Colunistas / Miudinhas
Tasso Franco

RUI enfrenta turbulências em duas frentes do seu governo: no PDT e PT

O governador Rui Costa e o ministro da Educação, Cid Gomes, visitam nesta sexta-feira (23), às 9h30, o Instituto Anísio Teixeira (IAT), localizado na Avenida Paralela, em Salvador, onde concedem entrevista coletiva à imprensa.
22/01/2015 às 21:22
 MIUDINHAS GLOBAIS:

   1. O governador Rui Costa enfrenta as primeiras turbulências políticas do seu governo com apenas 22 dias de gestão. A primeira delas diz respeito a perda do apoio político do PDT oficial tendo que afastar uma secretária de Estado da Agricultura, prima do presidente estadual da legenda na Bahia, deputado Félix Mendonça Jr, a qual sequer esquentou a cadeira; 

   2. E a segunda, no âmbito interno de sua própria legenda, o PT, com as ações que estão sendo desenvolvidas pelo secretário da Saúde, Fábio Vilas Boas, desagradando o ex-secretário Jorge Solla, hoje, deputado federal eleito, o qual classificou algumas medidas do titular da SESAB de 'absurdas e insensíveis'.

   3. No episódio do PDT, o estrago só não foi maior porque não mexe, substancialmente, na sua base de sustentação do governo na Assembleia Legislativa porque os deputados que integram - incluindo o presidente da Casa, Marcelo Nilo, desafeto de Félix Jr - já disseram que seguirão apoiando o governo e, provavelmente, deverão migrar para o PL. 

   4. Ademais, o governador agiu de forma correta e com bom senso político, ao garantir sua posição de exclusividade partidária, ainda mais que o PDT 'mendoncista' pôs uma outra perna na Prefeitura de Salvador, uma irmã do deputado, justo no terreno do maior adversário político de Rui. Foi querer 'futucar o cão' com a vara curta, como se diz no popular.

   5. Caso Rui cedesse depois de declarações públicas que já fizera desde a apresentação de sua equipe à imprensa, exigindo fidelidade absoluta e única ao seu projeto, mesmo antes de tomar posse, perderia a credibilidade política e abriria a porteira para outros casuismos.

   6. Em termos administrativos perderá pouco uma vez que a pasta da Agricultura com titular de conotação politica, permanecerá assim - segundo se comenta - com os pedessistas da Assembleia. Ou seja, não haverá ganhos em meritrocracia, em eficiência. Nesse aspecto, será ruim para o governo Rui.

   7. Quanto a segunda turbulência essa parece ser mais grave uma vez que Jorge Solla foi um dos secretários dos governos Wagner dos mais prestigiados, o governo utilizou e muito a SESAB como espelho de sua propaganda, a pasta elegeu dois deputados federais - Amauri Teixeira e Jorge Solla - e este último será deputado (com voz ativa) por mais 4 anos.

   8. O que se propagou durante os governos Wagner foi de uma Saúde eficiente, com novos hospitais, gestão de qualidade e assim por diante, Solla enfrentando as cooperativas, instituindoPPPs e o segmento tendo grande visibilidade, especialmente o Hospital do Subúrbio, em Salvador; e o Hospital da Criança, em Feira de Santana.

   9. De repente, ao que se difunde na atualidade, a SESAB precisa melhorar e muito e estaria em curso um 'desmonte' das estruturas 'sollistas' articulado, obviamente, com o beneplácito de Rui na pasta da Saúde mudando seu viés para uma área mais técnica. 

   10. Isso vai atingir não somente Solla, diretamente, que já não tem mais nenhum dos seus superintendentes na pasta; mas também outros políticos e a grita tem sido grande contra o fechamento das Dires e demissões na pasta, o que aconteceu mais uma hoje com a veredora Alaldice Souza, do PCdoB da capital.

    11. O que poderá resultar em desdobramentos desses episódios na Saúde só o tempo dirá. Se Rui 'peitar' alguns segmentos do seu partido e de sua base (diz-se que Luiz Caetano fala nos bastidores do seu desprestígio com Rui; Zé das Virgens, em Irecê, idem) pode ser um complicador para o seu governo.
                                                               ***************
   12. A Secretaria de Promoção da Igualdade Racial do Estado (Sepromi) divulgou, nesta quinta-feira (22), as entidades da sociedade civil vencedoras do Prêmio Manuel Faustino, que tem o objetivo de estimular e divulgar experiências voltadas para o empoderamento político e social da juventude negra.  A solenidade de premiação será realizada em março deste ano.

   13. As organizações selecionadas são Instituto Casa da Cidadania de Serrinha (ICCS), Conselho das Associações Quilombolas do Território Sudeste da Bahia, Instituto de Desenvolvimento Sustentável Baiano (ISDB), Instituto COMVIDA, Associação Cultural Bantu, Associação de Desenvolvimento Comunitário São Sebastião e Pratacatum.

   14. Atendendo a uma convocação nacional, as Centrais Sindicais do estado (CUT, CTB, UGT e Nova Central) convocam toda sua militância para mobilizarem suas bases e participar da Mobilização Nacional por mais empregos e mais direitos no dia 28 de janeiro.

   15. A concentração será na Avenida 7 de setembro em frente à sede da Secretaria Regional do Trabalho e Emprego, a partir das 9h. A mobilização é o reflexo do posicionamento contrário das Centrais Sindicais de todo o país às Medidas Provisórias 664 e 665 do Governo Federal, que reduzem direitos referentes ao seguro-desemprego, abono salarial (PIS-Pasep), pensões, auxílio-doença e, estabelece a terceirização da perícia médica para o âmbito das empresas privadas. 

   16. As medidas foram editadas no final de 2014 sem consulta ou discussão com os sindicatos e, segundo o governo, têm por objetivo “corrigir distorções e fraudes”.

   17. Participante ativo dos fóruns sociais mundiais já realizados dentro e fora do Brasil, o secretário estadual do Trabalho e Esporte Álvaro Gomes participou, nesta quinta-feira 22, à tarde, da abertura do Seminário Internacional “FSM Rumo a Túnis” promovido por um pool de entidades do movimento social baiano e brasileiro. Realizado no auditório da Biblioteca Pública dos Barris, o encontro termina no próximo sábado, dia 24.

    18. A degradação da BA-400 tem preocupado o deputado estadual eleito, Alex Lima (PTN). Segundo o parlamentar, os moradores dos trechos que ligam as localidades de Baixa Grande a Entre Rios e o município de Cardeal da Silva às comunidades de Palame e Baixio, pertencentes ao município de Esplanada, ambos na Linha Verde, conhecido destino turístico dos baianos, sofrem há mais de 20 anos com a má conservação da estrada. 

   19. “O recapeamento asfáltico da região é um antigo pleito dos moradores, que são obrigados a transitar entre a falta de sinalização e buracos diariamente”, justificou.

   20. Parceiro do Clube de Desconto do Servidor, o Camarote Bar Brahma Salvador oferece 20% de desconto no valor do ingresso, extensivo a um acompanhante. Situado no circuito Barra-Ondina, o espaço terá instalações próximas ao Farol da Barra. 

   21. As atrações exclusivas já confirmadas são Dudu Nobre, Jau, Negra Cor, Alinne Rosa, Turma do Pagode, Alavontê e Sol Garcia. Além de grandes shows, festas com DJs e sistema All Inclusive (open bar completo + opções gastronômicas), o camarote oferece segurança, beauty center, customização de camisetas, massagem relaxante, estacionamento exclusivo, escolta vip, entre outras comodidades. 

   22. Único situado do lado do mar, o que proporciona uma vista privilegiada para a orla e para o desfile dos trios, o Camarote Bar Brahma Salvador, em seu segundo ano no Carnaval da Bahia, fará uma homenagem aos carnavais de todas as regiões do País ao apresentar, da cenografia à gastronomia, o tema “O Carnaval do Brasil inteiro vai estar aqui”. 

   23. A ideia é proporcionar ao folião a vivência de experiências dos melhores carnavais do Brasil em um único espaço. Além disso, o espaço de quase mil metros quadrados fará alusão à chegada, em Salvador, de uma franquia do famoso Bar Brahma, que será instalado no mesmo local do camarote, no antigo restaurante Barravento. 

   24. Nas contas do líder do PTN na Câmara Municipal de Salvador, vereador Toinho Carolino, a prefeitura já teria demitido mais de 300 trabalhadores, na sua maioria agentes de portaria da Secretaria de Educação, criando um clima de insegurança nas escolas, porque os porteiros acumulavam a função de vigilante, sem a remuneração correspondente. 

   25. Carolino anunciou hoje (22) que vai entrar com uma representação no Ministério Público do Trabalho contra as demissões em massa e o desvio de função na secretaria, uma irregularidade grave . O vereador disse ainda que as empresas terceirizadas estão tendo dificuldades no pagamento das indenizações aos funcionários, por causa do grande número de demitidos. 

   26. " O prefeito ACM Neto instalou o caos na educação de Salvador, com a perseguição de trabalhadores humildes, que não têm nada a ver com questões políticas. A malvadeza e o autoritarismo, que tinham desaparecido na Bahia, estão de volta, só que em uma versão mais raivosa", disparou. 

   27. Neste sábado, 25 de janeiro, o Salvador Norte Shopping recebe uma programação especial como parte da Feira de Livros Infantil “Book Lovers”. Na Praça de Eventos, Piso L1 do centro de compras, a partir das 16h, a contadora Ana Marisa Fasani Rego vai entreter gratuitamente as crianças com as
histórias “O Sonho de Faisquinha”, “O Sanduíche da Maricota”, “Bom dia, Todas
as Cores” e “A Cesta de Dona Maricota”.  

   28. Nos domingos, 01 e 08 de fevereiro, a programação recebe a contadora Valéria Amorim.  O evento Book Lovers permanece até o dia 12 de fevereiro no Salvador Norte Shopping, com preços acessíveis e
diversos títulos para todas as idades. 

   29. O Shopping Barra promove, nos próximos dias 28 de janeiro e 04 de fevereiro, na Praça de Alimentação do mall, duas novas edições do Barra Summer Music com temas ligados à saúde e ao lazer. O
primeiro evento, realizado na última quarta-feira (21) foi um sucesso e teve a cantora e jornalista Daniela Tourinho no comando do talk show de verão.   

   30. O ministro da Educação, Cid Gomes, visita nesta sexta-feira, 23 de janeiro, a Reitoria da Universidade Federal da Bahia, onde almoçará com reitor em exercício Paulo Miguez e a equipe da instituição. A visita ocorrerá a partir das 11h30 e inclui o Serviço de Oncohemoterapia do Hospital Universitário Professor Edgard Santos – HUPES.

   31. O governador Rui Costa e o ministro da Educação, Cid Gomes, visitam nesta sexta-feira (23), às 9h30, o Instituto Anísio Teixeira (IAT), localizado na Avenida Paralela, em Salvador, onde concedem entrevista coletiva à imprensa. O ministro vai conhecer as instalações do Instituto, responsável pela formação de professores das redes estadual e municipal da Bahia, e conversar sobre os projetos educacionais e parcerias com o governo baiano. 

   32. Durante a coletiva, que terá a participação do secretário da Educação, Osvaldo Barreto, o governador fará o anúncio de ações para o ensino público na Bahia.

   33. As novas formas de utilização do trabalho análogo ao de escravos tanto no meio rural quanto em zonas urbanas serão debatidas por especialistas no tema e por representantes de entidades da sociedade Civil e de órgãos governamentais na próxima quarta-feira (28), a partir das 14h, na sede do Ministério Público do. Trabalho (MPT) na Bahia - Av. Sete de Setembro, 308, Corredor da Vitória. 

   34. O evento marca o Dia Nacional de Combate ao Trabalho Escravo, que terá ainda uma manifestação promovida pelos sindicatos dos auditores fiscais do trabalho. O seminário é uma promoção do MPT em parceria com a Secretaria Estadual do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte, a Superintendência Regional do Trabalho e Empregos, além dos sindicatos de auditores.

   35. Dentre os temas mais importantes e aguardados está a regulamentação da  Lei 13.221/2015, sancionada pelo governador da Bahia, Rui Costa, este mês. Ela prevê o cancelamento por um período de dez anos do cadastro do ICMS das empresas flagradas usando direta ou indiretamente mão de obra análoga à de escravos. 

   36. “A pena prevista no texto da lei em última instância inviabiliza a manutenção das atividades da empresa, porque sem poder recolher ICMS ela não pode funcionar. É uma sanção pesada, mas só com instrumentos assim é possível acabar com a exploração de forma vil e degradante do trabalho humano”, avalia o procurador regional do trabalho Jairo Sento-Sé, que será mediador do debate de encerramento do seminário.

   37. Camarote Bar Brahma já está no clima do Carnaval, e por isso preparou o Lançamento e a Coletiva de Imprensa para próxima segunda-feira (26/01), a partir das 12 horas, no Restaurante Santo Pesce, localizado no Espaço Gourmet do Shopping Barra.

   38. Reunidos na manhã desta quinta-feira (22/1), prefeitos das diversas regiões do estado aprovaram em assembleia geral a instalação do Conselho Consultivo da União dos Municípios da Bahia (UPB).  A iniciativa foi proposta de campanha da prefeita de Cardeal da Silva, Maria Quitéria, na disputa à reeleição. 
39. A implementação desta ação foi possível após a aprovação de mudança no estatuto da entidade. Nos próximos meses, esse colegiado terá entre suas atividades estudar alterações mais profundas no texto que rege as ações da Casa.
 
   40. Maria Quitéria explica que 32 presidentes de consórcios e associações municipais terão participação ativa nas decisões da entidade. “A dor que sentimos aqui tem que ser a mesma que é sentida em Mucugê, em Cardeal, de norte a sul do estado.

   41. Por isso, compartilho responsabilidades com todos os presidentes de associações e consórcios regionais, porque a UPB forte é o município forte”. Quitéria falou dos investimentos para a reforma da Casa dos Prefeitos e das lutas municipalistas para o próximo biênio.
 
   42. A assembleia deliberou ainda a ida dos gestores a Brasília para a posse dos parlamentares eleitos para a nova legislatura. Lá cobrarão do Congresso  Nacional celeridade na aprovação de uma reforma política que amplie o tempo de mandato e acabe com a reeleição. Além de providências contra o fracionamento que ocorre hoje no repasse de fundos constitucionais para a saúde, educação e assistência social.