunidade para quase 18 mil baianos que não têm uma escola próxima de casa".