O Imposto sobre Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) pode ser pago com 10% de desconto até o dia 6 de fevereiro
MIUDINHAS GLOBAIS:
1. Fica sempre a dúvida sobre o apagão que aconteceu em oito estados da federação ao que se propaga por corte de carga de energia determinada pelo Operador Nacionao do Sistema Elétrico (ONS). No mundo da política, a oposição ao governo Dilma diz que só precisaram 19 dias para 'cair a máscara' das afirmativas da última campanha dando conta que o sistema era confiável e não haveria apagões no país. O Planalto, se supõe, ainda deve dar explicações sobre o que, de fato, teria acontecido.
2. As distribuidoras de energia CPFL, Copel, Light, AES Eletropaulo, Ampla e Celesc estão entre as concessionárias de energia que confirmaram terem recebido ordem do Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) para cortarem carga de eletricidade distribuída em vários Estados. A redução no fornecimento de energia ocorreu na capital federal, Brasília, e em cidades de São Paulo, Rio de Janeiro, Espírito Santo, Goiás, Minas Gerais, Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul.
3. As empresas afirmaram que não sabiam os motivos para o corte de carga, que já começou a ser restabelecida em áreas atingidas. Segundo elas, a redução no fornecimento ocorreu em locais não prioritários, evitando hospitais e indústrias, por exemplo – os transportes públicos, no entanto, foram atingidos em São Paulo, onde trens e estações do metrô pararam de funcionar.
4. O corte seletivo de carga ocorreu dentro do denominado ERAC (Esquema Regional de Alívio de Carga), sistema de proteção coordenado pelo ONS, que determina às concessionárias de energia elétrica cortes em estágio, com o objetivo de preservar o fornecimento do sistema, informou a concessionária CPFL.
5. Houve corte de 800 megawatts (MW) nas área de concessão da CPFL nos Estados de São Paulo e no Rio Grande do Sul, de 530 MW na área da Copel no Paraná e 700 MW na área da AES Eletropaulo (SP). A Light, que atende o Rio de Janeiro, informou que houve redução de 500 MW. A Ampla, que distribui energia a Niterói e em parte do interior do Rio, disse que recebeu notificação para efetuar um corte de cerca de 100 MW.
6. Na Celesc, em Santa Catarina, o corte de carga foi de 150 MW. A CEB, que distribui energia em Brasília, disse que foram cortados 113 MW. Já a Celg, em Goiás, informou a redução de 200 MW. A Elektro, que atende 223 em São Paulo e cinco em Mato Grosso do Sul, informou uma interrupção de 200 MW. A EDP Bandeirante, que abastece o Alto do Tietê, o Vale do Paraíba e parte do litoral Norte de São Paulo, também confirmou a redução no fornecimento, sem informar a carga limitada. A Eletrobras, que opera apenas na região Nordeste, disse que não recebeu nenhuma determinação.
7. No Estado de São Paulo, houve relatos de falta de energia em cidades como Santos, Campinas, Jundiaí, Ribeirão Preto. Na capital paulista, a falta energia atingiu bairros como Santa Cecília, Campos Elíseos, Pinheiros e Vila Mariana. No Rio de Janeiro, segundo a Ampla, cerca de 180.000 clientes de 13 municípios – São Gonçalo, Saquarema, Petrópolis, Cabo Frio, Araruama, Campos dos Goytacazes, Iguaba, Mangaratiba, Duque de Caxias, Niterói, Rio das Ostras, Casimiro de Abreu e Itaboraí – foram afetados. Também houve problemas no fornecimento em Londrina, no Paraná, e Guarapari, no Espírito Santo.
8. O incidente acontece num momento de baixo nível dos reservatórios de hidrelétricas e de crescente temor de um racionamento de energia no país, diante do baixo nível de chuvas e temperaturas recordes nas regiões em que ficam importantes usinas geradoras de eletricidade e centros de consumo de energia.
9. Esse é um tema que deverá 'pegar fogo' no retorno dos trabalhos legislativos do Congresso Nacional. O deputado federal eleito José Carlos Aleluia (DEM) postou em seu twitter, hoje, duras criticas ao governo Dilma.
*****
10. A unidade da Rota 3 do serviço de atendimento móvel do SAC atenderá nesta terça, quarta e quinta-feira (dias 20 a 22) à população da Baixa do Petróleo, na região que ficou conhecida como Alagados, em Massaranduba (Salvador), atingida por um incêndio no último dia 14.
11. Com a ação emergencial, o Governo do Estado, através da Secretaria da Administração (Saeb), Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre) e Tribunal de Justiça (TJ-BA), pretende levar cidadania e solidariedade àquela comunidade. O atendimento às vítimas do incêndio será prioritário e gratuito. Os serviços serão oferecidos também a outros moradores da região.
12. Nos três dias, o SAC Móvel estará das 8h às 17h na Rua Coronel Felinto Sampaio, Baixa do Petróleo, Massaranduba (próximo ao Salão do Reino das Testemunhas de Jeová). Os serviços oferecidos são emissão de Carteira de Identidade; Cadastro de Pessoa Física (CPF); recadastramento de Pensionistas do Estado; emissão de antecedentes criminais e registro de críticas, denúncias, elogios, orientações,
reclamações, solicitações e sugestões sobre os serviços públicos prestados pelo Governo do Estado, através da Ouvidoria Geral do Estado (OGE).
13. Os moradores de São Tomé de Paripe e adjacências serão os beneficiados com o atendimento do Bolsa Família Móvel nesta quarta-feira (21), das 9 às 16h, nas dependências do Restaurante Prato Popular, que funciona na Rua Santa Filomena, s/n.
14. Promovido pela Secretaria Municipal de Promoção Social, Esporte e Combate à Pobreza (Semps), o serviço itinerante vai fazer atualizações de benefícios, inclusões no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico) e esclarecer dúvidas.
15. Para ter acesso ao atendimento, que é gratuito, o responsável legal deve levar RG, CPF, título de eleitor, carteira de trabalho (caso assinada levar contracheque) e comprovante de residência (pode ser recibo de água, luz, telefone ou correspondência recebida pelo correio).
16. Das demais pessoas da casa, é necessário apresentar carteira de identidade e título de eleitor para maiores de 18 anos; carteira de identidade e/ou certidão de nascimento para menores de 18 anos; e carteira de trabalho (para todos os maiores que possuam e, caso assinada, levar contracheque).
17. Em caso de falecimento de algum dos dependentes, será exigido certidão de óbito. É preciso também levar o cartão de vacinação atualizado das crianças menores de 6 anos, das pessoas de até 18 anos, o atestado de frequência escolar. Quem já tem algum benefício deve levar o cartão e os maiores de 60 anos interessados na Carteira do Idoso deve entregar uma foto 3x4 para confecção do documento.
18. O Polo Teatral - Festival de Teatro do Interior da Bahia promove amanhã (terça-feira, 20), das 14h às 18h, uma oficina master class ministrada pelo ator, diretor e professor aposentado do curso de Artes Cênicas da Universidade Federal da Bahia (UFBA), Harildo Déda.
19. A oficina ocorrerá no Teatro Cidade do Saber (Camaçari) e dará oportunidade a um número expressivo de atores/atrizes e diretores poderem se inscrever para aula com uma das figuras mais representativas do teatro baiano, que não comumente realiza oficinas no interior do nosso estado.
20. (Irecê Repórter) Servidores da 21ª Diretoria Regional de Saúde (Dires), com sede no município de Irecê, fez um ato pacífico nesta segunda-feira (19), em repúdio à possível extinção do órgão pelo governo estadual. Vestidos de pretos, o grupo erguia uma enorme faixa com a mensagem: “21ª Dires de Luto”, chamando a atenção de motoristas e população em geral.
21. Durante o ato, os servidores manifestavam preocupação sobre o futuro profissional e com serviços essenciais à população, principalmente com a distribuição de medicamentos como insulina e outros para tratamento do HIV. “Estamos baratinados sem saber o que será das nossas vidas. E o pior é que acreditávamos fazer parte de um processo democrático.
22. A população será a grande prejudicada, Uma vez que esse órgão servia de ponte entre a população e vários serviços relevantes como medicamentos de alto custo, vacinas, soros e para os municípios que podiam contar com o apoio técnico das nossas equipes para suas atividades", manifestou Lidiany Almeida.
23. Os servidores públicos do Estado lotados na Superintendência de Construções Administrativas da Bahia (Sucab) e no Departamento de Infraestrutura de Transportes da Bahia (Derba) serão contemplados com a próxima visita do Balcão Previdenciário nos dias 22 e 26 de janeiro, respectivamente.
24. O horário de atendimento será contínuo, sem interrupção, das 8h30 às 17h30. Como ambos os órgãos estão em processo de adequação administrativa, a visita será importante para o esclarecimento dos servidores.
25. Entre os serviços oferecidos pelo programa, empreendido pela Secretaria da Administração (Saeb) através da Superintendência de Previdência (Suprev), destacam-se esclarecimentos sobre aposentadorias, pensões e outros benefícios; informações sobre descontos previdenciários; simulador de aposentadoria (via internet); tramitação de processos; recolhimento de contribuição previdenciária de servidores à disposição; abono de permanência (verificação de cabimento) e orientações sobre aposentadoria compulsória.
26. O Imposto sobre Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) pode ser pago com 10% de desconto até o dia 6 de fevereiro. O desconto é válido para o pagamento realizado em cota única (à vista), e os valores podem ser consultados no site da Secretaria da Fazenda da Bahia (www.sefaz.ba.gov.br),
canal Inspetoria Eletrônica =>IPVA => Base de Cálculo dos Veículos Automotores. Vale ressaltar que o desconto não inclui o licenciamento e o seguro obrigatório, que são de responsabilidade do Detran-Ba.
27. Para efetuar o pagamento, o proprietário do veículo deve dirigir-se a uma agência ou caixa eletrônico do Banco do Brasil, Bradesco ou Bancoob, com o número do Renavam em mãos. Em caso de dúvida, o cidadão pode entrar em contato com o call center da Sefaz-Ba: 0800 071 0071.
28. O Colégio Estadual Félix Mendonça, localizado no município de Itabuna, terra onde nasceu o escritor Jorge Amado, recebeu, nesta segunda-feira (19/01), a vista do governador Rui Costa. Esta é a quinta unidade de ensino da rede estadual visitada pelo governador nestes primeiros 19 dias de gestão.
29. Acompanhado pelo secretário da Educação do Estado, Osvaldo Barreto, Rui Costa percorreu as instalações da unidade, que acumula, no histórico, premiações de Melhor Escola Pública do Ano (2013 e 2014), concedidas pelo Ministério Público do Estado da Bahia, devido aos projetos de boas práticas desenvolvidos, que elevaram a qualidade do ensino e da aprendizagem na unidade.
30. A comitiva contou, ainda, com Edelvino Góes, secretário da Administração, André Curvelo, secretário de Comunicação e Álvaro Gomes, secretário do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte.
31. Superintendência de Proteção e Defesa do Consumidor (PROCON-BAHIA), vinculada à
Secretaria de Justiça, Direitos Humanos e Desenvolvimento Social (SJDHDS), autuou nesta segunda-feira (19), mais duas agências bancárias, em mais um dia de operação em cumprimento às denúncias realizadas pelos consumidores junto ao órgão.
32. As duas agências autuadas foram: Banco do Brasil, situada na Rua Conde de Porto Alegre, nº93, no IAPI, pela irregularidade de descumprimento do prazo máximo de espera de 15 minutos para atendimento nos caixas; e o Banco Bradesco, localizado na Rua Silveira Martins, nº 206 no Cabula, pela irregularidade de impedir os consumidores de efetuar pagamento de boletos bancários no setor de caixas regulares.